Buscar

Desenvolvimento e Sustentabilidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Desenvolvimento e Sustentabilidade
NIPTec - Administração
Alunas
Inglidy Ferreira
Mércia Priscilla
Tacianna Cristina
Tawany Glasielly
Thais Fernandes
Sustentabilidade e a vida na Terra
Sustentabilidade é a ideia de utilizar a natureza para atender as necessidades da sociedade sem comprometer as gerações futuras, de modo que elas também possam utilizar os meios naturais. Assim sendo, temos que preservar o meio ambiente para garantir sua existência para as próximas gerações a fim de que elas façam o mesmo.
Sustentabilidade e a vida na Terra
Por isso, as pessoas e a sociedade em geral precisam elaborar e colocar em prática ideias para realizar o desenvolvimento da sociedade de forma que não prejudique a natureza. É por esse motivo que a expressão “sustentabilidade” é também chamada de desenvolvimento sustentável, ou seja, manter a preservação da economia sem afetar os recursos naturais.
Sustentabilidade e a vida na Terra
Assim, para que uma sociedade sustentável exista de verdade, é necessária a ação de todos, tanto do governo na elaboração de leis rígidas para o meio ambiente e com uma fiscalização correta quanto das instituições para conservarem os recursos naturais. Além disso, todos nós, cidadãos, também temos essa missão. Dessa forma, devemos plantar árvores, economizar água, diminuir o consumismo exagerado, produzir menos lixo, reciclar e assim por diante.
Questões ambientais no contexto da natureza
À medida que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza para satisfação de necessidades e desejos crescentes, surgem tensões e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos em função da tecnologia disponível.
A natureza está a cada dia perdendo seu espaço e com isso causando um desequilíbrio muito grande; cada vez mais o ser humano utiliza os recursos naturais como meio de sobrevivência, poluindo a água, explorando a natureza. Ignorando o fato de que, se continuar assim, sua própria sobrevivência estará em jogo.
Questões ambientais no contexto da natureza
Nos últimos séculos, um modelo de civilização se impôs, trazendo a industrialização, com sua forma de produção e organização do trabalho; além da mecanização da agricultura, que inclui o uso intenso de agrotóxicos, e a urbanização com um processo de concentração populacional nas cidades.
Algumas instituições estão lutando para tentar reverter essa degradação ambiental, tentando conscientizar a sociedade, pois a degradação da natureza continuar, o nosso futuro e dos nossos descendentes será incerto; passando por mais dificuldades, do que atualmente.
Ações e práticas que focam o Desenvolvimento sustentável
Gestão do lixo - separação e classificação do lixo, em orgânico e reciclável em nossas casas, e outras classificações como lixo hospitalar e tóxico em ambientes de trabalho, empresas, hospitais e etc. 
Ações e práticas que focam o Desenvolvimento sustentável
Créditos de carbono - Cada tonelada de CO2e (equivalente) não emitida ou retirada da atmosfera por um país em desenvolvimento pode ser negociada no mercado mundial (surgiu a partir dos anos 2000)
Ações e práticas que focam o Desenvolvimento sustentável
O Crown Plaza Hotel, em Copenhague, Dinamarca, oferece uma chance para quem quer fazer uma boa refeição sem deixar de cuidar do planeta. O hotel disponibiliza bicicletas ligadas a um gerador de eletricidade para os hóspedes voluntários. Cada um deles deve produzir pelo menos 10 Watts/hora de eletricidade – aproximadamente 15 minutos de pedalada para um adulto saudável. Após o exercício, o hóspede recebe um generoso vale-refeição: 26 euros, aproximadamente 60 reais
Sociedade x Natureza e suas problemáticas
Primeiro, é preciso pontuar que as sociedades constroem-se a partir da transformação da natureza.
Desde a constituição das primeiras sociedades e o surgimento das primeiras civilizações, observa-se a existência de uma intensa e nem sempre equilibrada relação entre sociedade e natureza. Essa relação diz respeito às formas pelas quais as ações humanas transformam o meio natural e utilizam-se deste para o seu desenvolvimento. Além do mais, diz respeito também à forma pela qual as composições naturais – seres vivos, relevo, clima e recursos naturais – interferem nas dinâmicas sociais.
Sociedade x Natureza e suas problemáticas
Com o tempo, as sociedades tornaram-se cada vez mais desenvolvidas e, consequentemente, produziram transformações cada vez mais avançadas em seus sistemas de técnicas, gerando um maior poder de construção e transformação do espaço geográfico e os consequentes impactos sobre a natureza. Portanto, a influência da ação humana sobre a dinâmica natural tornou-se gradativamente mais complexa.
Sociedade x Natureza e suas problemáticas
Em muitas abordagens, considera-se que há uma interação muitas vezes caótica e até reativa entre a natureza e a sociedade. Nesse ponto de vista, entende-se que os impactos gerados sobre a natureza reverberam, cedo ou tarde, em impactos gerados da natureza sobre a sociedade. Um exemplo seria o Aquecimento Global, fruto da poluição e da degradação ambiental.
Sociedade x Natureza e suas problemáticas
Portanto, é preciso considerar que, independente da forma com que se estabelece essa complexa relação entre natureza e sociedade, é preciso entender que os seres humanos precisam conservar o espaço natural, sobretudo no sentido de garantir a existência dos recursos e dos meios inerentes a eles para as sociedades futuras. A evolução das técnicas, nesse ínterim, precisa acontecer no sentido de garantir essa dinâmica.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais