Logo Passei Direto
Buscar

GEOPOL REGIONAL E INTEGRACAO UNIP

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Geografia política é um ramo da geografia (mais especificamente, da geografia humana) que se dedica ao estudo da interação entre política e território, nomeadamente no que diz respeito à administração. É frequente a confusão estabelecida entre geografia política e geopolítica que, imbricadas e em grande parte superpostas, não se identificam totalmente. Embora em alguns momentos tenham sido mescladas e reduzidas a uma única identidade, cada qual possui origens, especificidades e história própria.
Sobre a distinção observada entre geografia política e geopolítica, é correto afirmar que
I por definição, a geopolítica interpreta o espaço do ponto de vista do Estado e a geografia política, o Estado pelo ponto de vista do espaço.
II a geografia política só se preocupa com o meio ambiente, com as características "naturais" do território, por exemplo (localização, formato, proximidade do mar etc.) se fatores do meio ambiente estabelecerem relações com a vida política.
III a geopolítica tem por objetivo analisar o Estado em suas relações com o território, a soberania, a política territorial, as fronteiras e as potências mundiais, entre outros.
IV a geografia política, ou seja, a análise da dimensão geográfica ou espacial da política, é bastante antiga. Podemos encontrá-la em Aristóteles, Maquiavel, Montesquieu e inúmeros outros filósofos da antiguidade, da Idade Média e da época moderna.
A I, II e III.
B II, III e IV.
C I, III e IV.
D I, II e IV.
E III e IV.

Os principais precursores da geopolítica clássica não eram geógrafos e sim estrategistas militares. Consequentemente, a geopolítica clássica nunca teve por preocupação básica o conhecimento (geográfico e/ou científico) de determinado aspecto da realidade (dimensão espacial da política), mas sim de estabelecer bases para o fortalecimento de “seu” Estado no cenário internacional. A geopolítica logo se expandiu, tendo encontrado um clima propício para o seu desenvolvimento nos períodos pré-guerra e entre guerras da primeira metade do século XX.
Considerando os pressupostos da geopolítica clássica, é correto afirmar que o referido “clima propício” para a sua expansão foi propiciado
I pela característica essencial da política internacional do “modelo westphaliano”, do período compreendido entre a segunda metade do século XVII e início do século XX. Pode-se atribuir a um programa selvagem de exploração colonial e formação de alianças secretas e acirradas rivalidades, em meio a um complexo jogo de interesses políticos e econômicos, frequentemente destrutivo das sociedades colonizadas e instigador de tensões políticas entre os países europeus.
II pela ordem internacional que, segundo a visão idealista, deve apoiar-se nas seguintes ações: supressão da diplomacia secreta, liberdade dos mares, limitação dos armamentos, remoção das barreiras comerciais, reajuste dos territórios, fim da exploração colonial e criação de uma Sociedade das Nações.
III por processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política, com o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do XXI.
IV pela análise da dimensão geográfica ou espacial da política, bastante difundida nas obras de Aristóteles, Maquiavel, Montesquieu e outros filósofos da antiguidade, da Idade Média ou da época moderna, que ofereceram fundamentos para orientar a política externa das grandes potências a partir do final do século XIX e início do XX.
A I e II.
B III e IV.
C I, III e IV.
D I, somente.
E III, somente.

Podemos afirmar que um estudo sistemático da dimensão geográfica da política foi desenvolvido a partir
Assinale a alternativa correta.
A) da publicação das obras de Aristóteles, Maquiavel, Montesquieu e inúmeros outros filósofos da antiguidade, da Idade Média e da época moderna, que escreveram sobre temas entre os quais incluem-se os seguintes: dimensão espacial da política (tamanho e localização do território); importância da geografia; localização e defesa da fortaleza do príncipe.
B) de 1945, quando a ênfase das preocupações recai sobre a chamada escala macro ou continental/planetária. Nesse âmbito discute-se, entre outros, os seguintes temas: disputa pelo poder mundial; o Estado como grande potência; estratégias espaciais para a conquista desse status.
C) de meados dos anos 1970, período em que a geopolítica sai do ostracismo e volta a ser estudada, agora como "campo de estudos", como área interdisciplinar, abordando, por exemplo, a questão ambiental.
D) da publicação das obras do general alemão Karl Haushofer, que popularizou a geopolítica ao reconhecer ligações, embora problemáticas, com o nazismo, contribuindo indiretamente para a produção da obra Mein Kampf, de Hitler. Além de sua contribuição a essa obra, tristemente famosa nos anos 1930 e 40, Haushofer foi responsável pela Revista de Geopolítica [Zeitschrift für Geopolitik], editada em Munique, de 1924 a 1944, cuja tiragem mensal, originalmente de 3 mil exemplares, chegou a atingir a marca dos 30 mil exemplares, fato bastante expressivo para a época.
E) da publicação da obra Politische Geographie [Geografia Política], de Friedrich Ratzel, publicada em 1897. Com Ratzel tem início um estudo sistemático da dimensão geográfica da política, no qual a espacialidade ou a territorialidade do Estado constitui o principal objeto de interesse.

No campo de estudos da geopolítica há um amplo entendimento de que há, ou houve, diversas interpretações relativas ao que seja geopolítica e suas relações com a geografia política. Essas interpretações variaram muito no espaço e no tempo.
A concepção de que a geopolítica é ideológica e a geografia política, uma ciência é própria
I de alguns poucos geógrafos dos anos 1930 e 1940, entre os quais A. Hettner e Leo Waibel, e da quase totalidade deles, bem como de inúmeros outros cientistas sociais do pós-guerra. Pierre George, talvez o geógrafo francês mais conhecido dos anos 50 aos 70, representativo dessa visão, afirmava que a geopolítica seria uma "pseudo-ciência", uma caricatura da geografia política. Esta visão foi praticamente uma reação à anteriormente predominante, no período pré-Segunda Guerra Mundial.
II de inúmeros geopolíticos anteriores à Segunda Guerra Mundial, entre os quais, Kjellén, Haushofer e outros colaboradores da Revista de Geopolítica, além do general Golbery do Couto e Silva e muitos outros militares no Brasil.
III de Yves Lacoste, que a inaugurou com seu famoso livro-panfleto A Geografia - isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra (1976), que serviu de ideário à revista Hérodote - revue de géographie et de géopolitique. Segundo essa visão, a geografia de verdade (a "essencial" ou fundamental) não teria surgido no século XIX com Humboldt e Ritter, mas sim na antiguidade, juntamente com os primeiros mapas.
IV do final dos anos 1980 e constitui quase um consenso nos dias atuais. Não trata tanto do que foi a geopolítica e sim do que ela representa atualmente.
A) III e IV.
B) II, somente.
C) I e II.
D) II, III e IV.
E) I, somente.

O confronto geopolítico entre poder terrestre versus poder marítimo no período da Guerra Fria ganhou forma institucional, respectivamente, sob quais alianças militares?
Assinale a alternativa correta.
A) Pacto de Tordesilhas e Santa Aliança.
B) Westphalia e Santa Aliança.
C) Pacto de Varsóvia e OTAN.
D) OTAN e Comissão Brundtland.
E) CEI e União Europeia.

O conceito geopolítico de espaço-vital (lebensraum) foi elaborado pelo geógrafo
Quem foi o autor desse conceito?
A) Carl Schmitt.
B) Elen Sample.
C) Carl Ritter.
D) Alexander von Humboldt.
E) Friedrich Ratzel.

Tratando de geopolítica, Yves Lacoste considera que a causa principal do fraco desenvolvimento da reflexão geopolítica é a verdadeira mutilação que sofreu o raciocínio geográfico.
Tomando por base as considerações realizadas por Lacoste, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.
A) A primeira consideração conduz à ideia vigente nos dias atuais de que a geografia deve se afastar da geopolítica devido a seu caráter bélico.
B) Conflitos nacionais em um mesmo Estado, como na Rússia, confirmam a segunda afirmação do autor.
C) A data da obra e as ideias do geógrafo sugerem não ter havido renovação do pensamento geográfico.
D) O pensamento geopolítico surgiu na extinta União Soviética e disso decorre a preponderância de pensamentos geopolíticos de esquerda.
E) As configurações espaciais são de ordem urbana e sociológica, razão pela qual a geografia abandonou seu interesse pela geopolítica.

A atual ordem internacional, nascida com a ruína da bipolaridade (o mundo da guerra fria e das duas superpotências, de 1945 até 1985-1991) possui importantes traços que lhe são característicos.
As principais características da atual ordem internacional são:
a) o avanço da Revolução Verde e do regionalismo, a formação de blocos ou mercados regionais, o reforço da localização industrial baseada na matéria prima e do setor primário como mercado de trabalho.
b) o avanço da Terceira Revolução Industrial e da globalização capitalista, a formação de blocos ou mercados regionais, a redefinição do mercado de trabalho e dos fatores de localização industrial.
c) o avanço da revolução técnico-científica, o reforço dos mercados locais, a formação de blocos ou mercados regionais, a qualificação do mercado de trabalho e a redefinição dos fatores de localização industrial.
d) o avanço da Revolução Industrial, do regionalismo e da globalização, o reforço da localização industrial baseada na matéria prima e do setor primário como mercado de trabalho.
e) o avanço da Terceira Revolução Industrial e da globalização capitalista, a formação de blocos ou mercados regionais, o reforço da localização industrial baseada na matéria prima e do setor primário como mercado de trabalho.

Leia atentamente o texto de Otávio Ianni apresentado a seguir. O neoliberalismo dos tempos da globalização do capitalismo retoma e desenvolve os princípios que se haviam formulado e posto em prática com o liberalismo ou a doutrina da mão invisível, a partir do século XVIII.
Considere as afirmativas abaixo e assinale a incorreta:
A) O Neoliberalismo surgiu logo depois da Segunda Guerra Mundial, na Europa e nos Estados Unidos, onde o Capitalismo era hegemônico.
B) A primeira experiência neoliberal sistemática do mundo ocorreu no Chile, nos anos 70, sob a ditadura de Pinochet.
C) O Neoliberalismo desloca as possibilidades de soberania para as organizações, corporações e outras entidades de âmbito global.
D) O Neoliberalismo é uma forma avançada do Estado do Bem-Estar Social (Welfare State) por incluir entre seus princípios o incremento de políticas sociais.
E) (Nenhuma das alternativas anteriores está correta).

Comparando o Mercosul com a União Europeia é correto afirmar que
Qual é a alternativa correta?
A) enquanto a União Europeia conheceu ampla integração territorial por meio de infraestruturas (ferrovias, rodovias, hidrovias), antes mesmo de sua institucionalização, o Mercosul passou a expandir tais infraestruturas somente após sua criação e, ainda assim, em ritmo bastante lento.
B) eles não são passíveis de comparação, pois a União Europeia resultou de um tratado amplo e antigo entre países desenvolvidos e o Mercosul é um acordo de Livre Comércio entre países subdesenvolvidos que nunca visou a qualquer tipo de integração regional.
C) a integração regional da União europeia atinge as esferas econômica, social, política e cultural, do mesmo modo que o Mercosul, que projeta para o futuro a plena integração comercial em todos os setores da economia e a adoção de uma moeda comum ainda em 2006.
D) nos dois casos verificou-se que, após as tentativas de integração regional, as relações comerciais entre os países membros praticamente não foram afetadas, pondo em dúvida a eficácia dessas organizações supranacionais.
E) a União europeia tem colhido fracassos em razão de ser composta por países com histórico recente de conflitos armados, ao passo que os sucessos do Mercosul devem-se à harmonia natural de países vizinhos sem histórico de conflitos.

Considerando que a escassez de postos de trabalho é hoje um dos principais desafios de governos de todo o mundo, avalie as afirmativas abaixo e assinale a incorreta.
Qual é a afirmativa incorreta?
A) Nas décadas seguintes à II Guerra Mundial, a maioria das nações industrializadas vivia em regime de pleno emprego.
B) A recente onda de desemprego não é apenas conjuntural: ela é estrutural.
C) A economia informal urbana ganha grande peso nos países menos desenvolvidos. Em nações africanas como Gâmbia, Gana, Mali e Uganda, a economia informal chega a empregar 70% da população economicamente ativa.
D) O desemprego leva os empregados a articular-se, o que fortalece os sindicatos e aumenta a participação do Estado no gerenciamento da seguridade social da classe trabalhadora.
E) (Nenhuma das anteriores).

A globalização é considerada por alguns estudiosos como a expressão máxima das relações do sistema capitalista em nível mundial.
Está correto o afirmado em
I amplia os investimentos das empresas, não importando a origem do capital e sim as alianças estabelecidas entre empresas e países para a abertura de novos mercados.
II ampliou o poder político dos Estados Nacionais e desfez conflitos entre países.
III associada à modernização tecnológica possibilitou a internacionalização dos sistemas produtivos e financeiros e das comunicações.
a) I, somente.
b) III, somente.
c) I e II.
d) I e III.
e) I, II, e III.

No fim da Guerra Fria o clima de tensão política e militar entre as duas superpotências no pós-guerra provocou transformações geopolíticas na África, entre as quais podemos destacar
Qual é a alternativa correta?
A) o fortalecimento da ajuda financeira e militar dos Estados Unidos aos seus antigos aliados no continente.
B) o término dos conflitos de origem tribal no continente, pois as grandes potências deixaram de interferir no processo.
C) o fortalecimento da ajuda financeira e militar da Rússia aos seus antigos aliados no continente.
D) o agravamento dos conflitos de origem tribal e territorial no continente.
E) o fortalecimento da economia dos países do continente, em função do aumento da ajuda financeira externa.

O poema sobre a bomba atômica, a "anti-rosa", causa impacto no leitor e é oportuno porque em 1995, justamente quando se comemorou o cinquentenário de Hiroshima, testes nucleares foram realizados.
Sobre o tema, assinale a afirmativa incorreta:
A) Mururoa e Fangatriafa pertencem à Polinésia Francesa onde são realizados testes nucleares pelo governo francês.
B) A bomba atômica que a França detonou no atol de Mururoa, em setembro de 1995, provocou uma onda mundial de condenações.
C) Em abril de 1995, teve início em Nova Iorque, a Conferência de Revisão do Tratado de não-proliferação de Armas Nucleares (T.N.P.). O T.N.P. entrou em vigor em 1970 com a adesão de 147 países.
D) O número de armas nucleares do mundo é, hoje, infinitamente menor do que era em 1970.
E) Atualmente, só se realizam testes atômicos subterrâneos ou, como a França vem realizando, testes subterrâneos.

No pós-Guerra difundiu-se o uso de uma classificação dos diversos países em três grandes blocos: Primeiro, Segundo e Terceiro Mundos. No entanto, essa classificação apresenta inúmeros inconvenientes, sobretudo neste século, em virtude da
A) insistência em fundamentar os critérios de classificação a partir de fatores raciais e da natureza.
B) incapacidade de criar agrupamentos para países com características híbridas.
C) desconsideração de elementos políticos e econômicos como base para a divisão das várias nações.
D) observação de espaços subdesenvolvidos no interior do Primeiro Mundo, que conduz ao rebaixamento de alguns países para o Segundo Mundo.
E) manutenção das nações socialistas no grupo do Terceiro Mundo, quando elas deveriam estar integradas no Primeiro Mundo.

As questões religiosas ainda afloram em várias regiões do globo, agravando situações de instabilidade e conflitos, associadas a outros fatores sociais, econômicos e políticos. Na Ásia, atualmente, vários países e regiões enfrentam tensões reais ou potenciais, em que o componente religioso se faz presente.
Considerando esses fatores, assinale a afirmativa incorreta.
A) A Índia, país de origem e convívio de várias grandes religiões, enfrenta tanto choques entre muçulmanos e hinduístas, quanto ressentimentos contra as minorias cristãs.
B) A Indonésia, hoje o mais populoso país muçulmano, além de conflitos étnicos, ressente-se de animosidades entre o grupo religioso predominante e as minorias cristãs.
C) As Filipinas, país de maioria católica, no que constitui uma exceção no Sudeste Asiático, têm enfrentado conflitos de tendência separatista com a minoria muçulmana.
D) Os países árabes - Síria, Jordânia e Iraque - que assistiram à expansão do Cristianismo nos seus primórdios, têm um grave fator de instabilidade política nos conflitos entre muçulmanos e cristãos, hoje em minoria.
E) (Nenhuma das anteriores).

As diferenças ideológicas entre os dois blocos - o capitalista, liderado pelos EUA, e o socialista, liderado pela União Soviética, determinaram a eclosão de uma nova geopolítica do mundo: a Guerra Fria.
Sobre a Guerra Fria, assinale a afirmativa incorreta:
A) A disputa entre os dois blocos pela hegemonia planetária provocou vários conflitos no mundo.
B) Durante mais de 40 anos, as duas superpotências mantiveram-se em clima de confronto permanente, chegando mesmo a um conflito armado direto.
C) A Guerra Fria assinalou a decadência geopolítica da Europa, bipartida em zonas de influência submetidas aos EUA e à União Soviética.
D) A disputa entre os dois blocos pela hegemonia planetária provocou uma corrida por avanços militares e científicos.
E) Nas áreas coloniais da África e da Ásia ocorreu um processo de descolonização decorrente da relativa perda do domínio europeu no mundo.

Sobre a Guerra Fria, pode-se afirmar que
I a grande dificuldade em estabelecer os marcos da Guerra Fria consiste no fato de que não estamos lidando com um simples acontecimento, de verificação imediata que possa ser isolado rigidamente como objeto histórico. Ao contrário, trata-se de um processo global extremamente complexo sujeito a múltiplas interpretações.
II a Guerra Fria foi mais que uma disputa armamentista ou geopolítica. Ela teve uma importante dimensão cultural, que colocou em movimento um jogo simbólico do Bem contra o Mal. Ela mexeu com a imaginação das pessoas, criou e reforçou preconceitos, ódios e ansiedades.
III dois marcos parecem ser adequados para marcar o início e o fim da Guerra Fria: seu início teria sido a conquista de um novo poder pelo homem – a bomba atômica – e seu fim, a Guerra do Golfo, quando os Estados Unidos escolheram outros símbolos para ocupar o lugar que antes pertencia ao comunismo, como o assim chamado fanatismo islâmico ou o narcotráfico.
IV a Guerra Fria não degenerou em conflito mundial porque impôs uma nova forma de paz, a paz pelo medo (...) o efeito mais visível dos armamentos termonucleares foi o de dissuadir as duas grandes nações de fazer a guerra total: o esforço no sentido de não pôr em prática as ameaças que eram manifestadas e que se explicam pela enormidade de armas disponíveis; modificou o jogo diplomático, uma vez que, mais do que nunca, não existe uma proporcionalidade entre os meios de poder de um Estado e sua capacidade de impor aos outros sua vontade.
V dentre os vários conflitos que ocorreram no âmbito da Guerra Fria, destacaram-se a Guerra da Coreia, a construção do muro de Berlim, a crise dos mísseis em Cuba, a Guerra do Vietnã e o conflito entre as duas Chinas.
A) II e IV.
B) I, III e V.
C) I, II, III, IV e V.
D) I, III, IV e V.
E) (Nenhuma das afirmativas está correta)

Considere as afirmativas abaixo e assinale a incorreta.
A A Segunda Guerra Mundial foi um prolongamento da Primeira Guerra: disputas das potências industriais por mercados e matérias-primas, não resolvidas na Primeira Guerra, foram acirradas na Alemanha, Itália e Japão.
B O Tratado de Versalhes, imposto à Alemanha pelos vencedores da Primeira Guerra, foi um dos motivos que levaram a Alemanha para a guerra. Em suas cláusulas mais importantes a Alemanha foi a única responsável pela eclosão da Guerra. Por outro lado, perdeu todas as suas colônias e vários territórios alemães na Europa, além de ser obrigada a enfrentar limitações militares e ter que realizar pesadíssimas reparações econômicas do destruído durante a guerra.
C As duras condições do Tratado de Versalhes geraram, entre os alemães, um profundo ressentimento, responsável em grande parte pela ascensão de Hitler ao poder, o que acabou desencadeando a Segunda Guerra Mundial.
D Alemanha, Japão e Rússia foram os principais países associados em uma aliança denominada Eixo.
E O Dia D ocorreu em junho de 1944, quando as tropas americanas-canadenses desembarcaram na Normandia, acelerando o processo que culminaria no fim da Segunda Guerra Mundial.

Sobre o continente africano, considere as afirmativas abaixo.
I No início da Primeira Guerra Mundial, 90% do território africano estava sob o domínio da Europa.
II Com o processo de descolonização da África, após o longo período conturbado da colonização, os países tornaram-se independentes e tiveram condições de resgatar suas identidades nacionais e ingressarem em um período de paz.
III O processo de descolonização da África decorreu do enfraquecimento político e econômico da Europa no pós-guerra, o que fragilizou seu poder sobre as colônias.
IV O processo de colonização da África foi iniciado no século XV e o processo de descolonização foi iniciado após a Segunda Guerra Mundial.
V A partilha da África ocorreu de forma arbitrária, desrespeitando as características socioculturais de centenas de grupos étnicos, o que contribuiu para a ocorrência de muitos conflitos durante a colonização e após a emancipação políticas das colônias.
A) IV, somente.
B) II, somente.
C) III, somente.
D) I, somente.
E) V, somente.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Geografia política é um ramo da geografia (mais especificamente, da geografia humana) que se dedica ao estudo da interação entre política e território, nomeadamente no que diz respeito à administração. É frequente a confusão estabelecida entre geografia política e geopolítica que, imbricadas e em grande parte superpostas, não se identificam totalmente. Embora em alguns momentos tenham sido mescladas e reduzidas a uma única identidade, cada qual possui origens, especificidades e história própria.
Sobre a distinção observada entre geografia política e geopolítica, é correto afirmar que
I por definição, a geopolítica interpreta o espaço do ponto de vista do Estado e a geografia política, o Estado pelo ponto de vista do espaço.
II a geografia política só se preocupa com o meio ambiente, com as características "naturais" do território, por exemplo (localização, formato, proximidade do mar etc.) se fatores do meio ambiente estabelecerem relações com a vida política.
III a geopolítica tem por objetivo analisar o Estado em suas relações com o território, a soberania, a política territorial, as fronteiras e as potências mundiais, entre outros.
IV a geografia política, ou seja, a análise da dimensão geográfica ou espacial da política, é bastante antiga. Podemos encontrá-la em Aristóteles, Maquiavel, Montesquieu e inúmeros outros filósofos da antiguidade, da Idade Média e da época moderna.
A I, II e III.
B II, III e IV.
C I, III e IV.
D I, II e IV.
E III e IV.

Os principais precursores da geopolítica clássica não eram geógrafos e sim estrategistas militares. Consequentemente, a geopolítica clássica nunca teve por preocupação básica o conhecimento (geográfico e/ou científico) de determinado aspecto da realidade (dimensão espacial da política), mas sim de estabelecer bases para o fortalecimento de “seu” Estado no cenário internacional. A geopolítica logo se expandiu, tendo encontrado um clima propício para o seu desenvolvimento nos períodos pré-guerra e entre guerras da primeira metade do século XX.
Considerando os pressupostos da geopolítica clássica, é correto afirmar que o referido “clima propício” para a sua expansão foi propiciado
I pela característica essencial da política internacional do “modelo westphaliano”, do período compreendido entre a segunda metade do século XVII e início do século XX. Pode-se atribuir a um programa selvagem de exploração colonial e formação de alianças secretas e acirradas rivalidades, em meio a um complexo jogo de interesses políticos e econômicos, frequentemente destrutivo das sociedades colonizadas e instigador de tensões políticas entre os países europeus.
II pela ordem internacional que, segundo a visão idealista, deve apoiar-se nas seguintes ações: supressão da diplomacia secreta, liberdade dos mares, limitação dos armamentos, remoção das barreiras comerciais, reajuste dos territórios, fim da exploração colonial e criação de uma Sociedade das Nações.
III por processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política, com o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do XXI.
IV pela análise da dimensão geográfica ou espacial da política, bastante difundida nas obras de Aristóteles, Maquiavel, Montesquieu e outros filósofos da antiguidade, da Idade Média ou da época moderna, que ofereceram fundamentos para orientar a política externa das grandes potências a partir do final do século XIX e início do XX.
A I e II.
B III e IV.
C I, III e IV.
D I, somente.
E III, somente.

Podemos afirmar que um estudo sistemático da dimensão geográfica da política foi desenvolvido a partir
Assinale a alternativa correta.
A) da publicação das obras de Aristóteles, Maquiavel, Montesquieu e inúmeros outros filósofos da antiguidade, da Idade Média e da época moderna, que escreveram sobre temas entre os quais incluem-se os seguintes: dimensão espacial da política (tamanho e localização do território); importância da geografia; localização e defesa da fortaleza do príncipe.
B) de 1945, quando a ênfase das preocupações recai sobre a chamada escala macro ou continental/planetária. Nesse âmbito discute-se, entre outros, os seguintes temas: disputa pelo poder mundial; o Estado como grande potência; estratégias espaciais para a conquista desse status.
C) de meados dos anos 1970, período em que a geopolítica sai do ostracismo e volta a ser estudada, agora como "campo de estudos", como área interdisciplinar, abordando, por exemplo, a questão ambiental.
D) da publicação das obras do general alemão Karl Haushofer, que popularizou a geopolítica ao reconhecer ligações, embora problemáticas, com o nazismo, contribuindo indiretamente para a produção da obra Mein Kampf, de Hitler. Além de sua contribuição a essa obra, tristemente famosa nos anos 1930 e 40, Haushofer foi responsável pela Revista de Geopolítica [Zeitschrift für Geopolitik], editada em Munique, de 1924 a 1944, cuja tiragem mensal, originalmente de 3 mil exemplares, chegou a atingir a marca dos 30 mil exemplares, fato bastante expressivo para a época.
E) da publicação da obra Politische Geographie [Geografia Política], de Friedrich Ratzel, publicada em 1897. Com Ratzel tem início um estudo sistemático da dimensão geográfica da política, no qual a espacialidade ou a territorialidade do Estado constitui o principal objeto de interesse.

No campo de estudos da geopolítica há um amplo entendimento de que há, ou houve, diversas interpretações relativas ao que seja geopolítica e suas relações com a geografia política. Essas interpretações variaram muito no espaço e no tempo.
A concepção de que a geopolítica é ideológica e a geografia política, uma ciência é própria
I de alguns poucos geógrafos dos anos 1930 e 1940, entre os quais A. Hettner e Leo Waibel, e da quase totalidade deles, bem como de inúmeros outros cientistas sociais do pós-guerra. Pierre George, talvez o geógrafo francês mais conhecido dos anos 50 aos 70, representativo dessa visão, afirmava que a geopolítica seria uma "pseudo-ciência", uma caricatura da geografia política. Esta visão foi praticamente uma reação à anteriormente predominante, no período pré-Segunda Guerra Mundial.
II de inúmeros geopolíticos anteriores à Segunda Guerra Mundial, entre os quais, Kjellén, Haushofer e outros colaboradores da Revista de Geopolítica, além do general Golbery do Couto e Silva e muitos outros militares no Brasil.
III de Yves Lacoste, que a inaugurou com seu famoso livro-panfleto A Geografia - isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra (1976), que serviu de ideário à revista Hérodote - revue de géographie et de géopolitique. Segundo essa visão, a geografia de verdade (a "essencial" ou fundamental) não teria surgido no século XIX com Humboldt e Ritter, mas sim na antiguidade, juntamente com os primeiros mapas.
IV do final dos anos 1980 e constitui quase um consenso nos dias atuais. Não trata tanto do que foi a geopolítica e sim do que ela representa atualmente.
A) III e IV.
B) II, somente.
C) I e II.
D) II, III e IV.
E) I, somente.

O confronto geopolítico entre poder terrestre versus poder marítimo no período da Guerra Fria ganhou forma institucional, respectivamente, sob quais alianças militares?
Assinale a alternativa correta.
A) Pacto de Tordesilhas e Santa Aliança.
B) Westphalia e Santa Aliança.
C) Pacto de Varsóvia e OTAN.
D) OTAN e Comissão Brundtland.
E) CEI e União Europeia.

O conceito geopolítico de espaço-vital (lebensraum) foi elaborado pelo geógrafo
Quem foi o autor desse conceito?
A) Carl Schmitt.
B) Elen Sample.
C) Carl Ritter.
D) Alexander von Humboldt.
E) Friedrich Ratzel.

Tratando de geopolítica, Yves Lacoste considera que a causa principal do fraco desenvolvimento da reflexão geopolítica é a verdadeira mutilação que sofreu o raciocínio geográfico.
Tomando por base as considerações realizadas por Lacoste, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.
A) A primeira consideração conduz à ideia vigente nos dias atuais de que a geografia deve se afastar da geopolítica devido a seu caráter bélico.
B) Conflitos nacionais em um mesmo Estado, como na Rússia, confirmam a segunda afirmação do autor.
C) A data da obra e as ideias do geógrafo sugerem não ter havido renovação do pensamento geográfico.
D) O pensamento geopolítico surgiu na extinta União Soviética e disso decorre a preponderância de pensamentos geopolíticos de esquerda.
E) As configurações espaciais são de ordem urbana e sociológica, razão pela qual a geografia abandonou seu interesse pela geopolítica.

A atual ordem internacional, nascida com a ruína da bipolaridade (o mundo da guerra fria e das duas superpotências, de 1945 até 1985-1991) possui importantes traços que lhe são característicos.
As principais características da atual ordem internacional são:
a) o avanço da Revolução Verde e do regionalismo, a formação de blocos ou mercados regionais, o reforço da localização industrial baseada na matéria prima e do setor primário como mercado de trabalho.
b) o avanço da Terceira Revolução Industrial e da globalização capitalista, a formação de blocos ou mercados regionais, a redefinição do mercado de trabalho e dos fatores de localização industrial.
c) o avanço da revolução técnico-científica, o reforço dos mercados locais, a formação de blocos ou mercados regionais, a qualificação do mercado de trabalho e a redefinição dos fatores de localização industrial.
d) o avanço da Revolução Industrial, do regionalismo e da globalização, o reforço da localização industrial baseada na matéria prima e do setor primário como mercado de trabalho.
e) o avanço da Terceira Revolução Industrial e da globalização capitalista, a formação de blocos ou mercados regionais, o reforço da localização industrial baseada na matéria prima e do setor primário como mercado de trabalho.

Leia atentamente o texto de Otávio Ianni apresentado a seguir. O neoliberalismo dos tempos da globalização do capitalismo retoma e desenvolve os princípios que se haviam formulado e posto em prática com o liberalismo ou a doutrina da mão invisível, a partir do século XVIII.
Considere as afirmativas abaixo e assinale a incorreta:
A) O Neoliberalismo surgiu logo depois da Segunda Guerra Mundial, na Europa e nos Estados Unidos, onde o Capitalismo era hegemônico.
B) A primeira experiência neoliberal sistemática do mundo ocorreu no Chile, nos anos 70, sob a ditadura de Pinochet.
C) O Neoliberalismo desloca as possibilidades de soberania para as organizações, corporações e outras entidades de âmbito global.
D) O Neoliberalismo é uma forma avançada do Estado do Bem-Estar Social (Welfare State) por incluir entre seus princípios o incremento de políticas sociais.
E) (Nenhuma das alternativas anteriores está correta).

Comparando o Mercosul com a União Europeia é correto afirmar que
Qual é a alternativa correta?
A) enquanto a União Europeia conheceu ampla integração territorial por meio de infraestruturas (ferrovias, rodovias, hidrovias), antes mesmo de sua institucionalização, o Mercosul passou a expandir tais infraestruturas somente após sua criação e, ainda assim, em ritmo bastante lento.
B) eles não são passíveis de comparação, pois a União Europeia resultou de um tratado amplo e antigo entre países desenvolvidos e o Mercosul é um acordo de Livre Comércio entre países subdesenvolvidos que nunca visou a qualquer tipo de integração regional.
C) a integração regional da União europeia atinge as esferas econômica, social, política e cultural, do mesmo modo que o Mercosul, que projeta para o futuro a plena integração comercial em todos os setores da economia e a adoção de uma moeda comum ainda em 2006.
D) nos dois casos verificou-se que, após as tentativas de integração regional, as relações comerciais entre os países membros praticamente não foram afetadas, pondo em dúvida a eficácia dessas organizações supranacionais.
E) a União europeia tem colhido fracassos em razão de ser composta por países com histórico recente de conflitos armados, ao passo que os sucessos do Mercosul devem-se à harmonia natural de países vizinhos sem histórico de conflitos.

Considerando que a escassez de postos de trabalho é hoje um dos principais desafios de governos de todo o mundo, avalie as afirmativas abaixo e assinale a incorreta.
Qual é a afirmativa incorreta?
A) Nas décadas seguintes à II Guerra Mundial, a maioria das nações industrializadas vivia em regime de pleno emprego.
B) A recente onda de desemprego não é apenas conjuntural: ela é estrutural.
C) A economia informal urbana ganha grande peso nos países menos desenvolvidos. Em nações africanas como Gâmbia, Gana, Mali e Uganda, a economia informal chega a empregar 70% da população economicamente ativa.
D) O desemprego leva os empregados a articular-se, o que fortalece os sindicatos e aumenta a participação do Estado no gerenciamento da seguridade social da classe trabalhadora.
E) (Nenhuma das anteriores).

A globalização é considerada por alguns estudiosos como a expressão máxima das relações do sistema capitalista em nível mundial.
Está correto o afirmado em
I amplia os investimentos das empresas, não importando a origem do capital e sim as alianças estabelecidas entre empresas e países para a abertura de novos mercados.
II ampliou o poder político dos Estados Nacionais e desfez conflitos entre países.
III associada à modernização tecnológica possibilitou a internacionalização dos sistemas produtivos e financeiros e das comunicações.
a) I, somente.
b) III, somente.
c) I e II.
d) I e III.
e) I, II, e III.

No fim da Guerra Fria o clima de tensão política e militar entre as duas superpotências no pós-guerra provocou transformações geopolíticas na África, entre as quais podemos destacar
Qual é a alternativa correta?
A) o fortalecimento da ajuda financeira e militar dos Estados Unidos aos seus antigos aliados no continente.
B) o término dos conflitos de origem tribal no continente, pois as grandes potências deixaram de interferir no processo.
C) o fortalecimento da ajuda financeira e militar da Rússia aos seus antigos aliados no continente.
D) o agravamento dos conflitos de origem tribal e territorial no continente.
E) o fortalecimento da economia dos países do continente, em função do aumento da ajuda financeira externa.

O poema sobre a bomba atômica, a "anti-rosa", causa impacto no leitor e é oportuno porque em 1995, justamente quando se comemorou o cinquentenário de Hiroshima, testes nucleares foram realizados.
Sobre o tema, assinale a afirmativa incorreta:
A) Mururoa e Fangatriafa pertencem à Polinésia Francesa onde são realizados testes nucleares pelo governo francês.
B) A bomba atômica que a França detonou no atol de Mururoa, em setembro de 1995, provocou uma onda mundial de condenações.
C) Em abril de 1995, teve início em Nova Iorque, a Conferência de Revisão do Tratado de não-proliferação de Armas Nucleares (T.N.P.). O T.N.P. entrou em vigor em 1970 com a adesão de 147 países.
D) O número de armas nucleares do mundo é, hoje, infinitamente menor do que era em 1970.
E) Atualmente, só se realizam testes atômicos subterrâneos ou, como a França vem realizando, testes subterrâneos.

No pós-Guerra difundiu-se o uso de uma classificação dos diversos países em três grandes blocos: Primeiro, Segundo e Terceiro Mundos. No entanto, essa classificação apresenta inúmeros inconvenientes, sobretudo neste século, em virtude da
A) insistência em fundamentar os critérios de classificação a partir de fatores raciais e da natureza.
B) incapacidade de criar agrupamentos para países com características híbridas.
C) desconsideração de elementos políticos e econômicos como base para a divisão das várias nações.
D) observação de espaços subdesenvolvidos no interior do Primeiro Mundo, que conduz ao rebaixamento de alguns países para o Segundo Mundo.
E) manutenção das nações socialistas no grupo do Terceiro Mundo, quando elas deveriam estar integradas no Primeiro Mundo.

As questões religiosas ainda afloram em várias regiões do globo, agravando situações de instabilidade e conflitos, associadas a outros fatores sociais, econômicos e políticos. Na Ásia, atualmente, vários países e regiões enfrentam tensões reais ou potenciais, em que o componente religioso se faz presente.
Considerando esses fatores, assinale a afirmativa incorreta.
A) A Índia, país de origem e convívio de várias grandes religiões, enfrenta tanto choques entre muçulmanos e hinduístas, quanto ressentimentos contra as minorias cristãs.
B) A Indonésia, hoje o mais populoso país muçulmano, além de conflitos étnicos, ressente-se de animosidades entre o grupo religioso predominante e as minorias cristãs.
C) As Filipinas, país de maioria católica, no que constitui uma exceção no Sudeste Asiático, têm enfrentado conflitos de tendência separatista com a minoria muçulmana.
D) Os países árabes - Síria, Jordânia e Iraque - que assistiram à expansão do Cristianismo nos seus primórdios, têm um grave fator de instabilidade política nos conflitos entre muçulmanos e cristãos, hoje em minoria.
E) (Nenhuma das anteriores).

As diferenças ideológicas entre os dois blocos - o capitalista, liderado pelos EUA, e o socialista, liderado pela União Soviética, determinaram a eclosão de uma nova geopolítica do mundo: a Guerra Fria.
Sobre a Guerra Fria, assinale a afirmativa incorreta:
A) A disputa entre os dois blocos pela hegemonia planetária provocou vários conflitos no mundo.
B) Durante mais de 40 anos, as duas superpotências mantiveram-se em clima de confronto permanente, chegando mesmo a um conflito armado direto.
C) A Guerra Fria assinalou a decadência geopolítica da Europa, bipartida em zonas de influência submetidas aos EUA e à União Soviética.
D) A disputa entre os dois blocos pela hegemonia planetária provocou uma corrida por avanços militares e científicos.
E) Nas áreas coloniais da África e da Ásia ocorreu um processo de descolonização decorrente da relativa perda do domínio europeu no mundo.

Sobre a Guerra Fria, pode-se afirmar que
I a grande dificuldade em estabelecer os marcos da Guerra Fria consiste no fato de que não estamos lidando com um simples acontecimento, de verificação imediata que possa ser isolado rigidamente como objeto histórico. Ao contrário, trata-se de um processo global extremamente complexo sujeito a múltiplas interpretações.
II a Guerra Fria foi mais que uma disputa armamentista ou geopolítica. Ela teve uma importante dimensão cultural, que colocou em movimento um jogo simbólico do Bem contra o Mal. Ela mexeu com a imaginação das pessoas, criou e reforçou preconceitos, ódios e ansiedades.
III dois marcos parecem ser adequados para marcar o início e o fim da Guerra Fria: seu início teria sido a conquista de um novo poder pelo homem – a bomba atômica – e seu fim, a Guerra do Golfo, quando os Estados Unidos escolheram outros símbolos para ocupar o lugar que antes pertencia ao comunismo, como o assim chamado fanatismo islâmico ou o narcotráfico.
IV a Guerra Fria não degenerou em conflito mundial porque impôs uma nova forma de paz, a paz pelo medo (...) o efeito mais visível dos armamentos termonucleares foi o de dissuadir as duas grandes nações de fazer a guerra total: o esforço no sentido de não pôr em prática as ameaças que eram manifestadas e que se explicam pela enormidade de armas disponíveis; modificou o jogo diplomático, uma vez que, mais do que nunca, não existe uma proporcionalidade entre os meios de poder de um Estado e sua capacidade de impor aos outros sua vontade.
V dentre os vários conflitos que ocorreram no âmbito da Guerra Fria, destacaram-se a Guerra da Coreia, a construção do muro de Berlim, a crise dos mísseis em Cuba, a Guerra do Vietnã e o conflito entre as duas Chinas.
A) II e IV.
B) I, III e V.
C) I, II, III, IV e V.
D) I, III, IV e V.
E) (Nenhuma das afirmativas está correta)

Considere as afirmativas abaixo e assinale a incorreta.
A A Segunda Guerra Mundial foi um prolongamento da Primeira Guerra: disputas das potências industriais por mercados e matérias-primas, não resolvidas na Primeira Guerra, foram acirradas na Alemanha, Itália e Japão.
B O Tratado de Versalhes, imposto à Alemanha pelos vencedores da Primeira Guerra, foi um dos motivos que levaram a Alemanha para a guerra. Em suas cláusulas mais importantes a Alemanha foi a única responsável pela eclosão da Guerra. Por outro lado, perdeu todas as suas colônias e vários territórios alemães na Europa, além de ser obrigada a enfrentar limitações militares e ter que realizar pesadíssimas reparações econômicas do destruído durante a guerra.
C As duras condições do Tratado de Versalhes geraram, entre os alemães, um profundo ressentimento, responsável em grande parte pela ascensão de Hitler ao poder, o que acabou desencadeando a Segunda Guerra Mundial.
D Alemanha, Japão e Rússia foram os principais países associados em uma aliança denominada Eixo.
E O Dia D ocorreu em junho de 1944, quando as tropas americanas-canadenses desembarcaram na Normandia, acelerando o processo que culminaria no fim da Segunda Guerra Mundial.

Sobre o continente africano, considere as afirmativas abaixo.
I No início da Primeira Guerra Mundial, 90% do território africano estava sob o domínio da Europa.
II Com o processo de descolonização da África, após o longo período conturbado da colonização, os países tornaram-se independentes e tiveram condições de resgatar suas identidades nacionais e ingressarem em um período de paz.
III O processo de descolonização da África decorreu do enfraquecimento político e econômico da Europa no pós-guerra, o que fragilizou seu poder sobre as colônias.
IV O processo de colonização da África foi iniciado no século XV e o processo de descolonização foi iniciado após a Segunda Guerra Mundial.
V A partilha da África ocorreu de forma arbitrária, desrespeitando as características socioculturais de centenas de grupos étnicos, o que contribuiu para a ocorrência de muitos conflitos durante a colonização e após a emancipação políticas das colônias.
A) IV, somente.
B) II, somente.
C) III, somente.
D) I, somente.
E) V, somente.

Prévia do material em texto

22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 1/14
 
 
Exercício 1:
Geografia política é um ramo da geografia (mais especificamente, da geografia
humana) que se dedica ao estudo da interação entre política e território,
nomeadamente no que diz respeito à administração. É frequente a confusão
estabelecida entre geografia política e geopolítica que, imbricadas e em grande
parte superpostas, não se identificam totalmente. Embora em alguns momentos
tenham sido mescladas e reduzidas a uma única identidade, cada qual possui
origens, especificidades e história própria. 
Sobre a distinção observada entre geografia política e geopolítica, é correto afirmar
que
I por definição, a geopolítica interpreta o espaço do ponto de vista do Estado e a
geografia política, o Estado pelo ponto de vista do espaço.
II a geografia política só se preocupa com o meio ambiente, com as características
"naturais" do território, por exemplo (localização, formato, proximidade do mar etc.)
se fatores do meio ambiente estabelecerem relações com a vida política.
III a geopolítica tem por objetivo analisar o Estado em suas relações com o
território, a soberania, a política territorial, as fronteiras e as potências mundiais,
entre outros.
IV a geografia política, ou seja, a análise da dimensão geográfica ou espacial da
política, é bastante antiga. Podemos encontrá-la em Aristóteles, Maquiavel,
Montesquieu e inúmeros outros filósofos da antiguidade, da Idade Média e da
época moderna.
Está correto o afirmado em
 
A)
I, II e III.
 
B)
II, III e IV.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 2/14
 
C)
I, III e IV. 
 
D)
I, II e IV. 
 
E)
III e IV.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
A) exercicio 
B) exercicio 
C) exercicio 
D) exercicio 
Exercício 2:
Os principais precursores da geopolítica clássica não eram geógrafos e sim
estrategistas militares. Consequentemente, a geopolítica clássica nunca teve por
preocupação básica o conhecimento (geográfico e/ou científico) de determinado
aspecto da realidade (dimensão espacial da política), mas sim de estabelecer bases
para o fortalecimento de “seu” Estado no cenário internacional. A geopolítica logo
se expandiu, tendo encontrado um clima propício para o seu desenvolvimento nos
períodos pré-guerra e entre guerras da primeira metade do século XX. 
Considerando os pressupostos da geopolítica clássica, é correto afirmar que o
referido “clima propício” para a sua expansão foi propiciado 
I pela característica essencial da política internacional do “modelo westphaliano”, do
período compreendido entre a segunda metade do século XVII e início do século
XX. Pode-se atribuir a um programa selvagem de exploração colonial e formação
de alianças secretas e acirradas rivalidades, em meio a um complexo jogo de
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 3/14
interesses políticos e econômicos, frequentemente destrutivo das sociedades
colonizadas e instigador de tensões políticas entre os países europeus.
II pela ordem internacional que, segundo a visão idealista, deve apoiar-se nas
seguintes ações: supressão da diplomacia secreta, liberdade dos mares, limitação
dos armamentos, remoção das barreiras comerciais, reajuste dos territórios, fim da
exploração colonial e criação de uma Sociedade das Nações.
III por processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e
política, com o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países no
final do século XX e início do XXI.
IV pela análise da dimensão geográfica ou espacial da política, bastante difundida
nas obras de Aristóteles, Maquiavel, Montesquieu e outros filósofos da antiguidade,
da Idade Média ou da época moderna, que ofereceram fundamentos para orientar a
política externa das grandes potências a partir do final do século XIX e início do
XX. 
Está correto o afirmado em
 
A)
I e II.
 
B)
III e IV.
 
C)
I, III e IV.
 
D)
I, somente.
 
E)
III, somente.
 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 4/14
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
A) exercicio 
E) exercicio 
D) exercicio 
Exercício 3:
Podemos afirmar que um estudo sistemático da dimensão geográfica da política foi
desenvolvido a partir
 
A)
da publicação das obras de Aristóteles, Maquiavel, Montesquieu e inúmeros outros
filósofos da antiguidade, da Idade Média e da época moderna, que escreveram
sobre temas entre os quais incluem-se os seguintes: dimensão espacial da política
(tamanho e localização do território); importância da geografia; localização e defesa
da fortaleza do príncipe.
 
B)
de 1945, quando a ênfase das preocupações recai sobre a chamada escala macro
ou continental/planetária. Nesse âmbito discute-se, entre outros, os seguintes
temas: disputa pelo poder mundial; o Estado como grande potência; estratégias
espaciais para a conquista desse status.
 
C)
de meados dos anos 1970, período em que a geopolítica sai do ostracismo e volta a
ser estudada, agora como "campo de estudos", como área interdisciplinar,
abordando, por exemplo, a questão ambiental.
 
D)
da publicação das obras do general alemão Karl Haushofer, que popularizou a
geopolítica ao reconhecer ligações, embora problemáticas, com o nazismo,
contribuindo indiretamente para a produção da obra Mein Kampf, de Hitler. Além de
sua contribuição a essa obra, tristemente famosa nos anos 1930 e 40, Haushofer foi
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 5/14
responsável pela Revista de Geopolítica [Zeitschrift für Geopolitik], editada em
Munique, de 1924 a 1944, cuja tiragem mensal, originalmente de 3 mil exemplares,
chegou a atingir a marca dos 30 mil exemplares, fato bastante expressivo para a
época.
 
E)
da publicação da obra Politische Geographie [Geografia Política], de Friedrich
Ratzel, publicada em 1897. Com Ratzel tem início um estudo sistemático da
dimensão geográfica da política, no qual a espacialidade ou a territorialidade do
Estado constitui o principal objeto de interesse.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
A) exercicio 
E) exercicio 
Exercício 4:
No campo de estudos da geopolítica há um amplo entendimento de que há, ou
houve, diversas interpretações relativas ao que seja geopolítica e suas relações
com a geografia política. Essas interpretações variaram muito no espaço e no
tempo.
A concepção de que a geopolítica é dinâmica e a geografia política, estática é
própria 
I de alguns poucos geógrafos dos anos 1930 e 1940, entre os quais A. Hettner e
Leo Waibel, e da quase totalidade deles, bem como de inúmeros outros cientistas
sociais do pós-guerra. Pierre George, talvez o geógrafo francês mais conhecido dos
anos 50 aos 70, representativo dessa visão, afirmava que a geopolítica seria uma
"pseudo-ciência", uma caricatura da geografia política. Esta visão foi praticamente
uma reação à anteriormente predominante, no período pré-Segunda Guerra
Mundial.
II de inúmeros geopolíticos anteriores à Segunda Guerra Mundial, entre os quais,
Kjellén, Haushofer e outros colaboradores da Revista de Geopolítica, além do
general Golbery do Couto e Silva e muitos outros militares no Brasil.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 6/14
III de Yves Lacoste, que a inaugurou com seu famoso livro-panfleto A Geografia -
isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra (1976), que serviu de ideário à
revista Hérodote - revue de géographieet de géopolitique. Segundo essa visão, a
geografia de verdade (a "essencial" ou fundamental) não teria surgido no século
XIX com Humboldt e Ritter, mas sim na antiguidade, juntamente com os primeiros
mapas.
IV do final dos anos 1980 e constitui quase um consenso nos dias atuais. Não trata
tanto do que foi a geopolítica e sim do que ela representa atualmente.
Está correto o afirmado em
 
A)
III e IV.
 
B)
II, somente.
 
C)
I e II.
 
D)
II, III e IV.
 
E)
I, somente.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
A) exercicio 
C) exercicio 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 7/14
D) exercicio 
B) exercicio 
Exercício 5:
No campo de estudos da geopolítica há um amplo entendimento de que há, ou
houve, diversas interpretações relativas ao que seja geopolítica e suas relações
com a geografia política. Essas interpretações variaram muito no espaço e no
tempo.
 A concepção de que a geopolítica é ideológica e a geografia política, uma ciência é
própria 
I de alguns poucos geógrafos dos anos 1930 e 1940, entre os quais A. Hettner e
Leo Waibel, e da quase totalidade deles, bem como de inúmeros outros cientistas
sociais do pós-guerra. Pierre George, talvez o geógrafo francês mais conhecido dos
anos 50 aos 70, representativo dessa visão, afirmava que a geopolítica seria uma
"pseudo-ciência", uma caricatura da geografia política. Esta visão foi praticamente
uma reação à anteriormente predominante, no período pré-Segunda Guerra
Mundial.
II de inúmeros geopolíticos anteriores à Segunda Guerra Mundial, entre os quais,
Kjellén, Haushofer e outros colaboradores da Revista de Geopolítica, além do
general Golbery do Couto e Silva e muitos outros militares no Brasil.
III de Yves Lacoste, que a inaugurou com seu famoso livro-panfleto A Geografia -
isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra (1976), que serviu de ideário à
revista Hérodote - revue de géographie et de géopolitique. Segundo essa visão, a
geografia de verdade (a "essencial" ou fundamental) não teria surgido no século
XIX com Humboldt e Ritter, mas sim na antiguidade, juntamente com os primeiros
mapas.
IV do final dos anos 1980 e constitui quase um consenso nos dias atuais. Não trata
tanto do que foi a geopolítica e sim do que ela representa atualmente.
Está correto o afirmado em
 
A)
III e IV.
 
B)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 8/14
II, somente.
 
C)
I e II.
 
D)
II, III e IV.
 
E)
 I, somente.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
A) exercicio 
E) exercicio 
Exercício 6:
No campo de estudos da geopolítica há um amplo entendimento de que há, ou
houve, diversas interpretações relativas ao que seja geopolítica e suas relações
com a geografia política. Essas interpretações variaram muito no espaço e no
tempo.
A concepção de que a geopolítica é a verdadeira (ou fundamental) geografia é
própria 
I de alguns poucos geógrafos dos anos 1930 e 1940, entre os quais A. Hettner e
Leo Waibel, e da quase totalidade deles, bem como de inúmeros outros cientistas
sociais do pós-guerra. Pierre George, talvez o geógrafo francês mais conhecido dos
anos 50 aos 70, representativo dessa visão, afirmava que a geopolítica seria uma
"pseudo-ciência", uma caricatura da geografia política. Esta visão foi praticamente
uma reação à anteriormente predominante, no período pré-Segunda Guerra
Mundial.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 9/14
II de inúmeros geopolíticos anteriores à Segunda Guerra Mundial, entre os quais,
Kjellén, Haushofer e outros colaboradores da Revista de Geopolítica, além do
general Golbery do Couto e Silva e muitos outros militares no Brasil.
III do final dos anos 1980 e constitui quase um consenso nos dias atuais. Não trata
tanto do que foi a geopolítica e sim do que ela representa atualmente.
IV de Yves Lacoste, que a inaugurou com seu famoso livro-panfleto A Geografia -
isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra (1976), que serviu de ideário à
revista Hérodote - revue de géographie et de géopolitique. Segundo essa visão, a
geografia de verdade (a "essencial" ou fundamental) não teria surgido no século
XIX com Humboldt e Ritter, mas sim na antiguidade, juntamente com os primeiros
mapas.
Está correto o afirmado em
 
A)
II e IV.
 
B)
III, somente.
 
C)
I e II.
 
D)
IV, somente.
 
E)
II, III e IV.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 10/14
Comentários:
A) exercicio 
C) exercicio 
E) exercicio 
D) exercicio 
Exercício 7:
Geografia política é um ramo da geografia (mais especificamente, da geografia
humana) que se dedica ao estudo da interação entre política e território,
nomeadamente no que diz respeito à administração. É frequente a confusão
estabelecida entre geografia política e geopolítica que, imbricadas e em grande
parte superpostas, não se identificam totalmente. Embora em alguns momentos
tenham sido mescladas e reduzidas a uma única identidade, cada qual possui
origens, especificidades e história própria.
Sobre a distinção observada entre geografia política e geopolítica, é correto afirmar
que
I por definição, a geopolítica interpreta o espaço do ponto de vista do Estado e a
geografia política, o Estado pelo ponto de vista do espaço.
II a geografia política só se preocupa com o meio ambiente, com as características
"naturais" do território, por exemplo (localização, formato, proximidade do mar etc.)
se fatores do meio ambiente estabelecerem relações com a vida política.
III a geopolítica tem por objetivo analisar o Estado em suas relações com o
território, a soberania, a política territorial, as fronteiras e as potências mundiais,
entre outros.
IV a geografia política, ou seja, a análise da dimensão geográfica ou espacial da
política, é bastante antiga. Podemos encontrá-la em Aristóteles, Maquiavel,
Montesquieu e inúmeros outros filósofos da antiguidade, da Idade Média e da
época moderna.
Está correto o afirmado em
 
A)
I, II e III.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 11/14
 
B)
II, III e IV.
 
C)
I, III e IV. 
 
D)
I, II e IV. 
 
E)
III e IV.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
A) exercicio 
E) exercicio 
D) exercicio 
Exercício 8:
O geógrafo inglês Halford John Mackinder (1861-1947), que em 1904 escreveu seu
famoso artigo “O pivô geográfico da História”, academicamente é reconhecido como
o pai do conceito
 
A)
de poder naval.
 
B)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 12/14
heartland.
 
C)
rimland.
 
D)
de espaço vital.
 
E)
de pan-regiões.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
A) exercicio 
E) exercicio 
D) exercicio 
C) exercicio 
B) exercicio 
Exercício 9:
O confronto geopolítico entre poder terrestre versus poder marítimo no período da
Guerra Fria ganhou forma institucional, respectivamente, sob quais alianças
militares?
 
A)
Pacto de Tordesilhas e Santa Aliança.
 
B)
Westphalia e Santa Aliança.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 13/14
 
C)
Pacto de Varsóvia e OTAN.
 
D)
OTAN e Comissão Brundtland.
 
E)
CEI e União Europeia.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
A) exercicio 
B) exercicio 
D) exercicio 
E) exercicio 
C) exercicio 
Exercício 10:
O conceito geopolíticode espaço-vital (lebensraum) foi elaborado pelo geógrafo
 
A)
Carl Schmitt.
 
B)
Elen Sample.
 
C)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 14/14
Carl Ritter.
 
D)
Alexander von Humboldt. 
 
E)
Friedrich Ratzel.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
C) exercicio 
D) exercicio 
E) exercicio 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 1/13
 
 
Exercício 1:
Tratando de geopolítica, Yves Lacoste considera que 
• a causa principal do fraco desenvolvimento da reflexão geopolítica é a verdadeira
mutilação que sofreu o raciocínio geográfico. 
• as reflexões geopolíticas não se situam somente no nível planetário ou em função
de vastíssimos conjuntos territoriais ou oceânicos, mas também no quadro de cada
Estado... 
• os professores de geografia propagaram na opinião essa concepção muito
mutilada de sua disciplina e que, durante decênios, os geógrafos, na qualidade de
pesquisadores, recearam aplicar seus métodos à análise dos conflitos... 
• o raciocínio geopolítico não é, por essência, de direita ou de esquerda. 
• uma notável parte da opinião começa a pressentir que é importante levar em
consideração as configurações espaciais no exame das relações de forças e é isso
que explica a atenção que a geografia dedica, desde há algum tempo, a tudo aquilo
que faz referência à geopolítica. 
(LACOSTE, Y. A geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra.
Campinas: Papirus, 1988).
Tomando por base as considerações realizadas por Lacoste, analise as afirmativas
abaixo e assinale a correta
 
A)
A primeira consideração conduz à ideia vigente nos dias atuais de que a geografia
deve se afastar da geopolítica devido a seu caráter bélico.
 
B)
Conflitos nacionais em um mesmo Estado, como na Rússia, confirmam a segunda
afirmação do autor.
 
C)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 2/13
A data da obra e as ideias do geógrafo sugerem não ter havido renovação do
pensamento geográfico.
 
D)
O pensamento geopolítico surgiu na extinta União Soviética e disso decorre a
preponderância de pensamentos geopolíticos de esquerda.
 
E)
As configurações espaciais são de ordem urbana e sociológica, razão pela qual a
geografia abandonou seu interesse pela geopolítica.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
A) exercicio 
B) exercicio 
Exercício 2:
A atual ordem internacional, nascida com a ruína da bipolaridade (o mundo da
guerra fria e das duas superpotências, de 1945 até 1985-1991) possui importantes
traços que lhe são característicos. 
 
As principais características da atual ordem internacional são: 
 
A)
o avanço da Revolução Verde e do regionalismo, a formação de blocos ou
mercados regionais, o reforço da localização industrial baseada na matéria prima e
do setor primário como mercado de trabalho.
 
B)
o avanço da Terceira Revolução Industrial e da globalização capitalista, a formação
de blocos ou mercados regionais, a redefinição do mercado de trabalho e dos
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 3/13
fatores de localização industrial.
 
C)
o avanço da revolução técnico-científica, o reforço dos mercados locais, a formação
de blocos ou mercados regionais, a qualificação do mercado de trabalho e a
redefinição dos fatores de localização industrial.
 
D)
o avanço da Revolução Industrial, do regionalismo e da globalização, o reforço da
localização industrial baseada na matéria prima e do setor primário como mercado
de trabalho.
 
E)
o avanço da Terceira Revolução Industrial e da globalização capitalista, a formação
de blocos ou mercados regionais, o reforço da localização industrial baseada na
matéria prima e do setor primário como mercado de trabalho.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
A) exercício 
C) exercício 
D) exercício 
E) exercício 
B) exercício 
Exercício 3:
Leia atentamente o texto de Otávio Ianni apresentado a seguir.
O neoliberalismo dos tempos da globalização do capitalismo retoma e desenvolve
os princípios que se haviam formulado e posto em prática com o liberalismo ou a
doutrina da mão invisível, a partir do século XVIII. Mas o que distingue o
neoliberalismo pode ser o fato de que ele diz respeito à vigência e generalização
das forças de mercado capitalista em âmbito global. 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 4/13
 
Considere as afirmativas abaixo e assinale a incorreta:
 
A)
O Neoliberalismo surgiu logo depois da Segunda Guerra Mundial, na Europa e nos
Estados Unidos, onde o Capitalismo era hegemônico.
 
B)
A primeira experiência neoliberal sistemática do mundo ocorreu no Chile, nos anos
70, sob a ditadura de Pinochet.
 
C)
O Neoliberalismo desloca as possibilidades de soberania para as organizações,
corporações e outras entidades de âmbito global.
 
D)
O Neoliberalismo é uma forma avançada do Estado do Bem-Estar Social (Welfare
State) por incluir entre seus princípios o incremento de políticas sociais.
 
E)
(Nenhuma das alternativas anteriores está correta).
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
A) exercício 
E) exercício 
D) exercício 
Exercício 4:
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 5/13
Comparando o Mercosul com a União Europeia é correto afirmar que
 
A)
enquanto a União Europeia conheceu ampla integração territorial por meio de
infraestruturas (ferrovias, rodovias, hidrovias), antes mesmo de sua
institucionalização, o Mercosul passou a expandir tais infraestruturas somente após
sua criação e, ainda assim, em ritmo bastante lento.
 
B)
eles não são passíveis de comparação, pois a União Europeia resultou de um
tratado amplo e antigo entre países desenvolvidos e o Mercosul é um acordo de
Livre Comércio entre países subdesenvolvidos que nunca visou a qualquer tipo de
integração regional.
 
C)
a integração regional da União europeia atinge as esferas econômica, social,
política e cultural, do mesmo modo que o Mercosul, que projeta para o futuro a
plena integração comercial em todos os setores da economia e a adoção de uma
moeda comum ainda em 2006.
 
D)
nos dois casos verificou-se que, após as tentativas de integração regional, as
relações comerciais entre os países membros praticamente não foram afetadas,
pondo em dúvida a eficácia dessas organizações supranacionais.
 
E)
a União europeia tem colhido fracassos em razão de ser composta por países com
histórico recente de conflitos armados, ao passo que os sucessos do Mercosul
devem-se à harmonia natural de países vizinhos sem histórico de conflitos.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 6/13
A) exercício 
Exercício 5:
Considerando que a escassez de postos de trabalho é hoje um dos principais
desafios de governos de todo o mundo, avalie as afirmativas abaixo e assinale a
incorreta.
 
A)
Nas décadas seguintes à II Guerra Mundial, a maioria das nações industrializadas
vivia em regime de pleno emprego.
 
B)
A recente onda de desemprego não é apenas conjuntural: ela é estrutural.
 
C)
A economia informal urbana ganha grande peso nos países menos desenvolvidos.
Em nações africanas como Gâmbia, Gana, Mali e Uganda, a economia informal
chega a empregar 70% da população economicamente ativa.
 
D)
O desemprego leva os empregadosa articular-se, o que fortalece os sindicatos e
aumenta a participação do Estado no gerenciamento da seguridade social da classe
trabalhadora.
 
E)
(Nenhuma das anteriores).
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 7/13
E) exercício 
C) exercício 
D) exercício 
Exercício 6:
A globalização é considerada por alguns estudiosos como a expressão máxima das
relações do sistema capitalista em nível mundial.
A globalização
I amplia os investimentos das empresas, não importando a origem do capital e sim
as alianças estabelecidas entre empresas e países para a abertura de novos
mercados.
II ampliou o poder político dos Estados Nacionais e desfez conflitos entre países.
III associada à modernização tecnológica possibilitou a internacionalização dos
sistemas produtivos e financeiros e das comunicações.
Está correto o afirmado em
 
A)
I, somente.
 
B)
III, somente. 
 
C)
I e II.
 
D)
I e III.
 
E)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 8/13
I, II, e III.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
A) exercício 
E) exercício 
D) exercício 
Exercício 7:
No fim da Guerra Fria o clima de tensão política e militar entre as duas
superpotências no pós-guerra provocou transformações geopolíticas na África,
entre as quais podemos destacar
 
A)
o fortalecimento da ajuda financeira e militar dos Estados Unidos aos seus antigos
aliados no continente.
 
B)
o término dos conflitos de origem tribal no continente, pois as grandes potências
deixaram de interferir no processo.
 
C)
o fortalecimento da ajuda financeira e militar da Rússia aos seus antigos aliados no
continente.
 
D)
o agravamento dos conflitos de origem tribal e territorial no continente.
 
E)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 9/13
 o fortalecimento da economia dos países do continente, em função do aumento da
ajuda financeira externa.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
A) exercício 
E) exercício 
D) exercício 
Exercício 8:
A ROSA DE HIROSHIMA (Vinícius de Moraes)
Pensem nas crianças 
Mudas telepáticas 
Pensem nas meninas 
Cegas inexatas 
Pensem nas mulheres 
Rotas alteradas 
Pensem nas feridas 
Como rosas cálidas 
Mas oh não se esqueçam 
Da rosa da rosa 
Da rosa de Hiroshima 
A rosa hereditária 
A rosa radioativa 
Estúpida e inválida 
A rosa com cirrose 
A anti-rosa atômica 
Sem cor sem perfume 
Sem rosa sem nada.
O poema sobre a bomba atômica, a "anti-rosa", causa impacto no leitor e é
oportuno porque em 1995, justamente quando se comemorou o cinquentenário de
Hiroshima, testes nucleares foram realizados.
Sobre o tema, assinale a afirmativa incorreta: 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 10/13
 
A)
Mururoa e Fangatriafa pertencem à Polinésia Francesa onde são realizados testes
nucleares pelo governo francês.
 
B)
A bomba atômica que a França detonou no atol de Mururoa, em setembro de 1995,
provocou uma onda mundial de condenações.
 
C)
Em abril de 1995, teve início em Nova Iorque, a Conferência de Revisão do Tratado
de não-proliferação de Armas Nucleares (T.N.P.). O T.N.P. entrou em vigor em 1970
com a adesão de 147 países.
 
D)
O número de armas nucleares do mundo é, hoje, infinitamente menor do que era
em 1970.
 
E)
Atualmente, só se realizam testes atômicos subterrâneos ou, como a França vem
realizando, testes subterrâneos.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
C) exercício 
D) exercício 
Exercício 9:
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 11/13
No pós-Guerra difundiu-se o uso de uma classificação dos diversos países em três
grandes blocos: Primeiro, Segundo e Terceiro Mundos. No entanto, essa
classificação apresenta inúmeros inconvenientes, sobretudo neste século, em
virtude da 
 
A)
insistência em fundamentar os critérios de classificação a partir de fatores raciais e
da natureza.
 
B)
incapacidade de criar agrupamentos para países com características híbridas.
 
C)
desconsideração de elementos políticos e econômicos como base para a divisão
das várias nações.
 
D)
observação de espaços subdesenvolvidos no interior do Primeiro Mundo, que
conduz ao rebaixamento de alguns países para o Segundo Mundo.
 
E)
manutenção das nações socialistas no grupo do Terceiro Mundo, quando elas
deveriam estar integradas no Primeiro Mundo.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
A) exercício 
C) exercício 
B) exercício 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 12/13
Exercício 10:
As questões religiosas ainda afloram em várias regiões do globo, agravando
situações de instabilidade e conflitos, associadas a outros fatores sociais,
econômicos e políticos. Na Ásia, atualmente, vários países e regiões enfrentam
tensões reais ou potenciais, em que o componente religioso se faz presente.
Considerando esses fatores, assinale a afirmativa incorreta.
 
A)
A Índia, país de origem e convívio de várias grandes religiões, enfrenta tanto
choques entre muçulmanos e hinduístas, quanto ressentimentos contra as minorias
cristãs.
 
B)
A Indonésia, hoje o mais populoso país muçulmano, além de conflitos étnicos,
ressente-se de animosidades entre o grupo religioso predominante e as minorias
cristãs.
 
C)
As Filipinas, país de maioria católica, no que constitui uma exceção no Sudeste
Asiático, têm enfrentado conflitos de tendência separatista com a minoria
muçulmana.
 
D)
Os países árabes - Síria, Jordânia e Iraque - que assistiram à expansão do
Cristianismo nos seus primórdios, têm um grave fator de instabilidade política nos
conflitos entre muçulmanos e cristãos, hoje em minoria.
 
E)
(Nenhuma das anteriores).
 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 13/13
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
A) exercício 
D) exercício 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 1/14
 
 
Exercício 1:
As diferenças ideológicas entre os dois blocos - o capitalista, liderado pelos EUA, e
o socialista, liderado pela União Soviética, determinaram a eclosão de uma nova
geopolítica do mundo: a Guerra Fria. 
Sobre a Guerra Fria, assinale a afirmativa incorreta:
 
A)
A disputa entre os dois blocos pela hegemonia planetária provocou vários conflitos
no mundo.
 
B)
Durante mais de 40 anos, as duas superpotências mantiveram-se em clima de
confronto permanente, chegando mesmo a um conflito armado direto.
 
C)
A Guerra Fria assinalou a decadência geopolítica da Europa, bipartida em zonas de
influência submetidas aos EUA e à União Soviética.
 
D)
A disputa entre os dois blocos pela hegemonia planetária provocou uma corrida por
avanços militares e científicos.
 
E)
Nas áreas coloniais da África e da Ásia ocorreu um processo de descolonização
decorrente da relativa perda do domínio europeu no mundo.
 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 2/14
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
C) exercício 
D) exercício 
Exercício 2:
Concurso da Prefeitura do Município deBiguaçu/SC - 2007) 
A preocupação da Geografia com a Guerra Fria se deve aos impactos geopolíticos
e aos desdobramentos geoestratégicos. 
Sobre a Guerra Fria, pode-se afirmar que 
I a grande dificuldade em estabelecer os marcos da Guerra Fria consiste no fato de
que não estamos lidando com um simples acontecimento, de verificação imediata
que possa ser isolado rigidamente como objeto histórico. Ao contrário, trata-se de
um processo global extremamente complexo sujeito a múltiplas interpretações. 
II a Guerra Fria foi mais que uma disputa armamentista ou geopolítica. Ela teve uma
importante dimensão cultural, que colocou em movimento um jogo simbólico do
Bem contra o Mal. Ela mexeu com a imaginação das pessoas, criou e reforçou
preconceitos, ódios e ansiedades. 
III dois marcos parecem ser adequados para marcar o início e o fim da Guerra Fria:
seu início teria sido a conquista de um novo poder pelo homem – a bomba atômica
– e seu fim, a Guerra do Golfo, quando os Estados Unidos escolheram outros
símbolos para ocupar o lugar que antes pertencia ao comunismo, como o assim
chamado fanatismo islâmico ou o narcotráfico. 
IV a Guerra Fria não degenerou em conflito mundial porque impôs uma nova forma
de paz, a paz pelo medo (...) o efeito mais visível dos armamentos termonucleares
foi o de dissuadir as duas grandes nações de fazer a guerra total: o esforço no
sentido de não pôr em prática as ameaças que eram manifestadas e que se
explicam pela enormidade de armas disponíveis; modificou o jogo diplomático, uma
vez que, mais do que nunca, não existe uma proporcionalidade entre os meios de
poder de um Estado e sua capacidade de impor aos outros sua vontade. 
V dentre os vários conflitos que ocorreram no âmbito da Guerra Fria, destacaram-se
a Guerra da Coreia, a construção do muro de Berlim, a crise dos mísseis em Cuba,
a Guerra do Vietnã e o conflito entre as duas Chinas.
Está correto o afirmado em
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 3/14
 
A)
II e IV.
 
B)
I, III e V.
 
C)
I, II, III, IV e V.
 
D)
I, III, IV e V. 
 
E)
(Nenhuma das afirmativas está correta)
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
A) exercício 
C) exercício 
Exercício 3:
Considere as afirmativas abaixo e assinale a incorreta.
 
A)
A Segunda Guerra Mundial foi um prolongamento da Primeira Guerra: disputas das
potências industriais por mercados e matérias-primas, não resolvidas na Primeira
Guerra, foram acirradas na Alemanha, Itália e Japão.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 4/14
 
B)
O Tratado de Versalhes, imposto à Alemanha pelos vencedores da Primeira Guerra,
foi um dos motivos que levaram a Alemanha para a guerra. Em suas cláusulas mais
importantes a Alemanha foi a única responsável pela eclosão da Guerra. Por outro
lado, perdeu todas as suas colônias e vários territórios alemães na Europa, além de
ser obrigada a enfrentar limitações militares e ter que realizar pesadíssimas
reparações econômicas do destruído durante a guerra.
 
C)
As duras condições do Tratado de Versalhes geraram, entre os alemães, um
profundo ressentimento, responsável em grande parte pela ascensão de Hitler ao
poder, o que acabou desencadeando a Segunda Guerra Mundial.
 
D)
Alemanha, Japão e Rússia foram os principais países associados em uma aliança
denominada Eixo.
 
E)
O Dia D ocorreu em junho de 1944, quando as tropas americanas-canadenses
desembarcaram na Normandia, acelerando o processo que culminaria no fim da
Segunda Guerra Mundial.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
E) exercício 
D) exercício 
Exercício 4:
As diferenças ideológicas entre os dois blocos - o capitalista, liderado pelos EUA, e
o socialista, liderado pela União Soviética, determinaram a eclosão de uma nova
geopolítica do mundo: a Guerra Fria. 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 5/14
Sobre a Guerra Fria, assinale a afirmativa incorreta:
 
A)
A disputa entre os dois blocos pela hegemonia planetária provocaria vários conflitos
pelo mundo.
 
B)
Durante mais de 40 anos, as duas superpotências mantiveram-se em clima de
confronto permanente, chegando a um conflito armado direto.
 
C)
A Guerra Fria assinalou a decadência geopolítica da Europa, sendo que este
território foi bipartido em zonas de influência submetido aos EUA e à União
Soviética.
 
D)
A disputa entre os dois blocos pela hegemonia planetária provocou uma corrida aos
avanços militares e científicos.
 
E)
Nas áreas coloniais da África e da Ásia ocorreu um processo de descolonização
decorrente da relativa perda do domínio europeu no mundo.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
Exercício 5:
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 6/14
Sobre o continente africano, considere as afirmativas abaixo. 
 
I No início da Primeira Guerra Mundial, 90% do território africano estava sob o
domínio da Europa. 
II Com o processo de descolonização da África, após o longo período conturbado
da colonização, os países tornaram-se independentes e tiveram condições de
resgatar suas identidades nacionais e ingressarem em um período de paz. 
III O processo de descolonização da África decorreu do enfraquecimento político e
econômico da Europa no pós-guerra, o que fragilizou seu poder sobre as colônias. 
IV O processo de colonização da África foi iniciado no século XV e o processo de
descolonização foi iniciado após a Segunda Guerra Mundial. 
V A partilha da África ocorreu de forma arbitrária, desrespeitando as características
socioculturais de centenas de grupos étnicos, o que contribuiu para a ocorrência de
muitos conflitos durante a colonização e após a emancipação políticas das colônias. 
 
Está correto o afirmado em
 
A)
IV, somente.
 
B)
II, somente.
 
C)
III, somente.
 
D)
 I, somente.
 
E)
V, somente.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 7/14
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
Exercício 6:
O conflito entre o Irã e o Iraque possui determinantes de ordem econômica
(petróleo) e religiosa. A respeito desse conflito, assinale a afirmativa correta:
 
A)
Os EUA apoiaram o Irã no conflito contra o Iraque na época em que o Irã era
governado pelo líder sunita Xá Reza Pahlevi.
 
B)
Sadam Russein, presidente do Iraque desde 1979, tinha por objetivo lutar contra o
Irã, principalmente por ser o Irã aliado dos EUA.
 
C)
O Iraque, governado por Sadam Russein, e apoiado pelos EUA, atacou o Irã,
governado pelo Aiatolá e beneficiário do apoio da URSS.
 
D)
O Iraque venceu a guerra graças ao apoio dos EUA. Durante a guerra o Irã perdeu
o território de Kirkuk, rico em petróleo.
 
E)
Em 1980, o Iraque, presidido por Saddan Hussein, atacou o Irã. Apesar do poderio
bélico do Iraque, o Irã conseguiu conter a invasão iraquiana. A guerra perdurou por
8 anos e foi suspensa com o cessar-fogo proposto pela ONU.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 8/14
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
C) exercício 
D) exercício 
E) exercício 
Exercício 7:
A Coreia permaneceu sob o domínio japonês de 1910 a 1945. A cerca disso,
considere as afirmativas abaixo: 
 
I Após a Segunda Guerra Mundial os japoneses foram expulsos da Coreia. 
II A guerra da Coreia iniciou quando a Coreia do Sul invadiu a Coreia do Norte. 
III A Coreiafoi repartida entre os EUA e a URSS, ficando os EUA com o território
sul da Coreia e a URSS com o território norte. 
IV A China lutou juntamente com a Coreia do Norte. 
V A ONU realizou várias tentativas de redimir o conflito e conseguiu o cessar fogo
em 1953. A Coreia do Sul, porém, expandiu seu território.
Está incorreto o afirmado em
 
A)
I e IV.
 
B)
I e V.
 
C)
I e III.
 
D)
II e V.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 9/14
 
E)
II e IV.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
C) exercício 
D) exercício 
Exercício 8:
Sobre o Japão, é incorreto afirmar que
 
A)
na década 60 esse país já estava consolidado com uma potência exportadora, com
saldos positivos junto aos EUA em seu balanço de pagamentos.
 
B)
a estratégia de reconstrução do Japão envolveu a formação de poupança interna e
a conquista de mercados externos.
 
C)
a conquista de mercados externos teve como política a desvalorização do iene, ou
seja, mostrou-se mais barato exportar produtos japoneses do que importar produtos
estrangeiros.
 
D)
a crise do Petróleo deslocou a produção japonesa para a periferia do Japão (Coreia
do Sul, Hong-Kong, Formosa, Cingapura, Indonésia, Malásia, Tailândia).
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 10/14
 
E)
assim como na Europa, a reconstrução do Japão ocorreu inteiramente com a
participação americana em troca de apoio militar e permissão para construir bases
militares americanas no Japão.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
D) exercício 
E) exercício 
Exercício 9:
A escolha do caminho socialista não foi resultado da
opção da maioria dos povos do leste Europeu, mas fruto
da imposição proposta pela União Soviética, cujo modelo
econômico e político deveria ser seguido por estes países.
Depois da queda do regime stalinista (1923-53) começou
a surgir crises - Revolução Húngara (1956); Primavera de
Praga na Tchecoslováquia (1968) e a crise da Polônia
(1980/81) - que colocaram desafios à hegemonia
soviética.
Sobre estas crises não é correto afirmar: 
 
A)
Todas queriam reformas no interior do sistema socialista, sendo
estas reformas parte do grupo da elite da sociedade (exceção da
Polônia).
 
B)
A União Soviética nunca partiu para o conflito armado contra as
suas repúblicas socialistas.
 
C)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 11/14
Retirada destes países do Pacto de Varsóvia.
 
D)
Formação de um governo que representasse todas as tendências
políticas do país.
 
E)
As reivindicações eram por reformas liberalizantes.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
D) exercício 
A) exercício 
B) exercício 
Exercício 10:
Sobre os fatos que antecederam o fim da Guerra Fria é incorreto afirmar que
 
A)
o Governo Reagan (1980-88) desempenhou um papel importante na crise socialista
ao expandir projetos bélicos, como o “Guerra nas Estrelas”, programa de
armamento baseado em satélites. A União Soviética não teve condições para
competir nessa corrida devido a sérios problemas econômicos.
 
B)
o governo de Brejnev, anterior ao de Gorbatchev, foi caracterizado por atos de
corrupção, o que fragilizou o poder político na União Soviética.
 
C)
a União Soviética estava em crise política - teve vários presidentes em curto
período de tempo.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 12/14
 
D)
no governo de Gorbatchev foram iniciadas as reformas que resultariam no fim do
Império Soviético e da Guerra Fria.
 
E)
somente em 1988 uma nova legislação partidária passou a permitir que novos
partidos políticos fossem organizados. Era o fim da hegemonia absoluta do Partido
Comunista, que havia vigorado desde a Revolução de 1929, com a tomada de
poder pelos bolcheviques.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
D) exercício 
E) exercício 
Exercício 11:
A Primeira e a Segunda Guerras Mundiais ocorreram, fundamentalmente, devido
 
A)
ao Tratado de Versalhes, que impedia o Japão e a Alemanha de se
industrializarem.
 
B)
a disputas estimuladas pela forte concorrência entre os países industrializados por
mercados internacionais e territoriais durante uma fase do capitalismo imperialista. 
 
C)
à perda do poder político da Inglaterra e ascensão da Alemanha como o maior
centro político do mundo.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 13/14
 
D)
nazistas e fascistas que, ao atacaram os aliados, desencadearam as guerras.
 
E)
à fase do capitalismo em que a estimulação de concorrências acirrou disputas entre
os países industrializados.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
Exercício 12:
Teoria Neoliberal - O subdesenvolvimento como fase.
Surgidos após a década de 30, os neoliberais mantiveram a mesma base lógica do
liberalismo: crescimento e progresso. (...) Assim, diante da crescente concentração
de capital, os neoliberais relativizaram a possibilidade de crescimento constante e
ilimitado e introduziram a ideia de que o desenvolvimento é um processo gradual,
que obedece a diferentes etapas e estratégias. Seus defensores definem o
subdesenvolvimento como um estágio ou fase anterior ao desenvolvimento.
(SCALZARETTO, R. Geografia Geral - Nova Geopolítica. São Paulo: Scipione)
De acordo com os seus conhecimentos sobre esse assunto, a teoria acima está
correta? Por que?
 
A)
Sim. Porque o subdesenvolvimento é estágio de um processo que culminará
necessariamente em desenvolvimento.
 
B)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 14/14
Não. Porque o subdesenvolvimento não é estágio de um processo que culminará
necessariamente em desenvolvimento.
 
C)
Não. Porque há contradição entre a realidade do desenvolvimento e a do subdesenvolvimento.
Países subdesenvolvidos são o oposto de países desenvolvidos.
 
D)
Não. Porque no passado toda a humanidade era subdesenvolvida. O
desenvolvimento ou "processo" é uma ocorrência normal na passagem do tempo.
 
E)
Sim. Porque no passado toda a humanidade era subdesenvolvida. O
desenvolvimento ou "processo" é uma ocorrência normal na passagem do tempo.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 1/12
 
 
Exercício 1:
Entre os fatores que fizeram eclodir a Primeira Guerra Mundial inclui-se 
I a disputa dos países industrializados pelos mercados internacionais e por
territórios coloniais. 
II o fato de que a Inglaterra continuava sendo o principal país industrial do mundo,
enquanto a Alemanha e os EUA ocupavam posições subordinadas à potência
inglesa na produção industrial. 
III a crise da expansão do sistema capitalista imperialista. 
IV a concorrência acirrada, particularmente da Alemanha e a Inglaterra. 
V a exacerbação do nacionalismo europeu.
Está incorreto o afirmado em
 
A)
I e IV. 
 
B)
II, somente.
 
C)
III, somente.
 
D)
I e II.
 
E)
I, III e V.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 2/12
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
Exercício 2:
O texto abaixo retrata uma das faces do processo de globalização:
Sob pressãodos vizinhos, Espanha e Itália erguem barreiras contra refugiados.
O sinal mais evidente da política de linha dura para barrar a migração é a cerca que
está sendo erguida em torno de Ceuta e Mililla, dois entrepostos comerciais
encravados no território de Marrocos, em pleno norte da África, mas que pertencem
à Espanha desde o século XVI. (Revista Veja - 02. set de 1998).
De acordo com o texto acima, podemos inferir corretamente que 
 
A)
em decorrência da globalização a abertura das fronteiras comerciais não foi
acompanhada pela liberação dos fluxos populacionais.
 
B)
alavancada pelo processo de globalização a integração econômica tem rompido
fronteiras dos estados nacionais.
 
C)
a americanização do planeta, promovida pela globalização, tem descaracterizado
culturas dos países africanos.
 
D)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 3/12
a formação de blocos econômicos tem proporcionado maior integração entre a
África e a Europa.
 
E)
antigas metrópoles procuram resguardar da influência globalizante os seus
domínios territoriais na África.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) exercício 
Exercício 3:
Teoria Neoliberal - O subdesenvolvimento como fase.
Surgidos após a década de 30, os neoliberais mantiveram a mesma base lógica do
liberalismo: crescimento e progresso. (...) Assim, diante da crescente concentração
de capital, os neoliberais relativizaram a possibilidade de crescimento constante e
ilimitado e introduziram a ideia de que o desenvolvimento é um processo gradual,
que obedece a diferentes etapas e estratégias. Seus defensores definem o
subdesenvolvimento como um estágio ou fase anterior ao desenvolvimento.
(SCALZARETTO, R. Geografia Geral - Nova Geopolítica. São Paulo: Scipione)
De acordo com os seus conhecimentos sobre esse assunto, a teoria acima está
correta? Por que?
 
A)
Sim. Porque o subdesenvolvimento é estágio de um processo que culminará
necessariamente em desenvolvimento.
 
B)
Não. Porque o subdesenvolvimento não é estágio de um processo que culminará
necessariamente em desenvolvimento.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 4/12
 
C)
Não. Porque há contradição entre a realidade do desenvolvimento e a do
subdesenvolvimento. Países subdesenvolvidos são o oposto de países
desenvolvidos.
 
D)
Não. Porque no passado toda a humanidade era subdesenvolvida. O
desenvolvimento ou "processo" é uma ocorrência normal na passagem do tempo.
 
E)
Sim. Porque no passado toda a humanidade era subdesenvolvida. O
desenvolvimento ou "processo" é uma ocorrência normal na passagem do tempo.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
Exercício 4:
A industrialização acelerada de diversos países, ao longo do século XIX, alterou o
equilíbrio e a dinâmica das relações internacionais.
Com a Segunda Revolução Industrial surgiu o imperialismo, cujas características
mais marcantes foram: 
 
A)
a substituição das intervenções militares pelo uso da diplomacia internacional; o tipo
de sistema socioeconômico adotado pelos países ao instituírem formas de
organização social e de modo de produção.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 5/12
 
B)
a transferência de tecnologia, estimulada por uma política não-intervencionista; o
nível de industrialização e as desigualdades sociais em que se encontram os países
no cenário internacional.
 
C)
a manutenção da autonomia administrativa e dos governos nativos das áreas
conquistadas; a divisão internacional do trabalho, que define os países de acordo
com sua especialização produtiva em matérias-primas ou produtos industrializados.
 
D)
a procura de especiarias, ouro e produtos tropicais inexistentes na Europa; o
processo histórico de colonização dos países ao adotarem as línguas inglesa,
portuguesa e espanhola como elemento de hegemonia cultural.
 
E)
a busca de novos mercados consumidores para as manufaturas e os capitais
excedentes dos países industrializados.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
A) exercício 
D) exercício 
E) exercício 
Exercício 5:
Ao final do século passado, a dominação e a espoliação assumiram características
novas nas áreas partilhadas e neocolonizadas. A crença no progresso, o
darwinismo social e a pretensa superioridade do homem branco marcaram o auge
da hegemonia europeia. No plano ideológico houve esforços para justificar
interesses imperialistas:
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 6/12
Considere esse contexto histórico e assinale a afirmativa que, no plano ideológico,
 denota esforços realizados para justificar interesses imperialistas:
 
A)
A humilhação sofrida pela China durante um século e meio é algo inimaginável para
os ocidentais.
 
B)
A diplomacia do canhão e do fuzil e a ação dos missionários e viajantes naturalistas
contribuíram para quebrar a resistência cultural das populações africanas, asiáticas
e latino-americanas.
 
C)
A invasão de tecidos de algodão do Lancashire desferiu sério golpe no artesanato
indiano.
 
D)
A civilização deve ser imposta aos países e raças onde ela não pode nascer
espontaneamente.
 
E)
O mapa das comunicações ensina que as estradas de ferro colocaram os portos
das áreas colonizadas em contato com o mundo exterior.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
A) exercício 
D) exercício 
Exercício 6:
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 7/12
(...) dirigiu-se principalmente para a América, buscando especiarias e metais
preciosos, subordinando-se ao mercantilismo do capitalismo comercial e utilizando
a fé como justificativa para as conquistas (Séc. XVI).
Assinale a alternativa que indica corretamente a partícula que completa o texto
acima.
 
A)
Colonialismo.
 
B)
Neocolonialismo.
 
C)
Industrialização.
 
D)
Imperialismo.
 
E)
Globalização.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) exercício 
Exercício 7:
Historicamente, os EUA sempre adotaram políticas expansionistas que garantiram
sua hegemonia política, econômica e militar no planeta. Entre elas a Doutrina
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 8/12
Monroe, a Doutrina Truman e a Doutrina Bush. A Doutrina Monroe, do século XIX,
de caráter continental, colocou a América Latina sob o controle daquele país e a
Doutrina Truman, pós Segunda Guerra Mundial, de caráter planetário, adotou uma
política de contenção do avanço socialista. A Doutrina Bush incluiu entre os seus
objetivos
 
A)
anexar ao território estadunidense qualquer área do planeta. No caso de um antigo
território colonial optar por ser integrado aos EUA, essa opção deverá ser avaliada
somente entre seus habitantes e o governo americano.
 
B)
estimular o sentimento de superioridade do povo norte-americano em
estadunidenses de ascendência europeia para que assumam essa superioridade
ante as demais nações do planeta, em especial, ante os denominados “Países do
Sul”.
 
C)
estabelecer identidade de interesses entre os EUA e seus vizinhos latino-
americanos, propondo a cooperação para o desenvolvimento comum, instituindo
dessa forma, a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas).
 
D)
perpetuar uma posição dominante, impedindo abertamente o surgimento de
qualquer outra potência capaz de desafiar sua liderança. A palavra de ordem é agir
previamente contra qualquer inimigo em potencial, mesmo na inexistênciade
agressão prévia por parte desse inimigo.
 
E)
orientar uma estratégia de intervenções militares visando à sustentação de
governos aliados aos EUA que se submetam à uma situação de protetorado,
permitindo a ação de investimentos diretos e indiretos de transnacionais norte-
americanas em seus territórios.
 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 9/12
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
A) exercício 
D) exercício 
Exercício 8:
O processo de descolonização na África foi acompanhado por 
 
A)
elevação nas taxas de crescimento da população do campo e modernização com
vistas à produção de alimentos para o mercado interno.
 
B)
dimensão do seu mercado consumidor, aumentando significativamente sua
participação no comércio mundial.
 
C)
abertura da economia dos países africanos, devido à democratização do continente,
que se livrou das ditaduras nele instaladas nos anos 90 do século XX, com apoio
das antigas metrópoles.
 
D)
imposição política externa de limites fronteiriços, que gerou uma série de lutas
políticas internas em vários países.
 
E)
imposição política externa de limites fronteiriços, que gerou uma série de lutas
políticas internas em vários países.cmigração controlada da população africana,
decorrente dos conflitos tribais, para países que anteriormente dominaram o
continente.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 10/12
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
B) exercício 
C) exercício 
D) exercício 
Exercício 9:
A industrialização acelerada de diversos países, ao longo do século XIX, alterou o
equilíbrio e a dinâmica das relações internacionais.
Com a Segunda Revolução Industrial surgiu o imperialismo, cujas características
mais marcantes foram: 
 
A)
a substituição das intervenções militares pelo uso da diplomacia internacional; o tipo
de sistema socioeconômico adotado pelos países ao instituírem formas de
organização social e de modo de produção.
 
B)
a transferência de tecnologia, estimulada por uma política não-intervencionista; o
nível de industrialização e as desigualdades sociais em que se encontram os países
no cenário internacional.
 
C)
a manutenção da autonomia administrativa e dos governos nativos das áreas
conquistadas; a divisão internacional do trabalho, que define os países de acordo
com sua especialização produtiva em matérias-primas ou produtos industrializados.
 
D)
a procura de especiarias, ouro e produtos tropicais inexistentes na Europa; o
processo histórico de colonização dos países ao adotarem as línguas inglesa,
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 11/12
portuguesa e espanhola como elemento de hegemonia cultural.
 
E)
a busca de novos mercados consumidores para as manufaturas e os capitais
excedentes dos países industrializados.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
A) exercício 
D) exercício 
C) exercício 
B) exercício 
E) exercício 
Exercício 10:
Se durante o século XX o petróleo foi e, de certa forma ainda tem sido, motivo de
guerras, o século que está apenas se iniciando já promete ser o século da disputa
pela água.
O enunciado relaciona a economia com a geopolítica e com a ecologia.
Assinale a afirmativa correta:
 
A)
O problema da escassez das reservas de água para abastecimento das populações
é maior nas pequenas cidades e áreas rurais do que nas metrópoles.
 
B)
A poluição da água decorrente da atividade industrial e de origem doméstica atinge
apenas as bacias hidrográficas e seus cursos fluviais, não afetando os lençóis
subterrâneos e aquíferos.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 12/12
 
C)
Além de atrair a atenção devido a sua grande biodiversidade, a Amazônia desperta
o interesse em escala mundial, por comportar cerca de 1/5 de toda água fluvial do
mundo.
 
D)
Em áreas desérticas, as nascentes e os cursos de rios como o Nilo, o Jordão, o
Eufrates e o Tigre, não são importantes, de modo que não acirram disputas
territoriais.
 
E)
A preocupação com o abastecimento da água potável torna-se pouco relevante
devido ao processo de dessalinização da água oceânica ser disseminado pelo
mundo todo.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
C) exercício 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 1/12
 
 
Exercício 1:
A Guerra Fria determinou um período de bipolaridade no mundo. Durante esse
período
I as colônias europeias iniciaram um processo de descolonização, decorrente da
perda do poder político europeu. Os processos de independência eclodiram e as
lutas civis pelo poder local foram alimentadas pelas duas grandes potências: EUA e
URSS. 
II a Guerra Fria foi um fator de estabilidade mundial, pois somente duas potências
dividiam o poder. 
III os países do leste europeu decidiram pelo socialismo e romperam com os EUA. 
IV o sistema econômico da União Soviética era comandado pelo planejamento
burocrático. 
V nas economias capitalistas o sistema econômico era o capitalismo, porém com
alguma intervenção estatal na economia. Este era o sistema econômico da
socialdemocracia.
Está incorreto o afirmado em
 
A)
I e II.
 
B)
II e III.
 
C)
III e IV.
 
D)
IV e V.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 2/12
 
E)
V, somente.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
C) exercício 
Exercício 2:
Considere as afirmativas abaixo e assinale a incorreta.
 
A)
A Segunda Guerra Mundial foi um prolongamento da Primeira Guerra: disputas das
potências industriais por mercados e matérias-primas, não resolvidas na Primeira
Guerra, foram acirradas na Alemanha, Itália e Japão.
 
B)
O Tratado de Versalhes, imposto à Alemanha pelos vencedores da Primeira Guerra,
foi um dos motivos que levaram a Alemanha para a guerra. Em suas cláusulas mais
importantes a Alemanha foi a única responsável pela eclosão da Guerra. Por outro
lado, perdeu todas as suas colônias e vários territórios alemães na Europa, além de
ser obrigada a enfrentar limitações militares e ter que realizar pesadíssimas
reparações econômicas do destruído durante a guerra.
 
C)
As duras condições do Tratado de Versalhes geraram, entre os alemães, um
profundo ressentimento, responsável em grande parte pela ascensão de Hitler ao
poder, o que acabou desencadeando a Segunda Guerra Mundial.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 3/12
 
D)
Alemanha, Japão e Rússia foram os principais países associados em uma aliança
denominada Eixo.
 
E)
O Dia D ocorreu em junho de 1944, quando as tropas americanas-canadenses
desembarcaram na Normandia, acelerando o processo que culminaria no fim da
Segunda Guerra Mundial.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
C) exercício 
D) exercício 
Exercício 3:
As diferenças ideológicas entre os dois blocos - o capitalista, liderado pelos EUA, e
o socialista, liderado pela União Soviética, determinaram a eclosão de uma nova
geopolítica do mundo: a Guerra Fria. 
Sobre a Guerra Fria, assinale a afirmativa incorreta:
 
A)
A disputa entre os dois blocos pela hegemonia planetária provocou vários conflitos
no mundo.
 
B)
Durante mais de 40 anos, as duas superpotências mantiveram-se em clima de
confronto permanente, chegando mesmoa um conflito armado direto.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 4/12
 
C)
A Guerra Fria assinalou a decadência geopolítica da Europa, bipartida em zonas de
influência submetidas aos EUA e à União Soviética.
 
D)
A disputa entre os dois blocos pela hegemonia planetária provocou uma corrida por
avanços militares e científicos.
 
E)
Nas áreas coloniais da África e da Ásia ocorreu um processo de descolonização
decorrente da relativa perda do domínio europeu no mundo.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
Exercício 4:
Mais de uma década após a queda do Muro de Berlim, ocorrida em 1989, novas
fronteiras políticas estratégicas e econômicas vêm sendo delineadas na Europa. 
As afirmativas abaixo revelam o movimento atual dessas fronteiras, com uma
exceção. Assinale a alternativa que apresenta essa exceção.
 
A)
A extinção da fronteira estratégica da Cortina de Ferro tem permitido a expansão de
estruturas do bloco ocidental para territórios do antigo bloco soviético.
 
B)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 5/12
O alargamento do bloco ocidental europeu indica o aprofundamento da influência
estratégica norte americana na Europa.
 
C)
Ucrânia e Belarus, integrantes da Comunidade dos Estados Independentes,
funcionam como uma faixa estratégica entre o bloco ocidental e a Rússia.
 
D)
O espaço Centro-Europeu vem sendo reconstituído pelos investimentos alemães
em países ex-socialistas, entre os quais a Polônia, a República Tcheca e a
Eslováquia, entre outros.
 
E)
Após sua integração formal à Comunidade dos Estados Independentes, os Estados
Bálticos, por intermédio da Polônia, estreitaram relações com a Europa Central.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
A) exercício 
D) exercício 
E) exercício 
Exercício 5:
A diferença socioeconômica entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos é cada
vez maior, agravada pela aceleração do processo de globalização econômica. O
aumento da pobreza no mundo relaciona-se a vários fatores.
Assinale a afirmativa cujos elementos expressam com maior precisão essa
realidade.
 
A)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 6/12
Utilização de políticas públicas paternalistas nos países pobres; controle da
natalidade nos países ricos; diminuição da fome nos países subdesenvolvidos.
 
B)
Aumento da concentração de renda; aumento dos postos de trabalho nos países do
sul; pouca qualificação da população nos países mais pobres.
 
C)
Políticas públicas que favorecem a distribuição de renda; igualdade das
oportunidades entre os diferentes países; maior controle no processo de favelização
nos países desenvolvidos.
 
D)
Aumento da concentração de renda; fragilidade de políticas públicas favoráveis a
distribuição de renda; desqualificação da mão-de-obra para o ingresso no mercado
de trabalho nos países subdesenvolvidos.
 
E)
Desemprego elevado nos países subdesenvolvidos; ocorrência, em todos os países
do mundo, da modernização da produção industrial; maior distribuição de terras nos
países mais pobres.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
A) exercício 
D) exercício 
Exercício 6:
Com a queda do Muro de Berlim (1989) o colapso dos regimes comunistas do Leste
Europeu e o fim da URSS (1991), a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 7/12
Norte) deparou-se com uma crise de objetivos que a levou a atuar militarmente em
algumas regiões do mundo depois da década de 90, conforme os exemplos abaixo.
I 1995 Intervenção militar e manutenção da paz na Bósnia-Herzegovina. 
II 1999 Intervenção militar e manutenção da paz em Kosovo. 
III 2003 Comando da força internacional que atua em Cabul (Afeganistão). 
IV 2003 Intervenção militar, com a justificativa de destruir o arsenal bélico no Iraque.
Assinale a alternativa que melhor reúne exemplos de ações desenvolvidas pela
OTAN:
 
A)
I, II e III.
 
B)
I, III e IV.
 
C)
II, III e IV.
 
D)
I e IV.
 
E)
I, II, III e IV.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) exercício 
Exercício 7:
A partir da Segunda Guerra Mundial diferentes termos foram utilizados para
caracterizar o desnível de desenvolvimento econômico de uns países em relação a
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 8/12
outros. Entretanto, nos anos mais recentes, muitos desses termos, por terem
conotações preconceituosas e pejorativas, foram sistematicamente substituídos por
outros.
Assinale a alternativa que melhor retrata essa transição de terminologia:
 
A)
A expressão países atrasados foi substituída por países subdesenvolvidos, pobres,
explorados e deficitários.
 
B)
A expressão países subdesenvolvidos foi substituída por países em
desenvolvimento, atrasados, pouco produtivos e agrários.
 
C)
A expressão países dependentes foi substituída por países subdesenvolvidos,
pobres, atrasados e dominados.
 
D)
A expressão países explorados foi substituída por países pobres, deficitários,
atrasados e subdesenvolvidos.
 
E)
A expressão países subdesenvolvidos foi substituída por países em
desenvolvimento, explorados, dominados e de economia dependente.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
C) exercício 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 9/12
D) exercício 
E) exercício 
Exercício 8:
A configuração geopolítica do pós 2ª Guerra Mundial estabeleceu uma bipolaridade
dominada por duas superpotências: EUA e URSS. Esse período ficou conhecido
como “Guerra Fria” e no plano militar-diplomático caracterizou-se por
 
A)
confrontos militares em todas as regiões do globo nas quais os interesses das duas
superpotências estivessem em disputa.
 
B)
combinação de pressões diplomáticas e acordos globais em lugar de confrontos
militares.
 
C)
confrontos militares realizado por meio da ação de aliados regionais em áreas do
Terceiro Mundo e acordos globais de coexistência pacífica.
 
D)
confrontos religiosos em áreas do Terceiro Mundo e acordos globais de
coexistência pacífica.
 
E)
 (Nenhuma das alternativas anteriores está correta)
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 10/12
A) exercício 
B) exercício 
Exercício 9:
O fim da Guerra Fria e a desagregação da URSS puseram fim ao mundo bipolar e à
antiga classificação dos países em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo. O
Segundo Mundo reunia os antigos países socialistas. Hoje, a nova ordem mundial
divide as nações em pobres e ricas, ou subdesenvolvidas e desenvolvidas. 
 
Assinale a afirmativa que melhor descreve a nova ordem mundial:
 
A)
Os países emergentes, também chamados subdesenvolvidos industrializados ou
em industrialização, atraem investimentos de empresas transnacionais por
apresentarem vantagens de um mercado consumidor em expansão além de
inúmeros incentivos fiscais e estabilidade político-econômica.
 
B)
Os antigos países socialistas, inclusive Coreia do Norte e Vietnã, denominados
agora de países de economia em transição, atraem grandes investimentos e estão
adaptando-se à economia de mercado.
 
C)
A multipolaridade modificou a distribuição da riqueza. Isso porque os polos
econômicos adotam atualmente modernasestratégias para alcançar novos
mercados. Dessa maneira, embora os países ricos permaneçam ricos, os que
pertenciam ao Terceiro Mundo veem a pobreza diminuir.
 
D)
O conflito Norte-Sul antagoniza, de um lado, tecnologia, alto nível de vida e riqueza
e, de outro lado, exclusão dos novos meios técnico-científicos, baixo nível de vida e
pobreza.
 
E)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 11/12
A maioria dos países latino-americanos, asiáticos e africanos subdesenvolvidos do
Sul desperta o interesse econômico dos desenvolvidos do Norte, pois representam
novos mercados consumidores e de investimento de capital especulativo. Isso inclui
países da África Subsaariana, que passam por turbulências tribais, seca, fome e
aids.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
A) exercício 
D) exercício 
Exercício 10:
Após o término da bipolaridade, característica do período da Guerra Fria, os
conflitos armados
 
A)
aumentaram, devido à inegável supremacia militar dos Estados Unidos no mundo.
 
B)
diminuíram, devido ao surgimento de outros polos de poder no mundo.
 
C)
diminuíram, devido à derrota do socialismo soviético.
 
D)
aumentaram, devido à retomada de antigas diferenças étnicas e religiosas entre
povos.
 
E)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 12/12
aumentaram, devido ao crescimento de países que detêm armas nucleares.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
A) exercício 
C) exercício 
B) exercício 
D) exercício 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 1/13
 
 
Exercício 1:
(Concurso da Prefeitura da cidade do Paulista/PE - 2006) 
A nova ordem mundial apresenta algumas características econômicas, políticas e
sociais que refletem o capitalismo globalizado e sua influência na formação dos
blocos econômicos. 
Considere as afirmativas abaixo.
I A homogeneização do dinheiro global sofre resistência local à sua expansão assim
como a adaptação às novas condições financeiras é considerada uma necessidade
para ser competitivo e exitoso no mundo globalizado a partir dos blocos econômicos
regionais. 
II A unificação monetária é fator indispensável ao estabelecimento da economia
europeia competitiva ao nível global, mediante uma divisão de trabalho renovado. 
III A constituição do mercado comum financeiro, do qual a moeda única constitui o
símbolo, serviu como base para a constituição da União Europeia (UE), Acordo do
Livre Comércio da América do Norte (Nafta) e o pretendido estabelecimento da
Área do Livre Comércio da América (ALCA). 
IV O Mercosul mantém uma prática limitada do comércio, e seu projeto é mais
abrangente quanto às relações sociais, culturais e políticas, buscando um
desenvolvimento homogêneo, no qual as moedas nacionais são conversíveis e
comunicáveis entre elas. 
V A proliferação de blocos econômicos em todos os continentes com tendências à
regionalização da economia impede a integração global dos mercados, tirando a
possibilidade de um mundo homogêneo.
Está incorreto o afirmado em 
 
A)
I e II. 
 
B)
III e IV. 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 2/13
 
C)
III, IV e V.
 
D)
I, III e IV.
 
E)
II, III e IV. 
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
A) exercício 
E) exercício 
D) exercício 
C) exercício 
Exercício 2:
A partir das reformas radicais do final da década de 1970, a China iniciou um
período de crescimento econômico acelerado, aumentando sua participação no PIB
mundial de 1% em 1980 para 4% em 2000.
Nesse período, entre as diretrizes da economia chinesa, não encontramos
 
A)
aceitação da “revolução cultural”, que aumenta a participação do capital externo nas
empresas estatais.
 
B)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 3/13
criação de “zonas econômicas especiais”, que possibilitam o investimento de
capitais externos.
 
C)
adoção do “modelo econômico extrovertido”, que cria uma oferta de mão-de-obra
competitiva.
 
D)
estabelecimento da “política de reformas e abertura”, que diversifica os agentes
econômicos com o recuo do Estado.
 
E)
aplicação de uma “economia socialista de mercado”, que permite sua integração na
economia mundial.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) exercício 
Exercício 3:
Em março de 1989, pela primeira vez na União Soviética, foram realizadas eleições
livres para escolha do Congresso do Povo. Teve início um novo período político na
União Soviética. 
Sobre esse tema, assinale a afirmativa incorreta:
 
A)
Gorbatchev, pressionado pelos movimentos ortodoxos antirreformas, renunciou ao
cargo em 1992 e o Comitê Estatal de Emergência assumiu o poder.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 4/13
 
B)
Boris Yeltsin, eleito representante da cidade de Moscou, liderou a Plataforma
Democrática, apoiou Gorbatchev e revelou-se um líder ultra reformista, passando a
desempenhar um papel central no cenário político da União Soviética.
 
C)
Boris Yeltsin obteve a assinatura de um tratado de união entre todas as repúblicas
para evitar a desagregação do país. O Tratado da União das Repúblicas foi
denominado Comunidade de Estados Independentes (CEI).
 
D)
O acordo assinado pelos países da CEI conferiu à república da Rússia o direito de
administrar o arsenal atômico da ex-União Soviética.
 
E)
O Congresso dos Deputados do Povo era dividido entre soviéticos ortodoxos, que
queriam mudanças liberalizantes e soviéticos heterodoxos, que lutavam pela volta
da Guerra Fria.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
C) exercício 
D) exercício 
E) exercício 
Exercício 4:
Sobre os conflitos na África, após a Guerra Fria é correto afirmar que 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 5/13
I em Angola lutavam o MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola),
apoiado pelos EUA e a UNITA (União Nacional pela Independência Total de
Angola), apoiado por Cuba e União Soviética. Com o fim da Guerra Fria, graças à
intervenção da ONU, esses coletivos chegaram a um acordo de paz. 
II Somália e Etiópia estão situadas numa região banhada pelas águas do Índico,
local estratégico para o escoamento do petróleo do Golfo Pérsico. Estes países
estiveram em guerra entre os anos 1978 e 1988, disputando o território de Ogaden.
Seus confrontos foram acirrados após a Guerra Fria e a isso somou-se a luta
separatista da Eritréia, que proclamou sua independência da Etiópia em 1993. 
III Em Angola, no ano de 1994, as lideranças da UNITA e do MPLA não assinaram
o tratado de paz proposto pela ONU. 
IV Ruanda e Burundi tornaram-se independentes da Bélgica em 1962. Desde então
instalou-se uma guerra étnica envolvendo a maioria Hutus e a minoria Tutsi. 
V Em Moçambique, a guerra civil envolvia a FRELINO (Frente de Libertação de
Moçambique), que governava o país e recebia apoio da União Soviética, e a
RENAMO (Resistência Nacional de Moçambique), apoiada pela África do Sul. No
anos 90, após a morte do líder da FRELINO, a RENAMO retomou o poder e
instalou o sistema capitalista em Moçambique.
Está correto o afirmado em
 
A)
I, II, III, IV e V.
 
B)
II e IV.
 
C)
III e V.
 
D)
II e I.
 
E)
IV e I.
 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo6/13
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
A) exercício 
C) exercício 
B) exercício 
Exercício 5:
O Kuwait é um país minúsculo (17.818 Km2), quase inteiramente desértico, que
repousa toda a sua vida sobre o petróleo e, por consequência, possui abundância
de dinheiro. 
Sobre os antecedentes da Guerra do Golfo, 
I o Iraque exigia mudanças na fronteira entre o Kuwait. 
II o Iraque acusava o Kuwait de vender petróleo a preços mais baixos que os
determinados pela OPEP. 
III o Iraque, após a guerra com o Irã, enfrentava sérios problemas econômicos -
dívidas, inflação e desemprego - que elevaram o descontentamento da população
iraquiana. 
IV o Kuwait não perdoava a dívida de aproximadamente bilhões de dólares,
contraída pelo Iraque durante a guerra com o Irã. 
V o Iraque contava com o apoio da ONU em sua tentativa de encontrar solução
para o acordo de sua dívida para com o Kuwait. Isso, apesar de a ONU haver
apoiado o Kuwait depois da invasão iraquiana e haver sinalizado aos EUA que
derrubassem Saddam Hussein.
Está incorreto o afirmado em
 
A)
V, somente.
 
B)
III e I.
 
C)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 7/13
IV e II.
 
D)
IV.
 
E)
V e I.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) exercício 
Exercício 6:
 Durante a Guerra do Golfo
I os EUA atacaram o Iraque, derrubaram Saddam Hussein e posicionaram-se a
favor dos muçulmanos xiitas, que constituem maioria no Iraque. 
II o Kuwait foi incorporado pelo Iraque como a 19a Província do país. 
III a ONU promoveu embargo econômico contra o Iraque, porém nunca concretizou
todas as medidas econômicas integrantes desse embargo para não complicar ainda
mais a situação econômica do país. 
IV quando o Iraque desocupou o Kuwait, a guerra que havia perdurado por mais de
5 anos, terminou, 
V ocorreram derramamento de petróleo nas águas do Golfo Pérsico e grandes
incêndios nos poços de petróleo do Kuwait (aproximadamente 700 poços).
Está incorreto o afirmado em
 
A)
III e II.
 
B)
I, III e IV. 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 8/13
 
C)
II e IV.
 
D)
IV, somente.
 
E)
III e I.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
Exercício 7:
Na China, após a morte de Mao-Tsé-Tung (1976), 
I ocorreram reformas promotoras de elevado crescimento econômico, que se fez
acompanhar da redução de desigualdades sociais e territoriais. 
II ocorreram grandes reformas promotoras de modernização, sob a liderança de
Deng Xiaoping. Foram criadas Zonas Econômicas Especiais (ZEEs); houve
abertura a investimentos estrangeiros e foi incentivada a propriedade privada no
campo. Tais reformas foram denominadas “economia socialista de mercado”. 
III ocorreram mudanças influenciadas pela Glasnost e Perestroika, naquele
momento em que o país também iniciava seu diálogo com o Ocidente. 
IV a abertura da economia repercutiu no massacre da Praça da Paz Celestial.
Movimentos estudantis reivindicaram mais democracia, pois a China continuava sob
comando de um único partido, o partido Comunista. 
V e a morte de Deng Xiaoping, o poder foi assumido por Jiang Zemim, que deu
andamento ao processo de abertura econômica. Esse novo líder iniciou o processo
de privatização das 370 mil estatais chinesas e, em 1997, negociou com Clinton a
ampliação da abertura econômica em troca do apoio norte-americano à entrada da
China na OMC. Esse fato ocorreu em 2001.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 9/13
Está incorreto o afirmado em
 
A)
I e III.
 
B)
V, somente.
 
C)
II e III.
 
D)
IV e V.
 
E)
II e V.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) exercício 
Exercício 8:
Sobre a China, assinale a afirmativa incorreta:
 
A)
A China perdeu Hong-Kong na Guerra do Ópio (1840-1860).
 
B)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 10/13
O território chinês foi constantemente retalhado por ingleses, franceses e
japoneses, até a chegada de Mao-Tsé-Tung no poder.
 
C)
A China não está na OMC por ser um país socialista, sem democracia e governado
por um ÚNICO partido político, o Partido Comunista.
 
D)
O sucessor de Mao, Deng Xiaoping, iniciou grandes reformas de abertura da China
com o ocidente. A China passou a ser denominada de economia socialista de
mercado.
 
E)
Mao-Tsé-Tung realizou uma política de independência da China em relação às duas
grandes potências da Guerra Fria.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
C) exercício 
Exercício 9:
A globalização
 
A)
alcança indistintamente a todos os países, a despeito de seus níveis de
desenvolvimento econômico e os torna mais homogêneos política, econômica,
social e culturalmente.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 11/13
 
B)
 é um processo eminentemente comercial, associado à liberalização das trocas e à
expansão dos mercados nacionais em escala global, o que determina intensificação
das diferenças econômicas entre os países.
 
C)
manifesta-se no entrelaçamento dos campos do comércio, das finanças e da
produção internacional e no aprofundamento da interdependência entre os países.
Disso decorrem importantes desdobramentos políticos, econômicos e
socioculturais.
 
D)
tem como cerne o crescimento e a aceleração dos fluxos financeiros internacionais,
próprios do movimento de capitais especulativos em escala global.
 
E)
é um fenômeno fundamentalmente associado às estratégias das corporações
transnacionais e tem por objetivo expandir e consolidar sua presença nos mercados
dos países emergentes.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
A) exercício 
C) exercício 
Exercício 10:
O chamado “processo de globalização” estimula agentes políticos a adotarem
posições favoráveis ou desfavoráveis frente a suas implicações. Embora não se
trate de um processo puramente econômico, esta talvez seja sua face mais
evidente.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 12/13
Sobre esse tema, assinale a afirmativa incorreta:
 
A)
O aumento do comércio exterior, uma das faces da globalização, determinou a
criação da OMC em 1994.
 
B)
As crises no mercado mundial foram facilitadas pela alta volatilidade dos capitais
que correm mundo em busca de melhores retornos em termos de rentabilidade e
segurança. 
 
C)
As vantagens da globalização são: livre comércio, efeitos dinâmicos da integração
mundial e melhor alocação dos fatores de produção.
 
D)
As desvantagens da globalização incluem a alta instabilidade dos fluxos financeiros
que podem ser cortados caso haja risco de perda de rentabilidade ou de confiança
no país.
 
E)
A globalização é um processo estritamente comercial associado à liberalização das
trocas e à expansão dos mercados nacionais em escala global.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
C) exercício 
D) exercício 
E) exercício 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 13/13
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 1/12
 
 
Exercício 1:
Fazem parte das diretrizes do Consenso de Washington:
 
A)
desregulamentação da economia, estatização das companhias privadas e
protecionismo.B)
abertura comercial, privatização das estatais e reforma tributária.
 
C)
protecionismo, reforma tributária e investimentos estatais.
 
D)
estatização das companhias privadas, investimentos estatais e reforma tributária.
 
E)
(nenhuma das alternativas anteriores está correta).
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 2/12
Exercício 2:
Leia atentamente o texto abaixo:
 “Metáfora da Mão Invisível”.
É assim que a metáfora da mão invisível, idealizada no liberalismo clássico nos
horizontes do Estado-nação, ressurge idealizada pelo neoliberalismo nos horizontes
da globalização. Aos poucos, as produções e reproduções da cultura de massa em
escala mundial criam a ilusão de uma universalização das condições e
possibilidades do mercado e da democracia, do capital e da cidadania. (OCTÁVIO,
I. Teorias da globalização. 6.ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998, p.
133. Adaptado).
O texto está relacionado a vários processos em curso no mundo atual, no bojo dos
quais
 
A)
o Estado-nação, em função da governança exercida no âmbito dos blocos
econômicos regionais, tornou-se figura obsoleta no cenário econômico e político
nacional e internacional.
 
B)
destacam-se a segmentação das atividades empresariais em escala mundial e as
rigorosas limitações relativas à mobilidade internacional do capital.
 
C)
observam-se a difusão de modelos de consumo, que podem superar costumes
locais, e a promoção do consumismo.
 
D)
observa-se a expansão das tecnologias de informação e comunicação, que
favorecem a instalação de redes mundiais que, por sua vez, propiciam a
desconcentração econômico financeira.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 3/12
 
E)
a inclusão social e a desconcentração da riqueza podem ser alcançadas pelo
processo de globalização, desde que se consiga conectar economicamente todo o
planeta.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
C) exercício 
Exercício 3:
Concurso da Prefeitura da cidade do Paulista/PE - 2006 
As mudanças na organização do espaço, sob a égide do capitalismo, ocorrem nas
esferas econômica, social e cultural, intensificando, desestabilizando as relações
entre países, povos e nações. 
Sobre estas questões, analise as informações abaixo:
I o estabelecimento de uma nova divisão do trabalho, a partir de divisão territorial de
indústrias, em que as de ponta concentram-se nos países centrais ou
desenvolvidos. 
II a formação de grandes concentrações financeiras com a hegemonia do capital
internacional, com organizações, como FMI, Bird, o Nafta, controlando seu fluxo e
realizando operações nos países desenvolvidos. 
III formação de complexas agroindústrias dominadas por grandes empresas
transnacionais (BUNGE, Monsanto, etc.) apoiados na biotecnologia, engenharia
genética, transgênicos e recentemente na nanotecnologia. 
IV a adesão dos países subdesenvolvidos e periféricos às políticas neoliberais,
provocando a desarticulação de setor estratégico, porém aumentando a atuação do
Estado e a sua obrigação com políticas sociais clientelistas. 
V a ascensão no mundo pós-guerra fria dos conflitos civilizacionais étnico-
religiosos, ou seja, conflitos culturais nações e grupos de diferentes civilizações.
Está correto o afirmado em
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 4/12
 
A)
II e III. 
 
B)
II e IV. 
 
C)
IV e V.
 
D)
I, III e V. 
 
E)
II, III e V.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
A) exercício 
C) exercício 
D) exercício 
Exercício 4:
Leia atentamente o texto abaixo.
“Com o final da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a União Soviética
acirraram a disputa pela hegemonia no globo. Deram início, assim, à Guerra Fria,
um dos períodos mais tensos da história, que se estendeu do imediato pós-guerra
até o final da década de 1980. Em 1946, o ex-primeiro-ministro britânico Winston
Churchill (1874-1965), em viagem aos Estados Unidos, lançou o termo 'Cortina de
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 5/12
Ferro' para delimitar na Europa, a fronteira entre o Leste socialista e o Oeste
capitalista. No entanto, considerasse que a Guerra Fria teve início mesmo em 1947,
quando os Estados Unidos lançaram as bases da Doutrina Truman e do Plano
Marshall. (MOREIRA, J. C.; SENE, E. Geografia geral e do Brasil. São Paulo:
Scipione, 2002, p. 221)
Como sugere o texto, a Doutrina Truman foi um dos sustentáculos ideológicos do
mundo da Guerra Fria. A propósito, essa doutrina teve sua origem associada a um
discurso do presidente Harry Truman, propondo concessão de créditos para a
 
A)
Grécia e Turquia, tendo como pressuposto geopolítico fundamental impedir o
expansionismo do socialismo soviético na Europa.
 
B)
Itália e Turquia, tendo como pressuposto geopolítico fundamental dificultar a
formação de Estados socialistas na Europa Meridional.
 
C)
Itália e Espanha, tendo como pressuposto geopolítico fundamental impossibilitar a
construção de Estados de economia planificada na Europa Ocidental.
 
D)
Polônia e Hungria, tendo como pressuposto geopolítico fundamental criar um
“cordão sanitário” para isolar o Leste europeu da influência soviética.
 
E)
Albânia e Iugoslávia, tendo como pressuposto geopolítico fundamental evitar que
outros países da Europa Oriental adotassem o modelo do socialismo real soviético. 
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 6/12
A) exercício 
Exercício 5:
Nos anos 90, os projetos de integração regional e formação de blocos econômicos
passam a ser uma realidade. Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai formam, a partir
de janeiro de 1995, uma zona de livre comércio - o Mercosul. 
Considere abaixo as afirmativas sobre esse bloco regional. 
I O Mercosul procura estabelecer políticas comuns que permitam a livre circulação,
entre países membros, de bens, capitais, serviços e trabalhadores. 
II A abertura econômica surgida com o Mercosul determinou uma reestruturação
industrial e a adoção de novas estratégias de produção em razão da formação de
um novo mercado de mais de 200 milhões de consumidores. 
III A desvalorização do real em relação ao dólar promoveu uma mudança nos fluxos
comerciais entre Brasil e Argentina.
Está correto o afirmado em
 
A)
I, somente. 
 
B)
II, somente. 
 
C)
I e II. 
 
D)
II e III. 
 
E)
I, II e III.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 7/12
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
A) exercício 
D) exercício 
E) exercício 
Exercício 6:
 O NAFTA (North America Free Trade Agreement) corresponde a um acordo que,
entre outras atribuições,
 
A)
prevê a abolição progressiva das tarifas alfandegárias e a criação de um mercado
comum entre Estados Unidos, Canadá e México. 
 
B)
consolida a integração do bloco comercial do Atlântico Norte, ao reunir Canadá e
EUA, parceiros muito semelhantes em termos políticos, econômicos e
demográficos.
 
C)
torna legal a livre circulação de mercadorias e cidadãos mexicanos para os EUA,
solucionando questões imigratórias das últimas décadas entre esses países. 
 
D)
realiza investimentos industriais em diferentes áreas do México, contribuindo para a
redução dos profundos contrastes regionais desse país, cuja única riqueza é a
disponibilidadede mão-de-obra. 
 
E)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 8/12
 tem como meta restabelecer o fluxo comercial dos EUA com a América Latina,
interrompido pelas exigências e taxações feitas aos produtos alimentícios.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) exercício 
Exercício 7:
Em 1993, os quinze países da União europeia reuniram-se em Maastricht para
deliberar sobre a criação do EURO, moeda europeia única, 
 
A)
prontamente adotada por todos os integrantes do Bloco e considerada a solução
dos problemas econômicos. 
 
B)
adotada por vários países do Bloco que, no entanto, encontrou sérias reservas por
parte de países como o Reino Unido e a Dinamarca. 
 
C)
rechaçada por quase todos os países do Bloco que exigem liberdade monetária,
como é o caso da França e da Alemanha. 
 
D)
considerada um estopim para divergências internas, pois os países menos ricos,
como Portugal, Irlanda e Espanha, sentiram-se prejudicados. 
 
E)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 9/12
rejeitada após sua implantação, pois representou uma queda acentuada na
participação do Bloco no comércio mundial.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
A) exercício 
C) exercício 
B) exercício 
Exercício 8:
Depois de crescer de 1 bilhão de dólares, em 1990, para 20 bilhões, em 1997, o
comércio interno no Mercosul estagnou em 1998 e, no primeiro semestre de 1999,
apresentou uma queda de 30% (Royal Institute of Internacional Affairs).
Entre os motivos da queda no movimento comercial do Mercosul, podemos
mencionar 
 
A)
as medidas de desvalorização da moeda brasileira e a grave recessão econômica
na Argentina.
 
B)
a forte concorrência dos produtos asiáticos com livre ingresso na bacia platina.
 
C)
a resistência dos agricultores do sul do Brasil contra a entrada do trigo uruguaio e
argentino.
 
D)
a guerra fiscal na região fronteiriça entre o Paraguai e o Brasil.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 10/12
 
E)
a entrada de novos parceiros com diferentes realidades socioeconômicas, a
exemplo do Chile e do Equador.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) exercício 
Exercício 9:
Visto, hoje, como alternativa para a sobrevivência das economias no mundo
globalizado, o processo de integração regional, a despeito de resultados positivos
comprovados, é responsável pelo aparecimento ou pelo aprofundamento de
problemas de ordem econômica nos países membros dos diferentes blocos.
No caso do Mercosul, todos os seguintes problemas acompanham o processo de
integração regional, exceto
 
A)
a crise econômico-financeira enfrentada pelo Brasil no primeiro semestre de 1999,
que contribuiu para o desaquecimento da economia da Argentina, provocando o
fechamento de unidades produtivas e a elevação do desemprego neste país. 
 
B)
a integração econômica, que pressupõe uma integração política da qual decorrem,
entre outras consequências, a limitação da soberania do Estado, devida à adoção
de políticas comuns de defesa externa frente aos interesses do bloco. 
 
C)
a sobrevalorização do Real até os primeiros meses de 1999, fato que abriu o
mercado consumidor brasileiro aos produtos agrícolas e industriais dos demais
países membros desse bloco econômico, em detrimento da produção nacional. 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 11/12
 
D)
as multinacionais que, beneficiando-se das facilidades conferidas pelo processo de
integração regional, concentram suas atividades produtivas em um ou outro país-
membro, afetando os mercados de trabalho à revelia das decisões nacionais.
 
E)
a sobrevalorização do Real, até os primeiros meses de 1999 que, em detrimento da
produção nacional, abriu o mercado consumidor brasileiro aos produtos agrícolas e
industriais dos demais países membros desse bloco econômico. 
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
A) exercício 
C) exercício 
B) exercício 
Exercício 10:
É incorreto afirmar que o Mercosul
 
A)
é uma tentativa de integração econômica entre países latino-americanos. 
 
B)
integra países com níveis de desenvolvimento bastante homogêneos. 
 
C)
constitui-se de países que ocupam posições periféricas na divisão internacional do
poder. 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 12/12
 
D)
é uma das maiores economias do mundo por envolver a produção e as
exportações. 
 
E)
inclui o Brasil, país que possui uma das maiores economias do bloco. 
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
E) exercício 
D) exercício 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 1/12
 
 
Exercício 1:
Leia atentamente o Texto abaixo:
 A Geopolítica se reinventou nos últimos anos, abrangendo novas
temáticas e novas ideias. Entretanto, alguns princípios da Geopolítica
Clássica permanecem sendo de fundamental importância para a
disciplina. Assinale a alternativa que aponte corretamente uma ideia
nova e uma ideia que se manteve na Nova Geopolítica.
 
A)
maior cientificismo e estudos mais ligados à conquista de poder e ao
interesse nacional.
 
B)
negação à abordagem de novos temas do mundo contemporâneo e caráter não ideológico
dos estudos.
 
C)
politização dos estudos e foco em estudos ambientais.
 
D)
crítica à geopolítica clássica e negação da contribuição de Ratzel.
 
E)
abordagem tradicional e negação total à ciência.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 2/12
A) exercício 
Exercício 2:
“(...) Eu sei: ninguém faz idéia de quem vem lá, de quem vem lá, de quem vem lá,
Ninguém faz idéia de quem vem lá,
 
Os duros, os desclassificados, a vanguarda e quem fica pra trás
Os dorme sujos, os emergentes, os espiões industriais
Os que catam restos de feira, milicos, piratas da rede, crianças excepcionais
Os exilados, os executivos, os clones e os originais
 
É a lei, ninguém faz ideia de quem vem lá, de quem vem lá, de quem vem lá,
Ninguém faz ideia de quem vem lá (...)” (Ninguém faz ideia – Lenine/ Ivan Santos)
Fonte: http://www.vagalume.com.br/lenine/ninguem-faz-ideia.html#ixzz3ERU9K52w.
Acesso em 18.12.2014
O pós-Guerra Fria traz diferentes interpretações sobre o funcionamento da política
mundial, envolvendo distintas percepções sobre o papel e o peso dos atores
internacionais. Como na música de Lenine, ninguém faz ideia do que possa surgir dessa
reestruturação do sistema internacional.
Encontramos a perfeita associação entre uma hipótese que aponte o rumo do mundo e
sua correta explicação em
 
A)
o fim da história – o socialismo demonstrou ser o mais adequado sistema político.
 
B)
o momento unipolar – a supremacia dos EUA os credenciava a serem uma das
superpotências.
 
C)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 3/12
multipolaridade e desconcentração de poder – tendências de uma nova arquitetura de
poder mundial.
 
D)
globalização e regionalização – tendências opostas e não complementares no cenário
atual.
 
E)
um outro mundo possível – o fórum social mundial e os manifestos de Seattle buscam
difundir o capitalismo.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:A) exercício 
C) exercício 
Exercício 3:
“Miséria é miséria em qualquer canto/ Riquezas são diferentes/ Índio, mulato, preto,
branco/ Miséria é miséria em qualquer canto (...)” Miséria (Titãs). Composição: Paulo
Miklos / Sergio Britto / Arnaldo Antunes
“Muitos dos conflitos sociais, étnicos, políticos, estratégicos e religiosos que haviam sido
congelados durante a bipolaridade, recuperaram sua lógica, contrapondo-se a este
suposto cenário de estabilidade entre as potências dominantes (...)” In: PECEQUILO,
Cristina Soreanu. Manual do Candidato – Política Internacional. Brasília: FUNAG, 2010. p.
42.
O cenário indicado pela música dos Titãs e pelo texto da professora Cristina Pecequilo
indica que, em substituição à ordem bipolar, o conflito dominante hoje no mundo seria:
 
A)
Norte e Sul.
 
B)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 4/12
América do Sul x Oriente Médio.
 
C)
Leste x Oeste.
 
D)
Sudeste x Nordeste.
 
E)
1o. Mundo x 2o. Mundo
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) exercício 
Exercício 4:
Segundo Kenechi Ohmae, os mapas mundi seriam “ilusões cartográficas”, pois ainda
mostrariam o mundo dividido em países, em fronteiras tradicionais que estariam perdendo
seu significado.
O equívoco dessa afirmação do economista japonês em relação ao mundo atual seria que
 
A)
Para o autor, os conflitos da Guerra Fria entre mundo capitalista e mundo socialista
(Oeste/ Leste) foram substituídos pela lógica de diferença entre os países mais
desenvolvidos (Norte) e os países menos desenvolvidos (Sul). A distinção deixa de se dar
de forma ideológica, e passa a ser mais destacado, portanto, o aspecto econômico.
 
B)
Essa visão ganhou força, pois, após a derrocada do socialismo, os Estados deixaram de
ser atuantes na economia, e a desregulação, com predominância cada vez maior do
chamado Estado Mínimo, acabou se efetivando na prática.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 5/12
 
C)
Essa visão perdeu força, pois, após a primeira onda de neoliberalismo, muitos Estados
voltaram a atuar decisivamente na economia, e a desregulação, com predominância cada
vez maior do chamado Estado Mínimo, não se efetivou na prática.
 
D)
Devido à diminuição da intensidade do processo de globalização/ liberalização após a
primeira década do século XXI, algumas dessas ideias estão sendo revistas e
retrabalhadas. Junto a elas, surgem uma série de outras propostas, trazendo para a
Geopolítica elementos importantes que estão em evidência nos mais diversos campos
científicos, como, por exemplo, a questão cultural e a questão ambiental.
 
E)
Com o fim da Guerra Fria, houve uma tendência de se valorizar o poder econômico frente
às outras instâncias de poder. Nesse sentido, emergiram uma série de teses que levavam
a Geopolítica para esse campo da Geoeconomia, acabando com a importância dos
Estados.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
A) exercício 
D) exercício 
E) exercício 
C) exercício 
Exercício 5:
Observe o mapa abaixo.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 6/12
Fonte:http://1.bp.blogspot.com/-QskZ-
5B2PB4/TdWwRjP3rFI/AAAAAAAAAMI/0qZkU3gWVEw/s1600/image006.jpg. Acesso em
17.nov.2014
O mapa acima, das civilizações, segundo Samuel Huntington, nos permite fazer uma série
de reflexões.
Indique em que civilização estão os Estados Unidos e a Europa,
 
A)
Latino-Americana.
 
B)
Ortodoxa.
 
C)
Hindu.
 
D)
Sínica.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 7/12
 
E)
Ocidental.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
C) exercício 
D) exercício 
E) exercício 
Exercício 6:
Leia atentamente o texto abaixo.
O Mercosul foi criado em 1991 com o objetivo de integrar as economias e procedimentos
aduaneiros dos países componentes: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Posteriormente, Chile e Bolívia passaram a participar do Mercado Comum do Cone Sul,
como membros associados. O ano de 2005 será decisivo para o crescimento ou
sobrevivência do Mercosul em consequência 
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto acima:
 
A)
da provável desvalorização do euro. 
 
B)
da dolarização no Extremo Oriente. 
 
C)
da desistência do Chile e da Bolívia. 
 
D)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 8/12
 da concorrência da Alca. 
 
E)
do crescimento extraordinário do Nafta.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
A) exercício 
C) exercício 
B) exercício 
D) exercício 
Exercício 7:
Segundo Celso Lafer, ex-chanceler brasileiro, o Mercosul "é uma plataforma de inserção
competitiva numa economia mundial que simultaneamente se globaliza e se regionaliza
em blocos". Sobre os integrantes desse bloco, é correto afirmar que
 
A)
o Paraguai tem taxas de mortalidade e analfabetismo semelhantes às da Argentina. 
 
B)
a Argentina e o Uruguai têm os melhores indicadores sociais. 
 
C)
o Brasil tem a maior esperança de vida e o menor crescimento vegetativo. 
 
D)
o Paraguai e o Uruguai têm os mais baixos percentuais de população urbana. 
 
E)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 9/12
o Brasil e a Argentina apresentam volumes de dívida externa semelhantes. 
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
Exercício 8:
No mundo contemporâneo pós-Guerra Fria grande potência seriam países com grande
população, território vasto e grande capacidade militar (incluindo soldados, armamentos e
organização estratégica). Essa concepção está ficando ultrapassada por conta de alguns
aspectos. Considere as afirmativas abaixo:
I- a corrida armamentista da Guerra Fria conduziu os países a uma
encruzilhada: os gastos militares excessivos, na maior parte dos
casos, retêm uma quantidade significativa de recursos que poderiam
ser gastos no desenvolvimento da economia de um país. Isso leva
boa parte dos países do mundo a diminuírem seus gastos militares.
II- a Terceira Revolução Industrial (ou revolução tecno-científica)
vem diminuindo gradativamente a importância do tamanho do
território, visto que, com o avanço da tecnologia, consegue-se
produzir mais em menores espaços, fazendo com que o impacto das
diferenças de extensão territorial seja reduzido.
III- em decorrência ainda do desenvolvimento tecnológico, a mão de
obra abundante se tornou menos necessária, em favor de uma mão
de obra mais qualificada. Isso vale tanto para trabalhadores quanto
para soldados.
 
A)
I, II e III.
 
B)
I e II. 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 10/12
 
C)
I e III. 
 
D)
II e III. 
 
E)
(Nenhuma das afirmativas está correta).
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) exercício 
Exercício 9:
 A constituição de espaços econômicos supranacionais vem redefinindo as regras globais
de competição. Para o continente americano está prevista a formação de uma zona de
livre comércio, que vai do Ártico até a Terra do Fogo. 
Em relação a essa proposta, assinale a afirmativa incorreta.
 
A)
Essa proposta faz parte da Iniciativa para as Américas, lançada pelo presidente George
Bush como estratégia de recuperação da posição norte-americana no continente
americano. 
 
B)
A criação do Nafta, em 1992, foi o primeiro passo dado pelos Estados Unidos emdireção
ao projeto de integração continental. 
 
C)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 11/12
A área de livre comércio englobaria 34 países do continente, exceto Cuba, sendo que
muitos desses países já estão organizados em blocos econômicos. 
 
D)
O projeto de criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) encontra obstáculos
pelo grande peso da economia dos Estados Unidos nesse grupo. 
 
E)
O Brasil, assim como os demais países participantes do Mercosul, está interessado em
acelerar as negociações para a formação da Alca e em abrir seus mercados aos produtos
norte-americanos.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
C) exercício 
D) exercício 
E) exercício 
Exercício 10:
Em um ensaio publicado em 1993 na revista de Relações Internacionais Foreign Affairs,
chamado “Choque de Civilizações?”, o cientista político americano Samuel Phillips
Huntington (1927-2008) trouxe uma nova interpretação para a geopolítica mundial,
enfatizando a importância da
 
A)
economia.
 
B)
estratégia militar.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 12/12
 
C)
política.
 
D)
indústria.
 
E)
cultura.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
C) exercício 
D) exercício 
E) exercício 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 1/26
 
 
Exercício 1:
Considere a charge abaixo, publicada no site do escritor, dramaturgo e humorista
Millôr Fernandes:
De acordo com a charge, para o autor a globalização é um processo
 
A)
assimétrico, na medida em que permite melhor e mais justa distribuição da riqueza
mundial.
 
B)
simétrico, na medida em que permite maior interação econômica entre as mais
distantes regiões do planeta.
 
C)
assimétrico, uma vez que aprofunda o abismo entre nações de diferentes níveis de
desenvolvimento econômico.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 2/26
 
D)
regional, na medida em que fortalece a posição das nações do hemisfério sul
enfraquecendo geopoliticamente as nações do hemisfério norte.
 
E)
integrador, uma vez que favorece os países pobres em detrimento das nações mais
desenvolvidas.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
C) exercício 
Exercício 2:
"Uma das características do processo de globalização é a criação de uma rede de
conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações
culturais e econômicas de forma rápida e eficiente."
Tal aspecto do processo de globalização é contemplado, mais especificamente,
pelo conceito de
I produção horizontal flexível. 
II aldeia global. 
III abertura comercial. 
IV integração regional. 
V internacionalização do capital.
Está correto o afirmado em
 
A)
II somente.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 3/26
 
B)
III somente.
 
C)
I somente.
 
D)
I e III.
 
E)
I, II e III.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) exercício 
Exercício 3:
Podemos afirmar que um estudo sistemático da dimensão geográfica da política foi
desenvolvido a partir
 
A)
da publicação das obras de Aristóteles, Maquiavel, Montesquieu e inúmeros outros
filósofos da antiguidade, da Idade Média e da época moderna, que escreveram
sobre temas entre os quais incluem-se os seguintes: dimensão espacial da política
(tamanho e localização do território); importância da geografia; localização e defesa
da fortaleza do príncipe.
 
B)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 4/26
de 1945, quando a ênfase das preocupações recai sobre a chamada escala macro
ou continental/planetária. Nesse âmbito discute-se, entre outros, os seguintes
temas: disputa pelo poder mundial; o Estado como grande potência; estratégias
espaciais para a conquista desse status.
 
C)
de meados dos anos 1970, período em que a geopolítica sai do ostracismo e volta a
ser estudada, agora como "campo de estudos", como área interdisciplinar,
abordando, por exemplo, a questão ambiental.
 
D)
da publicação das obras do general alemão Karl Haushofer, que popularizou a
geopolítica ao reconhecer ligações, embora problemáticas, com o nazismo,
contribuindo indiretamente para a produção da obra Mein Kampf, de Hitler. Além de
sua contribuição a essa obra, tristemente famosa nos anos 1930 e 40, Haushofer foi
responsável pela Revista de Geopolítica [Zeitschrift für Geopolitik], editada em
Munique, de 1924 a 1944, cuja tiragem mensal, originalmente de 3 mil exemplares,
chegou a atingir a marca dos 30 mil exemplares, fato bastante expressivo para a
época.
 
E)
da publicação da obra Politische Geographie [Geografia Política], de Friedrich
Ratzel, publicada em 1897. Com Ratzel tem início um estudo sistemático da
dimensão geográfica da política, no qual a espacialidade ou a territorialidade do
Estado constitui o principal objeto de interesse.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
C) exercício 
D) exercício 
E) exercício 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 5/26
Exercício 4:
Os principais precursores da geopolítica clássica não eram geógrafos e sim
estrategistas militares. Consequentemente, a geopolítica clássica nunca teve por
preocupação básica o conhecimento (geográfico e/ou científico) de determinado
aspecto da realidade (dimensão espacial da política), mas sim de estabelecer bases
para o fortalecimento de “seu” Estado no cenário internacional. A geopolítica logo
se expandiu, tendo encontrado um clima propício para o seu desenvolvimento nos
períodos pré-guerra e entre guerras da primeira metade do século XX. 
Considerando os pressupostos da geopolítica clássica, é correto afirmar que o
referido “clima propício” para a sua expansão foi propiciado 
I pela característica essencial da política internacional do “modelo westphaliano”, do
período compreendido entre a segunda metade do século XVII e início do século
XX. Pode-se atribuir a um programa selvagem de exploração colonial e formação
de alianças secretas e acirradas rivalidades, em meio a um complexo jogo de
interesses políticos e econômicos, frequentemente destrutivo das sociedades
colonizadas e instigador de tensões políticas entre os países europeus. 
II pela ordem internacional que, segundo a visão idealista, deve apoiar-se nas
seguintes ações: supressão da diplomacia secreta, liberdade dos mares, limitação
dos armamentos, remoção das barreiras comerciais, reajuste dos territórios, fim da
exploração colonial e criação de uma Sociedade das Nações. 
III por processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e
política, com o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países no
final do século XX e início do XXI. 
IV pela análise da dimensão geográfica ou espacial da política, bastante difundida
nas obras de Aristóteles, Maquiavel, Montesquieu e outros filósofos da antiguidade,
da Idade Média ou da época moderna, que ofereceram fundamentos para orientar a
política externa das grandes potências a partir do final do século XIX e início do
XX. 
Está correto o afirmado em
 
A)
I e II.
 
