Buscar

Prova discursiva Economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (352615)
Economia (ECO20)
Prova: 5004103
QUESTÃO:
1. A ilustração a seguir é um modelo, isto é, é uma representação teórica do mundo real. Esse modelo é denominado de Fluxo Circular de Renda. No caso, é um modelo de uma economia com dois agentes econômicos: famílias (economias domésticas) e empresas (produtores). As interações entre esses dois agentes provoca o aparecimento de dois tipos de fluxos na economia: monetário e real. Com base na ilustração e utilizando como parâmetro a linha cheia para fluxo real e a linha pontilhada para o fluxo monetário, descreva os fluxos entre as empresas e as famílias.
RESPOSTA ESPERADA:
Fluxo real que sai das famílias para as empresas: disponibilização dos fatores de produção.  
Fluxo real que sai das empresas para as famílias: comercialização de bens e serviços produzidos.
Fluxo monetário que sai das empresas para as famílias: pagamento pelo uso dos fatores de produção. 
Fluxo monetário que sai das famílias para as empresas: pagamento pelos bens e serviços adquiridos.
QUESTÃO:
2. Uma maneira de analisar a forma como as relações entre os agentes econômicos empresas (ofertantes) e consumidores (demandantes) estão estruturadas dentro de um determinado mercado é levando em consideração a existência ou não de diferenciação (marca, padrão de qualidade etc.) entre os bens e os serviços oferecidos nesse mercado. Sendo assim, com relação às Estruturas de Mercado existentes e a diferenciação entre as mercadorias oferecidas, disserte sobre a diferença entre a competição imperfeita e um mercado oligopólico.
RESPOSTA ESPERADA:
O mercado estruturado no modelo de competição imperfeita é caracterizado pela presença de um grande número de consumidores, e um grande número de empresas ofertantes, mas há diferenciação entre os bens e os serviços oferecidos pelos ofertantes. Assim, pode-se cobrar preços diferenciados também. Por sua vez, em um mercado oligopólico, existe um grande número de consumidores, poucas empresas ofertantes, com uma concentração de poder de mercado nas empresas, podendo-se impor, por parte das empresas, preços bem acima do que poderia acontecer em um mercado de concorrência imperfeita.
QUESTÃO:
3. Um dos elementos que pode alimentar a dívida pública são uma ineficiente gestão dos gastos públicos e receitas públicas, ou seja, aplicar uma política fiscal e arrecadação eficiente é quesito fundamental para qualquer governo. A seguir explique:
• Como um superávit primário pode ajudar ao governo no controle da dívida pública?
• No caso de um déficit primário, quais poderão ser as consequências para o Estado?
RESPOSTA ESPERADA:
O superávit primário é um reflexo de uma gestão eficiente dos gastos públicos, pois haverá um saldo positivo entre a arrecadação de impostos (maioritariamente) subtraindo-se o valor das despesas operacionais (folha de pagamento, gastos administrativos, verbas para ministérios etc.) do governo. Existe assim um saldo positivo do resultado bruto das contas, ou seja, haverá um superávit primário e um recurso monetário para cumprir os compromissos da dívida pública, os juros a serem pagos, logo, mantê-la sobre controle.
Se houver um déficit primário, haverá um saldo negativo das contas operativas do governo, logo, o governo não terá recurso monetário para cumprir seus compromissos, havendo a obrigação de financiar o pagamento dos juros, portanto haverá um aumento da dívida pública.

Continue navegando