Buscar

ALABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ATIVIDADE UND III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE UND III AL 
PERGUNTA 1 E
	Alguns fatores podem contribuir para melhorar o ensino aprendizagem:
	
	DR
	
Pergunta 2 B
	Como um professor pode promover uma “boa” atividade?
	
	
	
		PERGUNTA 3 A
	 Como diz Vygotsky, o ensino deve ser organizado de forma que a leitura e a escrita se tornem necessárias às crianças. Baseado no que estudamos, responda como o professor de 1° ano deve atuar na construção da escrita:
		A). Deverá permitir que a criança faça parte no processo da construção da escrita, favorecendo momentos lúdicos e de escrita espontânea, mediando a criança.
	Pergunta 4 A
	Para que serve uma atividade de avaliação?
	
	
	
		Para diagnosticar o que o aluno é capaz de realizar sozinho.
	
	
	
	
	
	
Pergunta 2 C Os itens I, II e V estão corretos
	Em “Jogo e Letramento”, Kishimoto et al. apresentam uma pesquisa desenvolvida na escola de aplicação da USP, nos períodos de 2006 a 2010 com cinco turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos.
Nesse sentido, as autoras destacam as experiências de pesquisa e sinalizam a importância do lúdico para a aprendizagem da leitura e da escrita. Marque o(s) item(s) que estão de acordo com o estudo apresentado no texto.
 
I. A brincadeira é entendida como possibilidade para conhecer mais as crianças e as infâncias que constituem os anos/séries iniciais do Ensino Fundamental de nove anos.
II. Para a ampliação do Ensino Fundamental de nove anos, a escola precisou repensar os espaços educativos, rever currículos e repensar todo o Ensino Fundamental.
	
	C
	
	
	Pergunta 3 E Como sendo fáceis demais
	Comentário: Naspolini (1996) sugere que o professor trabalhe com situações de aprendizagem desafiadoras, provocativas e instigantes, as quais deverão ser construídas sobre aspectos conhecidos anteriormente pelo aluno, mas não devem ser tão fáceis a ponto dele desenvolvê-las rapidamente, sem que o estimulem a refletir sobre elas.
	
	
	
Pergunta 4 E F,V,V e V
	
	
	
	 Aprender a ler e a escrever é apropriar-se de um código e não de sistema de representação.
 A alfabetização não precede e nem é pré-requisito para o letramento.
 Por meio da alfabetização, o homem se torna um ser global, simbólico, social, um cidadão inserido na vida moderna, pois tem o domínio de símbolos e signos da comunicação humana.
A primeira e mais significativa capacidade que a criança adquire no processo de construção de esquemas conceituais é quando ela percebe a distinção entre o desenho e a escrita. 
	
	
	
	
		
	
	
	
	
Pergunta 5 B Proporcionava a interação entre os alunos e o material exposto
	
	
Pergunta 6 C I e III
	A professora Valquíria, da 4ª série/5º ano, identificou na produção escrita de seus alunos muitos problemas de natureza ortográfica. Com objetivo de ajudar os alunos a escrever melhor, procedeu da seguinte forma: analisou as produções dos alunos, listou as principais questões que precisam ser abordadas, identificou a natureza dos erros ortográficos (regulares e irregulares), elegeu o tipo de erro que será trabalhado com os alunos, planejou atividades e intervenções em que os alunos possam refletir sobre a questão em foco. Os procedimentos da professora se opõem a que ideias sobre o ensino de ortografia?
 
I. Em nosso sistema alfabético há muitos casos em que o mesmo som pode ser grafado por mais de uma letra, por isso é necessário realizar variadas atividades de discriminação auditiva.
II. A análise das produções escritas dos alunos permite valiosas informações acerca do que cada um já sabe sobre a escrita correta e o que ainda falta aprender.
III. Que é preciso corrigir o quanto antes e o maior número de erros cometidos para que não se fixem.
IV. Os erros ortográficos têm diferentes causas, por isso para superá-los é necessário o uso de diferentes estratégias de ensino.
V. É imprescindível que o professor encare os erros cometidos pelos alunos como indicadores das reais necessidades do grupo, para que os alunos possam aceitá-los como fonte de reflexão sobre a escrita.
 
Opõem-se aos procedimentos da professora as alternativas:
Pergunta 7 B I e IV ESTÃO CORRETAS
		Comentário: Adriane Andaló (1996) explica que o ajuntamento de sílabas e palavras não garante a aprendizagem da criança; alguns leem, fazem cópias, mas não compreendem o que escrevem. A cartilha apresenta palavras e frases escritas com letra cursiva e minúscula e a criança identifica com facilidade a letra bastão maiúscula por visualizá-la, frequentemente, nas escritas de seu meio social.
	
	
	
Pergunta 8 A) ATIVIDADE PRODUTIVA
	
	Resposta correta: alternativa: A.
Comentário: A atividade produtiva se dá quando o aluno aprende, constrói o conhecimento e, além de desenvolvê-lo, o aperfeiçoa nas atividades cotidianas.
	
	
	
Pergunta 9 B V, V, F
	
	Ao analisar os resultados da sondagem, o professor pode agrupar crianças que apresentam determinada dificuldade e planejar atividades diversificadas de ensino e de aprendizagem. O que isso significa?
I. As atividades diversificadas são compostas por jogos e conforme a evolução do conhecimento dos alunos.
II. A sondagem deve ser feita periodicamente e os resultados devem ser comparados com os resultados da sondagem anterior.
III. As atividades devem ser corrigidas para que o aluno escreva corretamente o mais breve possível.
Qual das alternativas apresenta a ordem correta em relação às afirmativas
	
Pergunta 10 C Trabalhar com o nome dos alunos, identificando palavras, sílabas e letras do próprio nome da criança e de seus colegas em outras atividades
	
	
	
	Em seu livro “Didática de língua portuguesa para o Ensino Fundamental” (1996), Adriane Andaló sugere algumas atividades significativas de leitura e escrita que têm como finalidade o que denominou de “redes de significado”.
 Entre as alternativas a seguir, selecione aquela que contém uma dessas atividades.
	
	
	
	
	
	Resposta correta: alternativa C.
Comentário: A autora sugere como atividade significativa de leitura e escrita sete atividades que objetivam o que ela chamou de “redes de significado”. Uma delas está descrita na alternativa C, as outras são: escrever listas de palavras do mesmo campo lexical, como nomes de animais, frutas, brinquedos, compras de supermercado etc.; montar quebra-cabeças com palavras e gravuras, recortar e colar figuras e associá-las com a escrita de letras móveis de plástico, utilizar em sala de aula a letra bastão maiúscula até as crianças estarem alfabetizadas, montar e desmontar palavras, fornecer palavras e pedir às crianças que as representem por meio de desenhos.

Continue navegando