Buscar

Gabarito_do_TEMA_1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA ONLINE
FILOSOFIA E CIDADANIA
EXERCÍCIO DE APRENDIZAGEM: Gabarito do TEMA 1
O1 – Para que não morro o filósofo que existe dentro de nós é preciso que ele seja cuidado e exercitado. É do ser humano, desde a infância, fazer perguntas sobre tudo que o cerca. A curiosidade infantil precisa permanecer e se desenvolver ao longo de toda a vida. Assim, cuidamos e exercitamos um filósofo em nós na medida em que continuamos inquietos e ligados atentamente em tudo o que nos rodeia. Enquanto alguém é capaz de se incomodar, de se espantar, de se indignar, de se comover diante de tudo o que acontece em seu cotidiano, com certeza, ele haverá de se mover e buscar transformar a realidade circundante. Assim, ele haverá de continuar sendo um filósofo, ou seja, um ser pensante, reflexivo, crítico e atuante diante do mundo. 
02 – No mundo primitivo, os seres humanos interpretavam a realidade a partir das condições que lhes eram possíveis. Como sua relação com o mundo não era provida de grandes meios de compreensão, seu entendimento sempre era movido por uma concepção inspirada no sagrado. Isto quer dizer que tudo era compreendido e explicado a partir e através da ótica de Deus ou dos deuses. Para o homem primitivo, tudo era fruto e produto da ação divina. A natureza era sagrada e, portanto, imutável. Não se podia tocar no que fosse obra e vontade de Deus ou dos deuses. Assim, o sentimento diante da realidade acabava sendo de temor e de submissão. Não se poderia jamais ir contra o que era vontade e obra de um poder divino. Por esta razão, as transformações do mundo, ao longo de milhões de anos, foram acontecendo de forma tão lenta. 
03 – O conhecimento se constitui no grande meio de transformação do mundo e de inserção em todas as realidades que nos cercam. Portanto, é preciso buscá-lo sempre. Com o conhecimento já é difícil a inclusão em um mundo que tem se revelado excludente e seletivo. Sem o conhecimento se torna praticamente impossível alguém assumir a sua condição de construtor de sua própria história e da história de quem o rodeia. Sendo assim, é preciso que se busque o conhecimento ao longo de toda a vida e de todas as formas possíveis, formais e informais. 
04 – O tipo de tarefa que exercemos em nosso cotidiano não é a única medida da felicidade que podemos alcançar em nossa travessia humana. Alguém que exerce o labor, ou seja, aquele mundo de tarefas simples e cotidianas, pode ser tão ou mais feliz do que aquele que, com uma alta qualificação profissional, assume tarefas complexas, muito valorizadas e de grande responsabilidade. Todas as atividades humanas são importantes e necessárias. O que é preciso é que sejam assumidas com consciência e dedicação e que sejam valorizadas por toda uma sociedade. O que está produzindo diferenças nefastas são os preconceitos que fazem com que algumas tarefas sejam sempre consideradas mais importantes do que outras e, com isso, as pessoas, ou são supervalorizadas, ou são humilhadas, por exercerem profissões consideradas menos nobres. 
05 – A
06 – B
07 – C
08 – D
09 – D
10 – B
11 – A
12 – D

Continue navegando