Buscar

Anatomia da Faringe

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.3 - Descrever a anatomia da FARINGE:
FARINGE: 
É um tubo musculomembranoso de aproximadamente 13 cm, localizado na porção superior do trato digestório, acima da laringe, posterior às cavidades nasal e oral e posterior a laringe. Inicia-se na base do crânio (da face inferior do crânio) e vai até a cartilagem cricóidea (anteriormente) e a margem inferior da 6ª vértebra cervical (posteriormente).
A faringe é dividida em 3 partes:
Nasofaringe: Região posterior das cavidades nasais estendendo-se até o palato mole (parte posterior do teto da boca). Essa parte possui apenas função respiratória. O nariz abre-se para a parte nasal da faringe através de 2 aberturas da cavidade nasal.
Orofaringe: Região posterior a boca. A parte oral da faringe tem função respiratória e digestória, participando do processo de deglutição. Superiormente tem-se o palato mole. Inferiormente a base da língua. Lateralmente os arcos palatoglosso e palatofaríngeo. Assim estende-se do palato mole até a margem superior da epiglote, em nível do osso hióide. Possui apenas 1 abertura, a cavidade oral.
Laringofaringe: Região posterior a laringe. Estende-se da margem superior da epiglote até a margem inferior da cartilagem cricóidea, onde o tubo se estreita e se torna continua com o esôfago. Posteriormente, a parte laríngea da faringe mantém contato com os corpos da C4, C5 e C6. E na sua porção anterior tem a comunicação da laringe com a laringofaringe que ocorre através do ádito da laringe. Essa porção tem função respiratória e digestória.
Adito da laringe

Outros materiais