Buscar

PLEXOS NERVOSOS.doc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLEXO CERVICAL
É formado pelos ramos anteriores dos 4 primeiros troncos nervosos cervicais: C1; C2; C3 e C4 sendo C1 o espaço entre o osso occipital e a primeira vértebra cervical. Esses ramos que são mistos (sensitivo e motor) se reúnem para formar 3 alças (C1+C2; C2+C3; C3+C4).
Nervos derivados:
Transverso cervical – inerva a parte média do pescoço.
Supraclaviculares (lateral, intermédio e medial) - inerva a parte do pescoço próximo à clavícula. 
Auricular magno - inerva a pele em torno da orelha e sobre a parótida.
Occipital menor - inerva a parte superior da orelha e parte da nuca. 
Nervo frênico motor do diafragma.
PLEXO BRAQUIAL
É formado pelos ramos anteriores dos 4 últimos troncos cervicais e pelo primeiro tronco torácico. C5 liga-se a C6; C7 prossegue isolado; C8 liga-se a T1, formam-se assim três troncos: superior, médio e inferior. Cada um destes troncos divide-se em ramos anteriores e ramos posteriores. Os três ramos posteriores dos troncos se unem para formar o fascículo posterior, os dois ramos anteriores superiores se unem para formar o fascículo lateral e o ramo anterior inferior permanece isolado e forma o fascículo medial. O fascículo posterior forma os nervos: axilar, radial e toracodorsal. O fascículo lateral forma os nervos musculocutâneo e uma das raízes do nervo mediano. O fascículo medial forma os nervos ulnar (uma das raízes do mediano) e os cutâneos mediais do braço e do antebraço.
NERVOS:
Axilar - Motor para o músculo deltóide e redondo menor; Sensibilidade da região deltóidea. 
Radial - Motor para os músculos das regiões posteriores do braço, antebraço e Sensibilidade parte posterior do braço, antebraço e lateral do dorso da mão. 
Toracodorsal: Motor para o músculo latíssimo do dorso.
Musculocutâneo: motor para os músculos da região anterior do braço; Sensibilidade da região lateral do antebraço; 
Mediano: motor para os músculos da região anterior do antebraço (exceto flexor ulnar do carpo e parte do flexor profundo dos dedos) e da região tenar da mão; Sensibilidade: região lateral da palma da mão.
Ulnar - motor para o músculo flexor ulnar do carpo, parte medial do flexor profundo dos dedos, músculos da mão (2 lumbricais mediais e todos os interósseos palmares e dorsais); Sensibilidade região medial da mão dorso e palma. 
Cutâneos mediais do braço e antebraço: Sensibilidade da região medial do braço e antebraço.
NERVOS TORÁCICOS
Os ramos anteriores dos troncos nervosos da parte torácica da coluna vertebral não formam plexos, dirigem-se diretamente para os espaços intercostais a que se destinam. Aqueles que provêm de T7 em diante além da parede torácica enviam ramos para a parede abdominal e por isso são chamados de toracoabdominais.
PLEXO LOMBAR
É formado pelos ramos anteriores do 1º ao 4º troncos lombares (acrescido de um ramo de T12). Os troncos de L2 a L4 se dividem em ramos anteriores e posteriores que podem emitir ramos diretamente ou voltar a se reunirem para só então emitir ramos.
RAMOS:
Ilio-hipogástrico: sensibilidade da parte inferior do abdome e motricidade dos músculos da parede abdominal. origem: T12 e L1. 
Ilioinguinal: sensibilidade parte superior da coxa, genitais externos e motricidade dos músculos da parede abdominal. origem: L1. 
Genitofemoral: Sensibilidade de parte da região anterior da coxa e dos genitais externos, motricidade do músculo cremáster. origem L1 e L2.
Cutâneo femoral lateral (Cutâneo Lateral da Coxa): sensibilidade da parte lateral da coxa. origem L2 e L3.
Obturatório: sensibilidade da parte medial da coxa e motricidade dos músculos mediais da coxa. origem: ramos posteriores de L2, L3 e L4. 
Femoral: sensibilidade das partes anterior da coxa e medial da perna e do pé e motricidade dos músculos da região anterior da coxa. origem: ramos anteriores de L2, L3 e L4.
PLEXO SACRAL
É formado pelos ramos anteriores do 4º e 5º troncos lombares e dos 4 troncos sacrais que também apresentam divisões anteriores e posteriores.
RAMOS:
Glúteo superior: motricidade de músculos da região glútea, abdutores da coxa. Origem: divisão posterior de L4-S1.
Glúteo inferior: motricidade do músculo glúteo máximo, extensor da coxa. Origem: divisão posterior de L5-S2.
Cutâneo femoral posterior: Sensibilidade da região posterior da coxa e inferior da região glútea, parte dos genitais externos e região anal. Origem: ambas as divisões de S1-S3.
Isquiático: motricidade dos músculos da região posterior da coxa. Origem: ambas as divisões (anterior e posterior) de L4 - S3.
Tibial: sensibilidade das regiões posterior da perna e plantar e motricidade dos músculos das regiões posterior da perna e plantar. Origem divisão anterior.
ramos: plantares medial e lateral.
Fibular comum. Origem: divisão posterior, ramos:
- Fibular profundo: motricidade dos músculos das regiões anterior da perna e dorsal do pé.
 - Fibular superficial: sensibilidade região ântero-lateral da perna e dorsal do pé e motricidade dos músculos da região lateral da perna.
8. Pudendo: sensibilidade do períneo e parte dos genitais externos e motricidade dos músculos do períneo. Origem divisão anterior de S2 - S4.

Continue navegando