Buscar

Notas Leandro - Karnal Cortella

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Feliz Ano Novo
Que venha logo 2017, com suas novas datas que nos lembrarão que estamos em curso, perfectíveis e inacabados. Um bom domingo a todos vocês!
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Transparência versus Cinismo
A idéia sobre o outro nunca será 100 %. As informações sobre o outro se avolumam tendo idéia mas próxima do que ele é. Pode-se descontinuar a relação, quando você pratica a transparência, voce corre o risco de perder amigos e amor.
A mentira, o cinismo, a opacidade, falsa representação de si propiciam a manutenção da amizade e do amor.
O cinismo é mais usado... ( quem não se lembra: - olha lá o que vai falar para sua filha).
O que se exige na sociedade é o cinismo, falsear, somos ensinadas a ser cínicos.
Toda relação a dois é um pacto, explica ao parceiro para não esperar maravilhas de si, e que voce não é show de bola, ou fecha o contrato ou continua.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
KARNAL
 
Quando eu não tenho sabor nas coisas que eu vivo e faço .... Eu multiplico as coisas que eu vivo e faço. 
Restaurante por quilo reduziu todos os alimentos a um mesmo sabor. O chuchu, a vitela, o purê, o milho, a alface, todos têm o mesmo gosto. As pessoas põem um pouco de cada como se fizesse qualquer diferença o frango, o peixe ou a carne. E escolhem a ervilha como quem escolhe pérolas, uma por uma e colocam, delicadamente, no seu prato. 
As metáforas, as interpolações, os adjuntos, os apostos, os vocativos tornam complicadas as frases reflexivas. Porque a frase reflexiva pressupõe pensar no que estou dizendo. E quando eu penso no que estou dizendo, curiosamente, eu digo menos, que é mais significativo. Quando eu não penso no que estou dizendo eu digo mais coisas porque elas perderam o sabor.
Eu, como pessoa mais velha, assisti ao nascimento do celular, assisti ao nascimento do computador pessoal. Os jovens não sabem disso, mas não havia celular antes. E como dizem algumas alunas: – Eu não posso desligar, professor, eu tenho filho.
A pergunta é se alguém está ouvindo a opinião alheia, se alguém está lendo a dos outros? Se eu tiver grupos de WatsApp: família, amigos, emprego, festas, etc.; se eu tiver três contas no Instagram; se tiver quatro contas no Face, inclusive um fake para sacanagem. Se tiver tudo isso, quem eu estou lendo de fato, se o meu tempo é consumido pela atualização destas questões?
Eu acredito que nós estamos gritando desesperadamente para sermos observados. Eu acredito que nós estamos nos sentindo muito solitários. Eu acredito que nós potencializamos o eu, mas atomizamos, se preferirmos a metáfora física. Ou capilarizamos, se preferirmos a metáfora biológica.
O mundo atual se dividisse entre o bem ou o mal, sendo o bem sempre o lado em que você está e o mal, a posição do outro – claro! Basta seguir fielmente a doutrina escolhida e sentir o conforto de pertencer a um grupo. Mas, por outro, reduz a riqueza que a vida oferece quando se mantém uma postura mais aberta à diversidade de ideias.
Devemos ser capazes de apreciar a diferença e manter uma distância saudável entre as próprias ideias e as opostas. Isso significa manter a motivação de que as pessoas possam ser felizes do modo delas, e de que não seremos nós quem lhes ensinará como ser felizes”, analisa Bel Cesar, psicoterapeuta sob a perspectiva do budismo tibetano e mãe do lama Michel Rinpoche. O problema, resume Bel, é praticar uma atitude corretiva na qual intervimos no espaço alheio sem um acordo prévio de ambas as partes.
Isso vale para política, religião, saúde, criação dos filhos, sexualidade, alimentação e vários outros temas. Para cultivar um espaço saudável entre aqueles que vivem de modo diferente, é necessário que cada pessoa mantenha certa curiosidade sobre as razões do outro e procure compreender o que o leva a pensar e agir de uma determinada maneira. “É importante lembrar que o nosso bem-estar depende também do bem-estar comum. Sinto falta disso na nossa sociedade".
Conversas, mesmo entre pessoas que se gostam, têm atingido tons elevados e terminado, muitas vezes, em violência verbal e física. O sangue quente de rivalidade, visto em manifestações de rua a favor e contra alastrou-se para dentro das casas e empresas. Há cerca de um ano, amigos têm cortado relações devido a orientações políticas e famílias têm se quebrado em pedaços, a ruptura chegou também aos relacionamentos profissionais. 
“Hoje eu vou encontrar um insensato, um agressivo, um vaidoso, e nenhum deles vai me vencer. Se a paz for minha, ninguém me tira”. “O problema é que as pessoas são mal resolvidas”, o diálogo está ficando cada vez mais difícil. “As pessoas não querem debater ideias, querem colocar os outros na gaveta correta. Não têm mais a vontade de ouvir, só querem saber de que lado o outro está para poder classificá-lo.”
“Querem saber qual é a minha religião para poderem me adjetivar e me colocar num nicho, dentro do qual eu funcione”. Adjetivar, para ele, é o fim do debate. Isso porque, ao adjetivar, está-se classificando o outro e jogando por terra a possibilidade de uma conversa mais inteligente sobre qualquer questão. O apelido de “coxinha”, por exemplo, denota que a pessoa é da elite branca conservadora."
As crianças afirmavam que o garoto era “petista” e deveria “ser espancado” e “jogado na rua”. “A criança repete as atitudes que vê. Dependendo da idade, muitas nem têm condições de refletir sobre o tema envolvido”
É comum, quando a criança conta que aprendeu na escola algo contrário ao que os pais acreditam, ser proibida de falar disso dentro de casa outra vez. “Se o pensamento diferente sempre for tratado assim, vai se tornar aversivo”.
O acesso a um grande volume de dados faz as pessoas confundirem informação com formação, a rede é o paraíso da opinião sem base. Com a vantagem de que nem é preciso enfrentar o ônus do debate – basta bloquear as pessoas discordantes. E ter uma opinião passou a ser sinônimo de obrigação de emiti-la.
“As pessoas passaram a considerar a sua opinião tão válida quanto a do especialista. Com a diminuição da autoridade superior, nós tornamos possível que tudo seja questão de opinião”, os alunos cada vez mais interpretam que há subjetividade em tudo o que professor está dizendo. e vão dizer: ‘eu não concordo. 
Racismo contra o negro, antes da política de cotas, ninguém era racista. O negro não incomodava ninguém, porque estava à parte. No momento em que os negros assumem um lugar na sociedade, a discriminação aparece mais.
“Por que toda mulher tem de usar véu ou não deve usar véu? Por que todas as culturas têm de comer com garfo e faca? Há culturas em que as pessoas comem com a mão, outras com dois pauzinhos”.
O convívio com a diferença só tem a somar.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MARIO CORTELLA
“O mundo que vamos deixar para nossos filhos depende muito dos filhos que vamos deixar para esse mundo”
----------------------------------------------------
Por que eu preciso morar em grandes cidades, viver desesperado dentro de um carro para lá e para cá, restringir imensamente o meu tempo de convivência com as pessoas de quem eu gosto, reduzir o meu ócio criativo para ficar num lugar onde vão me oferecer apenas e tão-somente dinheiro?
-----------------------------------------------------------------
As famílias confundem escolarização com educação. É preciso lembrar que a escolarização é apenas uma parte da educação. Educar é tarefa da família.
-----------------------------------------------------------------
“A tragédia não é quando um homem morre. A tragédia é o que morre dentro de um homem quando ele está vivo.”
-----------------------------------------------------------------
“O filósofo
quer a definição, quer a percepção... Nem sempre ele aceita a acomodação. Quando você coloca água numa caneca ela se conforma à caneca. O filósofo é aquele que gosta de transbordar. Ele quer transbordar e convida todos a transbordarem, ultrapassarem as bordas impostas. Ele não se conforma...” 
