Buscar

trabalho jackson[1] (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SEMINÁRIO DE PRATICAS EM ATIVIDADES LÚDICAS
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO 
JACKSON MICHAEL BORRE
Local: ESPORTE CLUBE PALMEIRINHAS
As seguintes observações foram feitas no Programa Acolher da Secretaria Municipal e Cultura (SMEC).
 Endereço: Idalino João Martins 1458, bairro Quatro Colônias, atrás da Escola Duque de Caxias no município de Campo bom RS.
As observações aconteceram entre os dias 18 de março e 5 de abril 2017, no programa atleta do futuro.
Programa Acolher da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) da campanha Campo Bom Sem Crack, que em 2010 rendeu ao Município uma premiação nacional com o projeto Heroes versus Crack.
Objetivo é acolher, proteger, prevenir e educar, oferecendo atividades de estudo, esporte, cultura e lazer em um ambiente de respeito e cooperação mútua, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e valores para crianças e adolescente.
O Programa possui diversas modalidades esportivas. 
Participam cerca de 1800 crianças com idades entre 7 e 15 anos, do sexo masculino e feminino, divididas em diversos núcleos.
4
Comunidade envolvida:
A comunidade por sua maioria e de classe média, fica tanto no meio urbano quanto no meio rural, pois faz divisa com ambos: local calmo, com empresa, mercados, ônibus e posto de saúde.
O E.C. Palmeirinhas possui um campo de futebol onze, 4 vestiários, cantina, cancha de bocha e também pode dispor de mais um campo de futebol onze e uma quadra de futsal, cedidos pela Escola Duque de Caxias para o Programa. Também dispõem de diversas bolas, cones, pratinhos, cones, coletes. Alguns garotos são selecionados para participar da equipe e recebem do projeto Acolher sem custo algum camisa, calção, meia, toalhinha e uma garrafa de água. 
O núcleo no qual observei participam cerca de 100 alunos, onde trabalham com atividades lúdicas e técnicas esportivas para o desenvolvimento dos alunos.
Cerca de 60 estão selecionados para participar das equipes, que disputam campeonatos regionais e estaduais.
Minhas observações foram feitas entre os dias 18/03 e 08/04 de 2017.
As turmas são divididas por idade, na qual os 3 professores se dividem para ministrar as aulas.
Cada turma é composta por aproximadamente 25 alunos.
O programa funciona de segunda a quarta. E no sábado apenas para as equipes, alunos que se destacam. As vezes prolongando-se no domingo, quando estão participando de algum campeonato.
7, 8 e 9 anos, possui uma turmas com os seguintes horários: segundas das 14h as 17h e quartas 14h as 17h e somente os que formam equipes em sábado das 8h ao 12h. 
10, 11 e 12, possui uma turma com os seguintes horários: segundas das 14h as 17h e quartas 14h as 17h e somente os que formam equipes em sábado das 8h ao 12h. 
13, 14 e 15, possui uma turma com os seguintes horários: segundas das 14h as 17h e quartas 14h as 17h e somente os que formam equipes em sábado das 8h ao 12h. 
9
Durante as observações, pude perceber que o tipo de conteúdo trabalhado varia de acordo com a faixa etária das crianças e adolescentes.
 Com as turmas (7, 8 e 9 anos) e iniciação pré-esportiva as aulas tiveram como objetivo trabalhar o desenvolvimento físico e motor das crianças, por meio lúdico através de brincadeiras e jogos, auxiliando no desenvolvimento e aprendizado. 
Com as turmas de (10, 11 e 12 anos) as aulas tiveram um enfoque maior no ensinamento da técnica e das regras das diversas modalidades esportivas.
Usando o esporte como ferramenta de trabalho e também na construção do caráter destes adolescentes.
Com as turmas (13,14 e 15 anos) além das regras, a parte técnica e tática é muito trabalhada.
Nesta faixa etária a modalidade futebol de campo é mais trabalhada. 
É importante a utilização deste método, pois é a método que faz com que os jovens desta idade continuem frequentando o programa. 
Com as observações feitas no programa acolher da SMEC em Campo bom, vejo a importância do mesmo no desenvolvimento físico, motor e principalmente social na vida dessas crianças e adolescentes, tendo em vista a situação precária que muitos vivem. O futebol por si próprio proporciona desenvolvimento da capacidade motora e também possibilita certa integração social.
Objetivo do programa usar o tempo livre destas crianças, não para a formação de atletas, mas sim a do ser humano como um todo na sociedade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando