Buscar

apol aspectos 100%

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Leia o excerto a seguir: 
“A efebia foi integrada na cidade de Atenas na festa da Apatúria, que marcava o momento da vida do jovem ateniense, no qual ele era admitido na fratria de seu pai, o qual jurava ser seu filho um legítimo ateniense”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CERQUEIRA, F. V. Sobre efeminação e virilidade a Grécia vista do pampa, MÉTIS: história & cultura, Caxias do Sul, v. 10, n. 20, p. 81-109, jul./dez. 2011, p. 105. 
Considerando o texto-base Educação física em questão: resgate histórico e evolução conceitual, sobre a educação dos efebos, na Grécia antiga, analise as afirmativas a seguir.
I. Os jovens viviam na academia militar, porém, aos finais de semana e férias escolares, voltavam para suas casas.
II. Os ginásios eram lugares destinados somente aos exercícios físicos.
III. Os jovens eram submetidos a exercícios rigorosos.
IV. A educação ateniense era puramente física, com trajes militares da época. 
Assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	Apenas as afirmativas II, III e IV são corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas I, III e IV são corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas I e III são corretas.
	
	D
	Apenas a afirmativa III é correta.
	
	E
	Apenas a afirmativa II é correta.
Questão 2/5 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Leia a passagem de texto a seguir: 
“Ao longo de nossa história, diferentes pressupostos têm sido defendidos através do discurso e da prática pedagógica dos professores e estudiosos desse componente curricular". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe3/Documentos/Individ/Eixo3/109.pdf>. Acesso em: 1 mar. 2017. 
Considerando o texto-base A constituição histórica da educação física no Brasil e os processos da formação profissional, analise as afirmativas a seguir, sobre a constituição histórica da educação física no Brasil:
I. A educação física foi usada para demarcar questões de gênero.
II. As atividades físicas produziriam fadiga nos alunos, evitando pensamentos e ações promíscuas.
III. As meninas eram vistas como futuras mães de família, sua prática física deveria ser suave e feminina
IV. Para os meninos, as atividades deveriam ser viris, militarizadas e voltadas ao desenvolvimento da agilidade, da disciplina e da competitividade 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	II, III e IV
	
	B
	I, III e IV
	
	C
	I e III
	
	D
	I, II, III e IV
	
	E
	II e IV
Questão 3/5 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Leia a citação a seguir: 
“Começava a se constituir uma ideia de superioridade entre Atenas e Esparta, formada, sobretudo, a partir dos interesses próprios da época de Grote. Mas, as comparações eram de longo alcance, alcançando a sua própria época”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRANCISCO, G. S.; MORALES, F. A. Desvelando o Atenocentrismo. Revista Cultural e Extensão USP, São Paulo, n. 14, p. 67-79, mar. 2016, p. 73.
De acordo com o texto-base Educação física em questão: resgaste histórico e evolução conceitual, existiam diferenças nas sociedades espartanas e atenienses. Sobre essas diferenças, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Esparta era uma cidade mais cultural, o desenvolvimento intelectual andava no mesmo passo do culto ao físico. Atenas era dependente financeiramente de Esparta, por isso não tinha autonomia em suas decisões, todas as decisões políticas vinham de Esparta.
	
	B
	Atenas era uma cidade notadamente rural sem grande relevância comercial, seu destaque se dava somente pelas Olímpiadas, que ocorriam a cada 4 anos. Esparta era temida por todos seus vizinhos, pelo seu poderio militar e o exército mais numeroso.
	
	C
	Esparta era uma cidade mais aberta comercialmente e culturalmente aos estrangeiros. Atenas muito preocupada com a invasão dos estrangeiros se tornou fortemente militarizada para evitar sua dominação pelos romanos.
	
	D
	Atenas consolidou o Estado de Direito e Esparta optou pelo Estado de Dever, onde tudo girava em torno do interesse coletivo e os exercícios físicos tinham caráter predominantemente guerreiro
	
	E
	Atenas era a metrópole e tinha maior importância política para os gregos, Esparta funcionava como uma colônia, totalmente dependente da metrópole, financeira e politicamente.
Questão 4/5 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Leia o texto a seguir: 
“A origem dos desastres naturais remete à própria sedentarização do homem. Outrora nômade, o ser humano passa a se fixar em espaços naturais cujas potencialidades permitiam o desenvolvimento de atividades essenciais para as sociedades, principalmente a agricultura”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/15845/1/2013_dis_jlsolimpio.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2017. 
Considerando os conteúdos abordados no texto-base Educação Física em questão: resgaste histórico e evolução conceitual, assinale a alternativa correta sobre as consequências do processo de sedentarização.
	
	A
	Os povos primitivos, por não terem a mesma qualidade de nutrição que os povos sedentários, perderam consecutivas batalhas para os povos sedentários, o que culmina na cultivação das terras sem dono.
	
	B
	Com o início da agricultura rudimentar, os primeiros a abandonar a vida nômade se tornam senhores feudais e começaram a empregar os nômades, pegando uma parte de sua produção.
	
	C
	Os novos agricultores perderam um pouco de sua aptidão física em comparação com os povos ainda nômades, os agricultores começaram a enxergar a necessidade de praticar exercícios físicos com finalidade militar e guerreira.
	
	D
	Os primeiros povos a cultivar a terra começaram a contratar outros povos nômades para fazer a segurança e pagá-los com os produtos cultivados, surgindo assim os primeiros feudos.
	
	E
	Os povos que aprenderam a cultivar a terra eram mais preparados intelectualmente, desenvolveram não só a agricultura como também armas de guerra, expulsaram os grupos nômades para regiões mais remotas.
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
Questão 5/5 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Por se tratar de um fenômeno que exerce transmissão e renovação cultural, pois deriva das características de seus praticantes, o esporte transmite valores, e por isso interfere na formação humana. Esses valores são diferenciados de acordo com o sentido da prática?” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARQUES, R. F. R.; GUTIERREZ, G. L.; ALMEIDA, M. A. B. O esporte contemporâneo e o modelo de concepção das formas de manifestação do esporte, Conexões: Revista da Faculdade de Educação da Unicamp, Campinas, v. 6, n. 2, p. 42-61, 2008, p. 44. 
De acordo com o texto-base Por que devemos estudar História da educação física/esportes nos cursos de graduação?, na Grã-Bretanha as discussões ocorrem em um sentido diferente. Qual é esse outro foco de discussão para os historiadores britânicos?
	
	A
	A separação das práticas femininas e masculinas para fins de estudos.
	
	B
	A diferenciação dos esportes com bola dos esportes sem bola.
	
	C
	A categorização dos esportes quanto ao controle do tempo (cronometragem) ou não.
	
	D
	A confusão na definição do esporte amador e esporte profissional.
	
	E
	A crítica à carência de um rigor maior na definição do que pode ou não ser considerado esporte.

Outros materiais