Buscar

Jurisprudência PROCESSO LEGISLATIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Jurisprudência - Processo Legislativo
Cláusula Pétrea
RMS 9485 PR 1998/0011932-9
CONSTITUCIONAL ADMINISTRATIVO, MANDADO DE SEGURANÇA, DEPUTADO ESTADUAL, TRAMITAÇÃO DE PROJETO DE LEI. ASSEMBLEIA LEGISLATIVA.
1. Inexiste direito líquido e certo a ser reconhecido em favor de Deputado Estadual que pretende, via mandado de segurança, anular Projeto de Lei e, conseqüentemente, Lei sancionada dele decorrente, que criou Município, quando as provas demonstram a sua participação e voto em todas as Sessões do Plenário da Assembléia que cuidaram de apreciar a referida proposta legislativa.
2. Não pratica qualquer violação ao Regimento Interno da Assembléia Legislativa o ato da Comissão de Redação que retira de Projeto de Lei expressões que atentam contra a Carta Magna.
3. Ato legislativo de aprovação de Projeto de Lei praticado por Assembléia Legislativa, de acordo com o seu Regimento Interno, que não merece controle do Poder Judiciário.
4. Direito de votar do Deputado impetrante que não foi cerceado.
5. Recurso ordinário improvido.
Acórdão
Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Exmos. Srs. Ministros da Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça, na conformidade dos votos e notas taquigráficas a seguir, por unanimidade, negar provimento ao recurso. Votaram com o Relator os Exmos. Srs. Ministros Garcia Vieira, Demócrito Reinaldo, Humberto Gomes de Barros e Milton Luiz Pereira, Ausenta, justificadamente, o Exmo. Sr. Ministro Garcia Vieira.
Devido Processo:
TJ-MG – Reexame Necessário-Cv : REEX 10028120028072001 MG
REEXAME NECESSÁRIO – MADADO DE SEGURANÇA – PROJETOS DE LEI – TRAMITAÇÃO – INOBSERVÂNCIA DO REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL – PROCESSO LEGISLATIVO – NÃO OBSERVADO – CONTROLE JUDICIÁRIO – POSSIBILIDADE – SENTENÇA CONFIRMADA.
- Nos termos do Regimento Interno da Câmara Municipal de Andrelândia (art. 116), recebida proposição escrita, esta será encaminhada ao Presidente da Câmara, que determinará sua tramitação no prazo máximo de 3 (três) dias. 
- Deve ser mantida a sentença que concede a segurança para determinar que o Presidente da Câmara Municipal proceda à apreciação, deliberação e tramitação de projetos de lei apresentados por vereador, e que, imotivadamente, não foram incluídos em reunião, nos moldes do que prevê o Regimento Interno da Casa Legislativa, sob pena de ofensa ao processo legislativo.
Decisão
CONFIRMARAM A SENTENÇA, EM REEXAME NECESSÁRIO

Continue navegando