B)
III e IV.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 6/26C)
I, III e IV.
 
D)
I, somente.
 
E)
III, somente.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
C) exercício 
D) exercício 
Exercício 5:
Geografia política é um ramo da geografia (mais especificamente, da geografia
humana) que se dedica ao estudo da interação entre política e território,
nomeadamente no que diz respeito à administração. É frequente a confusão
estabelecida entre geografia política e geopolítica que, imbricadas e em grande
parte superpostas, não se identificam totalmente. Embora em alguns momentos
tenham sido mescladas e reduzidas a uma única identidade, cada qual possui
origens, especificidades e história própria. 
Sobre a distinção observada entre geografia política e geopolítica, é correto afirmar
que
I por definição, a geopolítica interpreta o espaço do ponto de vista do Estado e a
geografia política, o Estado pelo ponto de vista do espaço. 
II a geografia política só se preocupa com o meio ambiente, com as características
"naturais" do território, por exemplo (localização, formato, proximidade do mar etc.)
se fatores do meio ambiente estabelecerem relações com a vida política. 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 7/26
III a geopolítica tem por objetivo analisar o Estado em suas relações com o
território, a soberania, a política territorial, as fronteiras e as potências mundiais,
entre outros. 
IV a geografia política, ou seja, a análise da dimensão geográfica ou espacial da
política, é bastante antiga. Podemos encontrá-la em Aristóteles, Maquiavel,
Montesquieu e inúmeros outros filósofos da antiguidade, da Idade Média e da
época moderna.
Está correto o afirmado em
 
A)
I, II e III.
 
B)
II, III e IV.
 
C)
I, III e IV. 
 
D)
I, II e IV. 
 
E)
III e IV.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
A) exercício 
E) exercício 
D) exercício 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 8/26
Exercício 6:
A Guerra Fria determinou um período de bipolaridade no mundo. Durante esse
período
I as colônias europeias iniciaram um processo de descolonização, decorrente da
perda do poder político europeu. Os processos de independência eclodiram e as
lutas civis pelo poder local foram alimentadas pelas duas grandes potências: EUA e
URSS. 
II a Guerra Fria foi um fator de estabilidade mundial, pois somente duas potências
dividiam o poder. 
III os países do leste europeu decidiram pelo socialismo e romperam com os EUA. 
IV o sistema econômico da União Soviética era comandado pelo planejamento
burocrático. 
V nas economias capitalistas o sistema econômico era o capitalismo, porém com
alguma intervenção estatal na economia. Este era o sistema econômico da
socialdemocracia.
Está incorreto o afirmado em
 
A)
I e II.
 
B)
II e III.
 
C)
III e IV.
 
D)
IV e V.
 
E)
V, somente.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 9/26
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
D) exercício 
C) exercício 
Exercício 7:
A globalização
 
A)
alcança indistintamente a todos os países, a despeito de seus níveis de
desenvolvimento econômico e os torna mais homogêneos política, econômica,
social e culturalmente.
 
B)
é um processo eminentemente comercial, associado à liberalização das trocas e à
expansão dos mercados nacionais em escala global, o que determina intensificação
das diferenças econômicas entre os países.
 
C)
 manifesta-se no entrelaçamento dos campos do comércio, das finanças e da
produção internacional e no aprofundamento da interdependência entre os países.
Disso decorrem importantes desdobramentos políticos, econômicos e
socioculturais.
 
D)
 tem como cerne o crescimento e a aceleração dos fluxos financeiros internacionais,
próprios do movimento de capitais especulativos em escala global.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 10/26
 
E)
é um fenômeno fundamentalmente associado às estratégias das corporações
transnacionais e tem por objetivo expandir e consolidar sua presença nos mercados
dos países emergentes.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
A) exercício 
D) exercício 
E) exercício 
C) exercício 
Exercício 8:
A Primeira e a Segunda Guerras Mundiais ocorreram, fundamentalmente, devido
 
A)
ao Tratado de Versalhes, que impedia o Japão e a Alemanha de se
industrializarem.
 
B)
disputas estimuladas pela forte concorrência entre os países industrializados por
mercados internacionais e territoriais durante uma fase do capitalismo imperialista. 
 
C)
à perda do poder político da Inglaterra e ascensão da Alemanha como o maior
centro político do mundo.
 
D)
nazistas e fascistas que, ao atacaram os aliados, desencadearam as guerras.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 11/26
 
E)
à fase do capitalismo em que a estimulação de concorrências acirrou disputas entre
os países industrializados..
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
Exercício 9:
Considere as afirmativas abaixo e assinale a incorreta.
 
A)
A Segunda Guerra Mundial foi um prolongamento da Primeira Guerra: disputas das
potências industriais por mercados e matérias-primas, não resolvidas na Primeira
Guerra, foram acirradas na Alemanha, Itália e Japão.
 
B)
O Tratado de Versalhes, imposto à Alemanha pelos vencedores da Primeira Guerra,
foi um dos motivos que levaram a Alemanha para a guerra. Em suas cláusulas mais
importantes a Alemanha foi a única responsável pela eclosão da Guerra. Por outro
lado, perdeu todas as suas colônias e vários territórios alemães na Europa, além de
ser obrigada a enfrentar limitações militares e ter que realizar pesadíssimas
reparações econômicas do destruído durante a guerra.
 
C)
As duras condições do Tratado de Versalhes geraram, entre os alemães, um
profundo ressentimento, responsável em grande parte pela ascensão de Hitler ao
poder, o que acabou desencadeando a Segunda Guerra Mundial.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 12/26
 
D)
Alemanha, Japão e Rússia foram os principais países associados em uma aliança
denominada Eixo.
 
E)
O Dia D ocorreu em junho de 1944, quando as tropas americanas-canadenses
desembarcaram na Normandia, acelerando o processo que culminaria no fim da
Segunda Guerra Mundial.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
A) exercício 
D) exercício 
Exercício 10:
A industrialização acelerada de diversos países, ao longo do século XIX, alterou o
equilíbrio e a dinâmica das relações internacionais.
 
Com a Segunda Revolução Industrial surgiu o imperialismo, cujas características
mais marcantes foram:
 
A)
a substituição das intervenções militares pelo uso da diplomacia internacional; o tipo
de sistema socioeconômico adotado pelos países ao instituírem formas de
organização social e de modo de produção.
 
B)
a transferência de tecnologia, estimulada por uma política não-intervencionista; o
nível de industrialização e as desigualdades sociais em que se encontram os países
no cenário internacional.
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 13/26
 
C)
Manutenção da autonomia administrativa e dos governos nativos naquelas áreas
conquistadas.
 
D)
 a procura de especiarias, ouro e produtos tropicais inexistentes na Europa; o
processohistórico de colonização dos países ao adotarem as línguas inglesa,
portuguesa e espanhola como elemento de hegemonia cultural.
 
E)
a busca de novos mercados consumidores para as manufaturas e os capitais
excedentes dos países industrializados.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
C) exercício 
D) exercício 
E) exercício 
Exercício 11:
Sobre a Guerra Fria, pode-se afirmar que 
I a grande dificuldade em estabelecer os marcos da Guerra Fria consiste no fato de
que não estamos lidando com um simples acontecimento, de verificação imediata
que possa ser isolado rigidamente como objeto histórico. Ao contrário, trata-se de
um processo global extremamente complexo sujeito a múltiplas interpretações. 
II a Guerra Fria foi mais que uma disputa armamentista ou geopolítica. Ela teve uma
importante dimensão cultural, que colocou em movimento um jogo simbólico do
Bem contra o Mal. Ela mexeu com a imaginação das pessoas, criou e reforçou
preconceitos, ódios e ansiedades. 
III dois marcos parecem ser adequados para marcar o início e o fim da Guerra Fria:
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 14/26
seu início teria sido a conquista de um novo poder pelo homem – a bomba atômica
– e seu fim, a Guerra do Golfo, quando os Estados Unidos escolheram outros
símbolos para ocupar o lugar que antes pertencia ao comunismo, como o assim
chamado fanatismo islâmico ou o narcotráfico. 
IV a Guerra Fria não degenerou em conflito mundial porque impôs uma nova forma
de paz, a paz pelo medo (...) o efeito mais visível dos armamentos termonucleares
foi o de dissuadir as duas grandes nações de fazer a guerra total: o esforço no
sentido de não pôr em prática as ameaças que eram manifestadas e que se
explicam pela enormidade de armas disponíveis; modificou o jogo diplomático, uma
vez que, mais do que nunca, não existe uma proporcionalidade entre os meios de
poder de um Estado e sua capacidade de impor aos outros sua vontade. 
V dentre os vários conflitos que ocorreram no âmbito da Guerra Fria, destacaram-se
a Guerra da Coreia, a construção do muro de Berlim, a crise dos mísseis em Cuba,
a Guerra do Vietnã e o conflito entre as duas Chinas.
Está correto o afirmado em
 
A)
II e IV.
 
B)
I, III e V.
 
C)
I, II, III, IV e V.
 
D)
I, III, IV e V. 
 
E)
(Nenhuma das afirmativas está correta)
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 15/26
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
C) exercício 
Exercício 12:
(Concurso da Prefeitura da cidade do Paulista/PE - 2006)
A nova ordem mundial apresenta algumas características econômicas, políticas e
sociais que refletem o capitalismo globalizado e sua influência na formação dos
blocos econômicos. 
Considere as afirmativas abaixo.
I A homogeneização do dinheiro global sofre resistência local à sua expansão assim
como a adaptação às novas condições financeiras é considerada uma necessidade
para ser competitivo e exitoso no mundo globalizado a partir dos blocos econômicos
regionais.
II A unificação monetária é fator indispensável ao estabelecimento da economia
europeia competitiva ao nível global, mediante uma divisão de trabalho renovado.
III A constituição do mercado comum financeiro, do qual a moeda única constitui o
símbolo, serviu como base para a constituição da União Europeia (UE), Acordo do
Livre Comércio da América do Norte (Nafta) e o pretendido estabelecimento da
Área do Livre Comércio da América (ALCA).
IV O Mercosul mantém uma prática limitada do comércio, e seu projeto é mais
abrangente quanto às relações sociais, culturais e políticas, buscando um
desenvolvimento homogêneo, no qual as moedas nacionais são conversíveis e
comunicáveis entre elas.
V A proliferação de blocos econômicos em todos os continentes com tendências à
regionalização da economia impede a integração global dos mercados, tirando a
possibilidade de um mundo homogêneo.
Está incorreto o afirmado em 
 
A)
I e II. 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 16/26
 
B)
III e IV. 
 
C)
III, IV e V.
 
D)
I, III e IV.
 
E)
II, III e IV. 
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
C) exercício 
Exercício 13:
Os países sul-americanos geograficamente situados ao longo da Cordilheira dos
Andes compartilham cultura e economias semelhantes ao mesmo tempo que
diferenciam-se das nações localizadas a maior distância desse importante conjunto
de montanhas. 
Considere as afirmativas abaixo:
I O Pacto Andino é formado por: Bolívia, Colômbia, Equador, Chile e Peru. 
II O Nafta é formado pelos seguintes países: Estados Unidos, México e Canadá. 
III A APEC é formada somente por países do Pacífico Sul. 
IV O Mercosul é formado por todos os países da América do Sul. 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 17/26
Está correto o afirmado em
 
A)
I e II.
 
B)
III, somente.
 
C)
I, somente.
 
D)
II, somente.
 
E)
(Nenhuma das afirmativas está correta).
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
C) exercício 
D) exercício 
Exercício 14:
No ano de 1995 foi instalada a zona de livre comércio entre os países membros do
Mercosul. A partir desse ano, cerca de 90% das mercadorias produzidas nos países
membros puderam ser comercializadas sem tarifas comerciais. Alguns produtos
não foram incluídos nesse acordo e receberam tarifação especial por terem sido
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 18/26
considerados estratégicos ou por aguardarem legislação comercial específica. 
Em julho de 1999 um importante passo foi dado no sentido de integração
econômica entre os países membros. Estabeleceu-se um plano de uniformização
de taxas de juros, um índice de déficit e taxas de inflação. Espera-se para o futuro,
planos de adoção de uma moeda única, a exemplo do ocorrido no Mercado Comum
Europeu. 
Atualmente, os países do Mercosul, reunidos, concentram uma população estimada
em 311 milhões de habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) de
aproximadamente 2 trilhões de dólares. (Disponível em:
<http://www.suapesquisa.com/mercosul>. Acesso em: 13 jun. 2016).
O Mercosul
 
A)
o Mercosul é formado por Brasil, Argentina, Peru, Paraguai e Venezuela.
 
B)
 o Mercosul é formado por Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela.
 
C)
 o Mercosul é formado por Brasil, Argentina, Chile, Bolívia e Colômbia.
 
D)
o Mercosul é formado por Brasil, Paraguai, Argentina, Chile e Venezuela.
 
E)
o Mercosul é formado por Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Peru.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 19/26
A) exercício 
E) exercício 
D) exercício 
B) exercício 
Exercício 15:
A realidade dos blocos econômicos é algo irrefutável na atualidade. Com o término
da II Grande Guerra em 1945, a Europa já apontava a tendência à formação de
blocos comerciais, como por exemplo, o BENELUX, bloco comercial formado pela
Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo. A formação da União Europa foi uma
consequência lógica dessa tendência.
Quanto a União Europeia, assinale a afirmativa correta.
 
A)
A União Europeia foi oficializada no ano de 1992, por meio do Tratado de
Versalhes.
 
B)
A moeda única do bloco europeu é o Euro, adotada por todos os componentes do
bloco.
 
C)
A moeda única do bloco europeué o Euro, mas algumas nações não aderiram à
sua adoção.
 
D)
A União Europeia ainda não possui políticas trabalhistas. 
 
E)
Portugal e Espanha fazem parte do Mercado Comum Europeu, mas não da União
Europeia.
 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 20/26
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
C) exercício 
Exercício 16:
Leia atentamente o texto abaixo:
 
"Depois da estabilização essas tendências se acentuaram de forma dramática. As
medidas liberalizantes de política comercial, que pareciam surtir pouco efeito antes
do Real, subitamente pareciam muito mais potentes do que jamais se poderia
esperar. O grau de abertura da economia se multiplica por quatro ao longo dos anos
1990, e o investimento direto estrangeiro no período 1995-2000 acumula mais de
US$ 100 bilhões, ou seja, mais que o dobro do que estoque existente em 1995. A
integração internacional da economia brasileira avançou mais nesta década do que
em qualquer outra neste século. Sem dúvida o papel da política comercial foi
relevante, mas tem sido largamente exagerado mesmo quando se leva em conta os
efeitos do Mercosul.
O processo de integração internacional da economia brasileira foi e continua sendo
predominantemente espontâneo, pois tem como base as empresas estrangeiras
aqui localizadas, que têm no seu “DNA” os códigos genéticos da globalização.
Outras nações, como Portugal, Espanha e México tiveram enormes vantagens em
engajar-se em acordos de integração que potencializaram imensamente os
impulsos espontâneos de integração advindos de oportunidades comerciais e de
estratégias de multinacionais localizadas nestas regiões. Seguramente o Brasil
poderá também beneficiar-se de acordos de integração em diferentes direções,
nisto diferenciando-se destes países, que tinham apenas um “bloco comercial” para
se integrar. São maiores as opções de que dispõe o Brasil; talvez por isso mesmo
não exista nenhuma estratégia muito clara sobre o que é melhor para nós nesse
domínio." (Disponível em: <http://www.econ.puc-rio.br/gfranco/A152.htm>. Acesso
em: 16 de jun. 2016)
 
Quanto os tipos de integração econômica, assinale a afirmativa correta:
 
A)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 21/26
 Há Zona de Livre Comércio quando são abolidas as restrições tarifárias e não
tarifárias entre os países e são mantidas as políticas comerciais próprias de cada
país.
 
B)
Na União Aduaneira além da eliminação de restrições relativas ao fluxo de
mercadorias entre os países membros, são eliminadas também as discriminações
contra o fluxo de fatores produtivos.
 
C)
O Mercado Comum vai além da zona de Livre Comércio, pois estabelece somente
restrições relativas ao fluxo de mercadorias.
 
D)
União Aduaneira significa unificação completa das políticas econômicas dos países
membros, com instalação de uma autoridade econômica supranacional.
 
E)
O Mercado Comum associa à suspensão de restrições relativas aos fluxos de
mercadoria e fatores produtivos entre países, uma certa harmonização de políticas
econômicas nacionais.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) exercício 
Exercício 17:
No processo de globalização
I blocos regionais hegemônicos são formados ao redor dos EUA, UE e Japão,
caracterizando o chamado processo de regionalização, que conduz,
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 22/26
consequentemente, à marginalização dos países que estão à margem desse
processo. 
II é preciso reconhecer que embora a globalização possa ser caracterizada como
modelo excludente, ela integra nações por meio do comércio exterior,
especialmente através das multinacionais. 
III caíram por terra os conceitos de “estrangeiro” e “nacional” quando o assunto é
competição no mercado. Países em desenvolvimento, incluídos no modelo
globalizado, têm que concorrer com empresas dos países desenvolvidos, que
dispõem de um leque de recursos diferenciados,
Está correto o afirmado em
 
A)
I, somente.
 
B)
II, somente.
 
C)
III, somente.
 
D)
I, II e III.
 
E)
I e II.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 23/26
C) exercício 
D) exercício 
Exercício 18:
Podemos caracterizar a Globalização como um novo movimento de
Internacionalização, já que
I ela representa somente o movimento do capital industrial no mundo, cujo objetivo
é apoiar o desenvolvimento de regiões consideradas de terceiro mundo. 
II não há inovações além de uma nova palavra (globalização) que descreve um
movimento antigo (internacionalização). 
III a tecnologia da informação (TI) possibilitou a construção de uma rede de
informações, bem como a supressão das dimensões de tempo e espaço entre
nações. Tais fatos facilitaram a descentralização do capital para vários países.
Está correto o afirmado em
 
A)
I, somente.
 
B)
II, somente.
 
C)
III, somente.
 
D)
I, II e III.
 
E)
(Nenhuma das afirmativas está correta).
 
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 24/26
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
C) exercício 
Exercício 19:
As empresas multinacionais ou transnacionais desempenham papel fundamental
nas chamadas globalização comercial, globalização produtiva e globalização
financeira, pois são essas empresas que conferem dinâmica aos fluxos de bens e
serviços em escala mundial. 
A lógica dessa dinâmica baseia-se nas ações de
 
A)
socializar mundialmente as inovações tecnológicas, principalmente na área médica,
por meio da quebra mundial de todas as patentes dos remédios necessários nos
países em desenvolvimento.
 
B)
permitir aos países pobres desenvolverem-se no âmbito industrial por meio da
instalação de áreas de pesquisas e tecnologia nas suas filiais. Essa medida é parte
da estratégia de democratizar a produção tecnológica, especialmente nos países
periféricos.
 
C)
alocar a produção e montagem dos seus produtos onde a mão-de-obra é mais
barata e manter as atividades mais nobres e com maior conteúdo tecnológico, no
país de origem.
 
D)
aumentar a especialização em escala mundial como forma de elevar as
possibilidades de consumo e bem estar dos consumidores em todas as regiões do
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 25/26
mundo.
 
E)
(Todas as afirmativas anteriores estão corretas).
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício 
C) exercício 
Exercício 20:
Fazem parte das diretrizes do Consenso de Washington:
 
A)
desregulamentação da economia, estatização das companhias privadas e
protecionismo.
 
B)
abertura comercial, privatização das estatais e reforma tributária.
 
C)
protecionismo, reforma tributária e investimentos estatais.
 
D)
estatização das companhias privadas, investimentos estatais e reforma tributária.
 
E)
22/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 26/26
(nenhuma das alternativas anteriores está correta).
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
A) exercício 
B) exercício

Mais conteúdos dessa disciplina