Buscar

igreja e sustentabilidade slaider

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

IGREJA
 E 
SUSTENTABILIDADE
Rodolfo Valadares lima ru: 1134391
Polo Governador Valadares Uninter
Tutoras; Profª. Kênia Alves Costa e 
Profª Gleyciene Gomes dos Santos
TRABALHO SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE A IGREJA E SUSTENTABILIDADE, PLANO DE AÇÃO SOCIAL, COLOCANDO EM PRÁTICA UMA FORMA DE CONTRIBUIÇAO PARA SUSTENTABILIDADE, DEPOIMENTOS SOBRE AÇÃO E EXEMPLIFICAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE A IGREJA E A SUSTENTABILIDADE, SALIENTANDO MEIO DE CONTRIBUIÇÃO E INTENCIDADE DA AÇÃO.
Justificativa
Promover uma visão mais sistêmica da correlação, no aspecto funcional, observando a interatividade da igreja, enquanto instituição e, seu trabalho diante a sustentabilidade. bioma (grande comunidade estável e desenvolvida, adaptada às condições ecológicas de uma certa região, e geralmente caracterizada por um tipo principal de vegetação, lugar onde vivemos no aspecto biológico).
Objetivo
Desenvolver um trabalho comunitário e social, colocando-o em pratica, analisando seu resultado e desenvolvimento, promover ação representativa com eficácia dentro da proposta de sustentabilidade.
Metodologia
Promover uma ação social em um evento público onde possamos desenvolver a proposta que é, a Igreja e sustentabilidade, na sua visão pratica e objetiva, desenvolvendo método ortodoxo para elaboração de resultados que favoreçam a integração da instituição, comunidade e meio ambiente, objetivando consumo racional, interação e preservação. 
Cronograma
Leitura das propostas emitidas pela instituição de ensino Uninter, reunião com o tutor no pólo para elaboração e instrução da metodologia para a realização da proposta, promoção da ação social e obtenção dos resultados, desenvolvimento e sua exposição, com conclusão ao final. 
 
Conclusão
Relatório apresentando as ações efetivadas, resultados obtidos e soluções futuras, observando como aspecto principal e ponto de partida a proposta do tema.
Local escolhido para o plano de ação social
O Pico da Ibituruna é uma elevação montanhosa na cidade de Governador Valadares, no estado de Minas Gerais, Brasil. "Ibituruna" é uma palavra de origem tupi que significa "montanha preta", através da junção dos termos ybytyra ("montanha") e un ("preto"). Conhecida plataforma de vôo livre, é o principal atrativo turístico da cidade de Governador Valadares. Com 1 123 metros de altitude acima do nível do mar e 990 metros em relação ao nível do Rio Doce, possui as melhores térmicas do mundo e se consagra como cenário nacional e internacional na prática do vôo livre. Além do vôo livre, a área do pico é propícia para a prática de outros esportes de aventura.
Plano de ação
Evento realizado no dia 8 de março do corrente ano, pelo Instituto Estadual de florestas (IEF) em conjunto com a prefeitura de Governador Valadares, uma força tarefa foi reunida utilizando voluntários, funcionários municipais e Estaduais do IEF para a realização da limpeza na área do pico da Ibituruna e no parque municipal, localizado aos pés do pico. Inicialmente foi marcado o encontro para as 07:00 da manhã no pico da Ibituruna e o fechamento foi no parque municipal de governador Valadares por volta das 15:00 com um café comunitário.
Desenvolvimento do Plano de Ação
Após o termino das atividades foi solicitado uma pequena participação de um funcionário do IEF, Pedro Ferreira Junior e de um voluntário Odhara Valadares de Lima Rodrigues. Foi feito para eles duas perguntas distintas sobre o evento, Foi perguntado para o Pedro qual a importância da ação social e se o numero de pessoas que compareceram ao evento, era o esperado, Pedro respondeu que as pessoas precisam se conscientizar da importância em preservar o meio ambiente, porque necessitamos dele e a forma com que as pessoas andam utilizando o mesmo esta acabando mais rápido do que se esperava e em relação ao numero de pessoas, disse ter surpreendido, 
salientando que compareceram mais pessoas que o esperado, salientando que o motivo das pessoas estarem mais conscientes deve ser por causa da recente tragédia com a barragem de mariana que, atingiu a cidade diretamente, já que a captação da água utilizada em governador Valadares, vem direto do Rio Doce e completou dizendo; eventos como este além de incentivar as pessoas da importância em preservar ou trabalhar para a reestruturação das coisas atingidas ou degradadas, já para Odhara, foi perguntado o que a levou para se voluntariar ao evento, ela respondeu que, só de ajudar na, não cumulação de lixos e ajudar, a preservar, o meio ambiente juntamente com os recursos naturais que usamos e necessitamos, ela se sentiu honrada em compor o grupo da força tarefa.
Realizamos um levantamento em meio as pessoas que estavam no evento, foi perguntado a todos que La estavam se participavam ativamente de alguma instituição religiosa e todos unânimes responderam positivamente.
Fotos do Pico da Ibituruna
Fotos do Pico da Ibituruna no dia da Ação Social
Fotos do Pico da Ibituruna no dia da Ação Social
Fotos do Pico da Ibituruna no dia da Ação Social
Fotos do Parque Municipal de Governador Valadares
Fotos do Parque Municipal de Governador Valadares
Desenvolvimento do trabalho
 Apesar de estarmos passando por graves problemas ambientais e dificuldades que, sempre existirão na sociedade como o refugo sistêmico de nosso bioma e a conscientização ambiental, devemos relevar os percalços e valorizar o real objetivo que é chegar em um número aceitável de perdas, onde possamos mesclar consumo real e consciente com a utilização desacertada.
 
 No campo da sustentabilidade, muitos chegaram a imaginar que os recursos naturais eram infinitos, que tudo era renovável e que ter e viver em abundância era o destino dos homens. Não percebiam que estávamos todos vivendo um processo de autofagia universal. Ainda hoje há os que insistem no aniquilamento do seu próprio habitat, e por isso, a natureza que também é viva, reage destruindo os seus destruidores. Não é mais aceitável se passar pelo bosque e ver ali apenas lenha para a fogueira (Leon Tóstoi).
Existe uma preocupação tão intensa e visivelmente saliente que todas as esferas sociais estão unindo forças para em conjunto tentar amenizar as degradações biológicas que estão decorrendo, inclusive desastres ambientais estão aumentando de forma exponencialmente, por não terem sido levado em consideração, enquanto acreditava se que os recursos naturais eram infinitos e a bel prazer.
É notório e bastante explicito, a participação de diversas instituições religiosas em trabalhos sociais para o desenvolvimento ou manutenção da ordem publica, isso ocorre pelo fato das instituições ter como base o convívio ou ordenamento social, mesmo que divergentes quanto aos seus dogmas, no convívio social necessitam de integração e interação, seja, objetivamente como exemplo prestadores de serviços, empregador ou empregado e etc.. seja de forma subjetiva, como exemplo vizinhos, consumidores de um serviço em comum, colegas de serviço e etc...
O mundo esta em constante mudança, no aspecto ambiental, as mudanças são mais evidentes e bastante caóticas, isso faz com que as pessoas procurem mais umas as outras para encontrarem soluções ou amenizar tais problemas como os fatores bióticos, “Ocorre, no plano social e humano, a unificação e integração cada vez maior dos indivíduos, num panorama progressivo expresso por um movimento de socialização” (MOURÃO, 1999, p. 15).
Importância da religião na sociedade
 Desde os tempos mais antigos a religião sempre teve influência na sociedade, exercendo papéis de poder, prova disso é que nos dias atuais o Papa no Vaticano, é autoridade suprema no catolicismo e qualquer decisão ou opinião que ele tome partido, mexe com a sociedade de forma geral.
 As pessoas são espirituosas, precisam de algo para acreditar e depositar toda a sua fé, por isso a religião é tão importante na sociedade. As pessoas mantêm costumes, praticam doutrinas, a religião funciona como um freio aos instintos humanos, respeitar os pais, não roubar,
ser fiel, guardar um dia da semana para o descanso, tudo isso é seguido graças à religião. (http://www.iclik.com.br/a-importancia-da-religiao/.)
Exemplificando o papel da igreja Instituição na comunidade
 Iremos tecer como exemplo a igreja Católica Apostólica que [ara ilustrar seu envolvimento com a sustentabilidade veremos que a campanha da fraternidade, uma campanha anual, tem como Tema: “Fraternidade: biomas brasileiros em defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15). A seguir veremos o hino da campanha da fraternidade 2017 e o folden que, são ferramentas para fortificar e espalhar a mensagem social de proteção ao bioma.
Cartaz da Campanha da Fraternidade 2017
Hino da Campanha da Fraternidade 2017
01 – Louvado seja, ó Senhor, pela mãe terra,
que nos acolhe, nos alegra e dá o pão (cf. LS, n.1)
Queremos ser os teus parceiros na tarefa
de “cultivar e bem guardar a criação.”
Refrão:
Da Amazônia até os Pampas,
do Cerrado aos Manguezais,
