Buscar

1° Estudo dirigido imunologia pra o dia da prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1° Estudo dirigido 
1° Defina imunidade inata e adaptativa 
A IMUNIDADE INATA nasce com o indivíduo e protege o organismo contra agentes patogênicos específicos e toxinas, desde o nascimento A imunidade inata protege o organismo humano contra agentes capazes de provocar doenças em outras espécies animais. A imunidade adquirida é também conhecida como IMUNIDADE ADAPTATIVA; é capaz de proteger um organismo contra doses de toxinas que seriam letais a um organismo não imune. 
2° Descreva os principais componentes da imunidade inata e adquirida 
 A imunidade inata é composta de mecanismos capazes de rápidas respostas aos micro-organismos. São seus componentes as células NK, macrófagos, neutrófilos, células dendríticas e sistema complemento. Possui como barreiras a pele, mucosas, suor, saliva e proteínas do sangue. Não apresentam especificidade e memória imunológica, sendo essencial no controle de infecções comuns. Já a imunidade adquirida é caracterizada pela especificidade e a capacidade de "lembrar" e responder mais vigorosamente às exposições aos micro-organismos. É composta por linfócitos e anticorpos, é baseada na seleção clonal.
3°Descreva a função das citocinas.
 Regular a duração de intensidade das respostas específicas, recrutar células para as áreas onde se desenvolvem e induzir geração e maturação de novas celular a partir de percursores . 
4°Descreva as características da imunidade inata e adaptativa.
 A imunidade inata inclui a capacidade de fagocitar bactérias e outros agentes invasores, pelos leucócitos e macrófagos dos tecidos; inclui a capacidade das secreções ácidas do estômago e enzimas digestivas de destruir germes; inclui a resistência da pele e das membranas mucosas à penetração dos germes; inclui as lisozimas, a properdina e certos polissacarídeos que neutralizam certas bactérias gram-positivas e gram-negativas frequentes na natureza. Já a imunidade adaptativa produz proteínas chamadas anticorpos, que tem a capacidade de atacar e neutralizar o agente invasor. Esta forma de imunidade é conhecida como IMUNIDADE HUMORAL;  Sensibilização de determinados tipos de linfócitos, contra um agente específico. Estes linfócitos tornam-se capazes de se fixar ao agente estranho e destruí-lo. Esta forma de imunidade é conhecida como IMUNIDADE CELULAR
5° Tipo de respostas imunes adaptativas
Quando uma bactéria entra no nosso organismo, ela é fagocitada por alguma célula apresentadora profissional, que pode ser o macrófago ou células dendríticas. Essa célula vai migrar pra o linfonodo e vai apresentar o antígeno para o MHC classe II. Quando ela achar o linfócito T CD4+ que se liga a ela, àquele peptídeo que ela está apresentando, ela manda o segundo sinal. Ao mandar esse segundo sinal, o linfócito T CD4+ vai ser ativado. A partir dessa ativação ele pode ter duas respostas, que pode ser a resposta TH1 ou a TH2.
Na resposta TH1 ele vai voltar para o tecido inflamado e vai ativar macrófagos, que vão fortalecer seus granulos citotóxicos e vão aumentar a produção de fatores inflamatórios. Na resposta TH2 ele vai ativar linfócitos B, que virarão plasmócitos, os quais vão começar a produzir imunoglobinas (ou anticorpos) para combater o antígeno.
6° Descreva as classes dos linfócitos e suas características.
 Linfócito T - possuem a função de fabricar os anticorpos do sangue, atuando também na imunidade celular. Linfócito B - são responsáveis pelo reconhecimento dos antígenos (corpos estranhos que entram no corpo humano). Produzem os anticorpos contra os antígenos. Células NK (Natural Killers) –que totalizam cerca de 10% dos linfócitos presentes no sangue. Possuem a capacidade de atacar e destruir células hostis ao corpo humano.
7°Fases das Respostas Imunes Adaptativas
Cada grupo de linfócitos origina-se de um precursor único e é capaz de reconhecer e responder a um determinante antigênico distinto. Ativação dos linfócitos: requerem dois sinais distintos, o primeiro é o próprio antígeno e o segundo produtos microbianos ou componentes da resposta inata aos antígenos. Exemplo: citocinas. Após a ativação ocorre uma série de eventos detalhados a seguir:
-	 síntese de novas proteínas que são produzidas pelos linfócitos para estimular o crescimento e a diferenciação das células efetoras. Ex: expressão de receptores que tornam os linfócitos mais responsivos as citocinas.
-	expansão clonal: os linfócitos antígeno-específico sofrem divisão mitótica, o que resulta no aumento e na proliferação desses linfócitos.
-	diferenciação em células efetoras ou de memória
-	homeostase: retorno do estado basal do sistema imune, já que, exceto os linfócitos de memória, os demais morrem por apoptose.
 Já na fase Efetora os anticorpos produzidos pelos LB eliminam os mo extracelulares, enquanto que os LT os MO intracelulares.
Aluno: Ítalo Henrique de Oliveira Liberato
Curso: Nutrição
Imunologia: Sexta (manhã)

Outros materiais