Buscar

Saúde do Jovem e do Adolescente André

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Saúde do Jovem e do Adolescente
Ministério da Saúde
Saúde do Jovem e Adolescente
No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece que adolescente é o indivíduo entre 12 e 18 anos incompletos. Já o termo jovem costuma ser utilizado para designar a pessoa entre 15 e 29 anos, seguindo a tendência internacional.
As políticas são baseadas no princípio do Sistema Único de Saúde de oferecer acesso integral, universal e gratuito ao sistema de saúde pública a todos os brasileiros.
Adolescentes e jovens têm o desejo de ser escutados e a necessidade de serem reconhecidos em suas capacidades. Considerados enquanto sujeitos plenos de direito, eles precisam ser vistos de modo concreto como cidadãos, capazes de posicionamento nos diversos níveis do cotidiano em que estão imersos. Um grande número de pessoas jovens tem ideal de transformar a sociedade em algo mais humano e justo, mas não tem ideia de como concretizá-la, nem recebe qualquer incentivo nesse sentido. 
Favorecer a participação juvenil é uma estratégia eficaz de promoção da saúde. 
Benefícios
Contribui para a autoestima do adolescente e do jovem, a sua assertividade e a formulação de um projeto de vida. Esses aprendizados constituem-se em elementos-chave de qualquer estratégia de prevenção à violência, bem como ao abuso de drogas e na prevenção às DST/Aids, nessa faixa etária. 
Acreditar que a participação juvenil não é apenas uma maneira de trazer os jovens para boas ações, desviando-os do mau caminho, e sim, acreditar que os adolescentes e jovens são promotores da transformação social.
Participação ativa e autônoma de jovens no planejamento, execução e avaliação das ações de saúde contribuirá decisivamente para a eficácia, a resolutividade e o impacto social das mesmas. 
Em síntese, tanto os adolescentes quanto o setor saúde, são beneficiados por esse processo, além da comunidade local e da sociedade como um todo. 
Portanto, no nível individual, a participação não é somente um enfoque para se obter uma adolescência e juventude socialmente mais responsável e mais cooperativa. E mais: é o caminho para o desenvolvimento de uma pessoa socialmente sã e, em segundo lugar, leva adolescentes e jovens a se tornarem participantes importantes das ações que buscam promover a cidadania, e não apenas a serem eventuais usuários de programas, que induzam à consolidação de mecanismos de tutela e subordinação social.
Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde
Nesse sentido, o Ministério da Saúde considera fundamental que se viabilize para todos os adolescentes e jovens o acesso às seguintes ações: acompanhamento de seu crescimento e desenvolvimento, orientação nutricional, imunizações, atividades educativas, identificação e tratamento de agravos e doenças prevalentes. 
Para nortear ações, integradas às outras políticas, ações e programas já existentes no SUS, frente aos desafios que a presente situação de saúde das pessoas jovens evidencia, o Ministério da Saúde propõe estas Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e de Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde, baseadas na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens, sensibilizando gestores para uma visão holística do ser humano e para uma abordagem sistêmica das necessidades dessa população. Busca, ainda, apontar para a importância da construção de estratégias Interfederativas e intersetoriais que contribuam para a modificação do quadro nacional de vulnerabilidade de adolescentes e de jovens, influindo no desenvolvimento saudável desse grupo populacional. 
Por fim, é importante enfatizar que a sustentabilidade das estratégias de saúde ou de desenvolvimento comunitário ou até mesmo da Nação, dependerá, a médio e longo prazos, da formação de adolescentes e jovens com capacidade de liderança, de participação e espírito de serviço à coletividade.
Objetivos:
Sensibilizar e mobilizar gestores e profissionais do Sistema Único de Saúde para integrar nas ações, programas e políticas do SUS e nas outras políticas de Governo, estratégias interfederativas e intersetoriais que convirjam para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens. 
* Os serviços de saúde devem apoiar e valorizar iniciativas, governamentais ou não, que fomentem a participação juvenil, a convivência comunitária, a inserção social, as atividades culturais e esportivas que podem constituir-se em excelentes parceiros das equipes de saúde que atuam no mesmo território. 
Favorecer o exercício da cidadania de adolescentes e jovens integrantes de grupos comunitários, esportivos, culturais, religiosos, dentre outros, assim como estudantes com características de liderança, capacitando-os como promotores de saúde para participarem no planejamento, execução e avaliação das ações de saúde afetas ao seu bem-estar, assim como nas instâncias de controle social do SUS; 
Incorporar nas ações desenvolvidas no serviço de saúde e nas ações intersetoriais a abordagem transversal dos temas estruturantes, recomendados neste documento, para a reflexão sobre as desigualdades e iniquidades relacionadas à raça, etnia, gênero e orientação sexual, e a outras formas de exclusão e discriminação; 
Abordar a ética e a cidadania na promoção da saúde o que significa criar oportunidades para que os adolescentes e jovens possam discutir, reconhecer, refletir, vivenciar e praticar princípios éticos.
PROSAD: Programa da saúde do adolescente
Criado pela Portaria do Ministério da Saúde nº 980/GM de 21/12/1989, fundamenta-se numa política de Promoção de Saúde, de identificação de grupos de risco, detecção precoce dos agravos com tratamento adequado e reabilitação, respeitadas as diretrizes  do Sistema Único de Saúde, garantidas pela Constituição Brasileira de 1988. 
É caracterizado pela integralidade das ações e pelo enfoque preventivo e educativo. O PROSAD visa garantir aos adolescentes o acesso à saúde, com ações de caráter: multiprofissional; intersetorial; interinstitucional.
Áreas prioritárias de Ação
- Crescimento e desenvolvimento;
- Sexualidade;
- Saúde mental;
- Saúde reprodutiva;
- Saúde do escolar adolescente;
- Prevenção de acidentes;
- Violência e maus tratos
- Família.
Programa Saúde na Escola - PSE
Instituído Fruto de política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, baseia-se na atenção integral (prevenção, promoção e atenção) à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico.
A articulação Inter setorial implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade. Implica colocar em questão: como esses serviços estão se relacionando? Qual o padrão comunicacional estabelecido entre as diferentes equipes e serviços? Que modelos de atenção e de gestão estão sendo produzidos nesses serviços? 
A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. 
Informações voltadas para a promoção da saúde de jovens e adolescentes.
Caderneta de saúde do adolescente
KITS para atendimento
Vacinas
Drogas
Gravidez na Adolescência 
Caderneta de saúde do adolescente
Com intuito de dar uma maior visibilidade ao público adolescente e subsidiar os serviços de saúde na atenção integral à saúde desta população, o Ministério da Saúde, por meio da Área Técnica de Saúde de Adolescentes e Jovens construiu dois guias (um para menina e outro para menino) para o atendimento ao adolescente nas unidades de saúde visando a garantia da avaliação dos seus principais aspectos como crescimento e desenvolvimento, bem como o desenvolvimento puberal.
KITS para atendimento
No atendimento à saúde de adolescente, alguns pontos devem ser considerados na abordagem
clínica, destacando-se o estabelecimento do vínculo de confiança entre a equipe de Saúde, o adolescente e sua família. Uma atitude acolhedora e compreensiva também possibilitará a continuidade do trabalho com objetivos específicos e resultados satisfatórios no dia a dia.
Esse material fornece gráficos do Índice de Massa Corporal (IMC) por idade e estrutura por idade, além de gravuras que mostram a maturação sexual.
Vacinas
Orientações importantes para a vacinação do adolescente sobre doses, tempo, indicações, precauções e importância.
- Vacina Hepatite B 
- Vacina adsorvida difteria e tétano - dT (Dupla tipo adulto)
- Vacina febre amarela (atenuada) 
- Vacina sarampo, caxumba e rubéola – SCR
Drogas
Orienta aos jovens e adolescentes sobre uso das drogas, tanto as lícitas, quanto as ilegais e seus riscos.
- Álcool
- Tabagismo 
- Inalantes
- Maconha
- Cocaína
- Ecstasy
- Crack
*Em caso de dependência de qualquer uma dessas drogas: Procure os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) infantil e adolescente ou o CAPS I ou CAPS II, CAPS III, ou ainda álcool e outras drogas. 
O Sistema Único de Saúde oferece ainda: programas de redução de danos, atenção básica, internação e consultórios de rua.
Gravidez na Adolescência
Nas últimas duas décadas, a gravidez na adolescência se tornou um importante tema de debate e alvo de políticas públicas em praticamente todo o mundo. Neste sentido as principais ações do Ministério da Saúde são:
A implantação da política de direitos sexuais e direitos reprodutivos como uma prioridade de governo de cunho intersetorial.
Política em relação ao planejamento familiar incluindo adolescentes e jovens.
Campanhas nacionais sobre o planejamento familiar.
Distribuição da caderneta do adolescente.
Elaboração das Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens.
Disponibilização de métodos contraceptivos.
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas.
Produção de materiais educativos e cursos a distância para os profissionais de saúde e educação sobre sexualidade de adolescentes.
Capacitação de profissionais de saúde e educação e jovens nas temáticas de saúde sexual e saúde reprodutiva.
Orientações de métodos anticoncepcionais
Desenvolvimento de um projeto social, que tem como principal objetivo reativar o grupo escolar já existente na fazenda Itaquerê
Surgiu em 22 de fevereiro de 2000, através da realização de cursos, encontros e atividades educativas, visando aperfeiçoar o conhecimento em diversas áreas. 
O Instituto de Desenvolvimento Social Itaquerê é uma Organização da Sociedade Civil, fundada em 01/12/2014, reconhecida com a Utilidade Pública Municipal pela Lei Ordinária Municipal n.º 1.891, de 22/12/2015, inscrita no Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente, integra a rede de serviços socioassistencial, desenvolvendo a Proteção Social Básica, atende a comunidade de Nova Europa e os munícipes das cidades de Tabatinga, Curupá e Gavião Peixoto.
Objetivo: 
Com o compromisso de ofertar conteúdos que promova o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes na formação humana, profissional e cidadã; de estabelecer parcerias com municípios, Prefeituras e com voluntários; de envolver pessoas com escuta e fortalecimento da equipe, e buscar aproximação com a Educação. Sua finalidade é a promoção da assistência social, da segurança alimentar e nutricional, do voluntariado, da saúde, do combate à pobreza, da preservação do meio ambiente, da educação e da cultura. 
Com a população bem informada, é possível reduzir a incidência de doenças, melhorar a vigilância à saúde e contribuir, assim, para a melhoria da qualidade de vida dos 54 milhões de cidadãos brasileiros com idades entre 10 e 24 anos.
Saúde do Jovem e do Adolescente
Brenda Lee de Sá R.A: C20EDD-6
Elma Jassione Soares R.A: C23342-0
Jenifer da Silva Leocadio R.A: C1465G-8
Talita Costa de Oliveira R.A: C18IJG-9
Kaique Fernando Silva R.A: C2313B-2
Thailyne Thaina Thomaz R.A: C2525J-7
OBRIGADA!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais