Buscar

Tributario II casos de 1 a ¨8 corrigidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tributario II Aluna: Silvana Nunes Peral
Casos de 1 a 8 ( 01.2017) 
Aula 1
R: Trata-se de lançamento por homologação previsto no artigo 150 CTN, neste caso cabe ao contribuinte antecipar o pagamento e aguardar a homologação.
B) A inscrição e , pois o credito foi constituído pelo contribuinte não sendo necessário em caso de inadimplemento o fisco constituir novamente o credito tributário. Nesse sentido temos a sumula 436 STJ e também a 446 STJ que complementa a 1 dizendo que é legitima a recusa de certidão negativa ou positiva com efeito negativo.
Aula 2
R: A) Não, tendo em vista que com a sentença denegatória de segurança a liminar cai e perde seus efeitos de modo que a fazenda pode escrever em divida ativa e promover a execução fiscal nao havendo que se falar mais em suspensão da exigibilidade do credito tributário.
B) A Liminar concedida perdera seus efeitos desde o momento da sua concessão. Ademais a apelação será recebida apenas no efeito devolutivo.
C) Sim, pois a liminar como dito antes perde seus efeitos desde o momento da sua concessão.
Aula 3
R:No caso em apreço a companhia aérea que era contribuinte de direito do ICMS terá direito a repetição do do ICMS pago individualmente nos 5 anos anteriores a data em que a incidência foi considerada inconstitucional. Tal repetição não será em dobro, mas tão somente compreendera o valor pago indevidamente atualizado e corrigido. Ademais tal restituição só é possível uma vez que, não houver repasse do valor do ICMS nas passagens nesse sentido art 166 CTN.
Aula 4
R: a)Não, pois o credito tributário poderia ter sido constituído ate 31-12-2013 como lançamento foi feito em maio 2010 não ocorreu a decadência.
B) Sim, pois a procuradoria do Estado teria ate 23-10-2015 para escrever na divida ativa E ajuizar execução fiscal, no entanto isso so ocorreu em novembro de 2016, ou seja, ocorreu a prescrição.
C) As causas de suspensão estão no art 151 CTN e as formas de interrupção estão no art 174 CTN.
D) Conforme artigo 156 CTN o próprio credito tributário 
E)Em se tratando de credito tributário a regra contida no CPC nao poderia ser aplicada pois trata-se de matéria reservada a lei complementar. No entanto, na pratica os juízes reconhecem a prescrição de oficio. Art. 921 S 5 CPC.
Aula 5
R:A) Considerando que a mesma foi concedida por prazo certo, trata-se de uma insenção onerosa
B)Não, uma vez que, a lei que concedeu a insenção estabeleceu um prazo certo e determinando conseqüentemente o principio da legalidade deve ser respeitado.
c)Mandado de segurança preventivo.Seria possível ajuizar mandado de segurança preventivo com pedido de liminar fundamentado na sumula 544 STF.
Objetiva: anulada
Aula 6
R:
Aula 7
R: Atualmente na pratica a procuradoria inclui o sócio gerente desde a isenção na divida ativa juntamente com a pessoa jurídica de modo que não se faz necessário requerer a desconsideração da pessoa jurídica, ate porque o sócio gerente consta como sujeito passivo de execução fiscal, cabendo a este o ônus de provar que ele não tem responsabilidade tributaria no caso em questão
Objetiva Letra D
Aula 8
R: Conforme a sumula n 21 STF qualquer lei que exija deposito para fins de admissibilidade de recurso administrativo e inconstitucional, de modo que, o presidente no CARF ( conselh0 administrativo recursos fiscais) devia admitir o recurso e encaminhá-los para câmara competente.

Outros materiais