Buscar

Avaliando aprendizado 3 e 4 Direito processual PENAL 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504113543)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Defensor Público Sp/2009 - Em ação penal para o julgamento de crime de bigamia, a existência de ação civil relativa à validade do casamento constitui:
		
	
	Questão prejudicial facultativa mista.
	 
	Questão prejudicial obrigatória homogênea.
	
	Questão prejudicial facultativa heterogênea.
	 
	Questão prejudicial obrigatória heterogênea.
	
	Litispendência.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504096403)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa correta em relação à ação penal:
		
	
	Caberá ação penal privada subsidiária da pública quando o Ministério Público requerer o arquivamento do inquérito policial, tendo em vista que não ajuizou a ação no prazo legal.
	
	Em crimes de ação penal pública condicionada, o direito de representação é personalíssimo, pois deverá ser realizado pessoalmente pelo ofendido, mediante declaração, escrita ou oral, feita ao juiz, ao órgão do Ministério Público, ou à autoridade policial.
	 
	De acordo com o CPP, a queixa, ainda quando a ação penal for privativa do ofendido, poderá ser aditada pelo Ministério Público. Nesse caso o prazo para o aditamento será de 3 dias, contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos.
	
	O ofendido, ou seu representante legal, decairá no direito de queixa ou de representação, se não o exercer dentro do prazo de seis meses, contado do dia em que foi realizado o fato.
	
	Na hipótese de ação penal privada subsidiária da pública, considerar-se-á perempta a ação penal quando o querelante deixar de promover, injustificadamente, o andamento do processo durante 30 dias seguidos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504207081)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(VUNESP - 2015 - Analista de promotoria do Ministério Público do Estado de São Paulo) De acordo com o princípio da presunção de inocência, previsto no artigo 5° , inciso LVII, da Constituição Federal, explícito no processo penal,
		
	
	em caso de dúvida, por aplicação do princípio da prevalência do interesse da sociedade (in dubio pro societate), condena-se o acusado.
	
	surge como sua decorrência lógica, a indispensabilidade da medida cautelar extrema, de prisão, ainda que desnecessária à instrução e à ordem pública.
	
	iniciada a ação penal e feita a citação, o réu não é obrigado a comparecer em Juízo e se autoacusar, mas, comparecendo, não tem direito ao silêncio.
	
	o ônus da prova de inocência cabe à defesa, após recebimento da denúncia ou queixa-crime e consequente início da ação penal.
	 
	presume-se inocente o acusado até pronunciamento de culpa, por sentença condenatória, transitada em julgado.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504009544)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Carolina, voltando do Paraguai com diversas mercadorias que configurariam o crime de contrabando, entra no país pela cidade de Foz do Iguaçu (PR). Em lá chegando, compra uma passagem de ônibus para a cidade de São Paulo e segue, posteriormente, para o Rio de Janeiro, sua cidade natal, quando é surpreendida por policiais federais que participavam de uma operação de rotina na rodoviária. Os policiais, então, apreendem as mercadorias e conduzem Carolina à Delegacia Policial. Na hipótese, assinale a alternativa que indica o órgão competente para proceder ao julgamento de Carolina.
		
	
	A Justiça Federal de Foz de Iguaçu.
	 
	A Justiça Federal do Rio de Janeiro.
	
	Qualquer das anteriores, independentemente da regra da prevenção.
	
	A Justiça Federal de São Paulo.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503511726)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere às disposições do CPP acerca da competência por conexão ou continência, assinale a opção incorreta.
		
	 
	A conexão e a continência importarão unidade de processo e julgamento, inclusive no concurso entre a jurisdição comum e a militar
	
	No concurso entre a competência do júri e de outro órgão da jurisdição comum, prevalecerá a competência do júri.
	
	A conexão e a continência no concurso entre a jurisdição comum e a do juízo de menores importarão separação de processos e de julgamento.
	
	No concurso entre a jurisdição comum e a especial, prevalecerá a jurisdição especial.
		
	1a Questão (Ref.: 201504122181)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito do inquérito policial, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	As funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais exercidas pelo delegado de polícia são de natureza jurídica, essenciais e exclusivas de Estado
	
	Ao delegado de polícia, na qualidade de autoridade policial, cabe a condução da investigação criminal por meio de inquérito policial ou outro procedimento previsto em lei, que tem como objetivo a apuração das circunstâncias, da materialidade e da autoria das infrações penais
	
	Durante a investigação criminal, cabe ao delegado de polícia a requisição de perícia, informações, documentos e dados que interessem à apuração dos fatos
	 
	Qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existência de infração penal em que caiba ação pública poderá, verbalmente ou por escrito, comunicá-la à autoridade policial, que poderá determinar imediata instauração de inquérito para apuração dos fatos noticiados
	
	O indiciamento, privativo do delegado de polícia, dar-se-á por ato fundamentado, mediante análise técnico-jurídica do fato, que deverá indicar a autoria, materialidade e suas circunstâncias
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503552657)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ticio, Caio e Malaquias combinam entre si a reunião de esforços para levarem a cabo um plano de roubar um Banco. Assim é que Tício fica incumbido no ajuste do roubo de armas de fogo, Caio do furto da roupas e máscaras para o disfarce, porquanto Malaquias providencia o furto de um veículo que servirá de transporte do produto do crime. Tício consuma o delito de roubo das armas na comarca de Duque de Caxias, porquanto os delitos de furto cometidos por Caio e Malaquias têm consumação na comarca de Magé. Três dias depois de consumarem os delitos, Tício, Caio e Malaquias são presos por força de mandados de prisão obtidos pela autoridade policial como resultado de uma interceptação telefônica autorizada no curso de inquérito policial que apurava outros delitos contra instituições bancárias, dos quais os indiciados também eram partícipes, distribuído perante a 20ª Vara Criminal da Capital. Em relação às infrações cometidas para concretizar o roubo do banco, é correto afirmar que:
		
	
	Devem ser processadas e julgadas pelo juízo da 20ª Vara Criminal da Comarca da Capital, como resultado da conexão probatória.
	 
	Devem ser processadas e julgadas na comarca de Duque de Caxias, como resultado da conexão intersubjetiva por concurso.
	
	Tício deverá ser processado e julgado na comarca de Duque de Caxias, porquanto Caio e Malaquias devem ser processados e julgados na comarca de Magé, já que as infrações, na forma em que cometidas, não importam na unidade de processo e de julgamento.
	
	Devem ser processadas e julgadas pelo juízo da 20ª Vara Criminal da Comarca da Capital, como resultado da prevenção.
	
	Devem ser processadas e julgadas na comarca de Magé, como resultado da continência por cúmulo subjetivo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504023807)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dispõe o Código de Processo Penal que será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal. Essa regra constitui exceção ao princípio da:
		
	
	legalidade
	
	obrigatoriedade
	 
	oficialidade
	
	indisponibilidade
	
	intranscendência
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504122185)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FGV - OAB - XVI Exame de Ordem Unificado) O inquéritopolicial pode ser definido como um procedimento investigatório prévio, cuja principal finalidade é a obtenção de indícios para que o titular da ação penal possa propô-la contra o suposto autor da infração penal. Sobre o tema, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A exigência de indícios de autoria e materialidade para oferecimento de denúncia torna o inquérito policial um procedimento indispensável.
	 
	A autoridade policial, ainda que convencida da inexistência do crime, não poderá mandar arquivar os autos do inquérito já instaurado.
	
	O inquérito policial é inquisitivo, logo o defensor não poderá ter acesso aos elementos informativos que nele constem, ainda que já documentados.
	
	O despacho que indeferir o requerimento de abertura de inquérito policial é irrecorrível.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504028525)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB/SP 127º) sobre a influência do julgado penal no cível, assinale a alternativa correta:
		
	
	(C) não faz coisa julgada no cível a sentença penal que reconhecer ter sido o ato praticado em estrito cumprimento do dever legal
	
	(B) impede a propositura da ação civil a sentença que decidir que o fato imputado não constitui crime
	
	(D) faz coisa julgada no cível a sentença penal que absolver por insuficiência de provas
	 
	(A) não impede a propositura da ação civil a decisão que julgar extinta a punibilidade

Outros materiais