Buscar

RESUMO - Ciência Medieval (FILOSOFIA DO DIREITO)

Prévia do material em texto

Quando tocamos no assunto ciência, temos por mania de achar que esse campo de estudo é uma coisa mais recente, nos séculos XVI e XVII, e que tudo o que fora produzido nas épocas anteriores não possui importância alguma. Só que né, essa concepção é absolutamente errada. Tanto nas civilizações do mundo antigo quanto na Idade Média houve grandes movimentos e preocupações de ordem científica e um enorme desenvolvimento sobre campos de estudos naturais. Especificamente dizendo, o interesse por ciência na Idade Média era intenso e forte, porém bem diferente do que foi feito a partir do século XVI, correto?
 Até por volta do século XV, a visão que se tinha da natureza era em sua maioria influenciada pela filosofia natural aristotélica, ou seja, pela física e a metafísica de Aristóteles. Desse modo, o mundo era encarado como um cosmos complexo, dotado de uma ordem harmônica repleta de equivalências entre o plano terrestre e celeste, resumidamente, uma visão de natureza em conjunto total. 
 No assunto ciência, o cristianismo exerceu fortíssima influência sobre a mesma, aquela concepção aristotélica de cosmos, por exemplo, não foi plenamente absorvida pelos doutores medievais, visto que para o filósofo grego, o mundo era eterno em si mesmo, já para o cristianismo, o mundo foi criado por Deus, do nada, sendo assim temporal (passageiro), e não eterno.
Essa compreensão cristã da ordem do mundo foi decisiva para as bases do conhecimento científico que se desenvolveu na modernidade. Uma das grandes diferenças entre a ciência medieval e a ciência moderna foi o desenvolvimento que acarretou na criação de dispositivos, como o telescópio e o microscópio que tem por função a observação do fenômeno natural para melhor explicá-lo. Na ciência moderna, também havia uma visão diferente do mundo, que não era mais um cosmos ordenado e fechado, mas um universo infinito de dimensões quantificáveis e matematizáveis.
 No mundo medieval também, a observação estava associada à imaginação e à poesia (mitos e lendas a grosso modo de falar). Diante desses pontos expostos, deve-se procurar compreender com maior precisão cada época da história e o que se pensou, conheceu e se desenvolveu em cada uma delas.

Continue navegando