Buscar

MODELO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA) PARA UNIDADES DE TRIAGEM DE LIXO DE UM CENTRO DE CÓPIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MODELO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA) PARA UNIDADES DE TRIAGEM DE LIXO DE UM CENTRO DE CÓPIAS
1 Politica ambiental
Princípios:
Compatibilizar suas atividades com a conservação do Meio Ambiente, procurando diminuir os impactos gerados pela produção de papel. Buscando seu desenvolvimento sustentável, conservação e melhorias na qualidade de vida das gerações futuras.
Compromissos:
Adotar ações preventivas quanto a ocorrência de impactos adversos ao meio ambiente. 
Assumir postura pró-ativa com relação às questões ambientais.
Assegurar a melhoria contínua do desempenho ambiental da organização em estudo.
Atender a legislação e os requisitos legais, entusiasmando seus empregados a formarem uma consciência ecológica dentro e fora da empresa.
Visão:
Incorporar o pleno compromisso com a qualidade ambiental em todas as suas atividades, estabelecendo e mantendo um Sistema de Gestão Ambiental
2 Planejamento
Aspectos ambientais:
Aspectos Ambientais - Environmental Aspects é definido pela ISO 14001 como sendo: "Elementos das atividades organizacionais, produtos e serviços que podem interagir com o ambiente". A empresa viu a necessidade de identificar as atividades que causam impactos ao meio ambiente, identificando assim o grande volume de papel jogado fora diariamente, e a grande poluição que isto poderia causar.
	Deve-se considerar alguns aspectos para a implementação do projeto:
O que fazer? Fazer um sistema de reciclagem de papel em uma empresa de Cópias.
Como fazer? Através da sensibilização, os funcionários, que irão fazer bloquinhos e reaproveitamento de todo o papel que seria descartado, e oferta com menor custo à população com o papel reaproveitado.
Para que fazer? Para diminuir a quantidade de papel que seria jogado fora, contribuindo para um meio ambiente sustentável, com menos poluição.
Quando fazer? No segundo semestre de 2015.
Onde fazer? No empreendimento de Centro de Cópias.
Quem deve fazer? Todos os funcionários do empreendimento.
Requisitos legais:
A empresa reconhece alguns caráteres da Legislação Ambiental, mas não tinha aplicabilidade, o novo projeto possibilitara a inserção em um novo sistema benéfico a todo meio ambiente local.
A empresa observou os princípios e normas constitucionais e a legislação federal, estadual e municipal. Por tais razões, os projetos e programas que envolvam o gerenciamento dos resíduos devem estar adequados às normas e às leis:
a - Direito Ambiental Internacional - Resoluções, Declarações, Decisões
b - Leis Federais e Normas
c - CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente
d - ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas
e - Leis Estaduais
Objetivos, metas e programas ambientais:
Implantar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) tendo como ferramenta básica os princípios da Norma ISO 14001.
Elaborar uma política ambiental sustentável a partir da reutilização do papel.
Desenvolver projetos ambientais através de participação voluntaria dos funcionários para disseminar a sensibilização de se reaproveitar papel na comunidade.
Propor treinamentos específicos para que os funcionários estejam bem preparados à nova realidade.
Propor à comunidade a utilização do papel reutilizado, por um menor custo.
Utilizar o papel reciclado em blocos ou cadernetas, oferecendo para a comunidade, com um menor custo.
Realizar programas de gerenciamento ambiental para a separação do papel.
3 Implementação e operacionalização
Recursos, funções, responsabilidades e autoridades:
A implementação do projeto não recorra de nenhum recurso financeiro, apenas da disponibilidade de seus funcionários, que serão treinados para sensibilizar a comunidade, sobre seus novos recursos disponíveis. Os recursos físicos também estarão disponíveis através do local para a inserção do projeto, que seja no mesmo empreendimento, e uso dos equipamentos disponíveis. 
As responsabilidades para com as questões ambientais, serão dividas entre todo o corpo gerencial e empregados. Cada um assumirá as responsabilidades das questões ambientais pertinentes ao seu setor.
A empresa possui um quadro de empregados que podem receber várias atribuições para desenvolverem ações pertinentes ao meio ambiente, informando toda a comunidade sobre o novo recurso disponível.
Competência, treinamento e conscientização: 
A empresa investe em treinamento dentro de suas possibilidades, mas nada voltado à conscientização ambiental de seus empregados, com o novo projeto serão abordados temas sobre a reciclagem, sensibilizando os funcionários e comunidade local. Objetivando que todo o corpo gerencial e demais empregados tenham plena ciência, dos objetivos e metas ambientais, serão promovidos programas de treinamento, com início imediato, conforme cronograma já estabelecido. Este treinamento estimulará os empregados, a construírem os conhecimentos necessários para busca de soluções aos problemas que se apresentam nesse momento no seu ambiente de trabalho e que os mesmos tenham condições técnicas de resolvê-las.
Comunicação:
A comunicação deverá ser interna e externa através de divulgações em jornais e rádio sobre sua atuação nas questões relativas ao meio ambiente.
Documentação:
Os documentos necessários da empresa são mantidos em forma de papel, e alguns outros digitalizados. Haverá a elaboração de um manual de Sistema de Gestão Ambiental, que estará disponível de forma que todos possam utilizar, através de pequenas cartilhas, com sugestões e informações. 
Controle de documentos:
Há poucos documentos e pela falta de um sistema de gerenciamento da documentação, as informações acabam se perdendo ou ficam de difícil acesso. Com o novo sistema o grupo responsável pela elaboração da documentação definirá o fluxo das informações dentro da empresa.
Controle Operacional:
A empresa faz os controles apenas das rotinas diárias dos serviços.
Preparação e resposta à emergências:
Poucos empregados sabem acionar rapidamente bombeiros, polícia e pronto socorro entre outros e por não ter ocorrido nenhum tipo acidente que poderia agredir o meio ambiente, não se preocupou em elaborar uma metodologia de treinamento, visando preparar e tornar apto um grupo de empregados à agir quando de uma emergência. Assim a empresa está preparando através da assessoria de imprensa material que será utilizado no caso da população ser atingida por um acidente, além de distribuir aos empregados os procedimentos que devem ser adotados em caso de emergência.
4 Verificação
Identificação de “não conformidades”:
A empresa só realiza mediações quando sob pressão ou risco de multa. Não existindo avaliações necessárias para verificar o desempenho ambiental da empresa. Com o novo sistema a empresa proporá ações para que os objetivos e metas estabelecidos sejam alcançados. 
Ações corretivas e preventivas:
As análises dos indicadores ambientais serão feitas mensalmente e documentadas nos formulários desenvolvidos para este fim, pelos responsáveis na condução do programa ambiental de cada setor, serão realizadas pesquisas para saber sobre a satisfação dos seus clientes, sugestões, duvidas e reclamações.
Haverá reuniões mensais para avaliar o desempenho geral e a necessidades de adaptações na política ambiental da empresa. Nessa reunião cada funcionário apresenta os resultados e as avaliações do andamento dos planos e programas de melhoria e as ações tomadas nos caso de não conformidades. Após análise crítica do desempenho haverá debate sobre a necessidade de alteração no sistema de gestão ambiental inicialmente proposto.
5 Análise pela administração
Performance:
O processo de implantação do sistema de gestão ambiental proporcionará a Empresa de Cópias uma melhoria sensível nos padrões de desempenho relativas as questões ambientais. O SGA promoverá um movimento que estabelecerá dentro dos setores, uma nova consciência na busca do convívio harmonioso com a natureza. Mostrará novos caminhos na busca do aprimoramento dos processos, estabelecendo novos patamares de responsabilidades, reaproveitamento e redução no consumode matérias primas e energia, com consequências fundamentais para o custo do empreendimento. Estabelecerá aos empregados e a comunidade o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável da região, mostrando que a mesma vem tomando medidas que a caracterizam como uma empresa pró-ativa.
Este processo de implantação servirá de base para que no futuro, outras administrações possam pensar em lutar para conseguir a Certificação conforme a Norma ISO 14001.

Continue navegando