Buscar

Aula teoria #7. Diagnostico microbiologico lista de topicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Diagnóstico microbiológico
1.- O que é detectado nos microrganismos para realizar um diagnóstico Microbiológico Clínico? 
Detectam: Microrganismos, produtos dos microrganismos, resposta imune contra o microrganismo, e susceptibilidade aos antimicrobianos.
2.- Importância da coleta e transporte de amostras para análise microbiológica 
O fator fundamental na qualidade do trabalho que se realiza no setor de microbiologia, constitui em uma avaliação adequada da coleta e transporte das amostras a serem avaliadas. Isto resulta, particularmente na diversidade de germes que podem provocar doenças infecciosas e a alta possibilidade de que a mostra pela abundante e variada flora saprófita do corpo humano.
A coleta e transporte de amostra representam um ponto crítico devido à qualidade do trabalho a realizar no Laboratório de Microbiologia. Está em grande parte condicionado a natureza das amostras e sua condição de chegada ao laboratório. Se o laboratório não recebe uma amostra apropriada, não pode dar uma informação de utilidade clínica e em muitos casos pode confundir e desviar o clínico do verdadeiro agente etiológico da enfermidade.Os elementos de todo o processo devem ser claramente expressados, incluindo: local de coleta,volume da amostra, números de amostras, qualidade do mesmo, manejo apropriado, forma de transporte etc.
3.- Técnicas laboratoriais de diagnóstico microbiológico.
	3.1.- Técnicas Macroscópicas de Cultivo
Inoculação de meio de cultura em meio solido em que observamos a colônia, em meio liquido observamos a turbidez do tubo, e na inoculação em meio semi-solido avaliamos se a bactéria é móvel ou não.
		Médios (composição, apresentação, propósito)
- Quanto à COMPOSIÇÃO :
Meio basal ou simples: componentes simples ( açúcar + fonte de N + sal) ( peptona + NaCl)
Meio complexo: é um meio em que a composição não é parecida. Pode conter peptonas, caldos e etc.
Meio enriquecido: são utilizados para favorecer o crescimento de microrganismos que estão presentes em baixo número de cultura.
Meio sintético ou quimicamente definido: é um meio em que a composição química é perfeitamente conhecida.
-Quanto à APRESENTAÇÃO:
Meio liquido é aquele que os nutrientes estão dissolvidos em uma solução aquosa.O crescimento bacteriano nesse meio muda seu aspecto, ou seja o meio sofre uma turvação.
Meios semi sólidos são aqueles que possuem na sua composição, além dos nutrientes, uma pequena porcentagem de um polissacarídeo proveniente de algas marinhas, chamado Ágar. Observa se a motilidade bacteriana.
Meios sólidos são aqueles que possuem uma porcentagem maior de ágar (cerca de 15 g/litro de água destilada), além dos nutrientes. Podem ser dispostos em tubos ou placas de petri, dependendo da finalidade. Através do meio solido de placa de petri é possível, utilizando-se a técnica do esgotamento , conseguir isolamento de colônias bacterianas e, portanto , é o meio ideal para que seja feito o estudo da morfologia colonial. Já a cultura em agar inclinado fornece somente o crescimento bacteriano com a obtenção de uma biomassa de microrganismos.
-Quanto à função (ou PROPÓSITO):
Meio simples: possui componentes essenciais para o crescimento de microrganismos pouco exigentes
Meios de enriquecimento:são adicionados aos meios simples substancia enriquecidas como sangue, ovo, soro e etc.
Meios seletivos : aqueles que favorecem o desenvolvimento de determinados microrganismos em detrimento de outros, geralmente pela adição de substancias inibidoras .
Meios diferenciais: permitem o desenvolvimento de grupos de microrganismos com características relativamente definidas , o que permite diferenciar um grupo ou uma espécie de microrganismo.
Meios de manutenção: são aqueles destinados a manter a viabilidade da cultura bacteriana.
		Tipos de semeadura
		Principais características macroscópicas (mudança de cor/pH, hemólise)
Indicadores de Ph são substâncias que mudam de cor na presença de íons H+ e OH- livres em uma solução, e justamente por esta propriedade são usados para indicar o pH, ou seja, como o próprio nome já diz, os indicadores indicam se uma solução é ácida ou básica.
Cor: branca; amarela, negra, camurça, laranja, vermelha, etc; para a diferenciação da colônia do microrganismo das demais existentes.
Hemólise: α, β, δ. Durante a coleta, os fatores que provocam hemólise devem ser prevenidos. Desse modo, os tubos precisam permanecer na posição vertical até a completa coagulação do sangue, quando, então, é possível centrifugá-los. A hemólise afeta substancialmente a dosagem de alguns elementos.
	3.2.- Técnicas microscópicas.
Técnicas al fresco (sem coloração e nem fixação)
Técnicas com coloração/fixação
Coloração simples
Coloração diferencial (Gram, Ziehl-Neelsen/BAAR, fluorescência) 
Colorações específicas (cápsulas, esporos...)
	3.3.- Técnicas fenotípicas (imunológicas/bioquímicas)
		Testes imunológicos diretos (detecção de antígeno) e indiretos (detecção de resposta imune). Novas técnicas rápidas de diagnóstico (imunocromatografias).
		Testes metabólicos de enzimas, açucares, outros...
	3.4.- Técnicas genéticas (PCR, PCR em tempo real, microarranjos de DNA e seqüênciamento do 16S rRNA)
4.- O antibiograma O antibiograma é um teste laboratorial realizado para detectar com mais precisão a bactéria a ser eliminada, dizendo em melhores palavras e mais simples, é um exame que irá verificar por meios de técnicas especificas a bactéria que esta hospedada no paciente e causando sintomas específicos. O antibiograma e um teste laboratorial de suma importância para auxiliar o médico a ter uma melhor direção para saber qual o medicamento correto a prescrever para o paciente, pois, com este exame ele saberá se a bactéria pesquisada está sensível ou resistente aos antimicrobianos testados no antibiograma. Com este teste, o médico tem menos chances a erros de prescrição, de não prescrever um medicamento em que a bactéria já seja resistente a este, e obtendo assim um tratamento eficiente e rápido. Para inicio temos que ter o meio de cultivo que são denominados de Agar, e o Agar utilizado para a realização do teste de antibiograma é o Agar Mueller Hinton, que é adicionado à placa de Petri. O resultado deste teste pode demorar de quatro a cinco dias. As amostras que podem ser utilizadas para realização do teste são: saliva, sangue, urina, fezes, tecidos ou expectoração.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais