Buscar

CASO CLÍNICO 01 e 02 FARMACODINAMICA 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CLÍNICO 01 – FARMACODINÂMICA I
Dona Maria é uma cliente assídua da drogaria Leal, onde trabalha o Farmacêutico Leonardo. Dona Maria sempre conversa muito com Leonardo, com quem esclarece todas as suas dúvidas sobre medicamentos. Na última visita Dona Maria solicitou um antigripal (Resfenol) o qual contém o P.A fenilefrina. Leonardo, que é um excelente Farmacêutico por sinal, logo perguntou a Dona Maria se era para ela. Ela relatou que sim. Como Dona Maria é Hipertensa, ele logo a avisou que não era aconselhável ela tomar esse antigripal porque nele continha um princípio ativo, contraindicado para ela. Assustada, ela perguntou o porquê e também perguntou o que ela poderia tomar para tratar a sua gripe.
Diante do exposto acima, responda:
A) Qual é o princípio ativo do antigripal contraindicado para Dona Maria. Qual o mecanismo de ação desse princípio ativo. Qual a classe de classificação deste principio ativo. Cite outros exemplos de princípios ativos pertencentes à classe do antigripal acima.
B) Porque o antigripal em questão é contraindicado para Dona Maria (Hipertensa). Explique justificando sua resposta com base no mecanismo de ação.
C) Qual seria a alternativa (opção de tratamento) para a gripe que Mateus poderia oferecer à Dona Maria.
FARMACODINÂMICA 01 – GD 02 – CASO CLINICO
O seu Marcus, paciente muito assíduo da Farmácia Real, sempre recorre ao Farmacêutico William para esclarecer suas dúvidas. Em uma visita recente, o seu Marcus conversando com o William, relatou que o médico do PSF constatou um quadro hipertensivo e o indicou um beta-bloqueador. William, sabendo que o seu Marcus é asmático, logo falou que os beta-bloqueadores não são os mais indicados e que ele deveria retornar ao médico e relatar sobre o seu quadro asmático. O seu Marcus como confia muito no Farmacêutico Willian, não comprou o medicamento e retornou imediatamente ao PSF.
Diante disso explique:
O Farmacêutico Willian está correto? Os beta-bloqueadores são contraindicados para pacientes asmáticos? Se sim, explique detalhadamente o porquê.
Explique o mecanismo de ação dos beta-bloqueadores.
Cite exemplos de beta-bloqueadores (distinguindo específicos de inespecíficos).
Quais classes de medicamentos ANTIHIPERTENSIVOS podem ser prescritas para pacientes asmáticos. Cite exemplos das classes indicadas.

Continue navegando