Buscar

Desenvolver um projeto de extençao regional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Desenvolver um projeto de extensão regional
Contextualizar as seguintes pesquisas desenvolvimento regional uce-1
É um conceito que se refere ao processo de promovê-la o desenvolvimento econômico social e ambiental e econômico de uma determinada região. Tanto de uma região em desenvolvimento ou o que já e desenvolvida vai existir vários abordagem mais todas tem um objetivo que introduzir as desigualdades da região pessoas que neles batam estratégia (promover politicas publica que incentivam a educação formação em obra qualificada que abrem investimentos, politicas e públicos empreendedores).
Pesquisa sobre aspectos ambientais: buriti e um município localizado no estado do maranhão no nordeste do brasil.
A cidade tem uma rica biodiversidade e cercada por rios e matas tornando-se um local de grande importância pra a conservação ambiental um dos principais aspectos ambientais em buriti e a preservação da mata dos cocais que e uma das principais áreas de vegetação de palmeirais de babaçu dos pais.
 A mata também abriga umas grandes variedades de espécies de animais como ave repte e mamíferos outra questão importante e apresentação dos rios que passam pela região. O rio Pindaré, por exemplo, e um importante afluente do rio Mearim e utilizado pela população local para pesca transporte e irrigação.
Põem a poluição causada pelo despejo inadequado de resíduos e o assoreamento são preocupações para a cidade.
 Além disso, buriti também enfrenta desafios na adequação do tratamento de resíduos sólidos da cidade que aumenta a poluição e o risco de doenças. Para lidar com esses desafios ambientais a cidade tem realizado ações educacionais incentivos ao turismo e sustentável e a construção de recuperação ambiental na área degradada. Recentes o município também implantou uma politica de coleta seletiva visando reduzir a quantidade de resíduos depositados em aterros sanitários e promover a reciclagem de materiais.
Pesquisa sobre a promoção de infusão social de buriti pode se referir a várias iniciativas que visão melhorar a integração social e a qualidade de vida dos moradores da cidade.
Uma dessas iniciativas pode ser a realização de projetos culturais esportivas e educacional que promovam a interação entre moradores e incentivem a participação dos cidadãos. 
Esses projetos podem ser desenvolvidos por organização não governamentais grupos comunitários e prefeitura municipal. 
Outra possibilidade e o estimulo ao empreendorismo e o estimulo e o fortalecimento da economia local. O aumento da oferta de emprego e a geração de renda local podem contribuir significam ente para melhorar a qualidade de vida e a integração social dos moradores. A promoção da infraestrutura urbana também e importante para a infusão social incluindo implantação de espaço publico para atividades comunitárias a construção de calçados e ciclovias seguras e a melhoria o transporte publico e da acessibilidade para pessoas com deficiência ou modalidade reduzida.
 Além disso, promoção da justiça social e o respeito às diferenças éticas e culturais também são fundamentais para social em Buriti-MA. 
A criação de politicas publica que promovam a igualdade de oportunidades para todos os moradores e essencial para a construção de uma cidade, mas integrada e unida. 
Desenvolvimento regional 
Buriti; diversidade cultural e social em uma cidade do interior “artigo acadêmico de mariana do Carmo soares de Freitas e mariana barbalho Dinis que discute a multiplicidade de identidades praticas culturais presentes em buriti incluindo manifestações de matriz africanas, indígenas e portuguesas”.
- africanizado no MA reportagem do site aldeia nagô que destaca buriti como um dos municípios maranhense onde se encontram comunidades remanescentes de quilombolas, que preservam tradições ligadas à cultura africana.
- o buritizal no lombin “- vídeo produzido pelo projete olhar cidadão que mostra a relação dos moradores de buriti com o buritizal, uma vegetação típica que e fonte de sustento para muitas famílias”. 
“festa do divino em buriti matéria do jornal pequeno que traz informações sobre uma das celebrações sobre religiosos e culturais de buriti que envolvi dança cantigas e a participação de grupos folclóricos locais”.
 Esses recursos apontam para a riqueza e pluralidade cultural de buriti, que abriga diferentes grupos éticos sociais e históricos que contribuem para a formação da identidade regional.
Sustentabilidade ambiental incluindo associação de pesca, buriti e um município localizado no estado do maranhão no nordeste do brasil.
Cidade possui uma rica biodiversidade recursos natural que são explorados pela comunidade local para sustentar suas necessidades econômicas e sociais. A associação de pescadores de buriti e uma entidade que reuni pescadores da região e que tem como objetivo promover a proteção e o uso sustentável dos recursos pesqueiros locais.
A associação tem o papel importante na comunidade, pois contribui para a preservação ambiental da região, além de gerar emprego e renda para os moradores do município. A pesca e uma importante para a encomia local e a associação trabalham para promover práticas sustentáveis de pesca, como a utilização de redes de pesca adequada para a presentar as espécies e o ecossistema local.
Além disso, a associação também promove atividades de educação ambiental, com palestras e oficina para conscientizar a população local sobre a impotência da preservação de praticas sustentáveis de pesca. O município de buriti tem potencial para se tornar um modelo de sustentabilidade ambiental na região, graças às iniciativas da associação de pescadores e outros grupos locais que se preocupam com o meio ambiente e a preservação dos recursos naturais.

Outros materiais