Buscar

Custos Logísticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2. Custos Logísticos
O custo logístico, se refere a todos os custos relacionados com a logística da empresa. Podemos destacar entre eles, os custos de estoques, inventário, embalagens, transportes, movimentação e armazenagem, até mesmo serviço ao cliente, suprimentos e planejamento estratégico. Segundo a ABML se estima que o custo logístico em uma empresa, pode equivaler 19% do seu faturamento. Sendo assim, é essencial que a empresa saiba identificar e mensurar esses custos, que podem significar muitas vezes a própria existência da empresa. Outro custo importante no contexto, são as vendas perdidas, devido a descontinuidade dos estoques ou baixos níveis de serviço.
2.1 Caracterização das restrições e condições para preservação 
O gerenciamento da cadeia de distribuição de perecíveis é complexo, pois os alimentos perecíveis são sensíveis à deterioração biológica, química (contaminação, umidade, ventilação, iluminação, prazo/tempo, temperatura, exigências sanitárias, etc.) e física (acondicionamento/embalagem/unitização, armazenagem, empilhamento, manuseio, tempo, vibração, impacto, etc.). O tempo também é um fator agravante para as condições de preservação. 
Para os alimentos perecíveis que dependem de temperaturas mais baixas para sua preservação, existem a chamada “cadeias do frio”, que devem ser rigorosamente controladas, pois qualquer alteração na qualidade do produto é acumulativa e não é recuperada.
”A cadeia de frio (também conhecida por rede de frio e rede ou cadeia frigorífica) é todo o processo desde a concepção, passando pelo armazenamento, até ao transporte do produto, preservando todas as condições de refrigeração e garantindo a sua conservação (Tanabe et al., 2000). A cadeia de frio é composta normalmente pelos seguintes elementos (Rocha et al., 2001, p. 11)”
O alimento se torna impróprio para consumo se não forem devidamente acondicionados, estocados, transportados e entregues.
Abaixo veremos alguns dos custos logísticos.
2.2 Custo de Armazenagem e Movimentação
São aqueles gerados a partir da necessidade da empresa, para que possa guardar seus produtos adequadamente. Eles dizem a respeito a todos os custos que envolvem a estocagem e armazenamento dos produtos, ou seja, eles vão desde a construção do galpão de almoxarifado ou do aluguel do armazém, aquisição de equipamentos e móveis, como computadores, prateleiras, ferramentas, até mesmo o uso de pessoas para gerenciar os estoques, as empilhadeiras, custos de mercadorias vencidas, estragadas, extraviadas. A demanda de movimentação dentro da fábrica, pode danificar o material, e torna-lo obsoleto, gerando custos de manutenção do capital.
2.3 Custos de Embalagens
O custo da embalagem, afeta todas as atividades de logística desde o controle de estoque até a forma de como são transportadas para que cheguem ao seu destino final, que seria o consumidor final. A embalagem tem um impacto sobre os custos e ela é essencial para atingir os objetivos, sejam elas comerciais e logísticos. A partir de uma boa gestão de embalagens, podemos obter muitas vantagens, como a redução de tempo, produtividade, otimização de equipamentos e eficiência no transporte.
2.4 Custos de Transportes 
São todos os custos da movimentação de um produto, desde a origem até o final do destino. O custo de transporte é considerado como um dos maiores custos logísticos, tendo grande relevância no preço final do produto. Em algumas empresas, os custos com transportes podem variar entre 1 a 7%. Os custos geralmente da origem às despesas com o frete incluído no preço. Foi feito um estudo em 2003, que indicava que no Brasil, 34% dos custos total dos produtos eram os custos de transporte, enquanto nos Estados Unidos da América, representavam apenas 18%. Importante que se diga que os custos com transportes chegam até 59% dos custos logísticos.
2.5 Custos de Estoques 
São aqueles gerados, a partir da necessidade da empresa de estocar os seus materiais. Estocar mercadorias, envolve uma série de despesas, que muitas vezes não é contabilizado pela empresa. O estoque empaca o capital e enfatiza a questão do custo de oportunidade, que seria a falta de estoque, temos ainda os custos como perdas, roubos e a própria depreciação dos materiais, etc. Temos dois custos decorrentes da existência ou não de estoques, sendo eles, que é o custo de manutenção e o segundo como já descrito acima é o custo de oportunidade.
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/iniciacao-profissional/custos-de-armazenagem-em-estoque/40632
http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/285
http://blog.cargobr.com/estoques-entendendo-a-matriz-de-custos/

Continue navegando