Buscar

APOSTILA COMPLETA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Cursinho Paulo Freire – UFPa
Professores: David Pina e Rayana Carolyne
Disciplina: História
Como analisar uma questão de Humanas no Enem? Lá vai as dicas!
Não marque uma alternativa que contenha ‘informações inapropriadas’ para aquele período que a questão mostra (a não ser que o objetivo da questão seja esse).
Exemplo: dizer que existia um Brasil no período colonial é um erro, pois, nessa época não havia uma integridade das regiões que hoje conhecemos, nem o próprio nome Brasil existia, assim como não tinham brasileiros.
Não se pode marcar uma questão que demonstra juízo de valor, ou seja, julgamento sobre determinado assunto, deve-se compreender e conhecer. Assim como não podemos marcar a alternativa que contém informação de senso comum e que descaracteriza o sentido verídico do acontecimento.
Pré-História
A Pré-história é dividida geralmente em dois períodos: Paleolítico e Neolítico. Veremos a seguir suas principais características.
Paleolítico: compreende cerca de ~2 milhões a.C. Neste período a descoberta e domínio do fogo são alguns dos elementos fundamentais para ocasionar as mudanças no homem e na natureza ao seu redor. Outro elemento que foi influenciado pelo fogo, foi a caça, que não era praticada pelos ancestrais dos Paleantropídeos, eram, portanto, apenas coletores. Homens nômades, viviam em cavernas. 
Caça: fabricação de ferramentas com os ossos de animais, assim como de pedras também; “sociedade” carnívora; relações de respeito entre o caçador para com o animal. 
Fogo: mudança na alimentação; defesa contra animais selvagens; proteção contra o frio; iluminação do interior das cavernas.
As pinturas rupestres são frutos do imaginário e religiosidade do homem pré-histórico, e nos transmite informações sobre esses povos, sua História.
Neolítico: essa é uma fase de mudanças. Este processo data de ~25 mil a.C. Já não temos a caça de forma predominante, pois, com o fim da época glaciária, a caça ficou cada vez mais escassa. O fim da época glaciaria mudou a natureza de forma significativa. 
Pesca: passa a ser a fonte nutritiva dos grupos; inicia-se um processo de sedentarismo; grupos se estabelecem às margens de rios e lagos. 
Domesticação de animais e plantas: início do processo que mais tarde será intenso (agricultura), cultivava-se vegetais e cereais; o cão é o primeiro animal a ser domesticado.
Novas tecnologias foram sendo criadas para facilitar a vida sedentária, como por exemplo, o pilão que era utilizado nas tarefas alimentícias. Assim como técnicas de irrigação e adubação. Desenvolvimento da metalurgia, tecelagem, carpintaria.
Divisão do trabalho: podemos verificar uma divisão de trabalho ocorrida com o nascimento da agricultura. Os caçadores que ainda existem tornam-se aos poucos defensores das aldeias, devido suas habilidades e experiência. Os homens também fazem o pastoreio. A mulher torna-se o ser fundamental para que ocorra uma boa colheita devido sua fecundidade, são elas, portanto quem tomam de conta do cultivo. Além disso, as mulheres cuidavam dos filhos e da preparação dos alimentos.
 
Imaginário e religiosidade: pode-se dizer que esses homens primitivos cultuavam os mortos, principalmente os animais caçados. O cérebro era a parte que recebia este culto, pois há indícios de que esta parte do corpo fornecia Poder para quem se alimentasse dele. Outro ponto interessante é a comparação feita entre as fases da plantação e da vida do homem (nascimento, morte e renascimento).
1º A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).
A referida lei representa um avanço não só para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque
A) legitima o ensino das ciências humanas nas escolas.
B) divulga conhecimentos para a população afro-brasileira.
C) reforça a concepção etnocêntrica sobre a África e sua cultura.
D) garante aos afrodescendentes a igualdade no acesso à educação.
E) impulsiona o reconhecimento da pluralidade étnico racial do país.
2º A história não corresponde exatamente ao que foi realmente conservado na memória popular, mas àquilo que foi selecionado, escrito, descrito, popularizado e institucionalizado por quem estava encarregado de fazê-lo. Os historiadores, sejam quais forem seus objetivos, estão envolvidos nesse processo, uma vez que eles contribuem, conscientemente ou não, para a criação, demolição e reestruturação de imagens do passado que pertencem não só ao mundo da investigação especializada, mas também à esfera pública na qual o homem atua como ser político.
HOBSBAWN, E.; RANGER, T. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984 (adaptado).
Uma vez que a neutralidade é inalcançável na atividade mencionada, é tarefa do profissional envolvido
A) criticar as ideias dominantes.
B) respeitar os interesses sociais.
C) defender os direitos das minorias.
D) explicitar as escolhas realizadas.
E) satisfazer os financiadores de pesquisas.
3º
Para além de objetivos específicos, muitos movimentos sociais interferem no contexto sociopolítico e ultrapassam dimensões imediatas, como foi o caso das mobilizações operárias, ocorridas em 1979 na cidade de São Paulo. Nesse sentido, ao mesmo tempo em que lutavam por seus direitos, essas mobilizações contribuíram com o (a)
A) elaboração de novas políticas que garantiram a estabilidade econômica do país.
B) instalação de empresas multinacionais no Brasil.
C) legalização dos sindicatos no Brasil.
D) surgimento das políticas governamentais assistencialistas.
E) processo de redemocratização do Brasil.
4º
Texto 1
Texto 2
A eleição dos novos bens, ou melhor, de novas formas de se conceber a condição do patrimônio cultural nacional, também permite que diferentes grupos sociais, utilizando as leis do Estado e o apoio de especialistas, revejam as imagens e alegorias do seu passado, do que querem guardar e definir como próprio e identitário.
O texto chama a atenção para a importância da proteção de bens que, como aquele apresentado na imagem, se identificam como:
A) Artefatos sagrados.
B) Heranças materiais.
C) Objetos arqueológicos.
D) Peças comercializáveis.
E) Conhecimentos tradicionais.
5° “Já se afirmou ser a Pré-História uma continuidade da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução orgânica e o progresso da cultura”.
Sobre a Pré-História, qual das alternativas a seguir é incorreta?
Várias ciências auxiliam no estudo, como a antropologia, a arqueologia e a química.
A Pré-história pode ser dividida em Paleolítico e Neolítico, no que se refere ao processo técnico de trabalhar a pedra.
Sobre o Paleolítico, podemos afirmar que foi o período de grande desenvolvimento artístico, cujo exemplo são as pinturas antropomorfas e zoomorfas realizadas nas cavernas.
 O Neolítico apresentou um desenvolvimento artístico diferente do Paleolítico, através dos traços geométricos do desenho e da pintura.
Os primeiros seres semelhantes ao homem foram o Australopithecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o homem de Neanderthal.
6° Examine as três proposições, julgando se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa correta.
A Pré-História, época compreendida entre o aparecimento do homem sobre a Terra e o uso da escrita, é dividida tradicionalmente em dois períodos: Paleolítico e Neolítico.
A domesticação de animaise o surgimento da agricultura ocorreram apenas após a invenção da escrita, posterior, portanto, ao Neolítico.
A duração do Paleolítico é bem mais extensa que a do Neolítico, envolvendo níveis mais primitivos.
Todas as proposições são verdadeiras.
Apenas as proposições I e II são verdadeiras.
Apenas as proposições I e III são verdadeiras.
Todas as proposições são falsas.
7° 
As pinturas rupestres são evidências materiais do desenvolvimento intelectual dos seres humanos. Embora tradicionalmente estudadas pela Arqueologia, elas ajudaram a redefinir a concepção de que a História se inicia com a escrita, pois 
A) funcionam como códices velados de uma comunidade à espera de decifração. 
B) expressam uma concepção de tempo marcada pela cronologia. 
C) indicam o predomínio da técnica sobre as forças da natureza. 
D) atestam as relações entre registros gráficos e mitos de origem. 
E) registram a supremacia do indivíduo sobre os membros de seu grupo. 
8° Há cerca de 2000 anos, os sítios superficiais e sem cerâmica dos caçadores antigos foram substituídos por conjuntos que evidenciam uma forte mudança na tecnologia e nos hábitos. Ao mesmo tempo que aparecem a cerâmica chamada itararé (no Paraná) ou taquara (no Rio Grande do Sul) e o consumo de vegetais cultivados, encontram-se novas estruturas de habitações.
O texto associa o desenvolvimento da agricultura com o da cerâmica entre os habitantes do atual território do Brasil, há 2000 anos. Isso se deve ao fato de que a agricultura
favoreceu a ampliação das trocas com povos andinos, que dominavam as técnicas de produção de cerâmica e as transmitiram aos povos guarani.
possibilitou que os povos que a praticavam se tornassem sedentários e pudessem armazenar alimentos, criando a necessidade de fabricação de recipientes para guardá-los.
proliferou, sobretudo, entre os povos dos sambaquis, que conciliaram a produção de objetos de cerâmica com a utilização de conchas e ossos na elaboração de armas e ferramentas.
difundiu-se, originalmente, na ilha de Fernando de Noronha, região de caça e coleta restritas, o que forçava as populações locais a desenvolver o cultivo de alimentos.
era praticada, prioritariamente, por grupos que viviam nas áreas litorâneas e que estavam, portanto, mais sujeitos a influencias culturais de povos residentes fora da América. 
 
9° As pinturas rupestres no paleolítico, tinham um significado mágico porque:
A) expressavam o culto aos deuses.
B) expressavam os valores religiosos.
C) expressavam deuses antropozoomórficos.
D) possuíam um caráter expressionista.
E) ao representar cenas de caça e animais, os homens primitivos desejavam sucesso na caça.
10° A denominação "Revolução Neolítica", cunhada nos anos 60 pelo arqueólogo Gordon Childe, refere-se a uma série de intensas transformações. Entre essas mudanças, é correto citar 
A) a criação do poder político centralizado associado ao domínio do poder religioso. 
B) o desenvolvimento de conglomerados urbanos baseados no trabalho escravo. 
C) a instituição privada das terras, com o cultivo de cereais e a criação de animais. 
D) o surgimento da divisão natural do trabalho, com a atribuição de papel produtivo relevante à mulher. 
E) a transição da economia de subsistência para uma economia industrial.

Continue navegando