-----------------------------------------------------------------
Não temos mais tempo! Se recebemos a notícia de que algum conhecido faleceu, olhamos o relógio e pensamos: “vou ver se dou uma passadinha lá...”; alguém morre às 10 horas da manhã e, se der, será enterrado até as cinco da tarde, de maneira a, em nome do “não sofrermos muito”, sermos mais práticos e rápidos. Nem as crianças (já um pouco crescidas) são levadas a velórios; muitos argumentam que é para poupá-las da dor. Isso não pode valer; parte delas cresce sem a noção mais próxima de perda e, despreparadas e insensibilizadas para enfrentar algumas situações nas quais a nossa humanidade desponta, simultaneamente, fraca e forte, perdem força vital.
Por isso, não será estranho se, em breve, tivermos que nos acostumar também com o velório virtual ou, principalmente, como já está começando em países mais “avançados”, o velório “drive thru”: entra-se com o carro, coloca-se a mão sobre o corpo do falecido (enquanto um sensor lê tuas digitais para enviar um agradecimento formal), aperta-se um botão com a oração que se deseja fazer e... pronto, já vai tarde. Parece ridículo? Se não prestarmos atenção, assim será.
Vale o alerta de Gilbert Cesbron: “E se fosse isso perder a vida: fazermos a nós próprios as perguntas essenciais um pouco tarde demais?”
-----------------------------------------------------------------
Michelangelo, ao ser perguntado sobre como fizera a escultura de Davi (com quase 4,5 metros em um só bloco de mármore, guardada na Academia de Belas Artes de Florença), ele disse: “Foi fácil; fiquei um bom tempo olhando o mármore até nele enxergar o Davi. Aí, peguei o martelo e o cinzel e tirei tudo o que não era Davi”...
“Julgar-se-ia bem mais corretamente um homem por aquilo que ele sonha do que por aquilo que ele pensa”, francês Victor Hugo - não por acaso um dos expoentes máximos do Romantismo.
-----------------------------------------------------------------
Viver ou juntar dinheiro?...Por isso, acho que me sinto feliz em não ter aquele dinheiro guardado. Gastei meu dinheiro com prazer e por prazer. E recomendo aos jovens e brilhantes executivos que façam a mesma coisa que eu fiz. Caso contrário chegarão na velhice com muito dinheiro e pouca vida.(facebook Cortella)
-----------------------------------------------------------------
E, como dizia o grande Paulo Freire, “tem de ser esperança do verbo esperançar”. Tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. “Ah, eu espero que dê certo, espero que resolva, espero que funcione.” 
Isso não é esperança. Esperançar é ir atrás, é se juntar, é não desistir. Esperançar é achar, de fato, que a vida é muito curta para ser pequena. E precisamos pensar se estamos nos dedicando ao importante em vez de ao urgente. Tem gente que diz: “Ah, mas eu não tenho tempo”. Atenção: tempo é uma questão de prioridade, de escolha.
Quando eu digo que não tenho tempo para isso, estou dizendo que isso não é importante para mim. Cuidado, você já viu infartado que não tem tempo? Se ele sobreviver, ele arruma um tempo. O médico dizia “você não pode fazer isso, tem de andar todos os dias”. Se ele infartar e sobreviver, no outro dia você vai vê-lo, às 6 horas da manhã, andando. Se ele tinha tempo, que ele teve de arrumar agora, por que não fez isso antes? Você tem tempo? Se não tem, crie. Talvez precisemos rever as nossas prioridades. Será que estamos cuidando do urgente e deixando o importante de lado? 
-----------------------------------------------------------------
Cuidado, a vida é muito curta para ser pequena. É preciso engrandecê-la. E, para isso, é preciso tomar cuidado com duas coisas: a primeira é que tem muita gente que cuida demais do urgente e deixa de lado o importante. Cuida da carreira, do dinheiro, do patrimônio, mas deixa o importante de lado. Depois não dá tempo.
A segunda grande questão é gente que se preocupa muito com o fundamental e deixa o essencial de lado. O essencial é tudo aquilo que não pode não ser: amizade, fraternidade, solidariedade, sexualidade, religiosidade, lealdade, integridade, liberdade, felicidade. Isso é essencial. Fundamental é tudo aquilo que te ajuda a chegar ao essencial. Fundamental é a tua ferramenta, como uma escada.
Uma escada é algo que me ajuda a chegar a algum lugar. Ninguém tem uma escada para ficar nela. Dinheiro não é essencial. Dinheiro é fundamental. Sem ele, você tem problema, mas ele, em si, não resolve. Emprego é fundamental, carreira é fundamental. O essencial é o que não pode não ser. Essencial é aquilo que faz com que a vida não se apequene. Que faz com que a gente seja capaz de transbordar. Repartir vida. Repartir o essencial, a amizade, a amorosidade, a fraternidade, a lealdade. Repartir a capacidade de ter esperança e, para isso, ter coragem. Coragem não é a ausência de medo.
Coragem é a capacidade de enfrentar o medo. O medo, assim como a dor, é um mecanismo de proteção que a natureza coloca para nós. Se você e eu não tivermos medo nem dor, ficamos muito vulneráveis. Porque a dor é um alerta e a dor nos prepara. É preciso coragem para que a nossa obra não se apequene. E, para isso, precisamos ter esperança.
-----------------------------------------------------------------
Quero?, Devo?, Posso?
"Tem coisa que eu quero mas não devo, tem coisa que eu devo mas não posso e tem coisa que eu posso mas não quero."
Cuidado com gente que não tem dúvida. Gente que não tem dúvida não é capaz de inovar, de reinventar, não é capaz de fazer de outro modo. Gente que não tem dúvida só é capaz de repetir.
“Os ausentes nunca têm razão”. Embora pudessem estar com alguma razão, eles a perdem pelo fato de se ausentarem.
VOCÊ É VOLÚVEL OU É VELHO?
Adotar todas as mudanças é ser volúvel!
Recusar todas é ser velho!
Portanto é preciso equilibrar essa condição.
Só sei que nada sei por completo
Só sei que nada sei que só eu saiba
Só sei que nada sei que eu não possa vir a saber
Só sei que nada sei que outra pessoa não saiba 
Só sei que nada sei que eu e outra pessoa não saibamos juntos
Por que eu preciso morar em grandes cidades, viver desesperado dentro de um carro para lá e para cá, restringir imensamente o meu tempo de convivência com as pessoas de quem eu gosto, reduzir o meu ócio criativo para ficar num lugar onde vão me oferecer apenas e tão-somente dinheiro?
Chamo atenção para o verbo 'importar', que significa portar para dentro, trazer para dentro. Quando eu vivo apenas a 'exportação' - quando só coloco para fora e nada recebo para dentro - crio a possibilidade de me desapegar.
As famílias confundem escolarização com educação. É preciso lembrar que a escolarização é apenas uma parte da educação. Educar é tarefa da família.
Sim, sem dinheiro não se vive, mas só com dinheiro não se vive.
Na vida é preciso ter raiz, não âncora. A raiz te alimenta, a âncora te imobiliza."
Numa ditadura, não daria para fazer uma passeata pela democracia. Na democracia, você pode fazer uma passeata pedindo a ditadura.
Se uma pessoa conversa com Deus é um caso de religiosidade. Se uma pessoa conversa com Deus e diz que ouve respostas Dele é uma caso de psiquiatria.
Há dois tipos de pessoa que vão te dizer que você não pode fazer a diferença neste mundo: as que têm medo de tentar e as que têm medo de que você se dê bem.
A felicidade é uma borboleta que, sempre que perseguida, parecerá inatingível; no entanto, se você for paciente, ela pode pousar no seu ombro.
Se você está atravessando um inferno, continue atravessando.
Não tenha medo de desistir do bom para perseguir o ótimo.
As únicas pessoas que nunca fracassam são as que nunca tentam.
Às vezes é preciso
andar por caminho errado para encontrar a coisa certa.
"Atrações físicas são comuns, conexões mentais são raras."
Só se ama o que não se possui completamente.
Preocupe-se mais com seu caráter do que com sua reputação, porque seu caráter é o que você realmente é, enquanto a reputação é apenas o que os outros pensam que você é.
Deixemos as mulheres bonitas aos homens sem imaginação.
-----------------------------------------------------------------

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando