Buscar

AULAS 3 e 4 - A evolução do pensamento em

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
AULA 4 - A evolução do pensamento em geopolítica
prof. GIVA
VESENTINI, W. J. Novas geopolíticas. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2007 p.15-30
*
*
A GEOPOLÍTICA CLÁSSICA
 O termo geopolítica adveio de um neologismo utilizado por Rudolf Kjellén e se tornou uma expressão comum para explicar e sistematizar o pensamento contemporâneo relativo às relações entre os Estados e a relevância do território-nação.
Na época, a Suécia via-se dividida no debate referente à dissolução da União de Estados Suécia-Noruega(1905).
 Kjéllen representava um forte opositor da independência da Noruega. Ele redigiu vários manuscritos (entre eles aquele no qual foi utilizada pela primeira vez a palavra geopolítica, chamado Inledning till Sveriges Geografi)(...) (VESENTINI, 2007).
*
*
A GEOPOLÍTICA CLÁSSICA
As ideias (autoritárias e imperialistas)de Kjellén se tornaram mais populares principalmente no território germânico.
A explicação do significado de geopolítica e de seu objeto de estudo foi elaborada por Kjellén em sua obra mais notável, Staten som Lifsform ou O Estado como forma e vida, escrita em 1916.
Para Kjellén a geopolítica representa, antes, uma verdadeira ciência autônoma que se utilizava de um objeto de estudo novo: O Estado e sua interação como país e território, diferentemente da geografia política, criada por Ratzel no século XIX.
*
*
1924: Revista de Geopolítica-alemã
Traçou-se uma distinção entre a geografia política, que estuda a distribuição do poder estatal à superfície dos continentes e suas condições (solo, configuração, clima e recursos) e a geopolítica em si, que tem como objetivo principal a atividade política de um determinado Estado num espaço natural (VESENTINI, 2007).
*
*
A Escola Alemã
os geopolíticos alemães ressaltaram não somente as relações entre o desenvolvimento tecnológico e seu impacto na geografia, mas também a conexão com as questões étnicas e políticas que impactavam no ambiente global.
*
*
Friedrich Ratzel e
Rudolf Kjellén
*
*
A divisão do mundo (geopolítica clássica)
definiu um novo conceito chamado pan-região, que se referia às quatro grandes regiões mundiais:
 a Euro-África (toda a Europa, o Médio-Oriente e todo o continente africano), 
a Pan-Rússia (a generalidade da ex-União Soviética, o subcontinente indiano e o leste do Irã);
 a Área de Co-prosperidade da grande Ásia (toda a área costeira da Índia e sudeste asiático, o Japão, as Filipinas, a Indonésia, a Austrália e a generalidade das ilhas do Pacífico) 
e a Pan-América (todo o território desde o Alasca à Patagônia e algumas ilhas próximas do Atlântico e do Pacífico). 
*
*
*
*
A teoria do Heartland
(coração da terra)
“quem controla a Europa Oriental, domina a Terra Central; quem controla a Terra Central, domina a Ilha Mundial; e quem controla a Ilha Mundial, domina o mundo” (A tradução da conferência de Mackinder para o castelhano está presente em RATTENBACH, A. B. Antología geopolítica. Buenos Aires: Pleamar, 1975, pp. 65-81).
Europa Oriental (Alemanha e Rússia – não atacáveis pelo mar)
Terra central(Europa Ocidental e África)
Ilha Mundial (Inglaterra)
*
*
*
*
A teoria do Heartland
(coração da terra) Halford J. Mackinder
*
*
A teoria do Heartland
(coração da terra –Rússia e Alemanha)
No decorrer das décadas, essa concepção permeou o pensamento das nações vencedoras da Segunda Guerra Mundial de tal modo que se buscou o equilíbrio de poder no continente por meio do isolamento da Alemanha e da Rússia e da vigília constante das ações desses dois países. 
*
*
A teoria do Heartland
(coração da terra – Alemanha e Rússia)
Esse conceito de divisão do espaço geográfico e de influência das potências em territórios específicos começa a ser ainda mais estudado no decorrer dos anos 1950 e 1960, a partir da concepção de Mackinder. 
Assim, a teoria geopolítica contemporânea vem ao encontro do conceito de globalização e está interligada aos acontecimentos e jogos de poder entre os players que compõem o sistema internacional. 
*
*
Exercício
Os principais precursores da geopolítica clássica não eram geógrafos e sim estrategistas militares. Conseqüentemente, a preocupação básica da geopolítica clássica nunca foi de um conhecimento (geográfico e/ou científico) sobre um aspecto da realidade (a dimensão espacial da política) e sim de estabelecer bases para que o “seu” Estado se fortalecesse no cenário internacional. A geopolítica logo se expandiu, tendo encontrado um clima propício no período pré e entre guerras da primeira metade do século XX. Considerando os pressupostos da geopolítica clássica, podemos afirmar o que “clima propício” para esta expansão refere-se a:
*
*
Exercício
 I -   característica essencial da política internacional do “modelo westphaliano”, do período que se compreende da segunda metade do século XVII até o início do século XX, pode-se atribuir a “um programa selvagem de exploração colonial e formação de alianças secretas e acirradas rivalidades, num complexo jogo de interesses políticos e econômicos, freqüentemente destrutivo das sociedades colonizadas e instigador de tensões políticas entre os países europeus;
*
*
Exercício
II - ordem internacional, que segundo a visão idealista deveria se apoiar na supressão da diplomacia secreta, na liberdade dos mares, na limitação dos armamentos, na remoção das barreiras comerciais, no reajustamento dos territórios, no fim da exploração colonial e criação de uma Sociedade das Nações;
III - processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, com o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI;
*
*
Exercício
IV - análise da dimensão geográfica ou espacial da política bastante difundida nas obras de Aristóteles, em Maquiavel, em Montesquieu e em outros filósofos da antiguidade, da Idade Média ou da época moderna, que acabou por orientar a política externa das grandes potências a partir do final do século XIX e início do século XX.
*
*
Assinale a alternativa correta
A) As alternativas I e  II estão corretas;
B )As alternativas III e IV estão corretas;
C  )As alternativas I, III e IV estão corretas;
D  )A alternativa I está correta;
R: D
*
*
A geopolítica contemporânea
Durante a Guerra Fria, a geopolítica desempenhou um papel central não somente no âmbito acadêmico, mas também na esfera político-militar:
Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) ao final da década de 1940 ,
novas tecnologias e a corrida armamentista nas décadas de 1970 e 1980 
*
*
A geopolítica contemporânea
Samuel Huntington (EUA)debate o choque das civilizações e afirma que a política se tornou muito mais próxima às ideias de Kjellén. 
A linha de divisão geográfica que Huntington criou entre as civilizações do leste e do oeste é praticamente idêntica a que Kjellén, 80 anos antes, havia ressaltado ser a grande linha cultural entre a Rússia e a Europa (VESENTINI, 2007).
*
*
A geopolítica contemporânea 
Após Segunda Guerra (1939-45) a Europa necessitava de capital externo e investimentos que auxiliassem em sua reestruturação política e econômica, bem como na reintegração com os demais países. 
os Estados Unidos da América idealizaram um plano capaz de suprir as necessidades das nações devastadas na Segunda Guerra Mundial: o Plano Marshall. 
Inicialmente, os EUA pretendiam abranger com o plano não só o ocidente europeu, mas também a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que necessitava igualmente do auxílio, mas foram impedidos(D.TRUMAN)
*
*
A Doutrina Truman
A expressão Doutrina Truman designa um conjunto de práticas do governo dos Estados Unidos da América, em escala mundial, à época da chamada Guerra Fria, que buscava conter a expansão do comunismo .
*
*
Geopolítica e Guerra Fria
Em contrapartida, a URSS utilizou uma
política de isolamento semelhante para aproximar as nações comunistas e protegê-las da invasão ideológica do capitalismo ocidental: era a Cortina de Ferro.
[...] Em sua competição entre si, os Estados-núcleos tentam congregar suas legiões civilizacionais, fazer alianças com Estados de terceiras civilizações, promover a divisão e defecções nas civilizações adversárias e empregar a combinação apropriada de ações diplomáticas, políticas, econômicas e clandestinas, bem como instigações por propaganda e forma de coerção, para atingir seus objetivos [...] (HUNTINGTON, 1997, p. 261).
*
*
A Coexistência Pacífica(1955-1970)
Definia esse período de incertezas e de redefinições do sistema internacional, no qual uma ainda frágil potência, a URSS, via uma vasta oportunidade de manter sua hegemonia e domínio territorial, ao mesmo tempo em que seus problemas econômicos, cada vez mais evidentes, aproximavam-na mais de seu fim. 
*
*
Divisas culturais
No decorrer das relações da Rússia com os países contíguos após a “desestalinização”, houve um constante desentendimento, o que fez com que a então imponência do exército vermelho tivesse de ser mostrada novamente para que sua hegemonia regional fosse mantida. 
não somente o leste-europeu, mas a África, marcada por uma grande miscigenação e com mais de 50 países, sofreu com a dificuldade de abranger politicamente todas as diferenças étnicas e culturais dentro de uma só nação.
*
*
A nova geopolítica global
as mudanças provocadas pelas constantes evoluções tecnológicas se tornaram cada vez mais visíveis nas relações internacionais (como a Terceira Revolução Industrial). 
A superação de distâncias geográficas e temporais e a troca de informações e de conteúdo em tempo real permitiram o aprofundamento da globalização, a interdependência da economia mundial e a integração de várias esferas da sociedade, o que intensificou os processos e modificou a geopolítica global.
*
*
A nova geopolítica GLOBAL
Diante dessa crescente conectividade, verifica-se a emergência de um sistema internacional cada vez mais complexo, juntamente com uma economia global dinâmica e a subsequente ascensão de novos atores (Estados e não Estados). 
A globalização, portanto, está fundamentada nos conceitos de intercâmbio e interdependência entre as nações em aspectos mais abrangentes do que o econômico, como os aspectos culturais, políticos e sociais. 
*
*
A nova geopolítica global
A lógica das disputas está submetida hoje não somente às questões do comércio, mas principalmente às questões geoestratégicas, como a influência ideológica e a utilização do soft power, essenciais para a manutenção da hegemonia das grandes potências.
soft power: é um termo usado na teoria de relações internacionais para descrever a habilidade de um corpo político, como um Estado, para influenciar indiretamente o comportamento ou interesses de outros corpos políticos por meios culturais ou ideológicos.
*
*
Exercício
O geógrafo inglês Halford John Mackinder (1861-1947), que em 1904 escreveu seu famoso artigo “O pivô geográfico da História”, é academicamente reconhecido como o “pai” de qual conceito:
A  poder naval
B  heartland
C  crimland
D  espaço vital
E  pan-regiões
 R: B
*
*
Exercício
O fim da Guerra Fria - clima de tensão política e militar entre as duas superpotências no pós-guerra - provocou transformações geopolíticas na África, entre as quais se pode destacar:
A  O fortalecimento da ajuda financeira e militar dos Estados Unidos aos seus antigos aliados no continente.
B  O término dos conflitos de origem tribal no continente, pois as grandes potências deixam de interferir no processo.
C  O fortalecimento da ajuda financeira e militar da Rússia aos seus antigos aliados no continente.
D  O agravamento dos conflitos de origem tribal e territorial no continente.
E  O fortalecimento da economia dos países do continente, em função do aumento da ajuda financeira externa.
R: D

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando