Buscar

Material 01 Primeiras leis

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Segurança do trabalho
Primeiras leis
Prof.Estevam Pais
*
*
*
Conceitos
Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, Normas Regulamentadoras Rurais, outras leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil. 
Segurançado trabalho
 Prevenção de acidentes idéia inata ao homem
 A preocupação com acidentes deve existir desde o primeiro homem 
 Apenas depois da Revolução Industrial (1780) apareceram os primeiros estudos sistemáticos sobre Segurança do Trabalho. 
Introdução
*
*
*
Histórico
Deuteronômio Capítulo 22
8. Quando edificares uma casa nova, far-lhe-ás, no terraço, um parapeito, para que nela não ponhas culpa de sangue, se alguém de algum modo cair dela.
A preocupação com a segurança de um modo geral não é recente; ela remonta desde antes de Cristo 
 Aristóteles cuidou das enfermidades dos trabalhadores de minas e das maneiras de como evita-las.
 Platão chegou a expor certas deformidades do esqueleto, típicas para determinadas profissões.
 Plínio (O Velho) escreveu sobre a segurança do trabalho com o chumbo, apontando os males do saturnismo e recomendando o uso de máscaras protetoras.
 Hipócrates, o Pai da Medicina, quatro séculos antes de Cristo, revelou a origem das doenças profissionais que acometiam os trabalhadores em minas de estanho.
 O saturnismo também preocupou a Galeno e Avicena. Indicaram como causa de cólicas, o trabalho em pinturas com tintas a base de chumbo.
No Egito, os escravos se sujeitavam a deficientes condições sanitárias. Escavações arqueológicas localizaram esqueletos humanos fossilizados em galerias de minas com mínimas dimensões : 1 metro de altura por 0,80 m de largura.
História Antiga
*
*
*
As primeiras informações dos primeiros séculos depois de Cristo referiam-se quase que exclusivamente às enfermidades das mais dolorosas, normalmente relacionadas com trabalhadores em minas.
Nossa era
 No século XV Ulrich Ellembog foi autor de uma série de publicações sobre Higiene do Trabalho.
 Em 1556, Georg Bauer (mais conhecido por seu nome latino de Georgius Agrícola, publicava o livro "De Re Metallica", onde eram estudados os diversos problemas relacionados à extração de minerais. No último capítulo, o autor discute os acidentes do trabalho , principalmente a "asma dos mineiros, provocadas por poeiras.
Em 1700, na Itália, era publicado o livro "De Morbis Artificum Diatriba" (As doenças dos Trabalhadores) de autoria de Bernadinus Ramazzini, hoje considerado o "Pai da Medicina do Trabalho". Nesse famoso tratado, o autor descreve, com extraordinária perfeição, uma série de doenças relacionadas a cerca de 50 profissões diversas e, às perguntas hipócratas, imperativas na anamnese da época, Ramazzini acrescenta uma nova : "Qual é a sua ocupação?
*
*
*
Com a Revolução Industrial apareceram as primeiras máquinas de fiar, e o trabalho passou de doméstico para industrial. Assim surgiu o artífice e o capitalista, o capital e o trabalho. 
Revolução Industrial
 Galpões, estábulos, velhos armazéns, foram transformados em fábricas com o maior número possível de máquinas de fiação e tecelagem. Intermediários inescrupulosos percorriam as cidades inglesas arrebanhando crianças que eram vendidas por pais miseráveis, e revendidas aos empregadores a 5 libras por cabeça. 
 O número de acidentes de trabalho era grande, provocados por máquinas sem qualquer proteção, com grande improvisação. As mortes, principalmente de crianças, era muito freqüente. Não existia horário de trabalho.
 Em 1802, o Parlamento Britânico aprovou a primeira lei de proteção dos trabalhadores : a "Lei de Saúde e Moral dos Aprendizes" estabelecia o limite de 12 horas de trabalho por dia, proibia o trabalho noturno, obrigava os empregadores a lavar as paredes das fábricas duas vezes por ano, e tornava obrigatória a ventilação do ambiente. 
 Em 1834, o governo britânico nomeou o médico Robert Baker como Inspetor de Fábricas. Este recomendou a várias indústrias a contratar um médico para visitar o local de trabalho diariamente, Surgia assim, o primeiro serviço médico industrial em todo o mundo. 
 Em 1833, foi baixado o "Factory Act, 1833", de deve ser considerada como a primeira legislação realmente eficiente no campo da proteção ao trabalhador. Proibia o trabalho noturno aos menores de 18 anos e restringia as horas de trabalho destes a 12 por dia e 69 por semana. As fábricas precisavam ter escolas para menores de 13 anos; a idade mínima para o trabalho era 9 anos, e um médico devia atestar que o desenvolvimento da criança correspondia à sua idade cronológica 
*
*
*
Em 1842, na Escócia, James Smith, diretor gerente de uma indústria têxtil, contratou um médico que deveria submeter os menores trabalhadores a exame médico antes de sua admissão ao serviço, examina-los periodicamente e orienta-los em relação a problemas de saúde. Surgiram então as funções específicas do médico do trabalho.
 Em 1865, na Alemanha, foi criada a "Lei de Indenização Obrigatória dos Trabalhadores" responsabilizando os empregadores pelo pagamento dos acidentes.
 A partir de 1862 a França passa a regulamentar a Higiene e a Segurança do Trabalho.
 Em 1903, os Estados Unidos promulgam sua primeira lei sobre indenização dos 	trabalhadores, restrita apenas aos trabalhadores federais. Em 1921, essa lei é estendida a todos os trabalhadores.
 
 Em 1873, em Molhause, na Alemanha, foi criada a primeira Associação de Higiene e Prevenção de Acidentes, tendo por objetivo evitar o acidente e amparar o trabalhador acidentado.
 Em 1883, Emílio Muller funda em Paris a Associação de Industriais contra 	Acidentes de Trabalho.
 Em 1919, pelo Tratado de Versalhes, foi criada a Organização Internacional do Trabalho. A OIT substituiu a Associação Internacional de Proteção Legal do Trabalhador, e tem sede em Genebra.
 Na França, em 1952, se tornou obrigatório a existência de serviço médico em estabelecimentos, tanto industriais como comerciais (inclusive para aqueles com um mínimo de 10 pessoas). 
 A O.I.T., em sua 43ª Conferência Internacional do Trabalho, em 1959, aprovou a Recomendação Nº 112 com o título de " Recomendação para Serviços de Saúde Ocupacional" com os seguintes objetivos :
 Proteger os trabalhadores contra qualquer risco A sua saúde, que possa decorrer do trabalho ou das condições em que este é realizado.
 Contribuir para o ajustamento físico e mental do trabalhador, obtido especialmente pela adaptação do trabalho aos trabalhadores, e pela colocação destes em atividades profissionais para as quais tenham aptidões.
 Contribuir para o estabelecimento e a manutenção do mais alto grau possível de bem-estar físico e mental dos trabalhadores.
*
*
*
 Legislação relativamente nova.
 Economia baseada no trabalho escravo até o início deste século.
 Só depois da 1ª Guerra Mundial é que começaram a aparecer medidas legislativas para a proteção dos trabalhadores.
No Brasil
 Lei Nº3724, de 15/01/19, sobre acidentes do trabalho, tornando compulsório 	o seguro contra o risco profissional
 Decreto Nº 16027, de 30/04/23, que criou o Conselho Nacional do Trabalho.
 Lei Nº 4682, de 24/01/23, que instituiu uma Caixa de Aposentadoria e pensões.
 Lei Nº 5109, de 20/12/26, que estendeu o regime das Caixas de Aposentadoria às empresas portuárias.
De 1919 até 1930, existem somente 4 leis pertinentes ao Seguro Social dos Trabalhadores. 
 A partir de 1930, os principais documentos da legislação brasileira foram :
 Decreto Nº 19433, de 26/11/30  Cria o Ministério do Trabalho, Indústria
e Comércio
 Decreto Nº 24784, de 14/07/34  Reorganiza o Conselho Nacional do Trabalho
 Decreto-Lei Nº 6905, de 26/09/44  Estabelece norma mediante a qual cabe ao empregador pagar aos empregados os primeiros 15 dias de ausência ao trabalho por razão de enfermidade.
 Lei Nº 5107, de 13/09/66  Cria o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço
 Decreto-Lei Nº 72, de 21/11/66  Cria o Instituto Nacional de Previdência Social.
 Lei Nº 5316, de 14/09/67  Integra o seguro de acidentes do trabalho na Previdência Social
*
*
*
Art.7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
XXII – redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;
Capítulo V
DA SEGURANÇA E DA MEDICINA DO TRABALHO
Art. 154 ~ 2001
Normas Regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho e Emprego
 Decreto Nº 62172, de 25/01/68 Aprova os Estatutos da Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho.
 Lei Nº 6514, de 22/12/77 Altera o Capítulo V do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho, relativo à Segurança e Medicina do Trabalho.
 Portaria Nº 3214, de 08/06/78 Aprova as Normas Regulamentadoras.
 Lei 7410, de 27/11/85 Dispõe sobre a especialização de Engenheiros e Arquitetos em Engenharia de Segurança do Trabalho.
 Decreto Nº 92530, de 09/04/86 Regulamenta a Lei Nº 7410.
 Resolução Nº 325, de 27/11/47 Dispõe sobre o exercício profissional, o registro e as atividades do Engenheiro de Segurança do Trabalho.
 Portaria Nº 3067, de 12/04/88 Aprova as Normas Regulamentadoras Rurais.
FONTES OFICIAIS ATUALMENTE

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando