Buscar

Peritônio - Anatomia ll

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Peritônio – Anatomia II.
É uma membrana serosa transparente, contínua, brilhante e escorregadia. Reveste a cavidade abdominopélvica e recobre as vísceras.
O peritônio consiste em duas lâminas contínuas: o peritônio parietal – que reveste a face interna da parede abdominopélvica – e o peritônio visceral – que reveste vísceras como o estômago e intestino.
As duas lâminas de peritônio consistem em mesotélio, uma lâmina de epitélio pavimentoso simples.
 Peritônio parietal.
Tem a mesma vasculatura sanguínea e linfática e a mesma inervação somática que a região da parede que reveste. Esse peritônio que reveste o interior da parede do corpo é sensível a pressão, dor, calor e frio, e laceração. A dor no peritônio parietal é localizada, exceto na face inferior da parte central do diafragma, que é inervada pelos nervos frênicos.
 Peritônio visceral.
Os órgãos que ele cobre têm a mesma vasculatura sanguínea e linfática e inervação visceral. Ele é insensível a toque, calor e frio, e laceração; é estimulado basicamente por distensão e irritação química. A dor provocada é mal localizada, sendo referida para os dermátomos dos gânglios vertebrais.
O peritônio e as vísceras estão na cavidade abdominopélvica. A relação entre as vísceras e o peritônio é a seguinte:
 Órgãos intraperitoneais: são quase completamente cobertos por peritônio visceral (p. exemplo estômago e baço). Esses órgãos foram invaginados para o saco fechado, como ao pressionarmos a mão fechada contra uma bola de aniversário cheia. 
INTRAPERITONEAL NESTE CASO NÃO SIGNIFICA DENTRO DA CAVIDADE PERITONEAL. EMBORA O TERMO SEJA USADO CLINICAMENTE PARA DESIGNAR SUBSTÂNCIAS INJETADAS NESSA CAVIDADE. – P. 217. 7ª ed. – Moore.
 Órgãos extraperitoneais, retroperitoneais e subperitoneais: também estão situados fora da cavidade peritoneal – externamente ao peritônio parietal – e são apenas parcialmente cobertos por peritônio (geralmente em apenas 1 face).
órgãos retroperitoneais, como os rins, estão entre o peritônio parietal e a parede posterior do abdome e só tem peritônio parietal nas faces anteriores. Do mesmo modo, a bexiga urinária subperitoneal só tem peritônio parietal em sua face superior.
 Cavidade peritoneal.
A cavidade peritoneal está dentro da cavidade abdominal e continua inferiormente até a cavidade pélvica. A cavidade peritoneal é um espaço potencial com espessura capilar, situado entre as lâminas parietal e visceral do peritônio. Não contém órgãos, mas contém uma fina película de líquido peritoneal, que é composto de água, eletrólitos e outras substâncias derivadas do líquido intersticial em tecidos adjacentes.
O líquido peritoneal lubrifica as faces peritoneais, permitindo que as vísceras movimentem-se umas sobre as outras sem atrito e permitindo os movimentos da digestão. Além disso, o líquido contém leucócitos e anticorpos que resistem à infecção. – os vasos linfáticos, sobretudo na face inferior do diafragma, cuja atividade é incessante, absorvem o líquido peritoneal.
Esta cavidade é completamente fechada nos homens. Nas mulheres, porém, há uma comunicação com o exterior do corpo através das tubas uterinas, cavidade uterina e vagina. – essa comunicação é uma possível via de infecção externa.
FORMAÇÕES PERITONEAIS
 Mesentério.
É uma lâmina dupla de peritônio formada pela invaginação do peritônio por um órgão, e é a continuidade dos peritônios visceral e parietal. 
Constitui um meio de comunicação neurovascular entre o órgão e a parede do corpo. 
O mesentério une um órgão intraperitoneal à parede do corpo – geralmente a parede posterior do abdome, como p. ex., o mesentério do intestino delgado. – o que é normalmente chamado de apenas mesentério. E somente varia nas seguintes situações: mesocolo transverso, mesoapêndice, mesocolo sigmoide, mesoesôfago e mesogástrio.
 Omento.
É uma extensão ou prega de peritônio em duas camadas que vai do estômago e da parte proximal do duodeno até os órgãos adjacentes na cavidade abdominal.
× Omento Maior
É uma prega peritoneal proeminente, que tem quatro camadas e pende como um avental da curvatura maior do estômago e da parte proximal do duodeno. Após descer, dobra-se de volta e se fixa à face anterior do colo transverso e seu mesentério.
× Omento Menor
É uma prega peritoneal muito menos, dupla, que une a curvatura menor do estômago e a parte proximal do duodeno ao fígado. Também une o estômago a uma tríade de estruturas que seguem entre o duodeno e o fígado na margem livre do omento menor.
 Ligamento peritoneal.
Consiste em uma dupla camada de peritônio que une um órgão a outro ou à parede do abdome.
× O fígado está unido:
 à parede anterior do abdome pelo ligamento falciforme;
 ao estômago pelo ligamento hepatogástrico, a porção membranácea do omento menor;
 ao duodeno pelo ligamento duodenal, a margem livre espessa do omento menor, que dá passagem à tríade portal – veia porta, artéria hepática e ducto colédoco.
OS LIGAMENTOS HEPATOGÁSTRICO E HEPATODUODENAL SÃO PARTES CONTÍNUAS DO OMENTO MENOR.
× O estômago está unido:
 à face inferior do diafragma pelo ligamento gastrofrênico;
 ao baço pelo ligamento gastroesplênico, que se reflete para o hilo esplênico;
 ao colo transverso pelo ligamento gastrocólico, a parte do omento maior semelhante a um avental, que desce da curvatura maior, inferiormente, recurva-se e, então, ascende até o colo transverso.
TODAS ESSAS ESTRUTURAS TÊM UMA FIXAÇÃO CONTÍNUA AO LONGO DA CURVATURA MAIOR E TODAS FAZEM PARTE DO OMENTO MAIOR.
 Pregas peritoneaisEmbora os órgãos intraperitoneais possam ser quase totalmente cobertos por peritônio visceral, todo órgão precisa ter uma área que não é coberta para permitir a entrada ou saída de estruturas neurovasculares. Essas áreas são denominadas áreas nuas, formadas em relação às fixações das formações peritoneais aos órgãos, inclusive mesentérios, omentos e ligamentos que dão passagem às estruturas neurovasculares. 
É uma reflexão de peritônio elevada da parede do corpo por vasos sanguíneos, ductos e ligamentos formados por vasos fetais obliterados subjacentes.
 Prega umbilical mediana – remanescente do úraco.
 Pregas umbilicais mediais – partes ocluídas das artérias umbilicais.
 Pregas umbilicais laterais – existe até hoje, passam as artérias epigástricas inferiores.
 Recesso ou Fossa peritoneal
É uma bolsa de peritônio formada por uma prega peritoneal.
Por exemplo: o recesso inferior da bolsa omental entre as lâminas do omento maior e as fossas supravesical e umbilical entre as pregas umbilicais.
Subdivisões da cavidade peritoneal
 Mesocolo transverso
Divide a cavidade abdominal em um compartimento supracólico, que contém o estômago, o fígado e o baço, e um compartimento infracólico, que contém o intestino delgado e os colos ascendente e descendente.
O compartimento infracólico situa-se posteriormente ao omento maior e é dividido em espaços infracólicos direito e esquerdo pelo mesentério do intestino delgado.
Há comunicação livre entre os compartimentos supracólico e infracólico através dos sulcos paracólicos – os sulcos entre a face lateral dos colos ascendente e descendente e a parede posterolateral do abdome.
 Bolsa omental
É uma cavidade extensa, semelhante a um saco, situada posteriormente ao estômago, omento menor e estruturas adjacentes. – Nela há um recesso superior, limitado superiormente pelo diafragma e as camadas posteriores do ligamento coronário do fígado, e um recesso inferior entre as partes superiores das camadas do omento maior.
Essa bolsa permite livre movimento do estômago sobre as estruturas posteriores e inferiores a ela, pois as paredes anterior e posterior da bolsa omental deslizam suavemente uma sobre a outra.
 Forame omental
A bolsa omental comunica-se com a cavidade peritoneal por meio desse forame, que é uma abertura situada posteriormente à margem livre do omento menor – ligamento hepatoduodenal. 
O forame omental pode ser localizado passando-se um dedo ao longo da vesícula biliar até a margem livre doomento menor.
O forame omental geralmente admite os limites:
 Anteriormente: o ligamento hepatoduodenal (margem livre do omento menor), contendo a veia porta, a artéria hepática e o ducto colédoco.
 Posteriormente: a VCI e uma faixa muscular, o pilar direito do diafragma, cobertos anteriormente pelo peritônio parietal – eles são retroperitoneais.
 Superiormente: o fígado, coberto por peritônio visceral
 Inferiormente: a parte superior ou a primeira parte do duodeno.

Outros materiais