Buscar

UM DIFERENTE OLHAR SOBRE O BAIRRO DA PAZ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UM DIFERENTE OLHAR SOBRE O BAIRRO DA PAZ 
Local conta com núcleo de comunicação e rádio comunitária para informar os moradores sobre o que acontece na região.
Por Shirlei Freitas
O Bairro da Paz, é uma das favelas mais conhecidas de Salvador, está localizada em uma das principais avenidas da cidade, a avenida Luiz Viana Filho (Paralela) e possui uma média de 40 mil habitantes. Desde a sua ocupação nos anos 80 os moradores são vitimizados pela sociedade através dos veículos de comunicação e gestores da cidade. Para mudar essa história os cidadãos do bairro se reúnem quinzenalmente no que eles chamam de Fórum Permanente de Entidades onde discutem reformas e ações para o bairro. Onde também surgem os movimentos sociais, como o núcleo de comunicação que engloba a rádio comunitária, fanpages, sites, aplicativos e carros de som.
A comunicação no bairro surgiu desde a sua ocupação, começou com carros de som que levavam informações pelas ruas, mas logo surgiu a Rádio Comunitária, comandada pelo respeitado radialista Rafa Lima, que durante exatos 35 anos levou informação, entretenimento e serviço à comunidade, caixas de som colocadas em postes espalhados por aproximadamente 15 ruas que levam a notícia de dentro e de fora da comunidade. 
Com a internet vieram as redes sociais e a comunicação só aumentou. Hoje o bairro conta com Fanpages no facebook, perfil no Instagram, canal do Youtube, Aplicativos para celular e Blogs que deixam vizinhos, familiares e amigos por dentro de tudo que acontece no bairro, seja o sarau de poesia em homenagem ao dia das mães, a vaga de emprego ou ação policial. Tudo é repassado para a população. Que retribui comparecendo aos eventos e participando dos projetos sociais.
A consciência política social dos antigos moradores sempre foi um ponto forte e vem amadurecendo ainda mais com as novas gerações que seguem na busca por direitos básicos e essenciais para todos. 
Os jovens do bairro, falam com orgulho daqueles que participaram da ocupação anos atrás, que se sacrificaram e se dedicaram para dar mais qualidade de vida a todos. A consciência política social dos antigos moradores sempre foi um ponto forte e vem amadurecendo ainda mais com as novas gerações que seguem na busca por direitos básicos e essenciais para todos. Eles entendem que ajudar uns aos outros é um legado que deve ser continuado e levado adiante.
Paulo Almeida, morador do Bairro da Paz há 23 anos é formado em Jornalismo e é um dos fundadores da fanpage Bairro da Paz News, que conta com mais 5 pessoas, entre eles psicólogo, assistente social e pedagogo todos residentes no bairro e engajados em projetos sociais. Segundo Paulo, “as atividades artísticas, culturais e sociais sempre existiram e existem no bairro, porém as mídias tradicionais não mostram interesse em divulgar, então surgem os veículos locais para valorizar essas práticas e dar visibilidade”. Eventos culturais contribuem com a autoestima dos moradores. “Não há serviços públicos de nenhuma esfera no quesito lazer se os moradores não se organizem para fazer”. Completa. Bairro da Paz News já atua há 8 anos.
Poucos bairros em Salvador possuem residentes tão unidos e conscientes de seus deveres como cidadãos. Carlos Antônio, estudante de jornalismo, mora no bairro desde que nasceu. Ele, é fruto dos projetos sociais e hoje contribui ativamente com vários deles. Dá aula de informática no programa Avançar, organiza eventos artísticos/culturais, é secretário do fórum de entidades, entre outros projetos e ainda participa da fanpage JC Bairro da Paz com mais 12 pessoas que foram alunos do Avançar e tomaram a decisão de criar meios de comunicação para contribuir ainda mais com o bairro.
Que atitudes como essa do Bairro da Paz se multiplique por toda a cidade, esses meninos são exemplos de cidadania, respeito e amor ao próximo. 
Avançar, ONG renovação, Cooperativa Colibris, Instituto Apompaz, escolinhas de futebol, karatê, capoeira, cursos preparatórios, Conselho de Moradores, creches comunitárias, grupos culturais de dança, música e teatro são parte das ações desenvolvidas no bairro da Paz.

Continue navegando