Buscar

Resumo NP1

Prévia do material em texto

Resumo NP1. Sistema Cardiovascular. Carlos Selis
Temos sangue arterial (oxigênio O2) que corre através das artérias, e sangue venoso (gás carbônico (CO2) que corre através das veias.
A FUNÇÃO DO CORAÇÃO: A função primordial do coração é bombear o sangue para todo o organismo a fim de que todas as células recebam substâncias nutritivas e oxigênio.
SÍSTOLE E DIÁSTOLE: Também é chamado de despolarização atrial e ventricular, provoca uma onda de contração que se propaga sobre o miocárdio. Este fenômeno dá início ao chamado ciclo cardíaco formado por sístole (contração) e diástole (relaxamento). NÓDULO SINUSAL: marca passo do coração, dá os impulsos elétricos.
O coração se localiza no MEDIASTINO (é o espaço entre os dois pulmões, atrás do osso esterno), apenas a ápice é virada para o lado esquerdo. Fica dentro do PERICÁRDIO (um saquinho) que tem a função de proteger o coração.
O coração tem 3 camadas, 1° EPICÁRDIO(camada externa), 2° MIOCÁRDIO(camada média), 3° ENDOCÁRDIO(camada interna). E é dividido em quatro cavidades: duas aurículas (cavidades superiores), separados pelo septo interauricolar, e dois ventrículos (cavidades inferiores) separados pelo septo interventricular.
PEQUENA CIRCULAÇÃO: O sangue rico em gás carbônico entra no coração através das VEIAS CAVA INFERIOR E SUPERIOR, esse sangue venoso circula pelo átrio direito e passa pela válvula tricúspide (válvula formada por três cuspes) e é depositado no ventrículo direito. Após sofrer uma determinada pressão (sístole) a válvula pulmonar se abre e o sangue venoso é expulso do ventrículo pelo tronco artério pulmonar que se ramifica em artéria pulmonar direita que penetra no pulmão direito e artéria pulmonar esquerda que penetra no pulmão esquerdo, onde ocorre a HEMATOSE (troca de gases). Os capilares conduzem o sangue arterial (sangue rico em oxigênio) paras veias pulmonares que levarão este sangue para o átrio esquerdo. O sangue arterial ao chegar ao átrio esquerdo rico em oxigênio passa pela válvula mitral ou bicúspide e vai para o ventrículo esquerdo onde finaliza a pequena circulação e inicia a circulação sistêmica/grande circulação, onde o sangue sobe para a artéria AORTA.
Pequena circulação (pulmonar): VEIA CAVA SUPERIOR/INFERIOS – ÁTRIO DIREITO – VALVULA TRICÚSPEDE – VENTRICULO DIREITO – ARTÉRIAS PULMONARES – PULMÃO (HEMATOSE) – VEIAS PULMONARES – ÁTRIO ESQUERDO - VALVULA MITRAL OU BICÚSPEDE – VENTRICULO ESQUERDO. 
Grande Circulação (sistêmica): ARTÉRIA AORTA – CORPO TODO. 
O nó sinusal esta ligado ao nó átrio-ventricular (localiza-se na porção posterior do septo inter-atrial), através de fibras nervosas os estímulos elétricos gerados no nó sinusal percorrem do átrio direito para o átrio esquerdo e para o nó átrio-ventricular (A-V). Quando o estímulo elétrico chega ao nó átrio-ventricular (A-V), ele percorrerá o feixe de His e seus ramos direito e esquerdo (um para cada ventrículo) alcançando o miocárdio pelas fibras do Sistema de Purkinje.
Nó sinusal – nó átrio-ventricular – feixe de His – células de Purkinje; 2) artérias coronárias.
IAM: INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO (aperto no peito)
Sintomas: Náuseas, dificuldade respiratória, sudorese, fraqueza, parada cardíaca. 
SISTEMA RESPIRATÓRIO
CAVIDADES SUPERIORES: Cavidade nasal, narina, faringe, epiglote, laringe.
CAVIDADES INFERIORES: Traqueia, brônquio pulmonar, cavidade pleural, pulmão direito, diafragma, pulmão esquerdo.
CAVIDADE NASAL: Aquece e filtra o ar, começa nas narinas e termina na faringe, os pelos são os filtros, retira as impurezas. A membrana que reveste o nariz produz um muco p/ umidificar o ar, é rico em vasos sanguíneos que aquecem o nariz.
BULBO OUFATIVO: Identifica os odores, leva o cheiro para o hipocampo.
O ar também passa pelas cavidades do rosto e não só pelo nariz, esse seio auxilia o aquecimento do ar que respiramos e também causa a sinusite. 
NASOFARINGE: Mais próximo da cavidade nasal.
OROFARINGE: Mais próximo da cavidade oral.
FARINGE: Um tubo que serve tanto para a passagem de ar, quanto do alimento, a EPIGLOTE é o que divide/ separa qual vai passar no momento, é uma estrutura que fecha o esôfago para passar o ar e fecha a traqueia para passar a comida.
LOBO DIREITO DO PULMÃO: Superior, médio e inferior. (3 PARTES)
LOBO ESQUERDO: Superior e inferior. (são apenas dois lados, pois a ponta do coração ocupa o espaço do lado esquerdo).
ALVÉOLO PULMONAR: os capilares são vasos sanguíneos que passam em volta do saco alveolar. 
MECÂNICA DA RESPIRAÇÃO: DIAFRAGMA E MUSCULO INTERCOSTAIS.
INSPIRAÇÃO: O diafragma abaixa e as costelas se elevam.
EXPIRAÇÃO: O diafragma se eleva e as costelas se abaixam. 
DOENÇAS RESPIRATÓRIAS.
DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA – DPOC. 
Não tem cura e sempre apresenta um quadro clinico mais complicado, é mais comum em indivíduos do sexo masculino, e que fazem uso de crack e tabaco, compromete os alvéolos. Apresentam sintomas de bronquite e enfisema pulmonar, é uma doença PROGRESSIVA E IRREVERSÍVEL.
TUBERCULOSE: Doença infecciosa e transmissível (bacilo de Koch). Afeta principalmente dependentes de crack, é uma doença que tem cura, o tratamento dura cerca de 6 meses e tem gratuito pelo SUS, porém, muitos pacientes desistem antes de se curar, pois é um tratamento muito difícil.
BRONQUITE CRÔNICA: Inflamação dos brônquios surge normalmente após os 20 ou 30 anos de exposição dos brônquios a fatores irritantes, como o tabaco, poluição do ar, e ocorre mais em mulheres.
ENFISEMA PULMONAR: Doença crônica destrói gradativamente os tecidos pulmonares. Sua etiologia reside na exposição prolongada ao tabaco ou produtos químicos tóxicos.
ASMA: É uma afecção pulmonar caracterizada pela inflamação das vias aéreas, diminui ou obstrui o fluxo de ar, é ligado a fatores genéticos e ambientais, manifesta-se por meio de crises de falta de ar.
CÂNCER DE PULMÃO: Um dos tumores malignos mais comuns, o principal fator de risco é o tabagismo, é mais comum em homens, porém o número de casos em mulheres está aumentando, também pode ser causado por produtos químicos, os fatores podem ser relacionados dietéticos, genéticos, histórico da DPOC e histórico de câncer de pulmão na família.

Continue navegando