Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS PD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Simulado: CCJ0001_SM_201703107764 V.1 
	Aluno(a): MATHEUS MAGALHÃES TEIXEIRA QUINTANILHA
	Matrícula: 201703107764
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 03/05/2017 09:55:14 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201703815047)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os valores permeiam as pesquisas sociais, tornando-se muito difícil evitá-los, uma vez que, como diz Pedro Demo, ao contexto da pesquisa pertence também o sujeito. Mas, embora esse seja um dos obstáculos das Ciências Sociais, não significa que seja impossível superá-lo. As pesquisas sociais existentes e o conhecimento que delas resulta nos demonstram isso (MELLO, 2014, p. 21). No que diz respeito às especificidades da pesquisa nas Ciências Sociais, marque as assertivas corretas: 1) A imaginação sociológica remete ao processo através do qual o indivíduo consegue estabelecer conexões entre sua experiência pessoal e a sociedade em que vive; 2) Vários problemas que nos afetam individualmente são compartilhados por outros tantos indivíduos, constituindo-se, por assim dizer, problemas sociais; 3) A classificação de um problema social pode ser subjetiva, afinal de contas, o que é um problema para uma cultura pode não ser para outra; 4) A violência urbana, por exemplo, pode ser um problema sociológico, uma vez que pode despertar o interesse dos sociólogos para desvendar os motivos de tal fenômeno social, mas ao mesmo tempo trata-se de um problema social, haja vista afetar toda a coletividade. No entanto, caberia à Sociologia explicá-la, e não necessariamente resolvê-la; 5) Só são problemas científicos as questões formuladas de tal modo que as respostas a elas confirmem, ampliem ou modifiquem o que se tinha por conhecido anteriormente. Isso significa dizer que apenas os cientistas estão em condições de enuncia-las e resolvê-las; 6) Todo problema social pode ser um problema sociológico, mas nem todo problema sociológico é um problema social.
		
	
	Apenas os números pares.
	
	Apenas 2, 3, 4 e 6.
	
	Apenas 1, 2, 3, 4.
	 
	Todas estão corretas.
	
	Apenas 3, 4, 5 e 6.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703193765)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Enunciado de maneira menos formal, etnocentrismo é o hábito de cada grupo de tomar como certa a superioridade de sua cultura"; "Todas as sociedades conhecidas são etnocêntricas"; "A maioria dos grupos, senão todos, dentro de uma sociedade, também é etnocêntrica"; "Embora o etnocentrismo seja parcialmente uma questão de hábito é também um produto de cultivo deliberado e inconsciente. A tal ponto somos treinados para sermos etnocêntricos que dificilmente qualquer pessoa consegue deixar de sê-lo". Fonte: HORTON, P. B. & HUNT, C. L. Sociologia. Tradução de Auriphebo Berrance Simões. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982. p. 46-47. Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre o tema, considera-se etnocêntrica a seguinte alternativa:
		
	
	Acredito fervorosamente em minha religião.
	
	A produtividade da mão-de-obra haitiana é inferior à da chilena.
	
	Não gosto de música sertaneja e de pagode.
	 
	Os heterossexuais possuem uma padrão moral superior aos gays, pois podem constituir famíla.
	
	O crescimento do PIB argentino tem sido muito superior ao do brasileiro nos últimos quatro anos.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703899682)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Entende-se por Ciências Sociais, o conjunto de saberes relativos às disciplinas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Embora alguns especialistas considerem este leque mais amplo, essa é a designação usualmente mais aceita. Essas disciplinas estudam fatos que resultam da vida em sociedade e, embora tratem fenômenos muito semelhantes, são norteadas por conceitos distintos. Nesse contexto, identifique o(s) conceito(s) que é(são) abordado(s) pela Sociologia.
		
	 
	Investiga as estruturas da sociedade, procurando compreender como estas influenciam os grupos ou indivíduos no que se refere a seu comportamento, seus costumes e sua cultura.
	 
	Estuda os sistemas de poder, as instituições e os partidos políticos de um país, o comportamento e as políticas públicas em suas diversas fases.
	 
	Estuda o homem a partir daquilo que o constitui em sua humanidade, isto é, a produção de cultura.
	 
	Estuda o homem e o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais.
	 
	Estuda as diferenças entre povo, nação e governo, bem como o papel do Estado.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703706844)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o Conhecimento religioso, podemos ASSINALAR COMO FALSA A SEGUINTE COLOCAÇÃO:
		
	 
	O conhecimento teológico parte da compreensão e da aceitação apenas de um Deus;
	
	Fundamenta-se na fé, ou seja, na adesão ou na aceitação pessoal a Deus e seus desígnios;
	
	É a exposição sistemática que tem por objetivo um credo religioso ou uma divindade;
	
	A teologia posiciona-se num campo intelectual, enquanto que as crenças pertencem à esfera emocional;
	
	As relações entre fé e poder são objeto de estudo da Teologia;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703382394)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Numa determinada escola da capital carioca, durante intervalo de aula para recreação (recreio), duas crianças provenientes de distintas cidades de interior se encontram pela primeira vez: João, de uma cidade pacata do interior do ABC paulista; enquanto Pedro, de uma comunidade tradicional caiçara de Angra dos Reis. Durante o recreio, João, com a sua bola de futebol, chama Pedro para jogar com os demais colegas. Ao jogar a "bola de futebol" para Pedro, este não efetua qualquer lance em resposta, demonstrando incapacidade de compreender o significado cultural "do jogo" e de se comportar conforme as expectativas segundo suas regras, bem como de internalizar interesse afetivo pelos outros. Considerando o fenômeno social acima descrito, é correto afirmar que:
		
	
	todas as alternativas estão incorretas.
	
	não se trata de fenômeno social.
	
	trata-se de um processo de socialização no qual Pedro tende a ser percebido como normal, capaz de internalizar regras de convívio, valores e papéis sociais, ou ainda, a experimentar o sentimento de inclusão e pertencimento àquele grupo de crianças escola da capital carioca.
	
	trata-se de um processo de integração social de Pedro às crianças daquela escola da capital carioca, mediado pelo compartilhamento integral de caracteres culturais.
	 
	trata-se de um processo de socialização no qual Pedro tende a ser percebido como anormal, estranho ou incapaz de convívio, ou ainda, a experimentar, alguma forma de censura moral, isolamento ou exclusão por parte das demais.

Outros materiais