Buscar

Revisão AV1 Fundamentos das Ciências Sociais

Prévia do material em texto

Fundamentos das Ciências Sociais
REVISÃO PARA A AV1
Identificar quais são as Ciências Sociais e quais são seus respectivos objetos.
As ciências sociais é um conjunto de saberes que compreende as disciplinas de sociologia, antropologia e ciência política.
A antropologia estuda o homem a partir daquilo que o constitui em sua humanidade, ou seja, a produção da cultura, entendendo-se a cultura dos grupos compreende-se a sociedade.
O objeto de estudo da sociologia é a sociedade. Ela investiga as relações sociais, as estruturas e a dinâmica das sociedades modernas, analisando os processos históricos de transformação das organizações sociais.
A ciência política estuda os sistemas de poder, as instituições e os partidos políticos de um país, o comportamento e as políticas públicas em suas diversas fases (elaboração, implantação e avaliação).
Caso Concreto 1 - Questão discursiva
O senso comum é o conhecimento que adquirimos de nossa cultura, família, antepassados, etc. Esse conhecimento é passado de geração em geração e tem caráter subjetivo, dependendo de valores e experiências pessoais. É baseado no conhecimento adquirido. A crença de que manga com leite é danoso pra saúde é um exemplo de senso comum. Outro exemplo é a crença que cruzar com um gato preto traz azar.
O conhecimento científico, por outro lado, se baseia na observação, logo é um conhecimento empírico. Segue um rigoroso método, sistemático, objetivo. Porém é um saber provisório, até que se descubra algo que pode sobrepujar essa "verdade" inicialmente desvendada. Podemos citar como exemplo as leis de Newton, como a Teoria da Gravidade e Teoria da Relatividade de Albert Einstein.
Caso Concreto 2
Questão discursiva - Resposta: 
Mas no caso das ciências sociais, os objetos de estudo são impossíveis de ser reproduzidos, além o fato de o observador se inserir no objeto estudado faz-se necessário considerar o contexto do pensamento adotado.
Conceitos de cultura.
“Cultura é todo complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade. ” – Edward Tylor
“Cultura é a vida total de um povo, a herança social que o indivíduo adquire de seu grupo. Ou pode a cultura ser considerada como aquela parte do ambiente que o próprio homem criou. ” - Kluckhohn
Relativismo cultural.
É a forma de combatermos o etnocentrismo. Antes de cogitar se aceitamos ou não esta outra forma de ver o mundo, a Antropologia nos convida a compreendê-la, e verificar que ao seu jeito outra vida é vivida, segundo outros modelos de pensamento e de costumes. 
Por isso, faz-se necessário o exercício da alteridade, ou seja, a postura de apreender a visão do outro na plenitude de seu significado. Não tratar sua cultura como superior.
Etnocentrismo.
Etnocentrismo é tornar, ou considerar a nossa cultura como certa e as outras como errada. Achar que culturas diferentes são inferiores. Tornar nossa cultura como superior às outras.
Etnografia.
É um método clássico que visa realizar a descrição dos significados pertencentes a um determinado grupo. É o registro da observação de determinados grupos, os valores, as crenças, os costumes, etc.
Diversidade Cultural.
É a existência de vários comportamentos culturais no mesmo espaço demográfico, convivendo no mesmo local.
Darwinismo social
Baseado nas ideias evolucionistas de Darwin sobre as espécies essa teoria passou a ser utilizada para explicar as distinções sociais, produzidas pelo homem, como fenômeno natural. Desta forma, a ciência ajudava a afirmar que a primazia da Europa sobre outros povos explicava-se pelo fato de que sua civilização estava no topo da cadeia evolutiva.
Neocolonialismo.
Foi a tomada da África e parte da Ásia, pelos europeus, em busca de mercado consumidor e matérias primas. Fundamentada pelo darwinismo social e pelo etnocentrismo.
Xenofobia.
É a fobia social, repulsa e preconceito de uma determinada cultura nacional em relação a outra.
Crítica ao determinismo geográfico e ao determinismo biológico.
O determinismo geográfico afirmava que as diferenças do ambiente condicionam a diversidade cultural. Critica: o ambiente exerce a sua influência mais direta sobre a cultura material ou tecnológica, mas não nos aspectos imateriais da cultura, tais como valores, costumes, crenças etc. Geografia não explica cultura.
Da mesma forma que a formação biológica, genética de um indivíduo não determina sua cultura.
O homem é resultado do meio cultural e herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o conhecimento adquirido pelos seus ancestrais. 
O contexto da formação das Ciências Sociais: revoluções Francesa e Industrial.
Essas revoluções inauguram um novo mundo, com uma nova problemática social. As ciências sociais nascem nesse mundo pós revoluções industrial e francesa para investigar essa nova sociedade.

Continue navegando