Buscar

CASO PRÁTICO alunos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CASO PRÁTICO – DISPONIBILIDADES - TRANSAÇÕES DE CAIXA - CIA. "CASH-AÇA" 
 
A Cia. "Cash-Aça" com sede em XA-RAGUÁ tem tido acréscimo de vendas muito grande em função do aumento da popularidade do seu principal produto a "Caninha Vauchim". O volume de operações tem crescido tanto após o plano de estabilização econômica, que a administração da entidade solicitou à auditoria interna, um exame de auditoria nos comprovantes de transações de caixa (pagamentos e recebimentos), visando principalmente obter sugestões para melhoria dos controles internos. Você foi designado para desenvolver os trabalhos, e um dos procedimentos que você terá que cumprir é o teste de recebimentos e pagamentos. Para tal tarefa você se interou dos seguintes detalhes: 
 
a) Objeto Social: indústria e comércio das famosas caninhas "Vauchim". 
 
b) Observações sobre pagamentos: 
 
Os pagamentos efetuados pelo caixa referem-se a quaisquer desembolsos da entidade. 
 
O Sr. K. Ninha, administrador, tem completa confiança na Sra. K. I. Pirinha, caixa da sua entidade, razão pelo qual somente despesas superiores a $ 5.000 precisam conter sua aprovação verbal. 
 
Como além de exercer as funções de caixa a Sra. K. I. Pirinha é responsável pelo setor de contas a pagar, exercendo assim o controle dos cheques da entidade a das dívidas perante terceiros; o recinto do caixa localiza-se no meio setor de contas a pagar facilitando sobremaneira o serviço de dona K. I. Pirinha, e para que em caso de necessidade sua função possa ser ocupada por outra pessoa. 
 
Os vouchers (jogo com os documentos referentes a uma transação de pagamento) depois de verificados, conferidos e pagos são arquivados num arquivo da seção, sem constar qualquer evidência do pagamento o que, na opinião da Sra. K. I. Pirinha, só iria onerar os custos da entidade. 
 
c) Observações sobre recebimentos: 
 
A maioria dos recebimentos por caixa é referente a duplicatas em carteira que para maior rapidez no atendimento do cliente ficam em poder da Sra. K. I. Pirinha. Os demais recebimentos são totalmente atípicos podendo ocorrer esporadicamente. 
 
 Se o recebimento é em cheque o caixa espera completar o total de $ 50.000 após o que providencia seu depósito em conta bancária. A média de recebimentos diários é de $ 20.000. K. I. Pirinha nos informou que atua desta maneira com o intuito de facilitar o seu serviço e para não ter que ir muitas vezes ao banco. 
 
Se o recebimento é em dinheiro, o numerário fica em caixa passando a fazer parte do total a ser aplicado para os pagamentos. 
 
d) Quantidade de pagamentos: 2.448 numerados seqüencialmente a partir do número 1. 
 
e) Quantidade de recebimentos: 535, normalmente pagamentos de duplicatas em carteira, numerados seqüencialmente a partir do número 1. 
 
Com base na avaliação dos controles internos, determinou-se a base da seleção que resultou no seguinte: 
 
 Pagamentos selecionados....... n°s: 200, 400, 800, 1600, 2448 
 Recebimentos selecionados.... n°s: 120, 220, 320, 420, 535. 
 
O Anexo contém o papel de trabalho preparado com os dados de cada transação. 
 
Argüida sobre o assunto: "fundo fixo", a caixa nos informou não gostar do sistema fundo fixo de caixa, pois traria a ela muita responsabilidade, uma vez que teria que assinar um recibo, ainda mais "há 35 anos sou caixa da entidade e nunca ninguém reclamou de nada e, aliás, minha importância é tão grande que nunca pude tirar férias, apesar da insistência do Sr. I. de Hota chefe do departamento pessoal". 
 
Analisando todo o contexto pedimos: 
 
a) colocar ao lado de cada operação os documentos mais importantes que você inspecionaria; 
b) indicar também a contrapartida adequada caso que a do cliente não seja correta;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes