Buscar

Apol 2 Planejamento Urbano

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Planejamento Urbano
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
O Estudo de Impacto de Vizinhança tem o objetivo de fazer uma avaliação dos pontos positivos e negativos da instalação de um empreendimento na cidade em suas diferentes escalas e indicar obrigações que caberão ao empreendedor cumprir, para solucionar ou compensar os eventuais transtornos causados pelo empreendimento. Pensando na instalação de um shopping center em uma região residencial da cidade, qual desses impactos PODE ser considerado um IMPACTO POSITIVO?
Nota: 20.0
	
	A
	Geração de empregos
Você acertou!
Comentário: Um caso típico de empreendimento que deve ser analisado cuidadosamente, principalmente nas grandes cidades, é o shopping center. Mais do que um centro de compras, ele é um dos maiores polos geradores de tráfego na cidade, que envolve tanto os veículos particulares, com o aumento de fluxo em determinadas vias, quanto os ônibus e, consequentemente, provoca a demanda por novas linhas ou aumento da frota. Esses são alguns impactos que podem ser negativos para a cidade. Em contrapartida, é inegável que as centenas de empregos criados são benéficos para a economia urbana.
Referência: DUARTE, Fábio. Planejamento Urbano. Curitiba: InterSaberes, 1ª edição 2012 p. 94.
	
	B
	Aumento de tráfego local
	
	C
	Aumento na poluição sonora
	
	D
	Eventuais ocorrências de insegurança
	
	E
	Demanda por novas linhas
Questão 2/5 - Gestão de Política Social
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“O objetivo da gestão social, entendida como gestão de ações sociais públicas, não é realizar caridade nem ajuda humanitária ou religiosa, mas, sim, assegurar os direitos de todos os cidadãos. Nesse sentido, a gestão social não está relacionada à solidariedade dedicada a uma ou outra classe específica, pois as ações de proteção social têm o caráter de pacto político para o enfrentamento da questão social. Portanto, a gestão pública de serviços sociais é vinculada à solidariedade política. ” (KAUCHAKJE, Samira. Gestão Pública de Serviços Sociais. Curitiba: InterSaberes, 1ª edição 2012). 
De acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, assinale a alternativa correta em relação a Proteção social: Estado dos séculos XVIII, XIX e início do XX.
Nota: 20.0
	
	A
		Legislação social e do trabalho; Favorecimento do setor capitalista; Representação da solidariedade de classe: conquistas de direitos trabalhistas e de cidadania; Concepções de solidariedade beneficente e política.
Você acertou!
O objetivo da gestão social, entendida como gestão de ações sociais públicas, não é realizar caridade nem ajuda humanitária ou religiosa, mas, sim, assegurar os direitos de todos os cidadãos. Nesse sentido, a gestão social não está relacionada à solidariedade dedicada a uma ou outra classe específica, pois as ações de proteção social têm o caráter de pacto político para o enfrentamento da questão social. Portanto, a gestão pública de serviços sociais é vinculada à solidariedade política.
Referência: KAUCHAKJE, Samira. Gestão Pública de Serviços Sociais. Curitiba: InterSaberes, 1ª edição 2012 p. 66 e 67.
	
	B
		Leis sociais ligadas à regulação e imposição das condições de trabalho; Concepções de solidariedade beneficente e política.
	
	C
		Estado de bem-estar social: Políticas sociais e de trabalho – enfrentamento da questão social; Solidariedade típica: Política.
	
	D
	Menor ênfase nas políticas sociais e de trabalho; Corresponsabilidade entre Estado e sociedade civil; Solidariedade típica: Beneficente.
	
	E
	Gestão social: Políticas sociais e de trabalho sob responsabilidade do Estado, com participação de organizações da sociedade civil, como organizações não governamentais (ONGs); Sociedade civil organizada, como movimentos, conselhos e fóruns; Solidariedade típica: Política.
Questão 3/5 - Planejamento Urbano
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
O art. 40, parágrafo 1º, do Estatuto da Cidade afirma que o plano diretor é parte integrante do processo de planejamento municipal, devendo o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual incorporar as diretrizes e as prioridades nele contidas.
A lei 10.257, de 2001, conhecida como Estatuto da Cidade, que regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal de 1988, determinou quais os municípios que deveriam realizar Planos Diretores.
Sendo assim, de acordo com os conceitos abordados no livro base, responda: quais são os municípios que deveriam fazer seu plano diretor?
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Municípios em áreas de proteção internacional.
	
	B
	Municípios em bacias hidrográficas.
	
	C
	Municípios com mais de 20 mil habitantes.
Você acertou!
Comentário: O plano diretor é obrigatório para as cidades com mais de 20 mil habitantes e também para municípios em áreas de especial interesse turístico e sob influência de empreendimentos ou atividades com impacto ambiental de âmbito regional ou nacional. Devemos lembrar que, nas cidades com mais de 500 mil habitantes, é também obrigatória a implementação de um plano integrado de transportes. Outrossim, ciente das alterações promovidas pelo próprio plano diretor, além daquelas próprias das dinâmicas socioeconômicas, o estatuto prevê que aquele seja revisto a cada dez anos.
Referência: DUARTE, Fábio. Planejamento Urbano. Curitiba: InterSaberes, 1ª edição 2012 p. 103-107.
	
	D
	Municípios com menos de 20 mil habitantes.
	
	E
	Municípios emancipados a menos de 10 anos.
Questão 4/5 - Planejamento Urbano
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“O novo institucionalismo apresenta uma série de conceitos e ferramentas analíticas que podem proporcionar uma avaliação de política pública muito rica, considerando desde os aspectos internos da política até aqueles relacionados ao ambiente externo e aos atores envolvidos. Partindo do princípio de que uma política pública envolve e se constitui a partir de um aglomerado de instituições ou arranjos institucionais, podemos dizer que o seu processo de implementação constitui um momento de mudança institucional. Isto é, a implementação de uma política pública, tendo em vista os arranjos institucionais por ela trazidos, representará a superação ou a mera substituição de instituições anteriormente vigentes. Além disso, constituirá a adoção de novas regras e procedimentos; portanto, irá gerar novas oportunidades e constrangimentos que, de formas distintas, causarão impacto no comportamento dos atores envolvidos.” (ROCHA, Roberto. A avaliação da implementação de políticas públicas a partir da perspectiva neo-institucional: avanços e validade. Cad. EBAPE.BR,  Rio de Janeiro ,  v. 2, n. 1, p. 01-12,  Mar.  2004 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512004000100006&lng=en&nrm=iso>. access on  17  Apr.  2017.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-39512004000100006.)
De acordo com os conceitos abordados no livro base, o Estatuto da Cidade apresentou alguns instrumentos inovadores de políticas públicas municipais, inclusive na apropriação social do solo urbano. Assinale a alternativa CORRETA no que diz respeito ao usucapião especial de imóvel urbano.
Nota: 20.0
	
	A
	Cumprem apenas o objetivo de fazer uma avaliação de quais são os pontos positivos e negativos da instalação de um empreendimento na cidade.
	
	B
	Pessoas que ocupam áreas superiores a 250m² no interior das cidades podem ter o usucapião do imóvel, desde que se comprometam a loteálos imediatamente, por preços populares.
	
	C
	O usucapião é um instrumento que legitima a introdução de imóveis ocupados por famílias por mais de cinco anos no mercado imobiliário da cidade, criando possibilidade de que seus proprietários obtenham renda deste tipo de transação econômica.
	
	D
	O usucapião especial de imóvel urbano é direito exclusivo daqueles que ocupam áreas maiores do que 250m² no interior das cidades
para produção de subsistência.
	
	E
	O usucapião especial àquele que ocupe área de até 250m², ininterruptamente, durante cinco anos, para moradia, desde que o requerente não seja proprietário de outro imóvel, urbano ou rural.
Você acertou!
Comentário: A usucapião especial de imóvel urbano visa à diminuição da especulação imobiliária e à integração de imóveis na dinâmica socioeconômica urbana, pela sua reintrodução no mercado imobiliário. Os custos dos vazios urbanos, principalmente em regiões infraestruturadas, muitos deles mantidos por interesses especulativos, são grandes para todo e qualquer município, uma vez que este provê com serviços públicos essas áreas privadas, mesmo que elas mantenham em seu miolo áreas vazias à espera do aumento do valor imobiliário, e assim acaba por não conseguir colocar equipamentos urbanos adequadamente em áreas necessitadas. No intuito de dinamizar essas situações, o art. 9º do Estatuto da Cidade confere o direito à usucapião especial àquele que ocupe área ou edificação de até 250m2, ininterruptamente, durante cinco anos, para moradia, desde que o requerente não seja proprietário de outro imóvel, urbano ou rural.
Referência: DUARTE, Fábio. Planejamento Urbano. Curitiba: InterSaberes, 1ª edição 2012 p. 91 – 92.
Questão 5/5 - Gestão de Política Social
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
De acordo com os conceitos abordados no livro base, as faixas etárias anteriores e posteriores ao período produtivo, em termos de inserção no mercado de trabalho, são consideradas fator de vulnerabilidade e risco, pois as crianças, os adolescentes e os idosos estão sujeitos ao isolamento do convívio familiar e comunitário, bem como à negligência, ao abandono e à violência. Escolha a alternativa que representa um dos exemplos de ações sociais relativas ao ciclo de vida:
Nota: 20.0
	
	A
	Programa de atenção ao idoso.
Você acertou!
Comentário: Programa de Atenção ao Idoso: O Ministério da Saúde e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome contam com iniciativas que têm seu foco principal no idoso. Para saber mais, acesse o link do site do Ministério da Saúde que trata especificamente desse assunto (Brasil, 2011a).
Referência: Gestão Pública de Serviços Sociais / Autora: Samira Kauchakje - Editora Intersaberes, 1ª. edição, 2012. Páginas: 53 e 54.
	
	B
	Merenda escolar.
	
	C
	Horta Comunitária.
	
	D
	Meu primeiro emprego.
	
	E
	Programa menor aprendiz.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais