Buscar

DESAFIO PROFISSIONAL 7° semestre

Prévia do material em texto

Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância
 
 
 CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
 Rafael Ribeiro Guimarães
 RA: 9978022302
DESAFIO PROFISSIONAL
NIOAQUE/MS 30 DE MAIO DE 2016
 Rafael Ribeiro Guimarães
 RA: 9978022302
DESAFIO PROFISSIONAL
Trabalho apresentado ao Curso de Administração do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Competência Profissional, Gestão de Projetos, Administração de Micro e Pequenas Empresas, Administração Mercadológica, Administração de Ética e Relações Humanas no Trabalho.
Orientadora e Tutora EAD: Wilsiene Costa
 NIOAQUE/MS 30 DE MAIO 2016
Curso: Administração Período Letivo: 2016/1
Semestre: 7º Pólo: Nioaque - MS 
Disciplinas: Competência Profissional, Gestão de Projetos, Administração de Micro e Pequenas Empresas, Administração Mercadológica, Administração de Ética e Relações Humanas no Trabalho. 
Acadêmico:
Rafael Ribeiro Guimaraes......................................................................RA - 9978022302
NIOAQUE/MS 30 DE MAIO 2016
SUMARIO
 Introdução...........................................................................................04
 Grupo de trabalho...............................................................................05
 Empresa..............................................................................................05
 Estrutura Organizacional e Legal.......................................................05
	Analise de Mercado............................................................................06
	Local para a implementação da empresa............................................07
	Necessidade de Financiamento...........................................................09
	CONCLUSÃO....................................................................................13
	Referências bibliográficas..................................................................14
Introdução 
O presente trabalho vem por apresentar detalhadamente as etapas de pesquisa, desenvolvimento, implementação e apuração de um projeto, no caso a seguir uma pizzaria, na qual o objetivo principal é desenvolvê-la a partir do zero. Os objetivos do presente trabalho dividem-se em: geral com o desenvolvimento de um plano de negócios para a abertura de uma pizzaria, e específicos apresentando os passos de como se desenvolve o mesmo. O objetivo geral deste estudo é desenvolver um plano de negócios que proporcione informações de como abrir uma empresa. Pois quando se inicia os estudos para a implantação de qualquer negócio, torna-se de fundamental importância a elaboração de um plano que nos remeta a um planejamento, visando identificar todas as variáveis que possam interferir na lucratividade de que se pretende. A importância de estudar plano de negócios tem o objetivo de fornecer ao dono informações para a gestão do negócio por meio dos dados implantados e analisados. Cada vez mais nota-se que não é mais possível trabalhar de forma sonhadora envolvendo valores que em qualquer atividade são expressivos e não permitem que sejam mal utilizados, para tanto se torna necessário os empresários o dono estar acompanhando as transformações que ocorrem no mercado, para identificar o que o cliente quer e se o fornecedor está correspondendo, além de melhor desenvolver a atividade.
GRUPO DE TRABALHO
O grupo de trabalho se destina em 5 integrantes sendo caixa Gabriel Silva Dias; atendente Leonardo de Souza ; garçom Marcos Andrade ; cozinheiro Victor de Melo e auxiliar de limpeza que será a Patrícia Martins.
 EMPRESA
Para a elaboração do trabalho foi decidido abrir uma pizzaria devido as poucas opções de pizzarias existente na cidade e pela escassez de lugares existentes para que jovens e famílias possam sair e se divertirem. 
 A pizza é conhecida quase no mundo inteiro, mas nem na Itália e tão popular quanto no Brasil. Gostosa, fácil de preparar, barata e com grande variedade de sabores, é um dos pratos mais procurados no país. Essa preferência fez com que se expandissem os negócios de pizzaria em quase todas as regiões do Brasil. Para este negócio se concretizar não basta, no entanto, acreditar que só a pizza é suficiente para garantir o sucesso do negócio. É preciso planejar, porque o investimento é alto, e são necessárias máquinas, equipamentos e capital de giro. Por ser um prato apreciado por todas as classes sociais, as oportunidades de negócios surgem em todos os bairros. Por isso precisamos estar atentos e conscientes que não dá certo montar uma casa de luxo em um bairro pobre e nem o contrário. Precisamos saber o desejo dos clientes e procurar atender da melhor forma possível.
Estrutura Organizacional e Legal
Ficaram responsáveis pelos documentos de abertura da empresa os sócios Gabriel Silva Dias e Victor de Melo. De inicio deverá ter a licença de funcionamento, a vistoria da vigilância sanitária e do corpo de bombeiros. A Pizzaria será registrada na Junta Comercial e legalizada como uma Sociedade Limitada, pois esta é a forma jurídica mais adequada de sociedade empresária para exploração de empreendimentos de micro, pequeno e médio porte e será tributada pelo Simples. Após o registro vai se escolher o nome da empresa, providenciar os documentos necessários para a abertura, o contrato social, registro do CNPJ na Receita Federal, obtenção da Inscrição Estadual na Secretaria da Fazenda e a inscrição na prefeitura municipal, e por fim a contratação de empregados. Também será cumprida ainda uma série de obrigações acessórias exigidas pelas legislações fiscais, trabalhistas, previdenciárias e empresariais, tais como escrituração e registro de livros fiscais e contábeis, emissão de nota fiscal, entrega da declaração de imposto de renda de pessoa jurídica, adotar Livro, Fichas ou Sistema Eletrônico para controle da jornada de trabalho, entre outros. E o tempo estimado para que todo esse processo se concretize e de pelo menos 20 dias a 30 dias.
Analise de Mercado
 Riscos existem, como em todo negócio. No nesse caso, os maiores riscos estão na falta de boas pizzas (os especialistas na preparação dos pratos) e na dificuldade de montar uma pizzaria com algo a mais, que a diferencie da concorrência. O quadro abaixo especifica melhor:
	Oportunidades
	Ameaças
	Demanda de mercado
	Concorrência
	
	
	Fácil acesso
	Preço
	
	
	Qualidade do produto
	Capital de giro
	
	
	Pontos Fortes
	Pontos Fracos
	Produtos Padronizados
	Necessidade de treinamento
	
	
	Alta variedade de produtos
	Alta concorrência
	
	
	Produtos de valor agregado
	Marca desconhecida
Fonte: Dados conforme pesquisa.
Como todo negócio tem também o lado positivo, no caso do ponto comercial será de fácil acesso, em prédio próprio da família, reduzindo o custo com o aluguel, e sem a necessidade de reformas dando assim obrigação de construção do prédio onde será instalada a empresa.
A clientela: Os clientes são todas as pessoas que gostam de uma deliciosa pizza, ou um delicioso rodízio de pizzas, com um amplo trabalho de divulgação das mesmas, focando os jovens estudantes e famílias do município e de fora também.
Segmentação: Serão pizzas de tamanho pequeno, médio e grande. A concorrência: nossos principais concorrentes são as pizzarias do próprio município. 
Fornecedores: Os fornecedores serão preferencialmente da região para que o atendimento seja rápido e também com menor custo na compra dos produtos, sempre levando em consideração a qualidade dos mesmos que serão utilizados na fabricação das pizzas.
Concorrentes:Os concorrentes são os menores de nossos problemas devido as capacitações que estaremos disponibilizando aos funcionários e o bom atendimento e o conforto que estaremos proporcionando, mas existe sim os concorrentes e são eles a pizzaria Itália e a pizzaria água na boca.
Local para a implementação da empresa
A pizzaria será montada em um prédio próprio, localizado no Bairro do centro da cidade de Nioaque MS, onde há bastante circulação de pessoas, ou seja, pessoas que trabalham no comércio, estudantes, famílias, enfim, a todos que além de saborear uma boa pizza ou se preferir um delicioso rodízio de pizzas feitos por um bom pizzaiolo, que poderão também encontrar um espaço para descanso ou descontração. A empresa será de pequeno porte, com capacidade para atender aproximadamente 100 pessoas ao dia, que terá o expediente das 18h00min horas até as 00:00 horas, nas quartas, quintas e sextas - feiras, e nos sábados e domingos, dias de maior movimentação das 19:00 horas até 01:00 hora da manha. Para isto se concretizar, será necessária a contratação inicial de quatro funcionários, sendo eu caixa, uma pessoa que fique atendendo e acomodando as pessoas quando chegam nos lugares que estarão disponíveis, uma pessoas para servir as pizzas como também a bebida, uma pessoas que ira trabalhar na cozinha, ou seja, no local onde serão preparadas e assadas as mesmas e uma auxiliar de limpeza.O investimento inicial será de aproximadamente R$ 100.000,00, para compra de móveis, materiais, louças, enfim, o que for necessário para o negócio. Os fornecedores serão preferencialmente da região para que o atendimento seja rápido e também com menor custo na compra dos produtos, sempre levando em consideração a qualidade dos mesmos que serão utilizados na fabricação das pizzas. A empresa será constituída de apenas um dono, e o principal diferencial vai ser na qualidade no atendimento como também do produto a ser oferecido, ou seja, não ser mais uma simples pizzaria, mas sim, um local onde as pessoas possam sair satisfeitas e com vontade de voltar mais vezes.
Descrição do Investimento Inicial.
	MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
	Quantidade
	Valor Unitário
	Valor Total 17.707,90
	Amassadeira Elétrica
	1
	1.799,90
	1.799,90
	Ralador de Queijo
	2
	149,00
	298,00
	Fatiador de Frios
	2
	169,00
	338,00
	Liquidificador
	2
	102,00
	204,00
	Forno a Lenha
	1
	3.200,00
	3.200,00
	Microondas
	2
	450,00
	900,00
	Balança
	1
	499,00
	499,00
	Freezer
	2
	1.649,00
	3.298,00
	Geladeira
	2
	1.424,00
	2.848,00
	Fogão
	1
	2.500,00
	2.500,00
	Telefone
	1
	150,00
	150,00
	Gaveta para Dinheiro
	1
	173,00
	173,00
	Prateleiras
	3
	500,00
	1.500,00
	MÓVEIS E UTENSILIOS
	Quantidade
	Valor Unitário
	Valor Total 32.146,00
	Mesas
	40
	250,00
	10.000,00
	Cadeiras
	130
	43,00
	5.590,00
	Balcão
	3
	650,00
	1.950,00
	Computador
	1
	1.300,00
	1.300,00
	Material de Cozinha ( pratos, garfos, facas)
	1
	6.500,00
	6.500,00
	Estante
	1
	1.300,00
	1.300,00
	Porta Guardanapos
	40
	11,90
	476,00
	Toalhas de Mesa
	80
	7,50
	600,00
	Lixeiras
	3
	50,00
	150,00
	Aventais
	6
	40,00
	240,00
	Bandanas
	6
	10,00
	60,00
	Balcão com Pia
	1
	1.500,00
	1.500,00
	Climatizador
	2
	1.200,00
	2.400,00
	Material Descartável
	1
	80,00
	80,00
	INSTALAÇÕES
	Quantidade
	Valor Unitário
	Valor Total 4.500,00
	Pinturas
	1
	2.000,00
	2.000,00
	Reformas
	1
	2.000,00
	2.000,00
	Restauração Elétrica
	1
	500,00
	500,00
	TOTAL INVESTIMENTO FIXO
	
	
	
	54.353,90
	Capital próprio
	
	
	50.000,00
	Capital terceiros (financiamento)
	
	
	50.000,00
	TOTAL DO INVESTIMENTO
	
	
	
	100.000,00
Como demonstra o quadro está descrito por item os custos fixos necessários para a implantação da estrutura física da pizzaria, o investimento necessário com máquinas e equipamentos no valor de R$ 17.707,90, móveis e utensílios R$ 32.146,00 e com instalações o valor de R$ 4.500,00, sendo no total necessário um investimento fixo de R$ 54.353,90.
Necessidade de Financiamento
O empreendedor terá que entrar com R$ 50.000,00 de recursos próprios para a abertura do negócio e R$ 50.000,00 terão a necessidade de financiar.
Conforme quadro, apresenta-se a descrição do investimento inicial para a implantação da pizzaria.
Descrição do Investimento Inicial.
	MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
	Quantidade
	Valor Unitário
	Valor Total 17.707,90
	Amassadeira Elétrica
	1
	1.799,90
	1.799,90
	Ralador de Queijo
	2
	149,00
	298,00
	Fatiador de Frios
	2
	169,00
	338,00
	Liquidificador
	2
	102,00
	204,00
	Forno a Lenha
	1
	3.200,00
	3.200,00
	Microondas
	2
	450,00
	900,00
	Balança
	1
	499,00
	499,00
	Freezer
	2
	1.649,00
	3.298,00
	Geladeira
	2
	1.424,00
	2.848,00
	Fogão
	1
	2.500,00
	2.500,00
	Telefone
	1
	150,00
	150,00
	Gaveta para Dinheiro
	1
	173,00
	173,00
	Prateleiras
	3
	500,00
	1.500,00
	MÓVEIS E UTENSILIOS
	Quantidade
	Valor Unitário
	Valor Total 32.146,00
	Mesas
	40
	250,00
	10.000,00
	Cadeiras
	130
	43,00
	5.590,00
	Balcão
	3
	650,00
	1.950,00
	Computador
	1
	1.300,00
	1.300,00
	Material de Cozinha ( pratos, garfos, facas)
	1
	6.500,00
	6.500,00
	Estante
	1
	1.300,00
	1.300,00
	Porta Guardanapos
	40
	11,90
	476,00
	Toalhas de Mesa
	80
	7,50
	600,00
	Lixeiras
	3
	50,00
	150,00
	Aventais
	6
	40,00
	240,00
	Bandanas
	6
	10,00
	60,00
	Balcão com Pia
	1
	1.500,00
	1.500,00
	Climatizador
	2
	1.200,00
	2.400,00
	Material Descartável
	1
	80,00
	80,00
	INSTALAÇÕES
	Quantidade
	Valor Unitário
	Valor Total 4.500,00
	Pinturas
	1
	2.000,00
	2.000,00
	Reformas
	1
	2.000,00
	2.000,00
	Restauração Elétrica
	1
	500,00
	500,00
	TOTAL INVESTIMENTO FIXO
	
	
	
	54.353,90
	Capital próprio
	
	
	50.000,00
	Capital terceiros (financiamento)
	
	
	50.000,00
	TOTAL DO INVESTIMENTO
	
	
	
	100.000,00
Como demonstra o quadro está descrito por item os custos fixos necessários para a implantação da estrutura física da pizzaria, o investimento necessário com máquinas e equipamentos no valor de R$ 17.707,90, móveis e utensílios R$ 32.146,00 e com instalações o valor de R$ 4.500,00, sendo no total necessário um investimento fixo de R$ 54.353,90.
Política de Investimento
	POLÍTICA DE INVESTIMENTO
	R$
	 %
	Máquinas e Equipamentos
	17.707,90
	32,58%
	Móveis e Utensílios
	32.146,00
	59,14%
	Instalações
	4.500,00
	8,28%
	TOTAL
	54.353,90
	100.00%
Fonte: Dados conforme pesquisa
Na política de investimento utilizada, o maior percentual gasto foi em móveis e utensílios, representando 59,14% no valor total de R$ 32.146,00, seguido de máquinas e equipamentos representando 32,58% no valor de R$ 17.707,90, e após as instalações representando 8,28% no valor de R$ 4.500,00.
Investimento Total
INVESTIMENTO TOTAL
	Investimentos (Equipam. móveis e Instalação)
	R$ 54.353,90
	54,35%
	Capital de Giro
	R$ 45.646,10
	45,65%
	POLÍTICA DE INVESTIMENTO
	R$ 100.000,00
	100,00%
Fonte: Dados conforme pesquisa.
Conforme quadro anterior, o investimento total utilizado para a implantação da pizzaria de R$ 100.000,00, dividido em R$ 54.353,90 com investimentos em equipamentos, móveis e instalações representando 54,35% e o capital de giro R $ 45.646,10 representando R$ 45,65%.
Investimentos Pré – Operacionais.
	Investimentos Pré – Operacionais
	Valor R$
	Despesas de Legalização
	R$1.800.00
	Publicidade – Divulgação
	R$ 1.200.00
	Total
	R$3.000.00
Fonte: Dados conforme pesquisa.
Como demonstra o quadro, estão previstos gastos com investimentos pré-operacionais em despesas de legalização os valores de R$ 1.800,00 e com publicidade e divulgação o valor de R$ 1.200,00, totalizando um investimento pré - operacional de R$ 3.000,00. Em andamentoa implantação da pizzaria, depois de calculados os custos para a implantação da estrutura física, foi necessário calcular os custos de fabricação das pizzas. Por se tratar de uma pizzaria na qual trabalha com a política de rodízios, foi necessário o cálculo da fabricação das massas, do molho base utilizado, e também dos recheios das pizzas, divididas em simples, tradicional e especial. Assim, acredita-se apurar os custos de forma mais eficaz e também com maior precisão. O valor de cada produto utilizado foi com base no preço de venda dos mercados de nossa região. 
O quadro a seguir demonstra os custos apurados para a fabricação das massas.
Custo da Fabricação das Massas.
	MASSA
	QUANTIDADE
	UNIDADE
	CUSTO UNIT. KG/l
	CUSTO TOTAL
	Farinha de Trigo
	5
	kg
	9,50
	9,50
	Água
	0,30
	l
	0,05
	0,02
	Sal Refinado
	100
	g
	1,00
	0,10
	Óleo
	1
	l
	2,59
	2,59
	Fermento Biológico
	100
	g
	12,00
	1,20
	Açúcar
	200
	g
	 1,80
	0,36
	MOD
	1
	hora
	12,50
	12,50
	Custo por Receita de Massa 26,27
	Rendimento de Massas por Receita 60
	Custo por Unidade 0,44
Fonte: Dados conforme Pesquisa. 
Na fabricação das massas os ingredientes utilizados para a elaboração de sessenta unidades foram os seguintes: farinha de trigo, água, sal refinado, óleo, fermento biológico e açúcar. O maior custo que impactou na fabricação em relação a estes produtos é a farinha de trigo, seguido do óleo. Também acrescentamos o valor da mão de obra e no total o custo é de R$ 0,44 centavos a unidade. 
	Molho Base CUSTO
	MOLHO BASE
	QUANTIDADE
	UNIDADE
	CUSTO UNIT. KG/l
	TOTAL
	Tomate
	5
	kg
	2,75
	13,75
	Cebola
	3
	kg
	1,85
	 5,55
	Óleo
	1
	 l
	 2,59
	 2,59
	Sal
	200
	 g
	1,00
	 0,10
	Cheiro verde/outros condimentos
	1
	-
	
	 2,00
	MOD
	1
	hora
	12,50
	12,50
	Custo Total de Molho Base 36,49
	Rendimento por Pizza 60
	Custo Molho Base por Pizza 0,61
Fonte: Dados conforme pesquisa.
No molho base, foram utilizados na receita os ingredientes como tomate, cebola, óleo, sal, cheiro verde e outros condimentos. O ingrediente que mais impactou no cálculo foi o tomate, seguido da cebola e após o óleo. Também está incluído o valor da mão de obra, sendo no total o custo de molho base por pizza o valor de R$ 0,61 centavos.
O primeiro mês de funcionamento do negócio começou com saldo negativo, cabe destacar que no primeiro mês os rodízios vendidos a prazo (cartão) não somam na receita, por este motivo o valor mais elevado.
No segundo, terceiro e quarto mês os saldos também foram negativos, mas diminuindo gradativamente, e a partir do quinto mês é que a pizzaria começou a apresentar resultado positivo, e sucessivamente no sexto mês. Na projeção no cenário ideal a empresa começou com saldo negativo, no segundo e terceiro mês diminuiu gradativamente e a partir do quarto mês começou a apresentar 83 resultados positivos, tornando melhor a viabilidade econômica da empresa, trazendo resultados mais satisfatórios.
CONCLUSÃO
O Plano de Negócios que foi desenvolvido não representa somente um instrumento de planejamento formalizado em um papel. Ele deve sim, estar integrado a toda a empresa, difundido e retroalimentado permanentemente com novas informações que possam contribuir para o sucesso organizacional.
O planejamento também necessita ser flexível a novas realidades, adaptável a novos paradigmas, sob pena de tornar-se um instrumento ultrapassado e não efetivo. Empreender é sempre um risco, mas empreender sem planejamento é um risco que pode ser evitado. O plano de negócios, apesar de não ser a garantia de sucesso, irá ajudá-lo, entre outras coisas, na tomada de decisões, assim como a não se desviar de seus objetivos iniciais.
No estudo realizado, evidenciou-se que a atividade a ser implantada, se bem planejada é viável ao mercado e pode se tornar um importante negócio ao dono. No cenário pessimista pode-se observar que o primeiro mês de funcionamento do negócio começou com saldo negativo, cabe destacar que no primeiro mês os rodízios vendidos a prazo (cartão) não somam na receita, por este motivo o valor mais elevado.
No segundo, terceiro e quarto mês os saldos também foram negativos, mas diminuindo gradativamente, e a partir do quinto mês é que a pizzaria começou a apresentar resultado positivo, e sucessivamente no sexto mês. Na projeção no cenário ideal a empresa começou com saldo negativo, no segundo e terceiro mês diminuiu gradativamente e a partir do quarto mês começou a apresentar 83 resultados positivos, tornando melhor a viabilidade econômica da empresa, trazendo resultados mais satisfatórios. 
Referências bibliográficas
INSTITUTO DE ESTUDOS FINANCEIROS. Formação de Preço. Disponível em:< http://www.ief.com.br/forpreco.htm>. Acesso em 13 de junho de 2014.
 Estrutura de Plano de Negócios. Disponível em http://www.sebrae.com.br, Acesso em 13/06/2014.
CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Gerencial. São Paulo: Atlas, 1998.
DORNELAS, José Carlos Assis. Planejando Incubadoras de Empresas. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
SEBRAE. Pesquisa Fatores Condicionantes e Taxa de Mortalidade de Empresa. Outubro,1999. Brasília: Sebrae, 1999.

Continue navegando