Buscar

Marlon Direito Ambiental(Aula 04)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova da Aula 04
 ( Marlon Sousa Calderaro)
	Exercício: CCJ0012_EX_A4_201301076198_V1 
	Matrícula: 201301076198
	Aluno(a): MARLON SOUSA CALDERARO
	Data: 16/02/2017 12:16:03 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201301655828)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Pela redação do caput do artigo 2º da Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938/81, a norma "tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana". Pela redação escrita pode-se visualizar na redação a presença de qual princípio constitucional ambiental?
		
	
	Princípio da impessoalidade.
	 
	Princípio da dignidade da pessoa humana.
	
	Princípio da isonomia.
	
	Princípio da Legalidade.
	
	Princípio do contraditório e ampla defesa.
	
	 2a Questão (Ref.: 201301655860)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 2)       Saiba  (0)
	
	Sobre o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) é correto afirmar:
		
	 
	Foi instituído pela Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938,em 1981.
	
	Criado pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é o órgão municipal responsável pela fiscalização do meio ambiente.
	
	É uma diretriz criada pelo Novo Código Florestal, Lei 12.651/12.
	
	É um instrumento presente em todos os Estado que tem por objetivo fiscalizar o cumprimento dos objetivos instituídos pela Política Nacional do Meio Ambiente.
	
	É um sistema criado pelo artigo 225 da pátria Constituição da República Federativa do Brasil que cuida especificamente da proteção e preservação ambiental.
	
	 3a Questão (Ref.: 201301697180)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	(CESPE - 2012 - MPE-TO - Promotor de Justiça) Os instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente incluem o:
		
	
	Licenciamento ambiental, o zoneamento ecológico e o plano de manejo econômico das florestas.
	
	Zoneamento ambiental e o projeto de desenvolvimento de pesquisa biomarinha.
	
	Estudo de impacto ambiental e o manejo seletivo das espécies endêmicas.
	
	Relatório de impacto ambiental e o desenvolvimento de pesquisas biotecnológicas.
	 
	Licenciamento ambiental e o zoneamento ambiental.
	
	 4a Questão (Ref.: 201301697178)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	(CESPE - 2010 - MPE-SE - Promotor de Justiça) A PNMA foi estabelecida em 1981 mediante a edição da Lei nº 6.938/81, que criou o Sisnama. O objetivo dessa lei é o estabelecimento de padrões que tornem possível o desenvolvimento sustentável, por meio de mecanismos e instrumentos para maior proteção do ambiente. A respeito desse assunto e considerando o disposto na lei, assinale a opção correta.
		
	 
	É objetivo da PNMA a compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.
	
	Poluição e poluidor são conceitos doutrinários não definidos na lei da PNMA.
	
	Órgãos municipais estão impedidos de elaborar normas ambientais.
	
	O Sisnama congrega os órgãos e as instituições ambientais da União, dos Estados e dos Municípios; o DF não compõe esse sistema.
	
	O Sisnama possui dois órgãos superiores e cinco órgãos locais.
	
	 5a Questão (Ref.: 201301697176)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	(CESPE - 2011 - TRF 5ª REGIÃO - Juiz Federal) Considerando o conceito e a natureza econômica do direito ambiental e da PNMA, assinale a opção correta.
		
	
	Ainda que a CF não considere expressamente a defesa do meio ambiente como princípio que rege a atividade econômica, a livre-iniciativa somente pode ser praticada observadas as regras constitucionais que tratam do tema.
	
	A CF estabelece regras mediante as quais a função social da propriedade urbana submete-se à necessidade de preservação ambiental, contudo, com relação à propriedade rural, o texto constitucional nada diz a esse respeito, embora disponha sobre a obrigatoriedade de existirem normas infraconstitucionais que estipulem critérios sobre o tema.
	
	As diretrizes da PNMA, dispostas na Lei nº 6.938/1981, orientam a ação do governo federal no que se refere à qualidade ambiental e à manutenção do equilíbrio ecológico, cabendo aos Estados, ao DF e aos Municípios, no exercício de sua autonomia político-legislativa, estabelecer livremente as normas e os planos ambientais por meio de leis próprias.
	
	Ao conceber o meio ambiente como o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga, e rege a vida humana, o direito ambiental ostenta índole antropocêntrica, considerando o ser humano o seu único destinatário.
	 
	O direito ambiental é dotado de instrumentos que o capacitam a atuar na ordem econômica, e, nesse sentido, a PNMA visa, entre outros objetivos, assegurar adequado padrão de desenvolvimento socioeconômico ao país.
	
	 6a Questão (Ref.: 201301655804)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	A Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938/81, conceitua em seu artigo 3º o que vem a ser meio ambiente, degradação ambiental, poluidor, poluição e recursos ambientais. Quanto a figura do poluidor, segundo a norma, é correto afirmar:
		
	 
	Segundo esta lei poluidor é a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.
	
	De acordo com a norma é todo aquele que por omissão exerce influências e interações de ordem física, química e biológica sobre o meio ambiente que abriga e rege a vida em todas as suas formas.
	
	É o antônimo de degradação ambiental que é a alteração adversa das características do meio ambiente.
	
	É sinônimo de poluição que é a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente.
	
	São os recursos ambientais que são a atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.
	
	 7a Questão (Ref.: 201301795643)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Poluição ambiental é o resultado de qualquer tipo de ação ou obra humana capaz de provocar danos no meio ambiente. Diante do estabelecido na Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/81), marque a alternativa CORRETA, diante do conceito de poluição:
		
	
	Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: afetem a biota.
	
	Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:lancem matérias ou energiia em desacordo com os padrões ambientais não estabelecidos.
	
	Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: afetem as áreas já degradadas.
	 
	Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: criem condições adversas às atividades sociais e econômicas.
	
	Poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: lancem matérias ou energia em acordo com os padrões ambientais estabelecidos.
	
	 8a Questão (Ref.: 201301257718)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Considerando os relevantes fundamentos do meio ambiente, trazidos na lei que instituiu a Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA, pode-se afirmar que:
		
	
	A degradação ambiental pode ser definida como a que altera as condições estéticas do meio ambiente.
	
	São recursos ambientais as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo próximo, a fauna e a flora, sendo excluídos os elementos da bioesfera,o espaço e a atmosfera.
	
	O conceito de poluição é o que decorre unicamente da degradação da qualidade ambiental resultante das atividades que diretamente criam condições adversas à saúde humana, a segurança e ao bem estar da população.
	
	As atividades sociais e econômicas são primordiais para o meio ambiente quando comprovadamente criam condições adversas e afetam desfavoravelmente a biota.
	 
	Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas e degradar a qualidade ambiental significa alterar adversamente as características do meio ambiente.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes