Buscar

Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria bioecológica do desenvolvimento humano
Termo começa a ser usado em qualquer teoria que influência a pessoa, veio suprir a lacuna no desenvolvimento humano.
Analizar 4 fatores para avaliação de aprendizagem
Pessoa
Disposição: (Geradora / Disrruptiva) geradora querer fazer a atividade, se o aluno esta disposto e quer participar.Disrruptiva : contrario a geradora. Ex. de geradora um menino que quer treinar de futebol . 
Recurso: (ativo / passivo) ativo habilidades físicas “como forma primaria”, recursos financeiros também influenciam. Passivo contrario do ativo. Ex. de ativo esse menino tem boa agilidade com a bola tem habilidade no futebol, e financeiramente se ele tem dinheiro pra comprar material pra pratica desse esporte.
Demanda: (geradora / disrruptiva) Geradora pessoa que é querida pelos outros. Disrruptiva pessoa mala, aguada. Ex. de geradora o menino é querido no treino as pessoas vão ajudar ela em alguma atividade que ele tenha dificuldade.
Processo
Zona proximal sempre aprimorar o ensinamento dificultar o treinamento. Ex. quando o aluno já domina passe parado, agora ele tem que treinar passe correndo.
Contexto 
Microssistema 
Atividade(molar / molecular) Molar a atividade é importante para pessoa 
(ela gosta desse esporte). Molecular oposto a molar.
Papel social a influencia no grupo, o que os companheiros no ambiente espera desse individuo, o que ela representa.
Relações interpessoais (observação / atividade conjunta / primaria) observação primeira forma de contato no ambiente. necessário que observe e seja observado. Atividade conjunta atividades em grupos de forma mais aprofundada como conversas e trabalhos em equipes.
Primarias pessoas que são importantes pra você mesmo que ausentes
Mesossistema junções de vários microssistemas, relação de rede entre microssistema. Ex. o menino treina na escolinha de futebol mais na aula de Ed. Física na escola ele joga futebol, e na rua tem a mulecada que joga também, e isso pode influenciar no resultado de treino desse aluno.
Exossistema ambientes que não frequenta mais pode influenciar. Ex. a “mãe desempregada” mãe que estava pagando a escolinha de futebol do filho, mais por um problema em um ambiente que ela não frequenta (o trabalho da mãe, que foi despedida) teve que parar de treinar . 
Macrossistema decisões tomadas em estâncias maiores que pode mudar a população como um todo, aspectos culturais. Ex. se a FIFA alterar alguma regra no futebol mudara regras em quase o mundo todo.
Tempo 
Micro-tempo frações pequenas de tempo, o quanto o aluno se expõe a determinada atividade. O quantos horas por semana e por mês.
Meso-tempo Períodos maiores de tempo. Quanto no semestre / ano esse aluno participou se foi apenas 5 meses de treino por exemplo.
 Macro-tempo períodos ainda maiores como décadas e passagem de gerações. Ex. a influencia dos pais nessa criança.

Outros materiais