Buscar

exercicio 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO
		Atualizar Página 
	 
	Lupa
	 
	
	
	 
	Exercício: CCA0346_EX_A10_201201382106 
	Matrícula: 201201382106
	Aluno(a): DANIELLE SANTOS CAMARA 
	Data: 25/03/2016 01:58:57 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201201530151)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A publicidade acabou sendo o elemento-chave de um conjunto de transformações que ocorreu na imprensa, no século XIX. Com base nessa informação, marque a alternativa correta.
		
	
	Em função da nova forma de financiamento e do sopro de prosperidade da segunda guerra, a imprensa entra em crise, na metade do século XIX.
	
	A imprensa entra em crise no século XIX com a revolução industrial e só supera a má fase no século XX, com inovações tecnológicas e iniciativas originais.
	
	Com a prosperidade da Revolução Industrial, na metade do século XIX, a imprensa entra numa nova etapa, mais moderna e arrojada.
	
	A imprensa entra em crise em função da inserção da publicidade nos jornais.
	
	A crise da imprensa acompanhou o surgimento da publicidade nos jornais.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201543305)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A antiga ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Infância - hoje conhecida como ANDI - Comunicação e Direitos tem um dos mais completos estudos sobre Políticas de Comunicação no Brasil. Publicado por meio digital, em 2007, com o título "Mídias e Políticas Públicas de Comunicação" o estudo tornou-se uma referência na análise das potencialidades dos meios de comunicação. Refletir sobre as políticas públicas de comunicação é fundamental porque: 
I - A influência da mídia no agendamento dos temas públicos não ocorre, entretanto, de maneira homogênea. 
II - Os diferentes processos de construção das informações, assim como os diversos tipos de enquadramentos que podem ser dados a um determinado assunto interferem diretamente na forma como ele será compreendido pelo público na força que ele terá (ou não) nos espaços de debate. 
III - O tipo de abordagem midiática conferido a um tema pode influenciar distintas etapas na construção e significados por parte dos possíveis atores envolvidos na formulação de certa politica pública. 
IV - Existe no Brasil tensão e confusão nos debates sobre regulação de conteúdos produzidos e transmitidos midiaticamente. As empresas privadas de comunicação classificam como censura qualquer iniciativa no sentido de estabelecer regras e critérios na produção e difusão de conteúdos midiáticos. 
		
	
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. 
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas. 
	
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas. 
	
	Todas as afirmativas estão corretas. 
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas. 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202088386)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Pensar e praticar a Educomunicação pressupõe a construção um novo discurso, é experimentar outra forma de convivência social. A Educomunicação é antes de tudo, uma proposta de organização social essencialmente diferente dessa em que estamos inseridos. De acordo com o texto acima, a interface comunicação-educação pode ser compreendida de forma precisa e completa como:
		
	
	Educomunicação pressupõe o uso de tecnologia de comunicação em sala de aula, ou seja, exibição de vídeos, slides, material em PPT, microfone, smartphones, computador e câmeras de vídeo e fotográficas com o objetivo de tornar a aula mais interessante para os alunos. 
	
	Educomunicação é uma prática ligada às escolas públicas, onde ocorre distribuição de jornais, revistas que auxiliarão a transmissão do conteúdo das disciplinas e, ao mesmo tempo, dar aos alunos acesso à informação jornalística.
	
	A Educomunicação faz uso de tecnologia de comunicação e informação em sala de aula com o objetivo de modernizar as práticas pedagógicas e dar acesso à tecnologia a quem não tem.
	
	Educomunicação diz respeito a utilização de instrumentos e técnicas da comunicação no ambiente escolar, envolvendo professores e alunos, no sentido de promover experiências narrativas e de leitura crítica da produção midiática das grandes empresas de comunicação, visando práticas de inclusão social e construção da cidadania.
	
	Educomunicação é uma tendência pedagógica ligada à inclusão digital.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202088339)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O texto abaixo discute as possíveis interfaces da comunicação jornalística. Assinale a opção que traduz a situação descrita no texto: "A produção, a organização e o controle dos estoques de informação, para uso imediato ou futuro, são imprescindíveis para que se efetive a transferência da informação. Contudo, para que esses estoques (armazenados nos museus, bibliotecas, base de dados, arquivos etc.) sejam acessados, é preciso que o receptor os ative. Observa-se que as indústrias da informação se desenvolvem à margem das revoluções e do crescimento industrial e utilizam técnicas próprias de redução estrutural de informação, causando diminuição semiótica do conteúdo e da competência das estruturas em gerar informação." (BAZI, Rogério, revista Intexto,2007, meio digital) 
		
	
	As empresas jornalísticas geralmente não tem acesso às informações fundamentais para a elaboração das notícias e reportagens. Falta transparência e vontade política das instituições públicas e privadas para fornecer informação relevante aos jornalistas.
	
	As indústrias da informação ficam à margem da revolução industrial e do crescimento industrial porque são semioticamente pobres e incompetentes.
	
	A produção jornalística prima pela consulta de dados de instituições públicas, institutos de pesquisa e o esforço de elaboração dessa informação para oferecer ao seu público alvo uma visão mais apurada da realidade que o cerca. 
	
	Na prática jornalística há como rotina a constante consulta de dados de arquivos especializados, bibliotecas e museus para a produção da informação e da notícia útil e precisa. 
	
	Existe um estoque infinito de dados disponíveis que não são acionados nem pelo público em geral, nem pela produção jornalística. Esses dados armazenados não são transformados em informações úteis, nem essas informações viram conhecimento que permitiria agir no mundo de forma mais consciente e responsável. 
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202088347)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Segundo Vera França, para compreender a interface entre Comunicação é Política é necessário apreender a globalidade do processo comunicativo. Assinale a opção que caracteriza a natureza dessa interface:
		
	
	A interface comunicação e política é um problema do sistema de comunicação brasileiro, um defeito das políticas públicas de comunicação que precisa ser superado. A transmissão de informação deve ser neutra.
	
	É interface entre comunicação e política revela que é impossível confiar na mídia porque esta é uma instância manipuladora, conivente com as injustiças do capital globalizado. 
	
	A interface comunicação e política se traduz na pressão popular pela existência do horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e de televisão.
	
	A interface existe porque a mídia é hoje o principal instrumento de difusão das visões de mundo e dos projetos políticos. É o local em que estão expostas as diversas representações do mundo social, unidas aos diversos grupos e seus interesses, embora os discursos que ela veicula não esgotarem a pluralidade de perspectivas e desejos vigentes na sociedade.
	
	Existe interface entre comunicação e política porque no Brasil todo e qualquer partido político tem garantida por lei a concessão de faixas de transmissão de rádio e de televisão.6a Questão (Ref.: 201201662349)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	INVESTIGAR OS FUNDAMENTOS DESSE CAMPO, DISCUTIR AS INTER-RELAÇÕES DOS VÁRIOS TIPOS DE SABERES QUE SE FUNDEM NA EDUCAÇÃO E NA COMUNICAÇÃO, CONSTITUI OS PRINCIPAIS OBJETIVOS TEÓRICOS DESSE NOVO CAMPO. QUE CAMPO É ESSE?
		
	
	NOVAS TECNOLOGIAS
	
	COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA
	
	PEDAGOGIA
	
	EDUCOMUNICAÇÃO
	
	COMUNICAÇÃO SOCIAL

Outros materiais