Buscar

Resenha sobre o Desenvolvimento Multidimensional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA
CURSO: Gestão Publica
TURMA: 3º Período 
DISCIPLINA: Desenvolvimento Regional
PROFESSORª: Carlo Filipe E. Raimundo
ALUNOª: Luisiane da Silva Dantas.
DESENVOVIMENTO: UM CONCEITO MULTIDIMENCIONAL
O artigo dispõe os conceitos sobre desenvolvimento, que não possui definição exata, mas que propõe ser o bem-estar da humanidade de um modo geral. O desenvolvimento é visto de forma econômica, como uma satisfação de necessidades básicas e como sustentabilidade socioambiental, variando com o tempo e lugar, a história e cultura das pessoas de uma sociedade modelam o desenvolvimento através da política, economia e ciência.
Dividido em cinco partes que tratam da gênese, dimensão econômica, dimensão política, dimensão social e dimensão ambiental do desenvolvimento, o artigo reflete sobre o que é desenvolvimento na sociedade capitalista. A ciência econômica é o berço da preocupação com o desenvolvimento, Adam Smith (1776), Thomas Malthus (1798), Davis Ricardo (1817) e Karl Marx (1867) mostram em seus trabalhos o desenvolvimento como fator importante para o sistema capitalista.
A dimensão econômica fala da teoria do desenvolvimento econômico de Marx (Mais valia) e Economia do Desenvolvimento, num primeiro momento influenciada pela CEPAL e pelo modelo de crescimento equilibrado – Ragnar Nurkse (1957), Rosentein-Rodan (1969), Artur Lewis (1969), Walter Rostow (1978) - que foi criticado por Hirschaman (1961) e Mrydal (1965) destacados pela criação do modelo desequilibrado e cumulativo. Tais modelos de desenvolvimento baseados no crescimento econômico foram criticados pois a economia não pode estar desligada da natureza. Nasceram o eco desenvolvimento e o desenvolvimento sustentável.
A Comissão Mundial sobre Meio ambiente e Desenvolvimento criada em 1983 fez relatórios apontando o possível crescimento econômico + preservação da natureza (Nosso Futuro Comum) representado pelo modelo Solow que utiliza quatro variáveis para produção: produto (Y), capital (K), trabalho (L) e conhecimento (A), possibilitando com seu uso, o surgimento da sociedade sustentável e sociedade de crescimento.
A dimensão política analisa desenvolvimento em 3 formas: desenvolvimento como produto do mundo Ocidental, desenvolvimento como mecanismo de cooptação política e desenvolvimento como orientação teórica.
O desenvolvimento na ótica da dimensão política independente da esfera em análise, apresenta uma ideologia e uma utopia do mundo Ocidental x Oriental, relacionada com redes institucionais constituídas (ONU, OMC, FMI, Banco Mundial), classificando povos, sociedades e regiões.
A dimensão social aflora o tema subdesenvolvimento e desenvolvimento, a teoria Keynesiana influenciou Mrydal, Hirschiman, Prebisch, Furtado e Cardoso, visam que o desequilíbrio existente entre países do centro e países periféricos é fundamental, uma vez que os países industrializados detêm capital e os países agrícolas matéria prima. O primeiro sempre vai manter o segundo em dependência. Desse modo não existe desenvolvimento se os benefícios do crescimento não possibilitam qualidade de vida aos indivíduos e gerações futuras.
A dimensão ambiental nasceu por Thomas Malthus em 1798, sua obra Ensaio Sobre o Princípio da População afirma que a fertilidade humana é o mal maior, o crescimento populacional desenfreado deplorava os recursos naturais. O Clube de Roma traz a teoria malthusiana ao século XX, surge a discursão sobre sustentabilidade do modelo de desenvolvimento no crescimento econômico. A degradação dos recursos naturais cresce com a sociedade capitalista. Surge a tese do Crescimento zero. Frey (2001) verificou a existência de três teorias viabilizando uma sociedade sustentável: Abordagem Econômica Liberal de Mercado, Abordagem Ecológica Tecnocrata de Planejamento e Abordagem Política de Participação Democrática.
O autor desse artigo expos de forma clara e objetiva os prismas sobre Desenvolvimento, deixando bem claro que seu significado é complexo e sua definição varia de acordo com a ideologia, politica, tempo e lugar. Assim como desenvolvimento nos direciona a crescimento, bem-estar e sustentabilidade, o subdesenvolvimento nos direciona a carência privações e desequilíbrios. Sendo o desenvolvimento multidimensional e interdisciplinar o autor concluiu que ele representa uma estratégia de produção do capital e controle social, transforma a maneira das pessoas pensarem e agirem, influencia as relações sociais de produção, distribuição e consumo das sociedades, que é uma questão de interesse público mundialmente e que não se mede desenvolvimento apenas em economia, mas em caráter cultural, social e político.
Neste artigo usou-se de literatura atual, com origem no pensamento ocidental, moderno onde podemos perceber claramente a real “missão” do desenvolvimento: O HOMEM! É preciso um entendimento vasto da vida econômica, política, social e cultural da sociedade, inclusive para construir-se um juízo além da bipartição Ocidente/Oriente, moderno/atrasado, centro/periferia, global/local, humano/não humano, ambiental/não ambiental. O autor deixou ainda um espaço livre para novas teorias, metodologias e teologia moral que ajudem a esclarecer a complexidade do desenvolvimento.

Outros materiais