Buscar

Avaliando aprendizado HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201607851137)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Observe o quadro clínico descrito pelo autor Eyer de Jesus (2000), publicado na revista técnica do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, com o título de Escroto Adulto: "Recebo paciente do sexo masculino com 13 anos, que relata não ter vida sexual e há alguns dias se queixa de dor escrotal. Ele anda fortemente fletido e diz que a dor aumentou subitamente há 24 horas. Algumas vezes ele relata dores anteriores semelhantes, do mesmo lado, menos violentas. O escroto, de um só lado, é avermelhado e edematoso, aderindo ou não aos planos profundos. A palpação testicular é dolorosa e a criança se defende energicamente contra a mão que explora. A glândula aparenta estar muito aumentada de volume com relação ao lado sadio e é impossível distinguir o epidídimo do testículo. O cordão às vezes é volumoso e doloroso, sobretudo na parte inferior. A criança teve febre, o apetite desapareceu, surgem náuseas.¿ O caso foi descrito com o diagnóstico de orquite aguda, e sobre este pode-se afirmar que:
		
	
	O cordão referido no texto acima é o ducto ejaculatório, que sai do epidídimo em direção a próstata, glândula que auxilia na produção do sêmen.
	
	A inflamação do testículo é muito comum em adolescentes que ainda não iniciaram a vida sexual. Isso se deve ao fato deste, juntamente com epidídimo serem responsáveis pelo armazenamento exagerado de sêmen que por não ter sido ejaculado, ocasionou toda a problemática.
	 
	O quadro clínico acima refere-se a inflamação de um testículo, glândula responsável pela produção de espermatozoide, que se não for resolvido a tempo poderá ocasionar perda do órgão comprometendo a viabilidade sexual.
	
	Não há preocupação futura para a vida reprodutiva deste menino, pois mesmo havendo lesão na estrutura do testículo, este tem a capacidade plena de regeneração.
	
	As dores que este menino sente podem ser amenizadas com o processo da ejaculação, uma vez que o sêmen exerce pressão contra os tecidos inflamados.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607463651)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O hormônio sexual testosterona desempenha diversas funções no corpo humano. Leia as alternativas a seguir e assinale apenas a alternativa INCORRETA identificada entre as afirmativas abaixo.
		
	
	A testosterona tem como função desenvolver a massa óssea.
	
	A testosterona tem função de estimular os folículos pilosos da barba e púbis.
	 
	A testosterona tem como função estimular o crescimento das glândulas supra-renais.
	
	A testosterona tem como função produzir aumento da massa muscular.
	
	A testosterona tem como função ampliar a laringe.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607801860)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A gametogênese se caracteriza pelo desenvolvimento de células viáveis reprodutivamente. No homem é chamada de espermatogênese e na mulher ovogênese. Observe os itens abaixo e escolha o único correto:
		
	
	Tanto no homem quanto na mulher, a gametogênese é composta de quatro períodos.
	
	A espermiogênese é uma etapa de formação da cauda do espermatozoide que se movimenta em direção ao útero, onde está a célula feminina, pronta à fertilização
	
	Não há diferenças significativas entre espermatogênese e ovogênese.
	
	A espermatogênese ocorre nos ovários enquanto que a ovogênese ocorre nos testículos.
	 
	O período de formação de gametas femininos inicia quando ainda ela está na sua fase fetal, entretanto na gametogênese masculina só começa a ocorrer a partir da puberdade e novos gametas masculinos serão formados a partir da puberdade até o fim da vida do homem saudável.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607804656)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	QUAL É O NOME DO HORMÔNIO PRODUZIDO PELO SINCÍCIOTROFOBLASTO DO EMBRIÃO COM A FINALIDADE DE ESTIMULAR O CORPO AMARELO A CONTINUAR PRODUZINDO PROGESTERONA PARA QUE NÃO OCORRA A MENSTRUAÇÃO?
		
	
	TESTOSTERONA
	 
	BHCG ( HORMÔNIO CORIÔNICO PLACENTÁRIO)
	
	ESTROGÊNIO
	
	HORMÔNIO FOLÍCULO ESTIMULANTE
	
	HORMÔNIO LUTHEINIZANTE
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607278881)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quando e como inicia a gametogênese feminina?
		
	
	Inicia na puberdade onde quase todas as ovogônias se diferenciaram em folículos primários
	
	Inicia no útero da mãe e aos 5 meses de gravidez quase todas as ovogônias se diferenciaram em folículos primários
	 
	Inicia no útero da mãe e aos 7 meses de gravidez quase todas as ovogônias se diferenciaram em folículos primários
	
	Inicia na infância quando todas as ovogônias se diferenciaram em folículos primários
	
	Inicia na puberdade e as ovogônias se diferenciaram em folículos primários sempre ocorrendo manutenção de ovogônisa de reserva para formação de novas ovogônias ao longo da vida da mulher

Continue navegando

Outros materiais