Buscar

Provas de imuno

Prévia do material em texto

P1 Imunonologia
a) Falar sobre a importância dos neutrófilos, o que irá acontecer quando diminuir o número de neutrófilos no sangue e os 3 tipos de mecanismos que os neutrófilos usam para combater os patógenos. Porque se houver diminuição dos neutrófilos no sangue, o corpo ficará mais suscetível a ter infecções por vários patógenos desencadeando a deficiência da resposta imune à esses patógenos desenvolvendo até uma sepse em casos mais graves. Os neutrófilos estão em maior quantidade no corpo promovendo funções fagocíticas a vários tipos de patógenos. Eles podem utilizar 3 tipos de mecanismos para acabar com os patógenos, como: a fagocitose feita do meio extracelular utilizando lisossomos e radicais livres: a degranulação colocando partes dos seus lisossomas para o meio extracelular e a NET que libera todas suas organelas junto a fita de DNA para capturar e digerir os patógenos. Por isso o neutrófilo é muito importante e além disso ela é a primeira célula a chegar na inflamação causada pelo patógeno.
 b) Células contadas no sangue. Neutrófilos, basófilos, eosinófilos, linfócitos e monócitos.
 
 2) Quais os fenômenos vasculares que ocorrem na inflamação? E o que eles fazem para combater a infecção? Vasodilatação e permeabilidade vascular. 
 
 3) O que é o MAC? Qual sua função? Complexo de Ataque a Membrana. 
 
 4) a) Qual a função dos tecidos linfóides? É onde as células do SI são geradas (órgãos linfóides primários) e onde ficam concentradas (órgãos linfóides secundários). 
 b) Qual a função do baço? Local de remoção dos imuno complexos e armazena os linfócitos B dá ZM
 
 5) a) Onde ocorre a maturação do linfócito T? Timo
 b) O que acontece se retirar o timo? No Timo são geradas diversas células além dos linfócitos T, células importantes para o combate a patógenos, se uma pessoa retirar o timo vai se tornar imunodeprimida.
P2 de Imunologia 
Quando uma pessoa é infectada por um determinado sorotipo de dengue e ela só pode apresentar a doença novamente caso seja infectada por outros sorotipos diferentes do primeiro que a infectou. Mencione as DUAS características (mecanismos) da resposta imunológica gerada na primeira infecção que tornam a pessoa imune ao mesmo sorotipo e EXPLIQUE COMO estas respostas geradas na primeira infecção previnem a re-infecção pelo mesmo sorotipo. Plasmócito de memória e células de memória. Os plasmócitos gerando os anticorpos e as células de memória 
Cite 2 grupos de risco para o desenvolvimento de doenças fúngicas oportunistas e qual o tipo/perfil de resposta deve ser desenvolvida pra se conter ou eliminar as infecções causadas por fungos em geral. Imunodeprimidos e Transplantados 
Em bactérias capsuladas como Haemophilus influenza e Neisseria meningitidis, os antígenos são polissacarídeos presentes na superfície da célula bacteriana. Qual o tipo de resposta protetora predominante se desenvolve para estas infecções? EXPLIQUE COMO esta resposta vai contribuir para a eliminação dessas bactérias. Porque crianças abaixo de 2 anos são mais suscetíveis à infecções por estes tipos de bactérias. Th1. Porque crianças abaixo de 2 anos não tem uma população de células B importantes, as células B da zona marginal do baço. 
Como o interferon gama auxilia na resposta imunológica contra bactérias? Quais células são capazes de produzir essa citocina? O interferon gama ativa os macrófagos, que realizam a fagocitose, que desencadeia uma série de reações, liberando radicais livres e secretam também TNF-alfa, que aumentam o poder microbicida dessas células. São produzidos pelas célulasNK e Th1. .
Como uma célula infectada por vírus pode ativar uma célula NK? A células NK é ativada através dos receptores que possui e aqueles expressos na membrana da célula. Receptores NK: Kar (ativação) e Kir (inibição) e receptores da célula: MHCI. Ativação: Quando uma célula passa a expressar as ptns do choque térmico, a NK reconhece e liga o receptor KAR, para ativar as funções efetoras da célula NK e evitar o progresso do m.o na pessoa infectada. Inibição: Quando uma célula passa a expressar MCH na sua membrana, a NK reconhece através de KIR e identifica que não precisa atuar, inibindo assim suas funções. 
Descreva a resposta imune adaptativa contra o vírus do sarampo, destacando as principais células e moléculas envolvidas.
Sobre os anticorpos:
Qual o tipo de classe de Ac é transferido da mão pro bebê durante a gestação? IgG
Qual classe de Ac é importante ao combate dos helmintos? IgE
Qual Ac define a fase aguda da doença? IgM
Qual Ac portege as mucosas? IgA
Qual Ac tem a capacidade de nos proteger só ativando as proteínas do complemento? IgM
Qual Ac ajuda NK? IgG
Qula Ac funciona como BCR? IgD
Qual Ac indica fase crônica da doença ou passada? IgG

Continue navegando