chegue a ti o nosso canto
pela vida e pela paz (2x)
02 – Vendo a riqueza dos biomas que criaste,
feliz disseste: tudo é belo, tudo é bom!
E pra cuidar a tua obra nos chamaste
a preservar e cultivar tão grande dom (cf. Gn 1-2).
03 – Por toda a costa do país espalhas vida;
São muitos rostos – da Caatinga ao Pantanal:
Negros e índios, camponeses: gente linda,
lutando juntos por um mundo mais igual.
04 – Senhor, agora nos conduzes ao deserto
e, então nos falas, com carinho, ao coração (cf. Os 2.16),
pra nos mostrar que somos povos tão diversos,
mas um só Deus nos faz pulsar o coração.
05 – Se contemplamos essa “mãe” com reverência,
não com olhares de ganância ou ambição,
o consumismo, o desperdício, a indiferença
se tornam luta, compromisso e proteção (cf LS, n.207).
06 – Que entre nós cresça uma nova ecologia (cf LS, cap.IV),
onde a pessoa, a natureza, a vida, enfim,
possam cantar na mais perfeita sinfonia
ao Criador que faz da terra o seu jardim.
Oração da Campanha da Fraternidade 2017
Deus, nosso Pai e Senhor,
nós vos louvamos e bendizemos,
por vossa infinita bondade.
Criastes o universo com sabedoria
e o entregastes em nossas frágeis mãos
para que dele cuidemos com carinho e amor.
Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela
Casa Comum.
Cresça, em nosso imenso Brasil,
o desejo e o empenho de cuidar mais e mais
da vida das pessoas, e da beleza e riqueza da criação,
alimentando o sonho do novo céu e da nova terra
que prometestes. Amém!
CONCLUSÃO
 A proposta do trabalho em portfólio foi a realização de uma ação direta com a sociedade, um levantamento prático sobre a igreja e a sustentabilidade no seio da comunidade, como fechamento temos o exemplo da instituição católica que, desde sua fundação tem se envolvido com as relações sociais e políticas, lembrando que quando possível, ate internacionais. A religião é a base de uma sociedade organizada e a influencia dela é evidente e bastante importante, ajuda a ornamentar, organizar e estruturar, seja por meio da fé ou estudos diversos, salientando que a composição dos membros de uma determinada instituição religiosa, fazem parte de diversos ramos profissionais e obtém experiências singulares e peculiares e isso agrega ao meio em que os mesmos vivem, trabalham ou dão consultorias.
Referencias;
Portal da educação, Google Analytics. Disponível em: 
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/referencias-bibliograficas-tiradas-na-internet-como-colocar-no-trabalho/48764. Acesso em 26 de Março de 2017. 
Portal Atitudes Sustentáveis, Google Analytics. Disponível em: 
http://www.atitudessustentaveis.com.br/atitudes-sustentaveis/meio-ambiente-tenha-atitudes-sustentaveis/. Acesso em 26 de Março de 2017. 
Portal A importância da religião, Google Analytics. Disponível em:
http://www.iclik.com.br/a-importancia-da-religiao/. Acesso em 26 de Março de 2017. 
MOURÃO, R. R. F. In: BETTO, Frei. Sinfonia Universal: a cosmo visão de Teilhard de Chardin. São Paulo: Ática, 1999, 127p.
TÓLSTOI, Leon. Infância, adolescência, juventude. São Paulo: L&PM, 2013, 400p.
Portal Campanha da Fraternidade 2017, Google Analytics. Disponível em:
http://www.campanhadafraternidade2017.com.br/. Acesso em 26 de Março de 2017.
BERGER, Peter. ZIJDERVELD, Anton. Em favor da dúvida: como ter convicções sem se tornar um fanático. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 2012, 171p.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais