Buscar

AULA_04_direito crediticio

Prévia do material em texto

AULA:	DATA: 
ENDOSSO
Art.11 – Anexo I LUG
Endosso é o ato pelo qual o credor, endossador transfere os direitos contidos no título ao endossatário, que poderá fazer um novo endosso.
Se um título for endossado por A e esse mesmo A recebe o título novamente na qualidade de endossatário e, novamente fizer um endosso então teremos a figura do REENDOSSO.
Aquele que endossa o título assume a condição de coobrigado e, como tal, fica sujeito ao “PRINCÍPIO DA INOPONIBILIDADE DAS EXCEÇÕES” (ver art.17 – ANEXO I LUG).
Um título com ou sem cláusula “A ORDEM”, pode ser transmitido por meio de ENDOSSO. Se no título contiver a cláusula “NÃO A ORDEM”, significa que ele não admite o Endosso e, ainda se vier a ser transferido por meio de endosso, a transferência só terá efeito de cessão civil, ou seja, só terá efeitos entre Cedente e Cessionário.
Na execução de título de Crédito não se observa o Benefício de Ordem, ou seja, o credor, na falta de pagamento do devedor, poderá ajuizar Ação Executiva contra um ou todos integrantes do título. Quando no titulo contiver Endossador ou Avalista, é necessário o protesto para que possa exigir o direito contra estes.
Observe, também, que o pagamento feito pelo anterior, exclui a responsabilidade dos posteriores.
Via de regra o Endosso não pode ser PARCIAL, isso porque não posso transmitir a metade de um cheque ou outro título.
Outro detalhe é que o endosso tem que ser PURO e SIMPLES ou seja, não admite RESTRIÇÃO.
Podemos encontrar na doutrina as expressões endosso em BRANCO = GERAL ou endosso em PRETO = ESPECIAL. O ENDOSSO GERAL é aquele em que o endossador não menciona o beneficiário do Endosso ou seja o Endossatário.
O ENDOSSO ESPECIAL é aquele em que o endossador menciona o nome do endossatário.
ANOTAÇÕES:
Se assino um documento (título) em que não sou parte, mesmo que não esteja escrito ‘avalista’, eu passarei a ser avalista naquela relação.
Observe que o pagamento feito anteriormente exclui os posteriores. Não posso fazer endosso parcial porque se o cheque vale R$10.000,00 o banco não pode pagar metade – teria que para isso rasgar o cheque ao meio, na metade, o que não acontece.
Art.11 – Anexo I LUG 
Não há limite para o endosso.
Art.12 – Anexo I LUG 
	
Nota Promissória
Pague a Pedro (credor)
		Pimentel
Pedro -----endossa--- > José
	José -------endossa--- > Maria
Maria terá os direitos nesta NP (nota promissória).
**o endosso cancelado é título não escrito. O aval, endosso uma vez colocado não pode ser tirado.
Pedro -----endossa--- > José
	José -------endossa--- > Maria
	Maria-------endossa--- >Jari
	Jair-------endossa--- > Carius
Agora o direito está com Carius.
Para cobrar dos outros tenho que provar que o devedor não pagou, logo devo protestar que o devedor não pagou...Neste caso, Carius deve protestar que Pimentel não pagou – será “declarado” a dívida. Com isso poderei entrar com uma ação executiva. Quem pagou a dívida, nas sequência de endossos, pode cobrar dos anteriores.
 Ao endossar estamos garantindo o pagamento, ainda que tenha vício material na coisa objeto do título de crédito.
A única exceção para um endosso parcial é o conhecimento de depósito previsto – decreto 1.102/1903. Existe exceção ao endosso parcial? Sim quando se tratar de conhecimento de depósito, quando temos coisa divisível. Endosso Branco, não está escrito e assino.
Decreto 2.044/1908 Art.14. 
Para a validade do aval basta a simples assinatura
Decreto 57.663 Art.13 - quando se diz aqui na lei benefício se quer dizer beneficiário.
Art.14
 para validade do endosso o que é necessário? É necessário a tradição- para um endosso ter validade é necessário a tradição do título.
O cheque pre datado, ele não emite duplicata, não emite a nota e logo não paga tributo.
Art.2º da lei 5474/
art.19 da // OBRIGA
Quem paga mal paga 2 vezes carnê não comprava pagamento de nada! A loja deve devolver o título!

Continue navegando