Buscar

TRabalho I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO DO TRABALHO I
	
	
	
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 19/04/2017 18:03:58 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201607850892)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A sentença normativa é a decisão proferida por um Tribunal do Trabalho em um dissídio coletivo, estabelecendo uma regra geral, abstrata e impessoal que vai reger às relações entre trabalhadores e empregadores de uma determinada categoria, sendo classificada no Direito do Trabalho como,
	
	
	 
	fonte material profissional.
	 
	fonte formal autônoma.
	 
	regra de hermenêutica e não fonte do direito.
	 
	fonte material heterônoma.
	 
	fonte formal heterônoma.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607680728)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Com referência ao empregado doméstico, assinale a opção correta:
	
	
	 
	Deve receber vale transporte, ter sua Carteira de Trabalho e Previdência Social regularmente assinada, com jornada de trabalho de 8 horas diárias e 44 horas semanais, podendo ser contratada a partir dos 14 anos de idade na condição de menor aprendiz.
	 
	Possui direito de receber salário mínimo, 13º terceiro salário, remuneração por serviço extraordinário, repouso semanal remunerado e pode exercer a função a partir dos 16 anos de idade, desde que assistido por seu responsável.
	 
	Não pode sofrer irredutibilidade salarial, tem direito a repouso remunerado nos feriados civis e religiosos, além do repouso semanal remunerado, bem como férias de 30 dias corridos, podendo ser contratado a partir dos 14 anos de idade, desde que representado por seu responsável.
	 
	Presta serviço de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial, perdendo sua característica de doméstico e passando a ser regido pela CLT quando desempenha função com proveitos lucrativos para o empregador.
	 
	Deve estar integrado à Previdência Social, tem direito a licença maternidade, com duração de 120 dias, bem como estabilidade contra despedida arbitrária por cinco meses a partir do parto, podendo ser contratada antes de completar 18 anos de idade. 
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607679337)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Em relação ao trabalho doméstico, aponte a alternativa correta:
	
	
	 
	O trabalhador em chácara de recreio é doméstico, mesmo se houver criação ou plantação para ser comercializada.
	 
	A empregada doméstica gestante não tem direito à estabilidade, em razão de trabalhar de forma pessoal para pessoa física, em um ambiente familiar, na residência do empregador.
	 
	A partir da EC 72/13, foi assegurado o recolhimento do FGTS para os empregados domésticos, atendidas as condições estabelecidas em lei.
	 
	A faxineira diarista que trabalha uma vez por semana é empregada doméstica, segundo doutrina dominante, por estar presente o requisito da continuidade na prestação de serviços.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607194647)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(Juiz Substituto do TRT/RJ 2008) Segundo o artigo 8º da Consolidação das Leis do Trabalho: I-as autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho decidirão por equidade somente nos casos previstos em lei; II-considerados os usos e costumes, as autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho poderão decidir de modo que o interesse de classe ou particular prevaleça sobre o interesse público; III-as autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho decidirão, mesmo havendo disposições legais e contratuais, conforme o caso, pela jurisprudência, por analogia, por equidade e outros princípios e normas gerais de direito, sempre se utilizando do direito comum como fonte; IV-as autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho, na falta de disposições legais ou contratuais, decidirão, conforme o caso, pela jurisprudência, por analogia, por equidade e outros princípios e normas gerais do direito e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado, mas sempre de maneira que nenhum interesse de classe ou particular prevaleça sobre o interesse público; V-o direito comum será fonte subsidiária do direito do trabalho, ainda que incompatível com os princípios fundamentais deste. Analise as proposições acima e assinale a alternativa correta: 
	
	
	 
	Somente a alternativa IV é verdadeira. 
	 
	Somente a alternativa III é verdadeira;
	 
	Somente a alternativa I é verdadeira;
	 
	Somente as alternativas IV e V são verdadeiras;
	 
	Somente as alternativas I e II são verdadeiras;
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607276337)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Quanto aos trabalhadores avulsos, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	 
	Não há vínculo empregatício entre eles e as empresas que lhes tomam o serviço;
	 
	Há intermediação obrigatória de um Órgão Gestor de Mão de Obra - OGMO ou Sindicato na suas relações de trabalho;
	 
	Não são exclusivos das atividades portuárias;
	 
	Não podem ser contratados pela empresa que lhes toma o serviço para serem seus empregados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais