Buscar

Avaliando 2 de Nutrição Experimental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201407561787)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Avalie as afirmativas abaixo sobre estudos experimentais e assinale a única sentença correta:
		
	 
	Termo de Consentimento Livre e Esclarecido significa a anuência do sujeito da pesquisa e/ou de seu representante legal, após explicação completa e pormenorizada sobre a natureza da pesquisa, seus objetivos, métodos, benefícios previstos, potenciais riscos e o incômodo que esta possa acarretar, formulada em um termo de consentimento, autorizando a participação voluntária na pesquisa.
	
	Comitês de Ética em Pesquisa são colegiados interdisciplinares e independentes, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criados para defender unicamente os interesses dos pesquisadores.
	
	Toda pesquisa experimental em humanos deve ter um "Estudo Piloto", ou seja, num primeiro momento o participante é teste, mas num segundo período é integrante do grupo controle.
	
	Somente pesquisas experimentais devem ser submetidas à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
	
	Estudos experimentais em humanos requerem alguns pontos como: descrever minuciosamente os critérios de inclusão e os critérios de exclusão; citar (e até expor como anexo) o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para a participação; fazer o pareamento (nem participantes e nem pesquisador conhece o tratamento recebido).
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407560579)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a alternativa correta sobre contenção adequada de ratos e camundongos.
		
	
	Colocar o animal sobre uma superfície, prende-se a pele da região pélvica com o polegar e o indicador e a cauda entre o quarto dedo e o dedo mínimo.
	 
	Colocando-se o animal sobre uma superfície, prende-se a pele da região cervical com o polegar e o indicador e a cauda entre os outros dedos e a palma da mão, para a limitação total de seus movimentos.
	
	Levantar o rato pela cauda, deposita-se sobre a palma de uma das mãos, cobrindo o animal com a outra, fazendo uma leve pressão, mas com firmeza.
	
	Deve-se conter o animal com firmeza, levantar o rato pela pele da região cervical com o dedo indicador e o polegar, deposita-se sobre a palma de uma das mãos, cobrindo o animal com a outra, fazendo uma leve pressão.
	
	Nenhuma das anteriores.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408090435)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os componentes que compõem o ambiente do biotério exercem efeito diretos sobre o animal. Com relação a eles é correto afirmar:
		
	
	Ruídos causam estresse aos animais devendo tomar medidas preventivas para controle tais como: separação física dos animais, pisos de porcelanato, carrinhos e sapatos forrados com madeira.
	 
	A umidade relativa do ar tem sua faixa ideal entre 45% e 55%, de forma que se o ambiente for muito seco, pode haver problemas respiratórios e pele ressacada nos animais.
	
	A luminosidade é sempre controlada e para isso são usados equipamentos para manter ciclo claro/escuro de 12h, porém mudanças nesses horários não afetam a reprodução dos animais.
	
	Mudanças bruscas de temperatura podem causar stress com queda da resistência. Se a temperatura for muito elevada, pode haver problemas respiratórios e se for muito baixa, poderá haver queda na reprodução dos animais.
	
	A Faixa ideal de temperatura do biotério deve ser entre 21°C e 24°C e deve ser controlada através do termômetro.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407560509)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Entre os animais utilizados nos Biotérios de Experimentação, os que apresentam menor agressividade durante a manipulação são:
		
	
	Rato (Rattus norvevicus) e camundongo (Mus domesticus).
	
	Coelho (Oryctolagus cuniculus) e rato (Rattus norvevicus).
	 
	Hamster (Mesocricetus auratus) e cobaia (Cavia porcellus).
	
	Coelho (Oryctolagus cuniculus) e camundongo (Mus domesticus).
	
	Hamster (Mesocricetus auratus) e camundongo (Mus domesticus).
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407561752)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Avalie as afirmativas sobre estudos com animais, marque V (verdadeiro) e F (falsa).
 
I. "Sexagem" é o procedimento de juntar numa só gaiola, machos e fêmeas da espécie em estudo quando alcançam a maturidade sexual, a fim de reproduzi-los para que os filhotes sejam utilizados no estudo.
II. Alterações comportamentais, fisiológicas, entre outras acontecem como respostas adaptativas do organismo, quando este está submetido à condições adversas. Sendo assim, o stress é uma tentativa de manter a homeostase.
III. Para o pesquisador saber avaliar as medidas de stress em animais experimentais é inevitável que conheça o comportamento normal da espécie com a qual vai trabalhar, bem como o comportamento individual de cada animal.
IV. A contenção do roedor pelo "Camilla's method" consiste em colocar o animal sob um tecido ou toalha, cobrindo cerca de 1/3 de seu corpo, e assim, deixando-o mais confortável para a manipulação pelo pesquisador. Esse método permite, dentre outras, a administração de drogas via IP.
V. Para que o animal seja submetido a qualquer procedimento cirúrgico é preciso que ele seja anestesiado. Entretanto, antes do procedimento experimental é preciso testar o reflexo podal para saber se realmente o animal não está sentindo dor alguma. 
 
Marque a sequência correta:
		
	
	V, V, V, V, V
	
	F, V, F, V, F
	
	F, V, V, V, F
	 
	F, V, V, V, V
	
	F, F, F, V, V

Outros materiais

Outros materiais