Buscar

caso historia do direito brasileiro 4

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201702202587)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere à construção da institucionalidade do regime implantado no Brasil com o golpe de Estado de 31 de março/1 de abril de 1964, podemos afirmar que:
I - O primeiro ato institucional, editado em 9 de abril de 1964, visava, tão somente, reorganizar a administração da Justiça Federal, a partir da implantação de uma nova composição do Supremo Tribunal Federal.
II - A edição dos atos institucionais 2 e 3 pode ser entendida como consequência direta do resultado das eleições realizadas para 11 governos estaduais no dia 3 de outubro de 1965.
III - De acordo com o ato institucional 5, todas as medidas restritivas aos direitos e garantias individuais previstas nos atos anteriores seriam revogadas ao final do ano de 1969.
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
		
	
	As afirmativas II e III estão erradas.
	
	Somente a afirmativa III está errada.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	Somente a afirmativa I está errada.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702199829)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com da decretação do Bloqueio Continental europeu por Napoleão Bonaparte, a pressão francesa sobre Portugal, tradicional aliado da Inglaterra, para que aderisse ao Bloqueio, acabou por levar o Regente D. João a se transferir para o Brasil com a Família Real, o que representou, na verdade, a transferência do comando do Império Português de Lisboa para o Rio de Janeiro. A partir da decretação da abertura das alfândegas brasileiras ao comércio das nações amigas, na prática, o chamado Pacto Colonial (conceito desenvolvido pelo historiador Fernando Novais), que marcava as relações entre Portugal e o Brasil, deixou de existir. Assinale a opção que melhor caracterizaria as relações entre Portugal e Brasil na lógica do Pacto Colonial:
		
	
	A Colônia poderia comercializar apenas com Portugal, o qual detinha o controle sobre a produção, mas não detinha controle sobre a política da Colônia.
	
	A Colônia deveria comercializar, preferencialmente com Portugal, o qual não detinha o controle sobre a produção e a política da Colônia.
	
	A Colônia poderia comercializar com qualquer país, desde que destinasse parte do lucro desse comércio à Portugal.
	
	A Colônia poderia comercializar com todos os países da Europa, desde que destinasse parte do lucro desse comércio à Portugal.
	 
	A Colônia deveria comercializar exclusivamente com Portugal, o qual detinha o controle sobre a produção e a política da Colônia.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702971821)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Regime Parlamentarista foi implantado no Brasil durante a República em que período nacional:
		
	
	Antes da implantação do Estado Novo em 1937.
	
	Na proclamação da República em 1889.
	
	Na redemocratização do pais em 1986 por exigência do Presidente General João Baptista Figueiredo.
	 
	Antes do Golpe Militar em 1964.
	
	Depois da realização do Plebiscito previsto na Constituição de 1988.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702369513)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Após a abdicação de dom Pedro I, políticos governam o Brasil em nome do imperador, já que o herdeiro do trono, seu filho dom Pedro II, tem apenas 5 anos. Essa fase deu início ao chamado período regencial, que vai de abril de 1831 a julho de 1840 e divide-se em quatro regências consecutivas: a Regência Trina Provisória (1831), a Regência Trina Permanente (1831 a 1835), a 1ª Regência Una (1835 a 1838) e a 2ª Regência Una (1838 a 1840).
A regência é um período de grande agitação social e política, sobre o qual se pode afirmar:
I. As elites nacionais reformaram o aparato institucional de modo a estabelecer maior descentralização política.
II. Foi um período convulsionado por revoltas entre elas, a Farroupilha e a Sabinada.
III. D. Pedro II sucedeu ao pai e impôs, logo ao assumir o trono, reformas no regime escravista.
IV. O exercício do Poder Moderador pelos regentes e pelo Exército conferia estabilidade ao regime.
As afirmativas CORRETAS são:
		
	
	II e IV.
	
	II, III e IV;
	
	I e III;
	
	I, II e III;
	 
	I e II;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702790309)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que diz respeito ao processo eleitoral, sabe-se que a Constituição de 1891, a primeira da República, possuiu características marcantes. Dentre as abaixo descritas, assinale aquelas que podem ser apontadas como características suas:
I) Voto universal para maiores de 21 anos, embora as mulheres e os analfabetos  ainda não possuíssem direito ao voto.
II) Voto censitário, razão pela qual  somente aqueles que tivessem renda significativa poderiam manifestar sua vontade nas urnas.
III) Voto aberto, o que incentivou a ocorrência de dois famosos  fenômenos no período: o voto de cabresto e o curral eleitoral.
Está(ão) correta(s):
		
	 
	As opções I e III
	
	A opção II
	
	A opção I
	
	As opções II e III
	
	A opção III

Continue navegando