Buscar

Auditoria Exercicio 07

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCICIO 7
Fraude em Auditoria 
 Responda
1. O que é fraude em auditoria?
R.: É o ato intencional de um ou mais indivíduos da administração, dos responsáveis pela governança, empregados ou terceiros, que envolva dolo para a obtenção de vantagem injusta ou ilegal.
2. Qual é a diferença entre uma distorção decorrente de fraude e uma decorrente de erro?
R. As distorções nas demonstrações contábeis podem originar-se de fraude ou erro. O fator distintivo entre fraude e erro está no fato de ser intencional ou não intencional a ação subjacente que resulta em distorção nas demonstrações contábeis.
3. O que é distorção?
R.: É a diferença entre o valor, a classificação, a apresentação ou a divulgação de uma demonstração contábil relatada e o valor, a classificação, a apresentação ou a divulgação que é exigida para que o item esteja de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
4. Quais são os dois tipos de distorções importantes para o auditor?
R. As distorções nas demonstrações contábeis podem originar-se de fraude ou erro. ... Dois tipos de distorções intencionais são pertinentes para o auditor –distorções decorrentes de informações contábeis fraudulentas e da apropriação indébita de ativos.
5. O que significa distorção relevante?
R: Risco de distorção relevante: é o risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante antes da auditoria.
6. De quem é a principal responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude na auditada?
R:  Responsabilidade do Auditor em Relação à Fraude, no Contexto da Auditoria de Demonstrações Contábeis. ... A principal responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude é dos responsáveis pela governança da entidade e da sua administração.
7. Cite três fatores que influenciam a capacidade do auditor de detectar fraude.
R.: A habilidade do perpetrador, a frequência e a extensão da manipulação, o grau de conluio etc.
8. Cite três benefícios alcançados na discussão entre os membros da equipe de auditoria sobre a suscetibilidade das demonstrações contábeis da entidade a distorções relevantes decorrente de fraude.
R.: Oferece aos membros mais experientes da equipe de trabalho a oportunidade de compartilhar suas perspectivas sobre como e quando as demonstrações contábeis podem ser suscetíveis de distorção relevante decorrente de fraude; permite ao auditor considerar uma resposta apropriada a uma suscetibilidade e definir quais membros da equipe de trabalho realizarão determinados procedimentos de auditoria; e permite ao auditor determinar como os resultados dos procedimentos de auditoria serão compartilhados com a equipe de trabalho.
9. A quem cabe supervisionar os sistemas de monitoramento de risco, controle financeiro e conformidade com a lei na organização auditada? Em muitos países, as práticas de governança corporativa são:
R.: Aos responsáveis pela governança.
10. Cite as três condições que geralmente estão presentes quando há fraude.
R.: Incentivo ou pressão para perpetrar fraude; oportunidade percebida de cometer fraude; e capacidade de racionalizar a ação fraudulenta.
 Classifique as afirmativas em falsas ou verdadeiras
1. (V) Informações contábeis fraudulentas podem decorrer de manipulação, falsificação (inclusive de assinatura) ou alteração de registros contábeis ou documentos comprobatórios que serviram de base à elaboração de demonstrações contábeis.
2. (V) Informações contábeis fraudulentas podem decorrer de mentira ou omissão intencional nas demonstrações contábeis de eventos, operações ou outras informações significativas.
3. (V) Informações contábeis fraudulentas podem decorrer da aplicação incorreta intencional dos princípios contábeis relativos a valores, classificação, forma de apresentação ou divulgação.
4. (F) A apropriação indevida de ativos envolve o roubo de ativos por parte de empregados ou de terceiros, porém, nunca por parte de administradores da organização.
5. (V) O auditor que realiza auditoria de acordo com as normas de auditoria é responsável por obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis, como um todo, não contém distorções relevantes, causadas por fraude ou erro.
6. (F) Não há risco de que algumas distorções relevantes das demonstrações contábeis possam não ser detectadas.
7. (V) O risco de não ser detectada uma distorção relevante decorrente de fraude é mais alto que o risco de não ser detectada uma fraude decorrente de erro.
8. (V) A discussão entre os membros de trabalho, deve enfatizar especialmente como e em que pontos as demonstrações contábeis da entidade são suscetíveis de distorção relevante decorrente de fraude. A discussão deve ocorrer deixando de lado a possível convicção dos membros da equipe de trabalho de que a administração e os responsáveis pela governança sejam honestos e íntegros.
9. (F) O fato de que a fraude geralmente é oculta pode tornar muito fácil sua detecção.
10. (V) O tamanho, complexidade e características de como está formada a propriedade da entidade têm influência significativa na consideração dos fatores de risco de fraude relevantes.
11. (V) O dever profissional do auditor de manter a confidencialidade das informações do cliente pode impedir que ele relate a fraude a uma parte fora da entidade cliente.
13. (F) A responsabilidade legal do auditor e, em certas circunstâncias, o dever de confidencialidade não podem ser passados por cima por estatuto, lei ou tribunais de direito.
Escolha a alternativa correta
1. A administração pode perpetrar fraude burlando controles por meio de técnicas como:
a) Registrar lançamentos fictícios no livro diário, em especial no final do período contábil, de forma a manipular resultados operacionais ou alcançar outros objetivos.
b) Ajustar indevidamente as premissas e alterar os julgamentos utilizados para estimar saldos contábeis.
c) Omitir, antecipar ou atrasar o reconhecimento, nas demonstrações contábeis, de eventos e operações que tenham ocorrido durante o período das demonstrações contábeis que estão sendo apresentadas.
d) Ocultar ou não divulgar fatos que possam afetar os valores registrados nas demonstrações contábeis.
Xe) Todas estão corretas.
2. A apropriação indevida de ativos pode ser conseguida de várias formas, incluindo:
a) Fraudar documentos.
b) Furtar ativos físicos ou propriedade intelectual.
c) Fazer a entidade pagar por produtos e serviços não recebidos.
d) Utilizar ativos da entidade para uso da própria entidade.
Xe) Somente a alternativa “d” não está correta.
3. Ao aplicar os procedimentos de avaliação de risco e atividades relacionadas para conhecer a entidade e seu ambiente, inclusive seu controle interno, o auditor deve fazer indagações à administração relacionadas com:
a) Avaliação pela administração do risco de que as demonstrações contábeis contenham distorções relevantes decorrente de fraudes.
b) O processo da administração para identificar e responder aos riscos de fraude na entidade.
c) Comunicação da administração, se houver, aos responsáveis pela governança em relação aos processos de identificação e resposta aos riscos de fraude na entidade.
d) Comunicação da administração, se houver, aos empregados em relação às suas visões sobre práticas de negócios e comportamento ético.
Xe) Todas estão corretas.
4. Eventos ou condições que indiquem incentivo ou pressão para que a fraude seja perpetrada ou ofereçam oportunidade para que ela ocorra são (item 11, da NBC 240):
a) Resultados da supervisão da governança.
Xb) Fatores de risco de fraude.
c) Fatores especiais de evidências.
d) As alternativas “a” a “c” estão corretas.
e) NDA.
5. Quando o auditor encontrar circunstâncias excepcionais que coloquem em dúvida sua capacidade de continuar a realizar a auditoria, este deve:
a) Determinar as responsabilidades profissionais e legais aplicáveis à situação, inclusive se é necessário ou não o auditor informar à pessoa ou às pessoas que aprovaram a contratação da auditoria ou, em alguns casos, às autoridades reguladoras.
b) Considerar se seria apropriadoo auditor retirar-se do trabalho, quando essa saída for possível conforme a lei ou regulamentação aplicável.
c) Não há possibilidade de o auditor abandonar os trabalhos.
d) A alternativa “c” está correta.
X e) As alternativas “a” e “b” estão corretas.

Continue navegando