Buscar

Prostaglandina e Progesterona

Prévia do material em texto

Prostaglandina: são ácidos graxos de vinte carbonos produzidos a partir do ácido araquidônico via ação do ácido-oxigenasses.
Foram descobertas em 1930, descobriram também que existem 6 grupos dela, designada com letras de A á F, e possível fazer a identificação delas através da estrutura diferente das cadeias ciclopentano, identificando assim o seu melhor local de ação.
Tem varias funções no organismo, não somente na reprodução, mas as mais importantes na reprodução são as PGE e F. a PGE vai gerar gonadotrofina, já a PGF é considerada a substancia que inicia a regressão do corpo lúteo. 
Indução de parto, sincronização do cio, tratamento de Subestro e outras.. isso vai ocorrer através de estímulos provocado pela prostaglandinas.
Sintetizada em varias partes do organismo. pode sem sintetizadas no sangue e também nas células.
Conseitos: No entanto, ainda não está totalmente esclarecida a maneira de como se dá o controle da secreção de PGF no inicio da lutéolise, a hipótese mais provável é de que a progesterona seja o principal estimulo para o aumento de secreção de PGF, sendo assim os níveis de progesterona nos primeiros dias do ciclo programariam o útero para liberar PGF sete a oito dias depois.
Progesterona: prepara o útero para uma possível gestação, recebendo o óvulo fecundado e estimulando a produção de leite.
Responsável pela manutenção e sustentação do feto no útero. através de estímulos, durante as primeiras duas semanas de gestação, as glândulas da trompa de Falópio e Endométrio secretam nutrientes essenciais para o feto durante essa gestação.
Podem promover a expulsão do feto. a progesterona e responsável por fazer o bloqueio da produção de prostaglandinas e diminuir a sensibilidade da ocitocina, qualquer falha nesse bloqueio, seja por deficiência de progesterona, vai ocasionar o aumento excessivo do prostaglandina e consequentemente o aumento na sensibilidade da ocitocina, gerando assim a expulsão do feto, seja por um parto prematuro ou por um aborto espontâneo.
Junto com o estrógeno promovem aumento das glândulas mamaria. estimulando as células para a produção de leite, para que assim que ela parir ela possa alimenta-lo corretamente.
Sintetizadas não só no ovário. também na placenta e região cortical das glândulas suprarrenais.

Continue navegando