Buscar

Acidentes de Trabalho: Prevenção e Causas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA 2 - � HYPERLINK "javascript:IniciarTreinamento(826,%2068283,%20798121,%200,%200,%20true);void(0);" �ERGONOMIA, HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO� 
AULA 2- ACIDENTE DE TRABALHO
Introdução
 Nesta aula, traremos a definição vocabular de Acidente de Trabalho e sua conceituação, a visão técnico-prevencionista, estrutura dos acidentes do trabalho, apontaremos os efeitos negativos do acidente do trabalho. Serão abordadas, também, as principais causas de acidentes de trabalho. Trataremos da Obrigatoriedade da Emissão da CAT (Comunicação de acidentes de trabalho).
Acidente de trabalho
É o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, com o segurado empregado, trabalhador avulso, médico residente, bem como com o segurado especial, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho.
Estrutura dos acidentes de trabalho
A incidência de acidentes de trabalho, no Brasil, apresentou tendência decrescente nas duas últimas décadas. A mortalidade também é decrescente, porém de forma menos acentuada.
Principal argumento para explanar tal fato: O sub-registro 
(que significa a não notificação dos acidentes de trabalho)
Tipos de acidentes de trabalho
São considerados acidentes de trabalho:
-Acidentes que acontecem na prestação de serviços, por ordem da empresa, fora do local de trabalho.
-Acidentes que acontecem em viagens a serviço da empresa.
-Acidentes que ocorram no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa.
Os acidentes de trabalho são divididos em:
Prevenção
Quando se pensa em acidente e/ou doenças ocupacionais (doenças adquiridas no local de trabalho) que também venham ser um acidente, não resta outra saída a não ser a prevenção. É claro que o aprendizado se dá com as ocorrências, mas este não é o foco de um profissional prevencionista.
PREVENÇÃO
É a ação de levantar os riscos envolvidos em uma determinada atividade antes que ela seja iniciada, pensar em todos os fatores contribuintes, prever ações ou orientações que controlem a condição de risco.
Principais causas dos acidentes de trabalho
Quando se pensa em acidente e/ou doenças ocupacionais que também venham ser um acidente, não resta outra saída a não ser a prevenção. É claro que o aprendizado se dá com as ocorrências, mas este não é o foco de um profissional prevencionista.
ATOS INSEGUROS
São fatores importantes que colaboram para a ocorrência de acidentes de trabalho e que são definidos como causas de acidentes que residem exclusivamente no fator humano, isto é, aqueles que decorrem da execução das tarefas de forma contrária às normas de segurança, ou seja, a violação de um procedimento aceito como seguro, que pode levar à ocorrência de um acidente. 
EXEMPLOS:
Agir sem permissão;   
Deixar de chamar a atenção;   
Não usar EPI;   
Brincar em local de trabalho;   
Usar bebidas ou drogas;  
Inutilizar dispositivo de segurança;   
Não cumprir as normas de segurança. 
É falsa a ideia de que não se pode predizer nem controlar o comportamento humano. Na verdade, é possível analisar os fatores relacionados com a ocorrência destes e controlá-los.
CONDIÇÕES INSEGURAS
São consideradas falhas técnicas, que presentes no ambiente de trabalho, comprometem a segurança dos trabalhadores e a própria segurança das instalações e dos equipamentos.
EXEMPLOS:
Falta de dispositivos de proteção ou são inadequados;  
    Iluminação inadequada;   
   Ordem e limpeza deficientes;   
   Ventilação inadequada etc...   
   Excesso de ruído; 
ORDEM E LIMPEZA
É sabido que no ambiente de trabalho muitos fatores de ordem física exercem influências de ordem psicológica sobre as pessoas, interferindo de maneira positiva ou negativa no comportamento humano conforme as condições em que se apresentam. Neste contexto, a ordem e a limpeza constituem um fator de influência positiva no comportamento do trabalhador. 
EXEMPLOS:
Cor;   
      Temperatura;   
      Luminosidade;   
      Ruído; etc...
As pessoas que trabalham num ambiente desorganizado sentem uma sensação de mal-estar que poderá se tornar uma agravante de um estado emocional já perturbado por outros problemas. Esse estado psicológico poderá afetar o relacionamento dos trabalhadores e expô-los ao risco de acidentes, além de prejudicar a produção da empresa.
Obrigações da empresa
A empresa é responsável pela adoção e uso das medidas coletivas e individuais de proteção e segurança da saúde do trabalhador, sendo também seu dever prestar informações pormenorizadas sobre os riscos da operação a executar e do produto a manipular.
Constitui contravenção penal, punível com multa, deixar a empresa de cumprir as normas de segurança e higiene do trabalho.
CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho
A empresa deverá comunicar acidente do trabalho à Previdência Social até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato à autoridade competente, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o limite máximo do salário de contribuição, sucessivamente aumentada nas reincidências, aplicada e cobrada pela Previdência Social. Desta comunicação receberão cópia fiel o acidentado e seus dependentes, bem como o sindicato a que corresponda sua categoria. Deverá ser comunicado os acidentes ocorridos com o segurado empregado – exceto doméstico – o trabalhador avulso, o segurado especial e o médico residente.
ATIVIDADE PROPOSTA
Um trabalhador desvia sua atenção por uma fração de segundos, ocasionando um sério acidente. Além do trabalhador são atingidos mais dois colegas que trabalham ao seu lado.  O trabalhador é removido para o hospital e os outros dois são atendidos na enfermaria. Analise esta situação e responda quais são as condições/causas que poderiam prever e evitar este acidente.
Observar as ->As Condições Inseguras e Atos Inseguros.
De quem é a responsabilidade de emissão da CAT?
Parte superior do formulário
1) Empregado 
2) INSS Empregador 
3) MTE (Ministério do trabalho e do Empregado)
Parte inferior do formulário
2.
Condição insegura é: 
Parte superior do formulário
1) qualquer condição a qual ele esteja sujeito. 
2) qualquer condição na qual não se pode usar EPI. 
3) a condição do ambiente no qual é remota a chance de acidente. 
4) é a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo e ou risco ao trabalhador. 
Parte inferior do formulário
3.
Acidente de Trabalho é:
Parte superior do formulário
1) o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional. 
2) o que ocorre dentro do local de trabalho, mesmo não estando a serviço da empresa. 
3) o que ocorre fora do horário de trabalho, basta ser empregado da empresa. 
4) o que ocorre fora do exercício do trabalho dentro da empresa. 
Parte inferior do formulário
4.
Acidentes de Trajeto são:
Parte superior do formulário
1) aqueles que ocorrem com o trabalhador no próprio órgão ou em qualquer outro local, quando esta prestando algum serviço , ou benefício ao empregador. 
2) aqueles que ocorrem com o trabalhador no trajeto da residência para o trabalho ou deste para aquela independente do modo de locomoção. 
3) aqueles que ocorrem com o trabalhador no próprio órgão ou em qualquer outro local, quando esta prestando algum serviço , ou beneficio ao empregador. 
4) N.R.A. 
Parte inferior do formulário
� PAGE �4�
_1410267770.unknown
_1410267774.unknown
_1410267777.unknown
_1410267779.unknown
_1410267780.unknown
_1410267781.unknown
_1410267778.unknown
_1410267775.unknown
_1410267772.unknown
_1410267773.unknown
_1410267771.unknown
_1410267765.unknown
_1410267767.unknown
_1410267769.unknown
_1410267766.unknown
_1410267763.unknown
_1410267764.unknown
_1410267762.unknown

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando