Balanço de Pagamento
2 pág.

Balanço de Pagamento


DisciplinaEconomia Internacional A65 materiais491 seguidores
Pré-visualização1 página
Balanço de Pagamento
Documento utilizado para registrar as transações econômicas entre determinado país e o resto do mundo.
Para que serve?
O balanço de pagamentos é útil para as análises econômicas, no planejamento do governo, no planejamento de empresas privadas e para as comparações internacionais.
*O que seria uma pessoa não residente?
Uma pessoa não residente é aquela que está um ano ou mais fora do país.
Transações Econômicas
As transações econômicas são subdivididas em vários grupos de conta. Os principais grupamentos, por seu volume e interesse analítico, são as transações correntes (TC) e a conta financeira (CF).
Transações Correntes
As transações correntes do balanço de pagamento são aquelas que produzem fluxos reais, ou seja, movimentação de bens, serviços e renda entre residentes e não residentes. São subdivididas em Balanço Comercial (BC), Balanço de Serviços (BS), Renda Primária (PR), Renda Secundária (RS).
Fórmula: TC= BC+BS+RP+RS
*Balanço Comercial: registra o saldo das exportações e importações pelo valor FOB. Essa conta engloba todas as trocas de propriedade de bens móveis entre residentes e não residentes de um país, inclusive as de ouro não monetário.
*Balanço de Serviços: registra o saldo dos serviços prestados e recebidos pelos residentes de um país. 
Componentes do Balanço de Serviços: Manufatura sobre insumos físicos pertencentes a outros, manutenção e reparos, transportes, viagens, construção, seguros, serviços financeiros, serviços de propriedade intelectual, telecomunicação, outros serviços de negócios, serviços pessoais, culturais e de recreação, serviços de saúde e educação, serviços governamentais.
*Renda Primária: esta conta é composta por salários ordenados e renda de investimentos.
Salários ordenados: correspondem aos pagamentos em dinheiro ou outros benefícios, a trabalhadores sazonais, temporários e outros não residentes, como empregados de embaixadas e consulados.
Renda de Investimento: corresponde ao retorno dos investimentos diretos, dos investimentos em carteira, de outros investimentos e das reservas.
*Renda Secundária: anteriormente denominada transferências unilaterais correntes: registra transferências correntes entre residentes e não residentes de um país.
Conta Capital