Buscar

avaliando 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simulado: CCJ0107_SM_201607203707 V.1 
	Aluno(a): CHRISTIAN WILLAN NOBRE DE BRITO
	Matrícula: 201607203707
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 01/05/2017 17:57:06 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201607824886)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para esta questão, considere o texto abaixo: A Constituição Federal vigente estabelece em seu Art.5º, inciso XXII, o direito fundamental à propriedade privada. ¿é garantido o direito de propriedade;¿ (Brasil, 1988). E conforme o Art. 60, § 4º do mesmo documento, ¿Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: o inciso IV cita "os direitos e garantias individuais" (Brasil, 1988). Aí se encaixa o direito de propriedade, isso significa que, enquanto a atual Constituição se manter em vigência, será impossível a supressão desse direito. (http://www.jurisway.org.br/) A propriedade privada é um instituto foco de conflitos e disputas sócio-econômicas, o que desestabiliza as relações jurídico-sociais, tanto entre os particulares, como entre esses e o Estado. A cobrança da sociedade sobre este último é crescente a cada momento histórico, a qual se apresenta, atualmente, como um desequilíbrio latente no meio social. O Direito, por sua vez, passa a buscar meios para a proteção desse direito concomitantemente a tentativa de pacificar as questões atinentes aos seus efeitos, no sentido de superar as violentas especulações a respeito de sua amplitude. (Thainá Lima Bittencourt De Castro) Três grandes pensadores modernos marcaram a reflexão sobre a questão da liberdade e da propriedade privada: Hobbes, Locke e Rousseau. Sobre a propriedade privada na perspectiva desses contratualistas, é correto afirmar que: (ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA INCORRETA)
		
	 
	Assim como John Locke, Rousseau compreende a propriedade como fruto do trabalho do homem; considera o trabalho como processo de integração do gênero humano.
	
	No entendimento de John Locke (2003), sendo os homens por natureza todos livres, e iguais e independentes, ninguém pode ser expulso de sua propriedade e submetido ao poder político de outrem sem dar consentimento.
	
	Segundo Rousseau, quando a propriedade privada apareceu na sociedade, ela criou uma divisão imediata entre aqueles que tinham propriedade e aqueles que não tinham. De acordo com Rousseau, o advento da propriedade privada foi responsável pela divisão e desigualdade que existe na sociedade.
	
	Segundo John Locke, para um homem que obtém sua propriedade privada anexando-lhe algo que lhe pertencia (o trabalho), ninguém tem direito sobre, e ninguém pode, sem causar dano, tirar dele.
	
	Para Hobbes, a propriedade privada não existia no Estado de natureza, onde todos têm direito a "tudo", mas, na verdade, "ninguém" tem direito a nada. Ou seja, no estado de natureza, a propriedade privada seria sempre fonte de discórdia e conflito, pois, não havendo um governo soberano, ela estaria sendo sempre disputada pela força.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607820960)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Constituição da República Federativa do Brasil - Preâmbulo: Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Segundo a atual Constituição, o poder é exercido pelo POVO. Enquanto elemento constitutivo do Estado, é correto afirmar que: I. Povo é o conjunto de pessoas que formam um aglomerado único, diferenciado. O povo do Estado são aqueles indivíduos cuja conduta está regulada por uma ordem jurídica nacional. II. O conceito de povo é uma categoria jurídica que determina a relação entre o indivíduo e o Estado. Assim, o povo compreende as pessoas submetidas ao poder do Estado, ligadas a este por um vinculo de cidadania. III. O povo, em sua qualidade subjetiva, forma, devido à unidade do Estado, uma corporação, isto é, todos os seus indivíduos estão unidos, entrelaçados entre si, enquanto sujeitos do Estado. IV. O povo compreende apenas aqueles indivíduos sujeitos à soberania do Estado, a ele ligado pelo vinculo da cidadania, vivendo tanto em seu território quanto no exterior. V. O povo, como elemento constitutivo do Estado, é um conceito político-jurídico e é constituído pelo conjunto de membros do Estado. Estão corretas:
		
	
	Somente as alternativas I, II e IV.
	
	Somente as alternativas I e IV.
	
	Somente as alternativas I e III.
	
	Somente as alternativas II e III.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607889408)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia as afirmativas abaixo: I- A legitimidade política decorre da legalidade dos atos perante o Estado e não da autoridade moral. II- O espaço político corresponde ao espaço estatal e também ao campo das relações entre agentes de mercado e o das entidades da sociedade civil. III- A democracia representativa, na atualidade, vem se fortalecendo em todos os países, em razão da força e da confiança das populações nos partidos políticos. Está (ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	 
	II, apenas.
	
	I, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	III, apenas.
	
	II e III, apenas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607433754)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere ao estado de natureza que se constitui, na concepção de Locke, na maneira de viver dos homens em uma sociedade pré-política, é correto afirmar que:
		
	
	Os homens nesta condição estão completamente destituídos de direitos, dependendo tão somente do soberano para sua sobrevivência e seu agir no mundo.
	 
	Diferentemente do estado de natureza hobbesiano que se baseava na insegurança e na violência, o estado de natureza lockeano se constituía em um estado de relativa paz, concórdia e harmonia. .
	
	O estado de natureza se apresenta como uma construção teórica, não correspondendo, segundo Locke, a qualquer condição de vida experimentada por alguma sociedade humana.
	
	Tal como na doutrina aristotélica, Locke entende que o indivíduo precede a sociedade.
	
	Ainda que haja liberdade no estado de natureza lockeano, a desigualdade é a marca da organização dos homens no estado de natureza.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607883508)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Tanto a posição favorável à ideia da sociedade natural, fruto da própria natureza humana, quanto a que sustenta que a sociedade é, tão-só, a consequência de um ato de escolha, vêm tendo, através dos séculos, adeptos respeitáveis, que procuram demonstrar, com farta argumentação, o acerto de sua posição." (DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado. 32. ed. São Paulo: Saraiva, 2013) Sobre as teorias que se propõem explicar a associação humana, julgue os itens subsequentes: 1. Aristóteles defende que o homem associa-se por instinto, o que pode ser confirmado em sua afirmação de que o homem é um ¿zoo politikon¿, um animal político. 2. Os contratualistas divergem entre si sobre a natureza humana, no entanto, é verdadeiro que negam o impulso associativo natural, que teria levado à formação da sociedade e do estado. 3. Os que defendem que o homem possui uma natureza associativa, justificam sua doutrina na necessidade humana de obter bens, pois seriam as necessidades materiais o motivo da vida em sociedade. 4. Cícero e Hobbes comungam das mesmas ideias em relação à vida social. É correto o que se lê em:
		
	
	1, apenas.
	
	4, apenas.
	 
	2, apenas.
	
	1 e 2.
	
	1 e 3.

Outros materiais

Outros materiais