Buscar

2020-03 Legislação e Segurança do Trabalho - Autoatividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Legislação e Segurança do Trabalho
Autoatividade Webaula 1
1 - Os trabalhadores passam a maior parte da sua vida em jornadas laborativas, por isso o assunto segurança deveria ser mais debatido por sua importância. Boa parte dos elaboradores desconhecem ou desprezam o risco de acidente. São muitas as variáveis que, de alguma forma, podem gerar eventos que acabam por interferir na integridade física e emocional das pessoas no ambiente de trabalho. Por isso, garantir a segurança é relevante tanto para o indivíduo como para a sociedade. No entanto, tal garantia de segurança só ocorre quando se busca identificar os problemas que geram o acidente sejam eles relacionados ao ambiente de trabalho ou as ações das pessoas. Os acidentes de trabalho podem ocorrer devido a fatores, como a falta de manutenção de maquinário, a não utilização de equipamentos de segurança (EPI), a falta de atenção e a falta de conhecimento ou habilidade do trabalhador. Esses tipos de acidentes são referenciados em três principais grupos: ato inseguro, condição insegura e fator pessoal de insegurança. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir: 
I- Fator pessoal de insegurança: atos inseguros ou condições inseguras que as empresas não se atentam em corrigir causam danos pessoais aos trabalhadores. 
II- Atos inseguros: são os modos pelos quais o próprio trabalhador se expõe, consciente ou não, aos acidentes. Um exemplo de ato inseguro seria a execução de serviços para os quais não está autorizado; 
III- Condição insegura: está relacionada às condições físicas no ambiente de trabalho que podem ocasionar acidentes. Não podem ser confundidas com os riscos presentes em certas operações industriais. A eletricidade é um exemplo de risco presente em certas operações industriais, pois ela sempre existirá em trabalhos que envolvem equipamentos elétricos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
Somente a afirmativa I está correta.
As afirmativas I e II estão corretas.
As afirmativas I e III estão corretas.
As afirmativas II e III estão corretas.  
2 - CAT é um documento fundamental para o recebimento de benefícios em caso de doenças e acidentes de trabalho. É através da CAT que a empresa comunica ao INSS o incidente ou acidente de trabalho, e informa todos os dados que serão necessários para o atendimento previdenciário e trabalhista e a constituição de dados estatísticos e epidemiológicos. Segundo o Ministério da Previdência Social, CAT significa:
Comunicação de Acidente de Trabalho.  
Certificado de Aprovação de Trabalho.
Cadastro de Acidente de Trabalho.
Comprovante de Acidente de Trabalho.
3 - A NR 7 estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores. A NR 09 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, levando em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. Conforme a NR 07 e NR 09, de quem é a responsabilidade de elaborar e implementar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO - e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA?
Engenheiro de Segurança do Trabalho.
Técnico em Segurança do Trabalho.
Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - SEESMT.
Empregador.  
4 - Quarto lugar no ranking mundial, o Brasil é hoje o país onde a cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho e a cada 3h38 um trabalhador perde a vida pela falta de uma cultura de prevenção à saúde e à segurança do trabalho. Define-se como acidente do trabalho aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho, em que sua incidência promova:
Doença degenerativa, disfunções inerentes a grupo etário ou que produza incapacidade laborativa.
Exposições a temperaturas extremas, que antecedam às perdas ou causem danos às pessoas e/ou à propriedade.
Lesão corporal, perturbação funcional ou doença.  
Tensão fisiológica, disfunções mentais ou psicológicas ou motivação deficiente.
5 - Em Canoas, os bombeiros resgataram com vida um homem soterrado após um acidente de trabalho. O homem de 50 anos trabalhava dentro de um buraco quando placas de contenção não suportaram o peso das encostas e a estrutura desmoronou. No local, estava sendo construído um estacionamento. 
"Essas chapas de aço caíram sobre ele e o prensaram em uma pedra embaixo. Nos deu muita dificuldade para retirar ele. Foi usada uma retroescavadeira e um guindaste de 25 toneladas, solicitado à própria construtora. Conseguimos aliviar o peso e retirá-lo com vida", relata o sargento Paulo Rocha, do Corpo de Bombeiros, responsável pela operação. O operário foi encaminhado para o Hospital de Pronto-Socorro de Canoas. A entidade não informou seu estado de saúde. Segundo Rocha, ele apresentava fraturas internas na bacia e teve a perna esquerda esmagada. 
Em virtude do acidente com o trabalhador, ocorrido no exercício da atividade profissional a serviço da empresa, deverá ser emitido qual documento pela empresa? 
FONTE: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015/01/acidentes-de-trabalho-deixam-uma-vitima-e-um-ferido-em-2-cidades-do-rs.html. Acesso em: 30 mar. 2020.
Boletim de ocorrência.
Comunicação de acidente de trabalho.  
Informe de ocorrência.
Comunicado de acidente.

Continue navegando