Buscar

Historia da Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Historia da Psicologia
UFPEL – CURSO DE PSICOLOGIA – DISCIPLINA: HISTÓRIA DA PSICOLOGIA – PROFESSOR: LUÍS ARTUR 
ANOTAÇÕES DA ACADÊMICA CATIANE PINHEIRO MORALES (ATP 2018)
Anotações sobre o livro: “Psicologia: Uma nova introdução”
PRECONDIÇÕES SOCIOCULTURAIS PARA O APARECIMENTO DA PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA NO SECULO XIX
A experiência da subjetividade privatizada
Para que exista um interesse em conhecer cientificamente o “psicológico” são necessárias duas condições:
Uma experiência muito clara da subjetividade privatizada: Todos nos sentimos que parte de nossas experiências é intima, que mais ninguém tem acesso a ela. É possível, por exemplo, por um longo tempo ficarmos em duvida entre duas coisas, quase escolher por uma e no final escolher a outra, isso sem que mais ninguém saiba. Frequentemente sentimos alegrias e tristezas e tentamos esconder. A privacidade esta relacionada ao nosso desejo de decidir o próprio destino livremente. A sensação de que nossas vivencias são únicas, e que o que sentimos é tão único, tão nosso que não pode ser explicado. Embora tão intimo, ainda assim sofre influências externas, da sociedade.
E experiência da crise dessa subjetividade: Quando entramos na crise da subjetividade privatizada, quando há uma perda de referencia coletivas, como a religião, ou uma lei confiável, então o homem se vê em duvida, tendo que tomar decisões, do que é certo ou errado, recorrendo assim ao seu “forro intimo”.
Constituição e desdobramentos da noção de subjetividade na Modernidade
“De forma simplificada, podemos dizer que nossa noção de subjetividade privada data aproximadamente dos últimos três séculos: da passagem do Renascimento para a Idade Moderna. O sujeito moderno teria se constituído nessa passagem e sua crise viria a se consumar no final do século XIX.”
A perda do sentimento de comunhão com uma ordem superior, traz uma sensação de liberdade e possibilidade de abertura sem limites com o mundo, mas, por outro lado, deixa o Homem perdido e inseguro: como escolher oque é certo e errado sem um ponto seguro de apoio?
Valorização do Homem, o homem como centro do mundo. Não ouve uma descrença de Deus, mas passou-se a acreditar que Deus é sim o criador da ordem do mundo. Cabe ao homem conhecer e também controlar a natureza. Isto tornou o mundo menos sagrado, e considerado um objeto de uso a serviço do homem. Dessas concepções de Homem como centro do mundo, fez surgir o humanismo moderno.
Essas transformações é parte essencial da origem da ciência moderna.

Outros materiais